Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

  2.  # 782

    Poderemos então concluir que algumas instituições são geridas por gente competente, e outras são geridas por gente que não tem a minima noção do que anda a fazer?

    Não necessariamente. Pode concluir que haverá pessoas que gastam menos que outras - mas daí não retira necessariamente que qualquer deles gaste bem.
    Em todo o caso, até podemos assumir que há de facto pessoas competentes a gerir câmaras - no sentido de que orientam a sua organização para o cumprimento das suas funções básicas.

    Não consegui perceber se é radicalmente contra o belo do jardim e a bela da rotunda, ou se é opositor só em alguns casos especificos.

    Não sou contra jardins ou rotundas por princípio, mas nos municípios que conheço com algum detalhe por obrigação profissional (Palmela, Sesimbra, Seixal, Lisboa, Oeiras, Cascais, Alcochete, Almada) vejo alguma fixação nesse tipo de coisas de encher o olho. E vejo, de modo geral, a forma como todos reclamam que se "faça obra", como se uma CM fosse uma espécie de Ministério das Obras Públicas em ponto pequeno. E de como todos os concelhos têm que ter um "pavilhão multiusos" (de preferência apto a receber grandes competições internacionais), um "centro de congressos" (ou um auditório) e mais não sei o quê.

    O Luis evoca que criticar é facil, que vamos para la nós para ver se fazemos melhor...mas eu devolvo-lhe esse mimo, caro luis eu evoco que dizer aquilo que o sr diz é facil. Porque nós não vamos ocupar um lugar de decisor num organismo de estado só porque queremos ou só porque achamos que somos capazes...vá lá, o sr sabe isso tão bem quanto eu.

    Claro que não, tem que fazer por isso. Não basta dizer que quer, tem que agir nesse sentido. Já alguma vez tentou ?

    Quanto ao preço da água, se calhar alguns consumidores, já ultrapassamos em muito a "filosofia" do utilizador-pagador. Qual é o preço que considera justo?

    Como qualquer outro produto, não faz sentido vender a água abaixo do seu preço de custo. Recolher, tratar e distribuir água custa dinheiro, e a generalidade dos consumidores nem se apercebe. E admitindo que há pessoas carenciadas, é mais racional subsidiar essas pessoas directamente do que generalizar o consumo de água a preços absurdamente baixos.

    Olhe, a mim não me custa pagar a água ao preço justo. Faz-me é uma $%$# de confusão ter de pagar a renovação de uma frota automovel, ou comparticipar um dispendio de mais de 7000 euros/ano em combustivel de um cabeça de cartaz.

    A mim não faz confusão nenhuma. Determinadas despesas são uma forma de remunerar melhor. Custa-me mais pagar 2 ou 3000 euros a um gajo que não faça nada do que pagar 10.000 + carro a um gestor que apresente resultados e cumpra o que lhe foi exigido.

    Se formos a desenvolver muito este tema, ainda vamos descobrir que a tal "função social" está muito canalizada mas é para as altas esferas.


    E mais, há quem não tenha pedido água potavel para lavar o carro, regar o jardim ou para descargas de autoclismo e procurou satisfazer essas opções através de sistemas alternativos. Mas segundo consta, agora tem a obrigação legal de ir declarar que tem esses sistemas alternativos...Estou mesmo a ver que o passo que se segue dentro de uns 5 anos, será colocar um contador nos poços e furos, associado também a uma taxazinha qualquer.


    Mas qual é a sua dúvida? Pois se não pode produzir e consumir a sua própria electricidade, porque haveria de poder tirar água sem o nosso seu amigo Estado ir lá meter a unha?
    Naturalmente que é tudo em função da "segurança" do consumidor, e da "repartição equitativa dos recursos" e da "sustentabilidade" e de outras coisas que tais, mas que se reduzem a isto: o monstro quer bolachas.
    •  
      FD
    • 26 outubro 2010

     # 783

    Colocado por: NeonMas segundo consta, agora tem a obrigação legal de ir declarar que tem esses sistemas alternativos...Estou mesmo a ver que o passo que se segue dentro de uns 5 anos, será colocar um contador nos poços e furos, associado também a uma taxazinha qualquer.

    Passa-se o mesmo com os combustíveis, veja-se este caso emblemático: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1328274
  3.  # 784

    Mas qual é a sua dúvida? Pois se não pode produzir e consumir a sua própria electricidade, porque haveria de poder tirar água sem onossoseu amigo Estado ir lá meter a unha?
    Naturalmente que é tudo em função da "segurança" do consumidor, e da "repartição equitativa dos recursos" e da "sustentabilidade" e de outras coisas que tais, mas que se reduzem a isto: o monstro quer bolachas.

