Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 março 2012

     # 81

    Colocado por: Ferraz OliveiraA ser verdade o que ouvi hoje de manhã há uma coisa engraçada: é que o aumento da renda vai depender (pelo menos pelo que pude perceber) do estado de humor do inquilino.

    O que ouvi, traços gerais, foi isto:
    O senhorio quer actualizar a renda. Propõe um valor ao inquilino. O inquilino, se discordar, faz uma contraproposta (que ninguém disse que não pode ser aumento zero).
    Se não se chegar a consenso:
    - ou as coisas ficam como estão
    - ou então, se o senhorio achar que a renda deve ser actualizada (estou a falar de valores razoáveis na actualização da renda) e o inquilino não esiver para aí virado tem que se dar uma indemnização.

    Ora pergunto-me eu: os senhorios, sendo osdonosda coisa locada, não podem decidir quanto é que querem pela renda? São os inquilinos que decidem o que querem pagar?
    (atenção que estou a falar de aumentos de valores razoáveis...)

    Isso já foi discutido por aqui. Não é bem assim como diz, é uma negociação muito interessante e bem pensada...

    A indemnização pode compensar, caso se livre de uma renda baixa e passe a ter rendas mais elevadas! Gostei deste mecanismo de negociação, pois também dissuade o senhorio de tentar aumentar em demasia a renda...
  1.  # 82

    Dentro de pouco tempo vai haver ai casa para arrendar a farta, e com esse mecanismo voces vao ver que as rendas vao baixar..o que eu acho ate muito bem, para mim as rendas ai em relaçao aos ordenados acho as carissimas!
    Concordam com este comentário: jorgferr
  2.  # 83

    Colocado por: eué uma negociação muito interessante e bem pensada

    Pode explicar em traços gerais por favor? Ou então indicar-me onde está essa definição? Gracias

    Colocado por: de jesus mendesA indemnização pode compensar

    Só compensa (na minha opinião) se as rendas não são actualizadas há muito tempo e se não houver prestações ao banco a pagar pelo imóvel que está arrendado.

    Colocado por: de jesus mendesdissuade o senhorio de tentar aumentar em demasia a renda

    Sempre fui adepto do bom senso. E acho que qualquer pessoa com dois dedos de testa consegue aperceber-se (atenção que estou a falar de situações em que a renda é actualizada "regularmente" e estão mais ou menos em linha com os valores de mercado para a zona onde está o imóvel) se tentar aumentar a renda em demasia o mais provável é que o inquilino dê à sola. E, se entretanto, o senhorio não conseguir arrendar o imóvel...olhe...como dizem os meus amigos brasileiros... "fudeu" (espero não levar nas orelhas pelo "palavrão")
  3.  # 84

    Colocado por: sisuQuerida Meia Cuca a vida não é um mar de rosas nem é igual para toda a gente. Há muita gente ( como eu ) que infelizmente não pode mais recorrer aos pais para serem fiadores. Nem toda a gente tem pais e assumir que toda a gente pode recorrer aos pais para serem fiadores, ou para morar na casa deles até a situação melhorar é mito.
    Por sorte tenho um irmão e foi ele que foi o meu fiador. Apesar de não ganhar mal se não fosse o meu irmão não teria fiador a quem recorrer e neste momento não sei onde estaria a morar.
    É ridiculo chegarmos ao ponto das pessoas terem capacidade financeira para sustentarem uma casa e a sua vida independente ( entenda-se no meu caso estou a falar principalmente de arrendamento que julgo ser o mais básico porque as pessoas tem de morar em algum sitio ) e não poder porque é preciso meter mais alguém no assunto. Ora quem não tem mais ninguém vai para onde? Para a rua? As pessoas devem ser responsaveis por si mesmo e não devem ter de meter mais ninguem nos seus assuntos.
    Dito isto sou a favor de acelerarem o processo de despejo quando não há incumprimento do pagamento da renda. Despejem os incumpridores e acabem com esta coisa de pedir fiadores.
    Eu nunca fiz mal a ninguém, nunca deixei de pagar o que era da minha obrigação e não tenho de 'pagar' ou ser prejudicada por acções de outras pessoas k foram incumpridoras e por não ter a familia que a maior parte das pessoas acha que toda a gente tem.


