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  1.  # 681

    Colocado por: mafgodpoderá fazê-lo (se conseguir obviamente) comodamente em casa como sempre faz

    Esta é uma enorme vantagem, que muitas vezes as pessoas não equacionam: a autonomia para carregar o carro sem estar dependente de tantos factores externos, tal como localização e horário das gasolineiras, greves, falta de combustível, filas para abastecer, etc.

    Para não falar da comodidade de poder "atestar" o carro todos os dias, em casa, sem nenhum esforço ou tempo dispendido.

    Na minha opinião, ter a possibilidade de carregar em casa é um factor fundamental para poder ter um EV.
  2.  # 682

    como tendência geral e sem visar ninguém em particular eu diria que vejo muitas vezes o argumento do ambiente para justificar os VE

    Somos um país dependente de petróleo/carvão para gerar electricidade; alguém compra um VE - exclusivamente - por ser mais eco friendly? a sério? dou os parabéns a quem tem esse grau de cultura civilizacional porque eu não tenho.

    eu pondero um VE - se gostar dele esteticamente - e se o custo por km for mais baixo que um térmico, mas não consigo calcular a pegada ecológica pois os fabricantes e a REN não me dizem quanto polui o processo de fabrico e de geração de electricidade. Tal como os carros a combustão.


    o verdadeiro eco warrior devia ter que carregar o carro com energia proveninente de fontes renováveis uma vez que nenhuma é 0 zero emissões real. e depois devia ir ajudar na reciclagem das pedreiras e das baterias. e quando vai para a net defender os VE devia carregar o seu tlm com bateria solar.

    penso que há muito aproveitamento desta tendência recente de cavalgar ondas sociais. e penso também que há muita gente incoerente e/ou que não abarca as questões no seu todo. o meu processo de decisão «social» implica muitas horas de estudo e de validação de «certezas da internet». sou muito old school e céptico.

    é obvio que uma bateria não emite co2 mas é apenas esse o parâmetro a ter em conta? para mim não.
  3.  # 683

    Colocado por: nunes pahcomo tendência geral e sem visar ninguém em particular eu diria que vejo muitas vezes o argumento do ambiente para justificar os VE
    Aqui neste forum e noutros em que frequento, que eu me lembre, nenhum possuidor de VE deu como argumento principal o ambiente.
    Já os que estão do contra mandam sempre essa justiicação....

    Eu que iniciei esta discussão, o que disse foi, primeiro a justificação foi a económica, a ambiental é a mais valia.
    A ambiental no contexto geral, mas sobretudo na casa/garagem, o não ter de ir à bomba, estar dependente do petróleo e o financiamento de paises duvidosos...
    Mas uma vez mais, é a consequência não a causa!
    Concordam com este comentário: eu, JotaP
    • Sasapo
    • 18 janeiro 2023 editado

     # 684

    Colocado por: nunes pahSomos um país dependente de petróleo/carvão para gerar electricidade;

    Somos um país em que mais de metade dos dias do ano produzimos energia totalmente de fontes renováveis, hídrica, solar e eólica, mais, somos um país que quem quiser ser quase 100% autosuficiente, consegue.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • eu
    • 18 janeiro 2023

     # 685

    Colocado por: nunes pahSomos um país dependente de petróleo/carvão para gerar electricidade;

    Isto não é verdade.
  4.  # 686

    Colocado por: eu
    Isto não é verdade.


    não vejam isso apenas na óptica do consumo doméstico

    quem tiver uma indústria não consegue nem quer depender das renováveis; os transportes de mercadorias e marítimos e aéreos também não

    é a tal visão das modas

    De qualquer forma «não é verdade» que somos dependentes...enfim. Quando não se quer ver
    • eu
    • 18 janeiro 2023

     # 687

    Colocado por: nunes pahDe qualquer forma «não é verdade» que somos dependentes...enfim. Quando não se quer ver


    Diga-me lá onde é que Portugal gera eletricidade a partir de petróleo ou carvão.
  5.  # 688

    nas não-renováveis o gás natural, incluindo ciclo
    combinado e cogeração, abasteceu 29% do
    consumo e o carvão, já relativamente residual,
    abasteceu 1,4%.

    diga-me lá como é que a indústria e a geração de electricidade, vive sem petróleo?
    • eu
    • 18 janeiro 2023

     # 689

    o nunes pah falou de petróleo e carvão.

    Afinal, parece que o carvão é relativamente residual. E afinal parece que as centrais de ciclo-combinado usam gás natural e não petróleo.

    Portanto, o nunes pah escreveu algo que não é verdade.
    • Sasapo
    • 18 janeiro 2023 editado

     # 690

    Colocado por: nunes pahnas não-renováveis o gás natural, incluindo ciclo
    combinado e cogeração, abasteceu 29% do
    consumo e o carvão, já relativamente residual,
    abasteceu 1,4%.

    diga-me lá como é que a indústria e a geração de electricidade, vive sem petróleo?