    Este é um dos poucos exemplos em que admito que o Estado deve intervir. Quem se não o Estado poderá agir se tivermos 5 ou 6 propriedades, cada uma com o seu poço, a ir buscar água ao mesmo aquífero e um dos proprietários gasta 3 ou 4 vezes mais água que os outros, esgotando o aquífero e obrigando os vizinhos a recorrerem à rede pública?
    • LuB
    • 26 outubro 2010 editado

     # 785

    Já suspeitava disto:
    Portugal permanece dos países mais corruptos da Europa
    Triste record...
    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1695239
  4.  # 786

    Colocado por: luisvvToda a brutalidade dos cortes nos ordenados, do congelamento das pensões, aumento do IVA, o resto das medidas de que ouve falar, servirá apenas para reduzir este problema a metade, e apenas de forma transitória


    Ora luisvv, não esperava isto do Senhor. Que mentira. Não está a diminuir o problema para metade... Está a diminuir o AGRAVAMENTO ANUAL do problema para metade. O problema, este ano, o próximo e o próximo e até esta bolha nojenta rebentar vai continuar a crescer. O problema não é o défice, é a dívida.

    Parece que ninguém entende que as medidas que precisamos de tomar têm que ser suficientes para passarmos a ter superávite (o contrário de défice), ou se preferirem, passarmos a conseguir poupar. Se não as conseguirmos tomar, alguém as vai tomar por nós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • LuB
    • 26 outubro 2010 editado

     # 787

    Hum...
    Quanto é que cada português deve em média aos bancos estrangeiros?
    Disseram-me que era quase 20 mil euros?
    A ser verdade, nunca mais nos endireitamos.
    (Vão mentalizando os vossos filhotes a rumarem ao estrangeiro, se quizerem escapar à onda...)
  5.  # 788

    Colocado por: LuBHum...
    Quanto é que cada português deve em média aos bancos estrangeiros?
    Disseram-me que era quase 20 mil euros?
    A ser verdade, nunca mais nos endireitamos.


    Depende de qual a dívida a que se refere, mas suponho que ser refira à do Estado, que ronda os 100% do PIB, 160.000.000.000 de euros (por extenso, para não ficarem dúvidas: cento e sessenta mil milhões de euros). Contando 10 Milhões de tuguinhas, são cerca de 16.000 Aérios por tuga. Seis mil milhões/ano, só em juros, and counting..
    • Neon
    • 26 outubro 2010

     # 789

    Boa noite Luis, e restantes



    Colocado por: luisvvPode concluir que haverá pessoas que gastam menos que outras - mas daí não retira necessariamente que qualquer deles gaste bem.


    Então o que é para si gastar bem?



    Colocado por: luisvvE de como todos os concelhos têm que ter um "pavilhão multiusos" (de preferência apto a receber grandes competições internacionais), um "centro de congressos" (ou um auditório) e mais não sei o quê.

    Perfeitamente de acordo consigo...infelizmente não conheço todos os municipios do nosso país, mas não deve haver nenhum que não tenha o seu elefantezinho branco (O que é obviamente de lamentar).
    Quanto ás rotundas, não sou um acérrimo defensor desta solução. Mas garanto-lhe que são óptimas como solução de acalmia de tráfego (excelentes para o interior das localidades - e obviamente um aborrecimento para os aceleras); E quando os fluxos de trafego são equilibrados em todas as confluencias de um cruzamento ou entroncamento, funcionam melhor que o sistema semaforizado, com a vantagem de serem mais baratas em manutenção.



    Colocado por: luisvvClaro que não, tem que fazer por isso. Não basta dizer que quer, tem que agir nesse sentido. Já alguma vez tentou ?


    Tentar o que? um cargo politico?
    Já me aproximei da politica de uma forma activa, mas depressa percebi que é um mundo que choca em demasia com os meus principios. Os estatutos dos partidos,e o apregoado livre arbitrio é tudo treta.
    Não aceito facilmente que me digam que "isto é assim porque eu quero"; Como deve perceber não há lugar para gente que diz o que lhe dá na veneta, e que se manifesta contra.


    Colocado por: luisvvRecolher, tratar e distribuir água custa dinheiro, e a generalidade dos consumidores nem se apercebe

    Não é o meu caso. Sei do que estou a falar e tenho conhecimento que a má gestão se repercute no preço da água paga pelo consumidor. E mais, o anterior administrador foi abatido de uma forma muito simpatica e indolor. Em vez de ser posto a andar ainda tem o mérito de pertençer a uma espécie de conselho não sei das quantas, onde aufere do salário que ganhava anteriormente.


