Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

    Colocado por: HAL_9000Depois os dados dos outros países membros, indicam isso mesmo. tem de haver mais estado na habitação. Em portugal, no total de alojamentos o parque público representa2%.

    Países baixos:O total de habitação social no país corresponde a 29,1%.
    Áustria:regista 24% de habitação social, sendo que em viena representam 60%.
    Bélgica:24%
    França:18%, sendo que em Paris a habitação pública representa actualmente 25% da oferta, e tem estabelecida uma meta de 40% de habitação pública, incluindo 30% de habitação social e 10% de habitação intermédia, até 2035.
    Reino Unido:20%
    Dinamarca:20%
    Suécia:18%
    Alemanha:17%



    Já agora, qual é a percentagem de agregados que têm casa própria ou estão a viver em casa alugada, nesses países todos? Não será Portugal um dos países onde há mais proprietários? Seria interessante saber isso.
  2.  # 662

    https://expresso.pt/sociedade/familia/2023-01-24-Populacao-portuguesa-diminuiu-em-10-anos-mas-numero-de-agregados-familiares-aumentou-517f0eab

    População diminui, mas aumenta o numero de agregados familiares. Outro factor para pressionar a oferta.
  3.  # 663

    Para quem quer sentir a experiência da tropa...
    https://www.olx.pt/d/anuncio/quarto-partilhado-no-beato-IDHwIOk.html
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 664

    Isto anda muito parado. O pessoal ainda não deve ter reparado no novo topico.

    Para animar...

    Preços das casas já caem na Europa, mas Portugal vai continuar a ser excepção

    Os preços das casas estão a cair de forma acentuada em países como a Suécia, a Alemanha ou o Reino Unido, naquele que poderá ser o início de uma nova crise no sector imobiliário.

    Por toda a Europa, os dados estatísticos mais recentes começam a confirmar as previsões que foram feitas no ano passado: ao fim de anos de recordes sucessivos, a trajectória de crescimento acentuado dos preços das casas parece estar a chegar ao fim e os valores já estão a cair em vários países, nórdicos à cabeça.

    Portugal, marcado por uma falta de oferta crónica que continua a impulsionar os preços e uma cada vez maior procura por parte de estrangeiros com mais poder de compra do que os nacionais, vai manter-se como uma excepção, onde, quando muito, os preços vão crescer a um ritmo mais lento do que até agora.

    Entre os países que analisa (onde não se inclui a Suécia), a Fitch prevê que a Dinamarca vai registar a maior queda em 2023, entre os 7% e os 10%. Já no Reino Unido, os preços deverão cair até 5% este ano, enquanto na Alemanha a queda poderá chegar aos 4%.

    https://www.publico.pt/2023/01/29/economia/noticia/precos-casas-ja-caem-europa-portugal-vai-continuar-excepcao-2036661
    Concordam com este comentário: Dacepa
  5.  # 665

    Os valores são incompatíveis com os salários que se praticam em Portugal alguma coisa aqui está desajustada .

    Ou os salários são baixos ou as casas são caras qual delas N Miguel
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  6.  # 666

    N Miguel o que acha de permitir a o estacionamento de autocaravanas na cidade , já que ao menos não se pode ter um apartamento porque não permitir as autocaravanas ?

    Facilitar as homologações registo de modificações/transformação de carrinhas para casas também ia ajudar
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  7.  # 667

    Colocado por: Reduto25Os valores são incompatíveis com os salários que se praticam em Portugal alguma coisa aqui está desajustada .

    Ou os salários são baixos ou as casas são caras qual delas N Miguel


    Os rendimentos são muito baixos.
    As casas são grandes demais na minha opinião.
    O ordenamento do território deveria insentivar a densificação. Redistrubuir os empregos, prever transporte público, pensar regionalmente em vez de municipalmente.
    As câmaras deveriam facilitar a construção, os licenciamentos, agilizar os prazos, diminuir as taxas.
    O Estado deveria arrumar-se para o lado, deixando de saquear tanto quem quer construir ou arrendar em impostos obcenos.
    O cidadão deveria primeiro tratar de produzir, investir, criar riqueza, e só depois pensar que tem direito a ser proprietário de coisa alguma sem ter feito nada.
    A sociedade deveria deixar de olhar de lado para profissões ligadas às obras, como que ser trolha, serralheiro, calceteiro fosse algo desprestigiante.
    A educação deveria focar-lhe no ensino técnico em vez de fomentar a ideia de que precisamos é de doutores.
    Os nacionalistas deveriam perceber as mais valias de termos estrangeiros a quererem viver em Portugal, e o que isso traz de bom ao país no seu todo, em vez de ser mesquinho.
    Os donos de obra deveriam perceber a mais valias de "perder-se" mais tempo em fase de projecto e menos durante a obra. E não se armarem em gestores num sector que desconhecem. Os técnicos deveriam "pensar" mais um bocadinho também. O mercado deveria fomentar a estandartização, e menos os fatos à medida, promover a construção mais contida, eficiente, tecnicamente mais sustentável, que use menos energia.