    Gás, carvão, petróleo, parece-me que anda confuso.
    Está a falar da indústria em Portugal específico?
  6.  # 691

    Colocado por: Sasapo
    Gás, carvão, petróleo, parece-me que anda confuso.


    digam-me lá como vive a indústria sem petróleo?

    em vez de se preocuparem com o que eu sei ou deixo de saber

    parece-me que não trabalham nesse sector ou então não têm essa responsabilidade/função. modas woke são mais fáceis à distância

    é uma pergunta concreta:

    sem petróleo como sobrevive uma indústria e como se processa a produção, distribuição e armazenamento de electricidade?

    simples

    aguardo com curiosidade

    e depois digam outra vez: não dependemos do petróleo
  7.  # 692

    Colocado por: euo nunes pah falou depetróleoecarvão.

    Afinal, parece que o carvão é relativamente residual. E afinal parece que as centrais de ciclo-combinado usam gás natural e não petróleo.

    Portanto, o nunes pah escreveu algo que não é verdade.


    post 4639

    aguardo resposta dos interessados
  8.  # 693

    Colocado por: euo nunes pah falou depetróleoecarvão.

    Afinal, parece que o carvão é relativamente residual.


    1 TON carvão = ~3 TON CO2
    1 TON diesel = ~2,7 TON CO2

    só para ajudar na resposta
  9.  # 694

    Colocado por: nunes pah

    digam-me lá como vive a indústria sem petróleo?

    em vez de se preocuparem com o que eu sei ou deixo de saber

    parece-me que não trabalham nesse sector ou então não têm essa responsabilidade/função. modas woke são mais fáceis à distância

    é uma pergunta concreta:

    sem petróleo como sobrevive uma indústria e como se processa a produção, distribuição e armazenamento de electricidade?

    simples

    aguardo com curiosidade

    e depois digam outra vez: não dependemos do petróleo


    Vem com duas pedras na mão e com palavras da moda em modo de insulto sem necessidade nenhuma. A resposta à sua pergunta já você a seu



    Colocado por: nunes pahnas não-renováveis o gás natural, incluindo ciclo
    combinado e cogeração, abasteceu 29% do
    consumo e o carvão, já relativamente residual,
    abasteceu 1,4%.
  10.  # 695

    como desconfiava...bitaites

    para ser construtivo, responda:

    sem petróleo como sobrevive uma indústria e como se processa a produção, distribuição e armazenamento de electricidade?

    ou então continuem com evasivas
  11.  # 696

    Sobre como é formada a energia que produzimos em Portugal e outros paises o melhor é ver aqui.

    Hoje podia estar melhor...
    • eu
    • 18 janeiro 2023

     # 697

    Colocado por: nunes pah
    ou então continuem com evasivas


    Começou por falar na utilização de petróleo e carvão para produzir eletricidade (o que é notoriamente falso) e agora mudou o discurso para a indústria?

    Afinal quem é o mestre das evasivas?

    Olhe leve a bicicleta, que eu não tenho tempo para estas patetices.
  12.  # 698

    Colocado por: HAL_9000https://www.portal-energia.com/alemanha-beira-limitar-carregamentos-veiculos-eletricos/

    Não Congo aferir a fiabilidade da página, mas a ser verdade, começa mais cedo do que seria expectável. Estava a espera que estás limitações aparecessem quando o número de VE fosse mais expressivo.

    https://observador.pt/2022/09/30/franca-planeia-limitar-carregamento-de-carros-electricos/amp/


    Clickbait.

    Sofrer por antecipação e fome for tráfego na web levam a que possíveis medidas de emergência devido à guerra e ao parque nuclear francês com pouca disponibilidade sejam destacadas como "Atenção, vem aí limitação para os VE carregarem" como se fosse exclusivo para eles.
    Idem no caso da Alemanha. Ou até pior, pois essa proposta já foi chumbada, logo nem sequer está ser equacionada de momento.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 699

    Quantos Kms têm feito os pneus dos vossos VE?
    Sei que os de origem fazem sempre mais, mas troquei agora os meus com 95.000km e ainda tinham rasto! Mas como vou à inspeção com ele preferi trocar.
  14.  # 700

    Troquei os da frente do meu Leaf40 no ano passado, com quase 4 anos e uns 65.000kms, porque andou uns milhare com baixa pressão num deles e o rasto estava comido por dentro... e o outro que estava bem melhor tinha um pequeno furo.... resumindo, como ia ao IPO troquei-os, mas ainda daria para uns milhares se tivesse tido cuidado ;-)
    Os de trás são de origem com quase 80.000km.
 
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