    Querida sisu
    Tanto que a vida não é cor de rosa que escrevi no meu comentário que os tempos estão muito difíceis para quem quer comprar habitação própria. Relativamente aos seus pais lamento que sendo tão nova já tenha sido privada da sua companhia, mas se reler o meu comentário (poderá ser um dos pais) estará aberta a possibilidade com certeza a qualquer outra pessoa próxima, de preferência.
    Quanto à sua opinião contra a existência de fiador, ela vai de encontro à minha opinião tal como a exprimi anteriormente salvo erro no post 35.
    • pom
    • 29 março 2012

     # 85

    Colocado por: sisu

    Dito isto sou a favor de acelerarem o processo de despejo quando não há incumprimento do pagamento da renda. Despejem os incumpridores e acabem com esta coisa de pedir fiadores.


    Ou uma ou outra.
  4.  # 86

    Eu pessoalmente não seria fiador, a principio, se o banco pede fiadores e porque já são clientes "de risco", sobretudo na actual situação do pais, um dia as pessoas tem trabalho, no outro ja nem por isso. Eu comprei casa há pouco tempo e nem me mencionaram fiadores.
    •  
      GF
    • 29 março 2012

     # 87

    Colocado por: PatriciaCarvalhoEu pessoalmente não seria fiador, a principio, se o banco pede fiadores e porque já são clientes "de risco", sobretudo na actual situação do pais, um dia as pessoas tem trabalho, no outro ja nem por isso. Eu comprei casa há pouco tempo e nem me mencionaram fiadores.


    Achei que era eu que estava a ficar louco... afinal ainda há casos assim!
    • sisu
    • 29 março 2012

     # 88

    Colocado por: PatriciaCarvalhoEu pessoalmente não seria fiador, a principio, se o banco pede fiadores e porque já são clientes "de risco", sobretudo na actual situação do pais, um dia as pessoas tem trabalho, no outro ja nem por isso. Eu comprei casa há pouco tempo e nem me mencionaram fiadores.


    Resta saber o que a Patricia entende por 'pouco tempo' e também pode-se dar o caso de ter rendimentos exepcionais e uma poupança generosa no banco assim como o seu companheiro. Não digo que não, mas à grande maioria das pessoas o banco pede fiador. E não são só pessoas consideradas de risco. Conheço um casal ambos efectivos que trabalham no sistema nacional de saúde há vários anos, com rendimentos acima da média e poupanças não muito pequenas no banco e mesmo assim precisaram de fiador para uma casa de 120000 e isto já aconteceu a cerca de 5,6 anos se não estou em erro. Agora se o banco considera estes casos como casos de risco não sei mas se considerar então arriscaria dizer que 90% dos portugueses são casos de 'risco'.
    Mas não sei se o seu caso foi de algum imóvel de desinvestimento bancário, nesse caso não sei como se processará.
    Também no caso de compra será mais razoavel exigirem fiador pois é um compromisso de montante algo elevado.
    • sisu
    • 29 março 2012

     # 89

    ups peço desculpa pelo post repetido.
  5.  # 90

    Estávamos a falar de pessoas com capacidades e lá vem você que quem quer arrendar casa é jovem pensa que tem condições mas não tem e que acha que tem o direito de arrendar casa e que devia era ficar na casa dos pais... Ahm?!

    Sabe que mais?
    Não caí aqui nem em nenhum lado de para-quedas.
    Conheço bem demais essas pessoas a que se refere. São pessoas muito honestas, têm níveis universitários, capacidades de pagar, mas que afinal, até nem têm nada disso e apenas têm vontade de pregar o calote.
    Só pagam quando são obrigados e para não terem que ir para a rua.
    Concordam com este comentário: fumador passivo
  6.  # 91

    Discordam deste comentário: jorge_goncalves

    Discorda do quê?
    Não está de acordo com os caloteiros que se fazem passar por pessoas honesta e com muito boas intenções ou discorda do facto de eu estar a expor um caso de pessoas "com muitas capacidades e idade para terem juízo" e serem uns perfeitos caloteiros?
    • sisu
    • 30 março 2012

     # 92

    Colocado por: Jacinta
    Sabe que mais?
    Não caí aqui nem em nenhum lado de para-quedas.
    Conheço bem demais essas pessoas a que se refere. São pessoas muito honestas, têm níveis universitários, capacidades de pagar, mas que afinal, até nem têm nada disso e apenas têm vontade de pregar o calote.
    Só pagam quando são obrigados e para não terem que ir para a rua.