    Somos um povo "bom" a desenrascar. Tomamos isso como uma qualidade, sem ver o defeito que está na origem disso. Outra coisa chata é a crónica mania de "nos queixarmos" de tudo e todos, mas não mudámos uma palha na atitude que temos.
  8.  # 668

    Colocado por: Reduto25N Miguel o que acha de permitir a o estacionamento de autocaravanas na cidade


    Pois vá para o campo, que não faltam barracos para remodelar.
  9.  # 669

    Colocado por: Reduto25Facilitar as homologações registo de modificações/transformação de


    E porque não facilitar a construção de novos fogos? E atacar o problema na sua origem? Em vez de nos preocuparmos de distribuir o pouco que temos...
  10.  # 670

    Colocado por: Reduto25N Miguel o que acha de permitir a o estacionamento de autocaravanas na cidade , já que ao menos não se pode ter um apartamento porque não permitir as autocaravanas ?

    Pratica habitual nos EUA, mas isso são países do 3º Mundo.
  11.  # 671

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Pois vá para o campo, que não faltam barracos para remodelar.


    Mas criar parques no centro de Lisboa para autocaravanas não seria mal pensado resolvia problemas de habitação e sai mais barato , qual e o problema disso para si?

    Iria permitir muitas pessoas viverem em Lisboa . Nem precisavam de construir predios

    Ali em entre campos no Saldanha no Parque Eduardo sétimo na zona da matinha uns parques nessas zonas.

    Ou quer tornar Lisboa acessível apenas a uma pequena quantidade de pessoas
  12.  # 672

    Colocado por: Reduto25Mas criar parques no centro de Lisboa para autocaravanas não seria mal pensado resolvia problemas de habitação e sai mais barato , qual e o problema disso para si?

    A sério?!!! .... bairros de barracas no centro de Lisboa, para resolver o problema de falta de habitação?
  13.  # 673

    Colocado por: Pickaxe
    A sério?!!! .... bairros de barracas no centro de Lisboa, para resolver o problema de falta de habitação?


    Uma autocaravana não e nenhum barraco aliás arrisco a dizer que superior a muitos apartamentos em Lisboa
  14.  # 674

    Eu até acho que devia ser permitido estacionar pernoitar autocaravanas nos lugares de estacionamento normais em Lisboa.

    Iria atrair mais pessoas mais pessoas a gastar dinheiro cá seja estrangeiro ou português
  15.  # 675

    Colocado por: Reduto25Uma autocaravana não e nenhum barraco aliás arrisco a dizer que superior a muitos apartamentos em Lisboa

    isso são as autocaravanas que você vê aí em circulação. Se existissem parques de autocaravanas para servirem de residências, em pouco tempo o pessoal começava a comprar autocaravanas que já não circulam, mesmo sem rodas, uns chassos sem seguro, começavam a criar anexos com uns toldos, e ficava um belíssimo bairro de lata em pouco tempo.
  16.  # 676

    Colocado por: Reduto25Ou quer tornar Lisboa acessível apenas a uma pequena quantidade de pessoas


    Quando você defende que um estrangeiro tem menos direitos que um nacional, ou que qualquer outro português vale menos que um lisboeta é precisamente isso que faz, "querer limitar Lisboa a uma pequena quantidade de pessoas", que são os que já aí vivem. Se acha que construir mais não é a solução, só tem um par de soluções possíveis, que é redistribuir os empregos, ou lá o que seja que tanto atrai tantas pessoas a querer Lisboa, ou melhorar a rede de transportes que permita às pessoas viver mais longe sem demorar mais tempo a chegar ao emprego.

    Quanto às roulottes, não percebo a graça da sua ironia.
    Nem me parece que a falta de fogos deva ser visto como uma brincadeira ou problema isolado, ou ainda se arrisca a presenciar a situação que diz com esses "parques de campismo forçado" em Lisboa, com todos os problemas sociais, de salubridade e de segurança que isso traz.

