Colocado por: PgUp
Mais uma vez reitero: não tenho qualquer obrigação, dever, de chamar à atenção o proprietário quanto ao desinteresse, descuriosidade, alheamento, negligência, que tem pelo seu imóvel!
Colocado por: PgUpComprar a casa?! Onde é que estão as pessoas com formação jurídica neste fórum? A minha intenção é a de entrar com uma acção de usucapião que me permita ver reconhecida a propriedade sobre o imóvel... Há condições substantivas para tal? Das opiniões que tenho recolhido, e da jurisprudência que tenho analisado penso que sim. No entanto há a tal questão de o tribunal poder entender ser posse precária por ter por base indirectamente um contrato de arrendamento, não tendo havido neste caso inversão do titulo da posse... No entanto esta posição além de improvável, é, a meu ver, se necessário até em sede de recurso, afastada.
Colocado por: PgUpA única questão é o pagamento do IMI, que não sabemos se tem sido pago ou não pelo proprietário. Se adquirirmos a propriedade do imóvel estamos dispostos a liquidar, se as houver, todas as dividas relativamente ao IMI
Colocado por: PgUpInfelizmente o obscurantismo e a má educação proliferam nos dias de hoje.
E aqui reside um dos elementos da posse o "animus", ou seja actuar como sendo proprietário do imóvel.
... e adquirirmos a propriedade do imóvel estamos dispostos a liquidar, se as houver
... parece incrível, mas já nada me surpreende.
Colocado por: PgUpComparar uma pessoa a um imóvel é complicado, como calcula não pode "possuir" em termos de Direitos Reais uma pessoa, só pode possuir coisas.
Rico eu? Ó meu amigo é que nem calcula... Eu nem dinheiro tenho para pagar a um advogado. O proprietário da empresa de construção civil aqui neste caso, que deve ter mais de mil imóveis é que é pobre não é?
Pago o IMI, com certeza, não sei como mas vou pagá-lo se estiver em divida. Não sou como a maioria dos portugueses que gosta de fugir aos impostos, e quem paga na maior parte dos casos é só porque não pode fugir... Mas eu é que sou o malandro por querer usucapir! Ainda não entendi, qual seria o procedimento mais correcto da minha parte, na vossa opinião? Tentar arranjar o contacto da empresa e avisá-los? Extraordinário, queria ver quem o faria na minha situação, é que gostava mesmo de ver.
Os membros deste fórum deviam organizar o Mr.Honestidade... Cuidado é com os telhados de vidro, nunca se sabem quando partem!
# jorgealves
As melhores dificuldades? A haverem espero bem que sejam as melhores, muito obrigado!