    Mas a Jacinta conhece-me de algum lado?!?!
    É que eu faço parte dessa classe que descreveu ('níveis universitários, capacidades de pagar') e não sou em nada parecida com o que associa a essa classe. E acho até cómico o seu comentário porque mostra um nível de ignorância e preconceito incrivel mesmo nos dias de hoje.
    Então todos os jovens com niveis universitários são desonestos e querem 'pregar o calote' ás demais pessoas?!
    Não me faça rir Dona Jacinta. Por favor não arrende as suas casas e nenhum jovem com curso superior porque provavelmente até é um favor que lhes faz. Querem-se inquilinos honestos e senhorios do mesmo calibre se faz favor!!!
  7.  # 93

    Mas a Jacinta conhece-me de algum lado?!?!
    É que eu faço parte dessa classe que descreveu ('níveis universitários, capacidades de pagar') e não sou em nada parecida com o que associa a essa classe. E acho até cómico o seu comentário porque mostra um nível de ignorância e preconceito incrivel mesmo nos dias de hoje.
    Então todos os jovens com niveis universitários são desonestos e querem 'pregar o calote' ás demais pessoas?!
    Não me faça rir Dona Jacinta. Por favor não arrende as suas casas e nenhum jovem com curso superior porque provavelmente até é um favor que lhes faz. Querem-se inquilinos honestos e senhorios do mesmo calibre se faz favor!!!

    E o que tenho eu ou a maior parte das pessoas a ver com isso?
    Presunção e água benta cada qual toma a que quer.
    Isso não prova em nada a honestidade de alguém.
    Concordam com este comentário: fumador passivo
  8.  # 94

    Mas a Jacinta conhece-me de algum lado?!?!

    Tenha calma, nem todos os inquilinos são como a Jacinta os pinta.
    (Melhor ainda: felizmente nem todos os senhorios são como a Jacinta têm a mania que só eles são sérios).
    Concordam com este comentário: jorgferr, sisu
    • sisu
    • 30 março 2012

     # 95

    Colocado por: j cardoso
    Tenha calma, nem todos os inquilinos são como a Jacinta os pinta.
    (Melhor ainda: felizmente nem todos os senhoriossão como a Jacintatêm a mania que só eles são sérios).
    Concordam com este comentário:sisu


    Não podia estar mais de acordo.
  9.  # 96

    Boas,

    Colocado por: j cardosoTenha calma


    Lá estás tu!
    Qual calma qual quê?
    Isto com calma não têm piada nenhuma!

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  10.  # 97

    Ó "totó": desde quando eu impedi uma discussão? Como qualquer amante da discórdia sabe (eu sei, são muitos anos disto) a melhor maneira de levar a discussão ao rubro é um pedido de calma seguido de uma provocação. Não fosses tu e isto já estaria a arder ...
  11.  # 98

    nem todos os inquilinos são como a Jacinta os pinta

    Tem toda a razão, mas como ninguém tem um letreiro na testa a provar aquilo que é ou que diz ser, devem-se sempre tomar as devidas precauções, ou seja, dinheiro de caução e fiadores e mesmo assim ...
    Quem não quiser aceitar, procura outra casa aonde não lhe sejam exigidas essas coisas.
    Há escolha.
  12.  # 99

    Boas,

    Oh:(
    Tens razão:(
    Nunca o totó me caiu tão bem :(
    Mas será que não podemos ainda dar a volta à coisa e ter aqui uma "catfight"?

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista

    PS: confesso que nem li o que estava entre parênteses, mal li "tenham calma" saltou-me logo a tampa.
  13.  # 100

    ... saltou-me logo a tampa.

    Por essa e por outras como essa é que não uso tampa há muito (como é facilmente perceptível(*))

    (*) Perceptível? Percetível?
 
0.0229 seg. NEW