Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Olá. Imagino que a classe média será aquela que leva 14k€/ano para casa, e a que custa 24k€/ano ao patrão...
      IMG_20211014_153028.jpg
  2.  # 362

Colocado por: pguilhermedo peso da economia paralela

Cerca de 25% do PIB ou 50.000 milhões...nem eu acredito num número tão elevado, mas secalhar... De qq forma quanto necessário para a desvirtuar? Para mim 5% já é desvirtuar consideravelmente.

Em tempos li um documento/estudo (público), que indicava ser necessário uma economia paralela na casa dos 10%, para manter uma certa franja populacional, que está melhor tendo trabalho/recebendo nessa economia paralela do que a fazer asneiras no tempo livre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 363

Colocado por: NTORIONCerca de 25% do PIB ou 50.000 milhões...nem eu acredito num número tão elevado, mas secalhar... De qq forma quanto necessário para a desvirtuar? Para mim 5% já é desvirtuar consideravelmente.

A mim sempre me intrigou essas estimativas da economia paralela, se sabem que são essas percentagens, por acaso normalmente ouço que é certa de 30%, pq não passa a ser declarada?

Colocado por: NTORIONEm tempos li um documento/estudo (público), que indicava ser necessário uma economia paralela na casa dos 10%, para manter uma certa franja populacional, que está melhor tendo trabalho/recebendo nessa economia paralela do que a fazer asneiras no tempo livre.

Sim, já o tinha referido anteriormente, existe esse entendimento.
  3.  # 364

Colocado por: AMVPpor acaso normalmente ouço que é certa de 30%, pq não passa a ser declarada?

Porque é uma estimativa, obviamente sabem qual o setor, mas não sabem quem em concreto e Pq essa economia parelela iria continuar, só de outra forma, com outras empresas, com os mesmos intervenientes. E pq os recursos q se gastavam para a combater seriam superiores aos ganhos.
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 365

Colocado por: NTORION
    Porque é uma estimativa, obviamente sabem qual o setor, mas não sabem quem em concreto e Pq essa economia parelela iria continuar, só de outra forma, com outras empresas, com os mesmos intervenientes. E pq os recursos q se gastavam para a combater seriam superiores aos ganhos.

Não, pq não querem fazer o mesmo que noutros países, presunção de rendimentos e a responsabilidade passa a ser do consumidor provar que não tem os rendimentos que a entidade que controla os impostos calculou.
    •  
      NTORION
    • 14 outubro 2021 editado

# 366

Colocado por: AMVPpresunção de rendimentos

Isso é um pouco perigoso, não se pode fazer assim. Não conheço os modelos ou moldes em que se faz nesses "outros países", que refere.

Cá tb existe essa possibilidade, está fiscalmente prevista, mas tem de haver determinados elementos para se fazer essa contabilização, não é automático.
  4.  # 367

Para apertar um pouco mais o controlo da economia paralela bastava baixar o valor mínimo de pagamentos em numerário e das transações bancárias que são "flagadas" como a compra de imoveis, carros e outros bens.
  5.  # 368

Colocado por: Vítor MagalhãesPara apertar um pouco mais o controlo da economia paralela bastava baixar o valor mínimo de pagamentos em numerário e das transações bancárias que são "flagadas" como a compra de imoveis, carros e outros bens.

Eu acho q era baixar os impostos 😂

Na construção então, bastava deixarem de deduzir iva e aplicar uma TX de 6% ao consumidor final, o estado ganhava mais com estes 6%liquidos do que neste encontro de contas q agora existe.
    Concordam com este comentário: pguilherme, RUIOLI
  6.  # 369

Eu acho q era baixar os impostos 😂

Na construção então, bastava deixarem de deduzir iva e aplicar uma TX de 6% ao consumidor final, o estado ganhava mais com estes 6%liquidos do que neste encontro de contas q agora existe.

Mas isso não traria income para os cofres públicos.
  7.  # 370

Colocado por: Vítor MagalhãesMas isso não traria income para os cofres públicos.

Isso não é bem assim.
    Se o aumento das taxas faz aumentar a receita fiscal, mas só até certo ponto, porque a partir dele, entre outros factores, aumenta a evasão fiscal, da mesma forma a descida das taxas não se faz refletir de forma linear numa descida de receita fiscal, já que, certa percentagem de atividades não declaradas são dessa forma incentivadas a passar a sê-lo.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  8.  # 371

Colocado por: J.Fernandes
    Isso não é bem assim.
    Se o aumento das taxas faz aumentar a receita fiscal, mas só até certo ponto, porque a partir dele, entre outros factores, aumenta a evasão fiscal, da mesma forma a descida das taxas não se faz refletir de forma linear numa descida de receita fiscal, já que, certa percentagem de atividades não declaradas são dessa forma incentivadas a passar a sê-lo.

Concordo em parte, mas entre baixar as taxas (income lento) e taxar os movimentos até agora "liberais", acho que o retorno aqui seria mais rápido, e eventualmente seria também uma forma de dissuadir a economia paralela ou promover a criatividade da fuga aos impostos.
    •  
      NTORION
    • 14 outubro 2021 editado

# 372

Colocado por: Vítor MagalhãesMas isso não traria income para os cofres públicos.