    Colocado por: luisvvE admitindo que há pessoas carenciadas, é mais racional subsidiar essas pessoas directamente do que generalizar o consumo de água a preços absurdamente baixos.

    Nada contra



    Colocado por: luisvvCusta-me mais pagar 2 ou 3000 euros a um gajo que não faça nada

    Perfeita sintonia, ninguem poderá discordar de si

    Colocado por: luisvvdo que pagar 10.000 + carro a um gestor que apresente resultados e cumpra o que lhe foi exigido.

    E acha que é isso que se passa na generalidade? As autarquias, os institutos, ect etc cumprem com o que lhes é exigido?
    E olhe que concordo consigo, não me importo de pagar impostos desde que seja bem servido!

    Colocado por: luisvvMas qual é a sua dúvida? Pois se não pode produzir e consumir a sua própria electricidade, porque haveria de poder tirar água sem onossoseu amigo Estado ir lá meter a unha?
    Naturalmente que é tudo em função da "segurança" do consumidor, e da "repartição equitativa dos recursos" e da "sustentabilidade" e de outras coisas que tais, mas que se reduzem a isto: o monstro quer bolachas.


    Não...Se pensarmos de acordo com aquilo que diz seria antes mais um bom exemplo de má gestão
    Se como diz, o estado vende a água de borla ( se preferir...com prejuizo), e se os consumidores se encontram dispostos a investir em sistemas autónomos agraciando o estado com uma redução nesse violento sacrificio de vender a agua tão barata. Ao desincentivar o consumo de água não tratada o estado estaria a dar um tiro no proprio pé.

    Não será antes porque...sei lá, digo eu na minha inocência, que não interessa ter os tugas a combater os lobbys de certos negócios.

    Quanto á propaganda da poupança e da sustentabilidade, e etc ...é como na questão dos partidos politicos que referi acima. Treta.
    Até posso imaginar que o Luis seja poupadinho na sua habitação, mas se fosse administrador das águas de portugal...tenho a certeza que quando fosse ao WC do restaurante ia accionar os fluxometros todos e no minimo umas 3 vezes :)



    Colocado por: J.FernandesQuem se não o Estado poderá agir se tivermos 5 ou 6 propriedades, cada uma com o seu poço, a ir buscar água ao mesmo aquífero e um dos proprietários gasta 3 ou 4 vezes mais água que os outros, esgotando o aquífero e obrigando os vizinhos a recorrerem à rede pública?


    J.Fernandes o estado e já algumas empresas fazem isso. captam o recurso, armazenam, tratam, destribuem e vendem-lhe o recurso mais caro do que se fosse você a obte-lo directamente e muitas vezes sem precisar de todos estas etapas.
    Outra coisa, a captação de água mesmo feita por um particular não fica de borla :) está a imaginar um proprietário a desperdicar dinheiro só para captar água para a deitar fora outra vez?
    De certeza que o agricultor não pretende regar até danificar a produção, nem o ricalhaço anda a encher e a esvaziar piscinas todos os dias, nem ninguem se põe a captar água para abasteçer um eterno repuxo no jardim. Não, não são um ou dois proprietários que captam mais água que vão secar um lençol freático ;)

    Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 790

    Colocado por: luisvv


    Como qualquer outro produto,não faz sentido vender a água abaixo do seu preço de custo.Recolher, tratar e distribuir água custa dinheiro, e a generalidade dos consumidores nem se apercebe. E admitindo que há pessoas carenciadas, é mais racional subsidiar essas pessoas directamente do que generalizar o consumo de água a preços absurdamente baixos.


    A mim não faz confusão nenhuma. Determinadas despesas são uma forma de remunerar melhor. Custa-me mais pagar 2 ou 3000 euros a um gajo que não faça nada do que pagar 10.000 + carro a um gestor que apresente resultados e cumpra o que lhe foi exigido.


    Já agora para armar a confusão...

    Não acho que a água seja cara. Repare-se:
    Isto depende da zona do país e do escalão, mas numa análise generalista.
    Existe um custo fixo (do contador) que é idêntico aos outros contadores (edp e gás).

    Depois existe o custo do m3, vamos dizer 0,40€.

    Quanta água gasta por dia? Aí uns 160 litros -> logo cerca de 6,4 cêntimos.
    Quanta gasolina gasta por dia? Uns 2 litros??? -> 2 euros.
    Uma garrafinha de 20 cl comprada no café (pelo menos por aqui) custa uns 80 cêntimos, o mesmo que 2.000 litros de água, e as pessoas compram na boa e sem pensar duas vezes!

