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  1.  # 721

    Colocado por: LVMO que aconteceu para ter disparado o diferencial do quadro elétrico?
    Pode ter sido uma pequena fuga à terra, se esteve a chover ou se a noite foi muito húmida, e se o cabo não for estanque, isso pode ocorrer.
    Tente proteger o cabo e a ligação ao carro da humidade/chuva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  2.  # 722

    Colocado por: x112358Tenho uma tomada na rua, que vem diretamente do quadro principal, ligada a um disjuntor Hager MW 116 C16. Esta tomada está num circuito que alimenta uma ou duas tomadas exteriores e 3 lâmpadas fluorescentes.
    Substituindo esta tomada por uma ficha CEE azul, e utilizado um adaptador CEE para shuko, é suficiente e seguro para efetuar o carregamento com o cabo que vem de origem com o carro?
    Se for para carregar com o cabo de origem a 10A e se a tomada da rua for de qualidade e estiver em condições (e protegida da chuva) pode usar sem problemas.
    Bem melhor que trocar a tomada atual por uma CEE e usar um adaptador CEE/Schucko.
    Se for para usar um cabo com ficha CEE aí sim, teria a ganhar na troca da tomada atual por uma CEE, e se fosse para carregar a 16A, para 10A o de origem serve.
  3.  # 723

    Colocado por: mafgodSe for para carregar com o cabo de origem a 10A e se a tomada da rua for de qualidade e estiver em condições (e protegida da chuva) pode usar sem problemas.
    Bem melhor que trocar a tomada atual por uma CEE e usar um adaptador CEE/Schucko.
    Se for para usar um cabo com ficha CEE aí sim, teria a ganhar na troca da tomada atual por uma CEE, e se fosse para carregar a 16A, para 10A o de origem serve.


    Pensei que uma tomada CEE seria preferencial, uma vez que estão preparadas para uso industrial e como tal mais aptas a debitar energia durante um período mais alargado de tempo.
  4.  # 724

  5.  # 725

    Recomendo a primeira, já que tem proteção IP65 e supostamente foi testada em carga de 8h consecutivas a 16A (apesar de ser mais uns 10€ que a outra).
    Contudo, há quem utilize a segunda, que tem proteção IP55, sem problemas.

    Eu por exemplo, uso uma "simples" tomada da Legrand Schucko interior.

    Colocado por: x112358Pensei que uma tomada CEE seria preferencial, uma vez que estão preparadas para uso industrial e como tal mais aptas a debitar energia durante um período mais alargado de tempo.
    Para carregar a 16A, uma tomada CEE é preferencial.
    Mas para isso, o seu cabo de carregamento deverá de ter ficha CEE também.
    Se a ideia é ter um cabo com ficha schucko e usar um adaptador Schucko/CEE numa tomada CEE, mais vale usar diretamente na tomada normal e carregar a 10A (ou mesmo a 16A com os devidos cuidados).
  6.  # 726

    Obrigado desde já.
    E é necessário montar um disjuntor diferencial?
    Um amigo eletricista afirma que sim.
  7.  # 727

    Mal não faz, mas para carregar a monofásico até 16A, a proteção que tens do circuito no quadro geral será mais que suficiente.
    Concordam com este comentário: dom123
  8.  # 728

    Matinha,

    Para casas novas com instalação monofásica o que diz a lei a nível da instalação (quer a nível de cabos quer a nível de tomada para carregamento de um veículo eletrico)

    Cabos de 4mm, ou de 2,5mm é o suficiente?
    A nível de disjuntor 16A?
  9.  # 729

    Para 16A os 2,5mm servem mas, se puder passar maior secção melhor (para evitar perdas).
    Se vai carregar a 16A não sei até que ponto o disjuntor trabalhando no limite (se bem que tem uma tolerância) não irá disparar erradamente.
    É consultar um eletricista :)
  10.  # 730

    Colocado por: LVMEm pleno carregamento, disparou o diferencial (não o disjuntor) do quadro elétrico de onde sai o cabo direto para o carregador de 11KW, instalado na rua. O disparo aconteceu cerca de 1,30h a 2h após o inicio do carregamento.

    Voltei a ligar o diferencial, e o carregamento retomou a normalidade.

    Entretanto, verifiquei o que as fotos mostram , quer na ficha do carregador, quer na tomada do carro (terminal L3).
    A que se deverá a presença desse esbranquiçado em ambos?
    Terá sido presença de humidade?

    O que aconteceu para ter disparado o diferencial do quadro elétrico?


    O esbranquiçado nas fotos parece ser vestígios de humidade (sais). Pode muito bem ter sido a razão de disparo do diferencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  11.  # 731

    Tem carro elétrico?

    se não tiver deixe somente tubagem direta (Ex. um ERM 32mm) entre o quadro e o ponto o local de carregamento, e termina num caixa de aparelhagem de reserva, instalada entre 1,2m e 1,5m. O quadro deverá ser deixado espaço de reserva para pelo menos instalar um interruptor diferencial de 2mod e um disjuntor dedicados ao circuito de carregamento.

    Assim no futuro tanto instalada uma tomadas ou um ponto de carregamento.

    recomendo que se possível sejam também instalados descarregadores de sobretensão no quadro.

    A sessão mínima dos condutores para circuitos de carregamento de veículos elétricos é de 2,5mm2, mas recomendo no mínimo 4mm2, dependendo claro, da potencia necessária para o ponto de carregamento.


