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  1.  # 21

    Colocado por: spvalePara mim era aproveitar o de Beja e efectuavam uma linha de alta velocidade até Lisboa

    O aeroporto não é só para servir Lisboa.
    E eu que sou de Coimbra, tenho que fazer 340Km para apanhar uma avião? Beja serve o Algarve, que já está servido, serve o deserto do Alentejo, e serve mal a região de Lisboa. O ideal seria sempre a norte de Lisboa, mas perto de Lisboa, para poder servir também a zona centro do país, e também o norte.
    Concordam com este comentário: Iko, RCF
  2.  # 22

    Colocado por: N Miguel OliveiraNo contexto de qualquer outro país, Beja é longe?

    é, muito longe

    Colocado por: N Miguel OliveiraO que menos faltam por essa Europa fora são aeroportos a 100 e tal kms da "cidade"...

    Diga lá um exemplo de uma cidade que tenha um aeroporto a + de 100Km, e que não tenha um grande aeroporto perto.
  3.  # 23

    Todos os outros países têm aeroportos em cidades secundárias só em Portugal um país pequeno e que se acha que 300 kilometros e muito .

    Mal sabem que o pessoal de fora para eles 300 km não e nada.

    Vai se saturar ainda mais Lisboa já está impossível qual e a solução saturar ainda mais venham eles todos
    Concordam com este comentário: Bragas V
  4.  # 24

    Colocado por: AMG1

    Vai desculpar-me mas isso não é argumento nenhum. Acha que a procura por um aeroporto em Bragança é igual à de Lisboa?
    Nesse caso porque não exigem 5 hospitais para Bragança?
    Depois e se não nos estiverem a enganar, a questão dos impostos para pagar o custo do novo aeroporto também é relativa. Se a escolha da localização recair num raio de 80km (nao tenho a certeza desta distancia) o essencial do custo sera suportado pela concessionaria, que também mantém a concessao da nova infraestrutura. Ao estado julgo que caberá os acessos, o que dependendo da localização pode não ser dispiciendo.


    A Assunto não era a procura.. o assunto era os lisboetas acharem que tem que ter 2 aeroportos num raio de 50km e o resto do país pode fazer 300km para apanhar o avião..
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 25

    Colocado por: Reduto25Todos os outros países têm aeroportos em cidades secundárias só em Portugal um país pequeno e que se acha que 300 kilometros e muito .

    300km é muito.

    Colocado por: PickaxeDiga lá um exemplo de uma cidade que tenha um aeroporto a + de 100Km, e que não tenha um grande aeroporto perto.
  6.  # 26

    Colocado por: Pickaxe
    300km é muito.



    Se você nunca viveu fora compreendo esse pensamento estou habituado a viagens de 5 horas para tratar de coisas normais do dia a dia
  7.  # 27

    Colocado por: Pickaxe
    300km é muito.



    Não e nada
  8.  # 28

    Tem de Bolonha Lille girona
  9.  # 29

    Colocado por: PickaxeO aeroporto não é só para servir Lisboa.
    E eu que sou de Coimbra, tenho que fazer 340Km para apanhar uma avião? Beja serve o Algarve, que já está servido, serve o deserto do Alentejo, e serve mal a região de Lisboa. O ideal seria sempre a norte de Lisboa, mas perto de Lisboa, para poder servir também a zona centro do país, e também o norte.


    Por isso mesmo.
    Até acho que do litoral, Coimbra, Leiria e Aveiro até são por um lado as mais prejudicadas pois precisam sempre de deslocação.
    A parte boa de estar a meio, é que podem considerar 2 alternativas... não fosse o Porto sistematicamente venha sendo preterido face a Lisboa (veja-se as rotas da TAP por exemplo).

    A fazer um aeroporto novo em Lisboa, acho que deveria ser sempre a norte, e não na margem sul.
    (mas eu não percebo nada de aviação nem tenho qualquer voto na matéria)

    De resto, Beja está feito... é dar-lhe uso.

    Para o Lisboeta ir de férias, Algarve está tudo bem... Ir a Beja apanhar o avião, não Sr... é o fim do mundo.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, NGC
  10.  # 30

    Colocado por: PickaxeDiga lá um exemplo de uma cidade que tenha um aeroporto a + de 100Km, e que não tenha um grande aeroporto perto.


    Mas aí é que está. Lisboa TEM um aeroporto perto, mesmo no meio até.

    Exemplos? Dificil é encontrar capitais que não tenham metido parte das low cost bem fora do centro.
    Até as cidades secundárias têm outras opções, estilo Barcelona-Girona, Milão-Bergamo, Frankfurt Hahm... Basta abrir o website de qualquer low cost.
    Lisboa pode deixar o que é importante no centro e delegar o resto para fora da capital... até ajudava por uma lado... agora que "toda a gente" vê o diabo no turismo das low cost... até não era pior.
  11.  # 31

    Colocado por: Reduto25Se você nunca viveu fora compreendo esse pensamento estou habituado a viagens de 5 horas para tratar de coisas normais do dia a dia

    Se o fora é África, tem razão, mas eu não estava a falar de África. Estamos em PT e fazer uma viagem de 300Km para apanhar é muito.
  12.  # 32

    Colocado por: N Miguel OliveiraAté as cidades secundárias têm outras opções,

    Tem outras opções, mas tem um grande aeroporto perto da cidade, Lisboa tem um aeródromo.
  13.  # 33

    Colocado por: Pickaxe300km é muito.