    Colocado por: CarvaiPratica habitual nos EUA, mas isso são países do 3º Mundo.

    O que é bastante feio de ver ou passar por essas zonas, por vezes em pleno centro das cidades.
    Ainda assim, nota-se uma genuína vontade em construir em massa pois é provavelmente o maior problema de alguns estados. Isso vê-se pela flexibilização legal das normas do urbanismo, dos índices de construção, da densidade previamente estabelecida, pelas subvenções que as câmaras dão a quem constrói, pelo isentivo a que se construa de modo a consumir menos energia, menos água, pela obrigação de ao construir blocos de apartamentos o promotor ter que deixar alguns a preços baixos, da deslocação das grandes empresas para zonas vazias, pela normalização do teletrabalho, e do controlo da população a larga escala (regional, estatal). Mesmo assim ainda vemos bastantes problemas... pior seria se não fizessem nada.

    Quem quer mais empregos, tem que promover habitação para os trabalhadores.
    Se não querem mais gente a morar em Lisboa, faltará gente para trabalhar aí.
  17.  # 677

    Não vejo esses problemas N Miguel que você refere .

    E mais rápido permitir a pernoita de autocaravanas na cidade ou tornar um descampado num parque para autocaravanas do que construir predios em massa os problemas tem que ser resolvidos rapidamente as soluções que refere não resolve problemas destas gerações .

    Quanto ao ir viver para ao campo eu quero que cada um tenha a liberdade de pegar na sua autocaravana e se quiser viver em Lisboa vivem Lisboa se quer ir para o campo vai para o campo não quero limitar Lisboa a quem tem dinheiro para comprar apartamentos


    Há mas não e muito estético , e eu digo depende da visão de cada um mas para mim ser estético ou não e completamente secundario

    E uma coisa não impede a outra pode construir predios habitação na mesma .

    Não percebi a questão da segurança quem vive em autocaravas e criminoso?

    Como e que alguém constrói o quer que seja se nem tem dinheiro para pagar a renda ao se for um casamento em poligamia
  18.  # 678

    Colocado por: Reduto25Não vejo esses problemas N Miguel que você refere .


    Tem que sair de casa e dar umas voltas por zonas onde isso acontece. Há casos bem piores que Lisboa.

    Como diz e bem, a estética da coisa é secundária, o problema maior a meu ver é a criminalidade, a insegurança, a tensão social, a salubridade... que isso traz.

    Construir não devia demorar muito, muito menos tardar o tempo duma geração.
    É preciso planeamento para as coisas, e arregaçar as mangas.
    O seu parque de campismo não resolve coisa alguma, apenas prolonga o penar de quem aí mora.

    Não existe uma visão a larga escala. Tudo é feito individualmente, com o tradicional "ora, vou comprar um terreno, ora vou procurar Arquitecto, ora toca esperar meses pelos papeis, ora ir ao banco, ora procurar Constructor, ora definhar meses a discutir os orçamentos, ora construir, ora as derrapagens de preço e prazo... quanto por fim termina o calvário depois de 4 ou 5 anos, resolveu o seu problema e ganhou uns quantos cabelos brancos"...
  19.  # 679

    Mas as pessoas têm dinheiro para construir ?

    Mas como assim insegurança o que isso tem a ver com auto caravanas conheço inúmeras pessoas com autocaravas não são nenhuma criminosos
  20.  # 680

    Colocado por: Reduto25Mas as pessoas têm dinheiro para construir ?

    Se cobrarem mais pelo que fazem, se construírem menor tamanho, se pagarem menos impostos, se houver mais terrenos alocados à construção, se aumentar a oferta de compra ou de arrendamento, talvez sobre mais dinheiro para construir alguma coisa... acho eu.

    Colocado por: Reduto25Mas como assim insegurança o que isso tem a ver com auto caravanas conheço inúmeras pessoas com autocaravas não são nenhuma criminosos

    O que eu acho que não conhece é o que acontece quanto parte da população vive acampado no meio da cidade. Já que lhe falaram dos EUA, pesquise um pouco sobre esse assunto e veja lá se isso é boa ideia. Ou em situações de catástrofe natural.

    Ao inicio até pensei que você estava a ser irónico, mas afinal você parece mesmo achar boa ideia o camping urbano...
 
0.0394 seg. NEW