Do meu ponto de vista traria. Mas é preciso fazer as contas, o governo tem instrumentos para o fazer, desconfio é que nunca o fez.
  9.  # 373

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá. Imagino que a classe média será aquela que leva 14k€/ano para casa, e a que custa 24k€/ano ao patrão...

Aproveito a dica e lanço a questão: qual será o custo de uma casa típica da classe média (e onde posso encontra-las)?
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 374

Colocado por: NTORIONIsso é um pouco perigoso, não se pode fazer assim.

Percebo é por essas cautelas que não saimos disto.

Um exemplo, no caso do Rui Pinto, e não tenho como objetivo emitir a minha opinião sobre o assunto mas tão pouco chamar a atrnção para a diferença de funcionamento da máquina fiscal, em frança e espanha o caso desencadeou cobrança adicional de imposto por aqui devemos andar com as cautelas.
    Outro exemplo, no caso do madoff, nos usa e na crise financeira, foi julgado, o património executado, em nome dele e aquele que de alguma forma estava relacionado com ele, e por estas bandas aconteceu o quê?
    • AMVP
    • 14 outubro 2021

# 375

Colocado por: pguilhermeAproveito a dica e lanço a questão: qual será o custo de uma casa típica da classe média (e onde posso encontra-las)?

Se alguém lhe responder depois talvez descubramos o que é a classe média em Portugal. :)
  10.  # 376

Cerca de 25% do PIB ou 50.000 milhões...nem eu acredito num número tão elevado, mas secalhar... De qq forma quanto necessário para a desvirtuar? Para mim 5% já é desvirtuar consideravelmente.

Em tempos li um documento/estudo (público), que indicava ser necessário uma economia paralela na casa dos 10%, para manter uma certa franja populacional, que está melhor tendo trabalho/recebendo nessa economia paralela do que a fazer asneiras no tempo livre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme

O problema está na distinção entre a definição de "economia paralela" utilizada para esses estudos e a que o NTOrion (e a generalidade das pessoas) tem na cabeça.

A "economia paralela" inclui coisas tão distintas como a criminalidade (que por definição não é tributável) e .. a produção agrícola para autoconsumo (ou o trabalho não remunerado em coisas tão simples como ir ajudar um familiar numa reparação em casa).

Depois, há os métodos usados para estimar, que dependem de tantos pressupostos que pouco mais que meros palpites.
  11.  # 377

Colocado por: pguilhermeAproveito a dica e lanço a questão: qual será o custo de uma casa típica da classe média (e onde posso encontra-las)?

Defina "típica".
    Hoje em dia, surgem outras preocupações além da habitação.
    O aluguer poderá ser um "desperdício" para uns ou uma "liberdade" para outros.
    Idem para o transporte. "Um país rico não é aquele onde o pobre tem carro, mas onde o rico anda em transporte público."
    O tamanho é relativo, uns precisam de mais espaço que outros, e isso não tem que ver necessariamente com ser-se rico ou pobre.
    Idem para a qualidade dos materiais. Em certas zonas em França é comum ter uma pocilga em casa mas deixar 1000€ num restaurante por um jantarzito "normal"... faz parte do modo de viver de cada um, quais as prioridades. Idem para a escolha entre viver numa moradia ou num apartamento. Há ricos e pobres em ambas situações. Muitos só constroem casa porque herdaram o terreno. Pelo que é difícil encontrar a casa típica da classe média.

Em teoria a casa da classe média, deverá ser a casa média. É consultar o INE. Para isso exigem fichas de estatísticas em cada licenciamento. Que sirvam para alguma coisa.
  12.  # 378

Não servem para nada.. muita gente mora em casas a cair de podres da década 50 e 60, que com a especulação valem 200 e 300mil e condições para viver zero

O parque habitacional em Portugal é muito velho e não se coaduna com o custo da energia.

Em Portugal está enraizado que é normal passar frio em casa
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Holy_Grail
  13.  # 379

Colocado por: Vítor Magalhãestaxar os movimentos até agora "liberais", acho que o retorno aqui seria mais rápido,

Eu pelo contrário começo é a ficar farto do terrorismo fiscal por parte da AT. Tentar taxar tudo o que mexe pela medida grande só vai acabar com o parco sustento de uns quantos e vai resultar em nada de aumento da receita fiscal.

Conhecem a história do carteirista "com consciência" que roubou a carteira de um transeunte sob a ameaça de uma faca mas que lhe devolveu uma nota de 10€ para ele apanhar um táxi para casa? Pois é, sinto-me cada vez mais como essa vítima cada vez que sou extorquido pelas Finanças.
  14.  # 380

Sem desprezar a grande diversidade que tal acarreta, seria interessante saber o valor médio da habitação da classe média. Encontram-se a média de valores por m2, mas poucos dados sobre a área media das habitações.

No relatório de 2013 apanhei:

o valor médio dos prédios
    hipotecados em 2012 aumentou em cerca de
    12 mil euros, para 140 mil euros.

tendo também
    diminuído o valor médio dos prédios
    transacionados (de 73 mil euros em 2011 para
    67 mil euros em 2012)

Mas os relatórios mais recentes não parecem ter este tipo de informação...
      Captura de ecrã 2021-10-14 203913.jpg

0.0696 seg. NEW