    Pois, mas se sou do Norte, e as rotas vão sendo canceladas no Porto e passadas para Lisboa...
    Tendo que ir de comboio (ou fazer escala caso saia do Porto), pelo que tanto se me dá usar Lisboa, Vigo ou Madrid.
    Eu que me desenrasque... sejam 300 ou 500kms.

    Já se for de Lisboa, isso já não é aceitavel pelos vistos. É muito longe ir a Beja, Faro ou Porto... OK.
    Concordam com este comentário: Bragas V
  14.  # 34

    Colocado por: Pickaxetem um aeródromo.


    Tem uma infraestrutura à escala da economia que tem.
  15.  # 35

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois, mas se sou do Norte, e as rotas vão sendo canceladas no Porto e passadas para Lisboa...
    Tendo que ir de comboio (ou fazer escala caso saia do Porto), pelo que tanto se me dá usar Lisboa, Vigo ou Madrid.
    Eu que me desenrasque... sejam 300 ou 500kms.

    Já se for de Lisboa, isso já não é aceitavel pelos vistos. É muito longe ir a Beja, Faro ou Porto... OK.

    Os aeroportos tem que ser feitos onde há mais população, como já foi explicado não podemos fazer o maior aeroporto do país em Bragança.
  16.  # 36

    Colocado por: PickaxeOs aeroportos tem que ser feitos onde há mais população, como já foi explicado não podemos fazer o maior aeroporto do país em Bragança.


    Precisamente por isso digo, que fazia todo o sentido a meu ver construir algo a norte de Lisboa (porque é onde há mais população)... e não na margem sul... ainda que para isso ficasse mais longe do centro... mas que permitisse expansão, estilo Madrid Barajas por exemplo.


    Mas como somos um país pobre, e ainda há margem para ocupar slots no Porto em Beja... acho que era mais por aí... pelo menos por enquanto. Mas a estratégia parece ser a oposta. Tirar tráfego do Porto forçando os nortenhos a ir a Lisboa e justificar a construção de uma nova infraestrutura.
    • AMG1
    • 15 outubro 2023

     # 37

    Mas sabem o que existe em Beja?
    Acham que se pode dizer que aquilo é um aeroporto com possibilidade de vir a substituir a Portela, sem que fazer um investimento provavelmente maior do que muitas as restantes opções existentes?
    Depois embora sejam cerca de 200km, que transportes existem: comboio decentes e autoestrada, onde estão?
    Fazer um aeroporto, praticamente de raiz a quase 200 km do principal destino e ter montar toda a rede logistica inerente. Deve ser uma opção ótima, deve ser por isso a comissão técnica que esta a estudar a localização já a excluiu.
    O problema de Beja ou qualquer outra localização que fique a 200km, não é a distância, mas o tempo necessário para fazer esses km. Ou melhor o investimento necessario para ultrapassar essa distancia.
    Depois e tanto quanto julgo saber, não se trata apenas de complementar a Portela, mas de uma solução que a possa substituir no essencial.
    Não estamos a falar de soluções como já mencionaram de haver um aeroporto de grande dimensão junto da cidade e depois um ou mais secundarios num raio entre 100 e 200km, para onde vão p.e. os voos low cost, como acontece em numerosas capitais europeias, p.e. em Estocolmo, o aeroporto secundario fica a mais de 100km da cidade.
    • AMG1
    • 15 outubro 2023

     # 38

    Claro que fazia sentido otimizar ao máximo a utilização das infraestruturas ja existentes, seja no Porto, em Beja ou noutro lado qualquer, mas como é que isso se faz?
    Nada impede uma companhia de voar para o Porto em vez de Lisboa, julgo que seja até mais barato, se não o fazem imagino que seja porque, apesar de mais caro, conseguem rentabilizar melhor um voo para Lisboa do que para o Porto ou Beja.
    Claro que se podia "obrigar" certas companhias a voarem para o Porto ou Beja, mas quem garante que o fariam, sobretudo tendo em conta as actuais condições de transporte para chegar a Lisboa?
    Será que quem viesse a Lisboa passar 3 dias (o normal) aterrava em Beja ou no Porto e levava 3 horas para chegar ao destino continuava a achar interessante vir a Lisboa?
  17.  # 39

    por muito que custe ás grandes companhias, tem que se ir reduzindo os abiones e andar mais de comboio :)
    por outro lado penso que o que está por tras em jogo é uma especie de gentrificação dos aeroportos
    pois tão cedo a portela não vai deixar de existir para certo trafego finesse e é preciso é algo para as massas mas na mesma perto de Lisboa.
    não faz sentido afastar muito o novo aeroporto em relação a Lisboa.
    Alcochete a mim parece-me o indicado, embora a ponte Vasco da Gama vá ser um pesadelo.
  18.  # 40

    Colocado por: AMG1Mas sabem o que existe em Beja?

    Sei.
    E também sei o que me levou a conhecer terriolas bem bonitas como Girona, Bergamo ou Kaiserlautern por exemplo...

    Talvez esses seus turistas que iriam 3 dias a Lisboa... talvez terminassem por passá-los todos no Porto/Guimarães/Braga por exemplo.

    Faz todo o sentido que num país com 10 milhões exista um super aeroporto apenas... e que seja em Lisboa. Isso nem se discute. O que não entendo é justificar o cancelamento de rotas de/para o Porto... para sobrecarregar o de Lisboa obrigando boa parte dos nortenhos fazer esses tais 300kms de comboio/autocarro ou ter que fazer escala em Lisboa/Madrid/outro.

    Assim é facil dizer que há procura...
 
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