Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Por um lado, acho que poder estar a fazer o comer e ver o que a família está a a fazer na sala uma vantagem. Por outro, espalhar os "cheiros" da cozinha pela sala não me parece nada bem...

    Alguém com uma solução em "open space" quer partilhar a experiência?

    dn.
    •  
      FD
    • 4 outubro 2011

     # 2

    Cheiros < convívio.
    • P+V
    • 4 outubro 2011 editado

     # 3

    Eu tenho em minha casa. Nada a apontar: um bom exaustor e uma janela com abertura projectante mesmo ao lado da placa/forno fazem com que os cheiros sejam extraídos num ápice e o ar se renove quase instantaneamente.
    ---
    Mais uma vez, parece-me é que se está a ver o problema ao contrário. A questão não é: "quero ter uma cozinha em open space (modernice de arquitectos) logo os cheiro vão-se espalhar pela sala", mas sim: "quero ter uma cozinha em open space, logo quais são as soluções de projecto e técnicas que tenho que implementar para que os os cheiro não se espalhem pela sala?"
    Concordam com este comentário: marco1, CMartin, Isis, SOFIA LAGO | Arq.ta, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  2.  # 4

    Colocado por: DOGMAquer ou não??


    Eu confio na sua palavra. :)
  3.  # 5

    Não gosto e não tenho cozinha em open space. Para além do (possível) problema dos cheiros, a questão principal para mim até tem a ver com a necessidade de ter tudo impecavelmente arrumado e limpo com uma solução desse género. Ora, eu não me considero especialmente desarrumada, mas há sempre alguma confusão numa cozinha, sobretudo com crianças...nem sempre há o tempo ou a vontade de limpar imediatamente após o uso. Por exemplo, se tenho empregada na manhã seguinte, deixo os tachos maiores para lavar...se tenho pessoas para jantar, leva-se a loiça para a cozinha e limpa-se mais tarde ou no dia seguinte, para não interromper o convívio.
    Para mim, a solução ideal é aquela que tenho...uma porta de correr entre a sala e a cozinha, que geralmente até está aberta mas se fecha quando há necessidade.
  4.  # 6

    Colocado por: DOGMAvai ver uma casa onde cozinha,copa e sala de estar é tudo num espaço único.


    Vem ai surpresa. É um jardim? Um restaurante? Mostre lá. ;)
  5.  # 7

    O dogma está a vender alguma...cuidado...
  6.  # 8

    Não precisa ir muito longe para ver isso.

    A minha é assim. Se for do norte passe por cá para ver.

    O DOGMA já viu.

    E tem mais, o quarto também faz parte do Open Space (acabei de dizer uma escandalo, ainda vou ser crucificado :) )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOGMA
  7.  # 9

    A minha casa também será assim, espero bem não me arrepender.
    Quanto à desarrumação na cozinha, normal... eu não pretendo ser escrava da minha casa, pretendo sim usufruir dela. Se ficar a loiça em cima do balcão, olhe... é sinal que mora lá alguem :) Mas numa cozinha normal, de uma divisão só também não parece bem a cozinha desarrumada, ou estarei errada?
    Concordam com este comentário: marco1, ze79, Joao Dias, DOGMA
    • P+V
    • 4 outubro 2011

     # 10

    Colocado por: speedsteerE tem mais, o quarto também faz parte do Open Space (acabei de dizer uma escandalo, ainda vou ser crucificado :) )

    Ena... E fotos não se arranjam?
  8.  # 11

    Colocado por: P+V
    Ena... E fotos não se arranjam?


    Tem muitas fotos aqui no fórum, basta pesquisar pelo meu tópico "a concretização de um sonho".
    •  
      FD
    • 4 outubro 2011

     # 12

    Colocado por: P+VEna... E fotos não se arranjam?

    https://forumdacasa.com/discussion/10125/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/#Item_1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: speedsteer
  9.  # 13

  10.  # 14

    Relativamente ao impacto visual da cozinha desarrumada existem soluções para minimizar este impacto desagradável quando se está a tomar um café na sala de estar com os amigos após uma grande almoçarada.
    Relativamente aos cheiros se espalharem para a sala é tudo uma questão de uma correcta ventilação e extracção de fumos.

    www.gabineteop.com
  11.  # 15

    Boas..

    estou para começar a construir.. (já ando a dizer isto à 3 meses :( dito de outra forma estou em fase de licenciamento) e na minha casa está projectada a cozinha e as salas dessa forma.. e digo-lhe.. com os equipamentos de hoje não vejo qual o problema..

    cumps.
  12.  # 16

    mas.. se está com essas dúvidas, e se ainda estiver em fase que possa alterar.. altere!

    cumps.
  13.  # 17

    Colocado por: AnaPrincessMas numa cozinha normal, de uma divisão só também não parece bem a cozinha desarrumada, ou estarei errada?


    Numa cozinha "normal", de uma só divisão, você fecha a porta da cozinha e a desarrumação desaparece do seu campo de visão/olfactivo. Numa cozinha aberta, se não lhe apetecer meter os pratos na máquina e passar um esfregão na bancada depois do almoço de domingo, vai levar com o cheiro a cozido à portuguesa durante a tarde inteira.

    Mas, como dizia o outro, não há uma solução ideal, depende dos estilos de vida. Para quem cozinha MUITO, é desaconselhável, porque nunca se vai conseguir ter a zona social muito apresentável. Para quem recebe muitas visitas/dá jantares não informalíssimos em casa, idem. Para quem mete uma porcaria no microondas uma vez por outra, e organiza jantaradas "cada um traz qualquer coisa, e depois aquece-se no forno" lá em casa, é uma boa solução ter a cozinha integrada na sala.

    Na minha casa futura, que está a ser ansiosamente planeada há já algum tempo, provavelmente a solução vai ser integrativa, baseada na ideia americana de "family room", na ideia italiana de "cucina-tinello", mas também na ideia muito portuguesa da "segunda cozinha no anexo, com lume, TV e sofázinho com colcha de retalhos". Teremos muito provavelmente uma cozinha com zona de comer associada a uma sala de estar muito informal (com jogos, brinquedos de crianças, TV grande, etc), e a sala principal da casa, com espaço de estar e mesa de jantar formal, para os serões, festas, jantaradas, visitas (que, no nosso caso, ocupam mais de metade do tempo de uso da nossa casa).
  14.  # 18

    Caro Dogma, não falo dos cheiros do processo de cozinhar (que, como se disse, podem ser controlados muito bem com um exaustor)... falo dos cheiros da loiça por lavar, da bancada suja, do cesto do lixo cheio... É que não há sovaco que ajude a camuflar!

    Edit: Estou neste momento a escrever de uma sala com cozinha acoplada (aqui em Itália, é o que há), pelo que falo por experiência própria.
    •  
      CMartin
    • 4 outubro 2011 editado

     # 19

    Eu concordo com o Dogma.

    E....
    Tenha-se cozinha em open space com a sala, ou fechada..a culpa da desarrumação da cozinha não é do layout da cozinha.

    Eu tenho cozinha fechada. Nunca está desarrumada.Detesto espaços desarrumados porque, se por mais nada, são péssimo feng-shui. E não é só quando olho para eles que me incomodam, é saber que estão ali, mesmo quando fechadinhos à chave.
  15.  # 20

    Em última análise podemos sempre por uma venda nos olhos quando passamos pela cozinha para não ver a loiça suja em pilhas.

    Estou a desconversar, desculpem, mas acho que não é critério para se escolher se queremos ou não cozinha aberta.
 
0.0238 seg. NEW