Colocado por: J.FernandesA decisão de adquirir dois novos submarinos foi tomada no governo de Guterres e julgo que o concurso público também foi ainda no seu mandato. No tempo do Portas foi assinado o contrato com os fornecedores alemães.
Certo. Já que foi confirmar o que disse, confirme também que os FPs administradores têm os salários muito mais elevados que os FPs de outros países. A grande fatia do PIB para os FPs não são por serem muitos, como confirma o site, mas o mesmo site não diz que um administrador que ganha 5000 e têm prémios e cartões dourados ganha 10x mais do que outro FP. E a média é muito enganadora, se 1 ganha 5000 e o outro ganha 500, a média dá qq coisa como 2750 e aí temos "salários elevados"
Este ponto é totalmente FALSO, os do sector privado, na sua maioria ganham MAIS do que os FPs e isso é transversal pela Europa, não é exclusivo de Portugal.
Concerteza deve recordar-se de há uns anos preferirem ficar na empresa publica porque tinham o emprego garantido ou não estava precário do que ir para uma empresa privada a ganhar mais mas depois poder ser despedido ou estra precário.
Colocado por: Jorge Rocha
Pouco,e o pouco que teve;deixou marcas...submarinos,oficiais militares e generais sem pupilos,generais e capitães não sei de quem.e um défice altíssimo com pouco investimento
Nem sempre pode ser assim...a verdade atormenta mentes fracas...por isso mesmo Cavaco não sujeitou a referendo os tratados europeus enquanto lá esteve como 1º ministro.
Expresse aqui um governante que não tenha mentido.
Colocado por: luisvv
O cla_pereira gosta de discutir baseado em palpites.Como a realidade estatística não bate certo com a sua ideia, encontra uma solução: inventa. E como não podia deixar de ser, a realidade inventada dá razão aos seus argumentos....
Colocado por: luisvv
Lá está: NÃO É FALSO. É verdadeiro ou falso, consoante o tipo de funções que se considere.
Quem está a inventar é o luisvv, se lesse a conversa de inicio notava que a pessoa depois foi consultar um site e viu que afinal a realidade era outra.
O luisvv por outro lado até conhece os dados, não os coloca aqui e prefere rondar os factos de maneira a camuflar o que está à vista e acaba por concordar com situações de injustiça social porque...é legal.
Está a dar a volta ao texto. Mais uma vez, leia de inicio a conversa antes de se meter e poderá confirmar que os salários dos FPs até podem ter um peso mais elevado do que a média da UE apenas de sermos menos, isto quer dizer que ganham mais, mas a questão é das médias e pode dar mais uma vez a volta ao texto para tentar dizer que isso depende do sector e depende das "calças" mas nunca admite os factos.
Colocado por: marco1ainda gostava de saber quem é que teve a brilhante dedução de eram precisos 4 submarinos
Colocado por: Portugalos abortos estão a aumentar consideravelmente acima das estimativas feitas pelo governo.
Colocado por: luisvvNão, não viu.A realidade é esta: para menos funcionários, o Estado gasta mais % do PIB.
Rodar os factos ?O cla é que prefere dizer que temos menos FP que a média europeia ...e confrontado com o facto de custarem mais,inventajustificações.
Está enganado.Por mais que queira ajustar os dados à sua crença, convem que pelo menos fundamente um bocadinho.
Acabou de dizer o mesmo que eu. E qual é a solução para si, reduzir funcionários, reduzir salários ? Reduzir salários concerteza, dos que ganham mais que são exorbitantes, estamos de acordo ? Basta um sim ou não seu !
Oh luisvv, parece mentira, no seu comentário anterior acabou de dizer "A realidade é esta: para menos funcionários" e agora diz que eu inventei ao dizer que "O cla é que prefere dizer que temos menos FP" e o outra pessoa foi ver os dados estatisticos que confirmou esta situação, apenas introduziu outro facto (custarem mais).
Todos os dias ouvimos as noticias a dizer que temos dos administradores publicos pagos a peso de ouro, que muitos cargos ganham mais do que os presidentes de outros países muito mais desenvolvidos, o luisvv sabe bem disto e diz que estou enganado e quer que coloque aqui factos, ainda mais ?
Colocado por: Portugaluma coisa é falar de promessas eleitorais que OBVIAMENTE não podem ser mentiras meu caro.
Colocado por: PortugalNo mínimo devem ser acertadas em consenso alargado (os dois maiores partidos).
Colocado por: PortugalA DR MAnuela ferreira leite nas ultimas eleições disse muitas verdades e foi crucificada em haste publica. Se o ps fosse um partido sério como apregoa tentava um consenso com ela, escolheu não o fazer, escolheu ir sozinho esquecendo-se que precisaria do psd.
Colocado por: PortugalJá agora o aborto uma medida populista de vários partidos mostrou-se um desastre. O ser humano como sempre não conhece limites e segundo o que li os abortos estão a aumentar consideravelmente acima das estimativas feitas pelo governo. Vale relembrar que nós todos pagamos essas despesas.