    Colocado por: bluthunder82Matinha,

    Para casas novas com instalação monofásica o que diz a lei a nível da instalação (quer a nível de cabos quer a nível de tomada para carregamento de um veículo eletrico)

    Cabos de 4mm, ou de 2,5mm é o suficiente?
    A nível de disjuntor 16A?
  12.  # 732

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Qual é o seu perfil de utilizador? Nomeadamente do nr. de quilómetros diários, possibilidade de carregar em casa/trabalho, proximidade a ponto de carga, etc...

    Ser uma empresa ou ENI, um particular comprar um carro 30% mais caro é muito mau negócio ou compra usado.
    •  
      AiOGajo
    • 10 fevereiro 2023 editado

     # 733

    Em Junho de 2022 apaixonei-me por um Renault Twingo Elétrico e a saga chegou ao fim hoje...

    FINALMENTE já o levantei! :D


    Coisa mais estranha é rodar a ignição e estar à espera do motor vibrar mas não acontecer nada a não ser um *bip*.
    • RCF
    • 10 fevereiro 2023

     # 734

    Colocado por: AiOGajoEmJunho de 2022apaixonei-me por um Renault Twingo Elétrico e a saga chegou ao fim hoje...

    FINALMENTE já o levantei! :D


    Coisa mais estranha é rodar a ignição e estar à espera do motor vibrar mas não acontecer nada a não ser um *bip*.

    A entrega demorou tanto, por responsabilidade do concessionário ou porque não o quis antes?
  13.  # 735

    Colocado por: AiOGajoCoisa mais estranha é rodar a ignição e estar à espera do motor vibrar mas não acontecer nada a não ser um *bip*.

    É uma herança que não se percebe, o "rodar da chave". Ou até o botão de "start", mas o rodar da chave ainda é mais estranho. Já em 2011 o Leaf não precisava de "enfiar e rodar a chave", era "só" carregar no start, como é que em 2023 ainda estamos nisto.
    Raios, estamos sentados no lugar do condutor, carregamos no pedal, está pronto a andar, não?

    Então e que tal as primeiras impressões? ;-)
  14.  # 736

    Colocado por: Bruno.AlvesRaios, estamos sentados no lugar do condutor, carregamos no pedal, está pronto a andar, não?
    Posso ser ainda da old school lol ... mas o sentar e acelerar e por a andar para mim ainda faz confusão :-)
    Deveria de ser necessário dar uma indicação qualquer para estar em modo running...carregando num botão por exemplo, agora dar à chave não faz sentido nos dias de hoje, seja elétrico ou não.

    Por questões de segurança, até acho perigoso.... um pequeno descuido e pressiona-se no acelerador e lá vamos nós lol

    Já apanhei uns sustos valentes em situações "parecidas"... quando saio do portão de casa, ligo a marcha atrás para ver no ecran se o portão fica fechado (modernices, podia olhar pelo espelho...) e por umas quantas vezes em vez de colocar em Drive e acelerar, acelerei simplesmente ... só não bati por sorte :-)
    Agora, no leaf 40, liga a câmara e mantenho-me em drive lol assim quando acelero, vou em frente. Mas no leaf24 a câmara só funciona com a marcha atrás selecionada....
  15.  # 737

    O meu não tem chave para rodar nem botão para carregar e não é assim que funciona ;-) continua a ser preciso "engatar" (i.e. colocar em D) e, para isso, é preciso estar a carregar no travão senão o "D" não "engata".
    Não basta sentar e acelerar, isso não faz nada, como não faz nada em qualquer carro elétrico em que é preciso dar à chave ou carregar no start (tanto o Leaf como o ioniq têm o "start" para carregar e depois continua a ser necessário carregar no travão e "engatar o D" ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    •  
      AiOGajo
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 738

    Colocado por: RCF
    A entrega demorou tanto, por responsabilidade do concessionário ou porque não o quis antes?


    Concessionário e o carro chegou a Portugal em 30 de Dezembro.
    E na Dácia já me tinham avisado em Julho de 2022 as entregas só para Janeiro de 2023... na Renault tinham dito que provavelmente chegaria em Outubro.
  16.  # 739

    Por falar em Dacia....Como é que a Dacia está a vender tantos eletricos?? Vale a pena? ou é porcaria? Obr....
    •  
      AiOGajo
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 740

    Colocado por: Bruno.Alvesa herança que não se percebe, o "rodar da chave". Ou até o botão de "start", mas o rodar da chave ainda é mais estranho. Já em 2011 o Leaf não precisava de "enfiar e rodar a chave", era "só" carregar no start, como é que em 2023 ainda estamos nisto.
    Raios, estamos sentados no lugar do condutor, carregamos no pedal, está pronto a andar, não?


    Nunca deveria ser só andar.

    É preciso meios de segurança, por exemplo, para proteção das crianças. Um carro térmico pelo menos faz barulho e assusta uma criança já um elétrico não faz barulho nenhum e está pronto a andar com a potência TODA disponível ao pressionar um pedal de uma vez só.

    Ainda ontem saí do carro, coloquei em P e deixei a chave na ignição, mas entretanto o meu filho entrou no carro sem eu ver e começou a explorar o carro... fiquei em pânico porque aquilo estava a indicar "READY" mas como não emite som nenhum não se têm consciência do perigo. Felizmente como ele é pequeno, não chega ao pedal do travão para alterar para D.
 
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