Colocado por: tutiUma coisa é certa o ministro já foi, mas cá para mim ainda vai voltar outra vez, pois quanto mais te bato mais eu gosto de ti. è assim os portugueses. Mesmo que entre outro continua na mesma há que fazer sacrificios. se não se pode comprar se poderáalugar carro, casa ou mesmo uma bike que faz bem
Colocado por: luisvv
Está a misturar Função Pública e gestores de empresas públicas. As empresas públicas são outra coisa, e não entram nestes números...
Agora, uma coisa que a análise não revela é o ponto que o luisvv refere e que iria alterar por completo algumas percentagens. Quero dizer com isto que, os gestores de empresas públicas são pagos com dinheiros públicos(Estado) e são os que pesam mais nas despesas com salários.
Por último, citando uma frase da análise "Assim, nos três universos citados anteriormente, as maiores injustiças salariais praticam-se no primeiro, nos sectores onde os empregos no Estado representam 91% da empregabilidade total", onde se inclui médicos e professores, tenho visto muitos exemplos de médicos que acabam de dar consultas no centro de saúde e de seguida vão para uma clinica privada ganhar do belo. Assim como professores universitários têm brutos salários em universidades privadas.
Colocado por: cla_pereiraluisvv, depois de ter colocado aqui essa análise fiquei com a "pulga atrás da orelha" e após pesquisar sobre essa análise do Banco de Portugal e as comparações de salários da FP e privados, o site que coloco abaixo diz o seguinte e passo a citar:
"Assim, segundo o estudo divulgado pelo Banco de Portugal, devido a essas características verifica-se, "em termos do salário mensal, que a diferença passou de 10% em 1996, para 15% ou um pouco mais na década que se seguiu" (pág. 68), portanto valores muito inferiores aos 50% e 75% divulgados pelos media"
"Em 2006, o governo de Sócrates, contratou a CAPGEMINI , que é uma das maiores empresas do mundo de serviços de consultoria, para fazer um "Estudo Comparativo de Sistemas de Remuneração entre os Sectores Público e Privado". E as conclusões a que esta empresa chegou desagradaram o governo de tal forma que ele fez desaparecer o estudo apesar do seu elevado custo para o erário público (em 2006, na Assembleia da República, durante o debate do Orçamento do Estado, em que participamos, solicitamos ao ministro das Finanças que fornecesse o estudo aos deputados, o que ele recusou). Segundo o estudo da CAPGEMINI, por categorias profissionais as remunerações dos trabalhadores da Administração Pública eram inferiores aos do sector privado nas seguintes percentagens:
(1) Grupo técnico : entre -188% e -156%;
(2) Grupo Técnico-profissional : entre -75% e -46%;
(3) Grupo administrativo : entre -89% e -55%;
(4) Grupo de auxiliares : entre -19% e - 27%;
(5) Grupo de operários : entre -26% e -65%.
O estudo divulgado pelo Banco de Portugalapenas analisa por categorias profissionais um grupo de trabalhadores: os com formação superior. E, em relação a este grupo, chega a conclusões opostas às divulgadas pelos média. Segundo o Banco de Portugal, o s salários destes trabalhadores eram em 2005, em média, inferiores aos do sector privado em -5,9% (quadro 4, pág. 76). E há profissões em que a penalização é muito maior. Por ex., os salários dos trabalhadores de informática da Administração Pública eram inferiores aos do sector privado em -13,8%; os dos economistas em -18,6%; e os salários dos não especialistas em -9,3%. Se a análise for feita para os trabalhadores do 3º Quartil, portanto os com formação superior e com qualificação mais elevada, a penalização sobe de -5,9%, referida anteriormente, para -25,9%.Portanto, os salários destes trabalhadores da Administração Pública são, em média, inferiores em -25,9% do sector privado segundo o próprio estudo do Banco de Portugal.
E no período 2005/2008, a desigualdade salarial agravou-se ainda mais, pois os salários na Função Pública aumentaram apenas 7,5%, enquanto os do sector privado subiram 13,5%.
http://odiario.info/?p=1255
Colocado por: cla_pereiraluisvv, depois de ter colocado aqui essa análise fiquei com a "pulga atrás da orelha" e após pesquisar sobre essa análise do Banco de Portugal e as comparações de salários da FP e privados,Vou-lhe dar um grupo que contrasta completamente a esse estudo:
Colocado por: jorgferrQueria só acrescentar outra coisa, no privado tem havido cortes salariais reais há já alguns anos. Eu na minha área, telecomunicações, há 10 anos ganhava-se quase o dobro do que agora....Uma amiga telefonou-me hoje a dizer que , apesar de trabalhar na mesma empresa e dos aumentos anuais, o actual rendimento líquido dela baixou para o nível de 1995 (altura em que recebia parte do ordenado em prémios, senhas de gasolina, etc.).