    Quanto a essa coisa dos carros posso dizer o que conheço, da empresa da AdP mais perto daqui da zona...
    Distribui água e recolhe saneamento a mais de 300.000 pessoas, tem uns 300 funcionários e 3 administradores.
    Os carros são, um citroen C5 2.0 (bom equipamento), um Audi A4 (versão média) e o presidente do conselho de administração tem um BMW Série 5. Os carros são em AOV.Os carros dos directores (4 directores) são Meganes (bom equipamento) ou Vectra (versão + baixa). Daí para baixo são Clios, 207 e 308 e algumas pick-ups, dependendo dos carros disponibilizados pela própria rent-a-car.

    Parece-lhe luxo? Não é o +- normal e expectável? Ou vamos cair na hipocrisia e dizer que podiam todos ter um Clio?

    Cuidado com os jornais, não é tudo verdade.
  7.  # 791

    Colocado por: Neon


    J.Fernandes o estado e já algumas empresas fazem isso. captam o recurso, armazenam, tratam, destribuem e vendem-lhe o recurso mais caro do que se fosse você a obte-lo directamente e muitas vezes sem precisar de todos estas etapas.
    Outra coisa, a captação de água mesmo feita por um particular não fica de borla :) está a imaginar um proprietário a desperdicar dinheiro só para captar água para a deitar fora outra vez?
    De certeza que o agricultor não pretende regar até danificar a produção, nem o ricalhaço anda a encher e a esvaziar piscinas todos os dias, nem ninguem se põe a captar água para abasteçer um eterno repuxo no jardim. Não, não são um ou dois proprietários que captam mais água que vão secar um lençol freático ;)


    Neon, desculpe lá mas este comentário até dói...

    É evidente que captar "o recurso" tratar e distribuir tem custos. E portanto tem que ser mais caro...
    Tem ideia do custo do tratamento da água? Sabe quanto custa construir e operar uma ETA?
    Sabe quanto custa manter centenas de quilómetros de tubagens, dezenas de reservatórios, dezenas de estações de bombagens e dezenas de hidropressores?
    A EPAL tem mais de 2100 km de tubos e mais de 170 instalações, em 2008 fez mais de meio milhão de análises à água.

    Meia dúzia de pessoas não secam uma nascente? Não esgotam um lençol freático? Está muito enganado.

    E sim enchem piscinas... em determinadas zonas as pessoas chegam no dia 1 de Agosto e começam a encher a piscina da água da rede pública... e não é 1 nem 2 casas.
  8.  # 792

    "Cavaco Silva convoca reunião do conselho de Estado para sexta-feira"

    Viva O FMI. Acabaram-se os tachos...
  9.  # 793

    Colocado por: Ricardo.mrd"Cavaco Silva convoca reunião do conselho de Estado para sexta-feira"

    Viva O FMI. Acabaram-se os tachos...


    Andas tão enganadinho....
  10.  # 794

    Colocado por: Ricardo.mrd"Cavaco Silva convoca reunião do conselho de Estado para sexta-feira"

    Viva O FMI. Acabaram-se os tachos...


    Faz uma pequena ideia do que é, o que faz e como faz o FMI?
  11.  # 795

    Colocado por: luisvv

    Faz uma pequena ideia do que é, o que faz e como faz o FMI?


    Controla as finanças publicas não? é que neste momento estamos a precisar... agora o que é como faz ou deixa de fazer deveria ser da
    preocupação do nossos governantes, que afinal não estão com receio de nada...

    Se neste momento o orçamento de estado é tão importante para o país porque será que ainda não foi viabilizado? Será que estão a defender
    o interesse do país? claro que não, apenas defendem uma posição politica.... enfim.

    Cumprimentos
  12.  # 796

    Controla as finanças publicas não? é que neste momento estamos a precisar... agora o que é como faz ou deixa de fazer deveria ser da preocupação do nossos governantes, que afinal não estão com receio de nada...


    http://www.ionline.pt/conteudo/80372-receita-do-fmi-cortar-salarios-nos-proximos-dez-anos
  13.  # 797

    Colocado por: Ricardo.mrd

    Controla as finanças publicas não? é que neste momento estamos a precisar... agora o que é como faz ou deixa de fazer deveria ser da
    preocupação do nossos governantes, que afinal não estão com receio de nada...

    Se neste momento o orçamento de estado é tão importante para o país porque será que ainda não foi viabilizado? Será que estão a defender
    o interesse do país? claro que não, apenas defendem uma posição politica.... enfim.

    Cumprimentos


    Parece-me que as pessoas pensam que o FMI é um senhor que vem cá para governar isto.

    Não, o FMI apenas vai exigir do governo determinadas medidas e todas elas no sentido de cortar e cortar e cortar... Ver post do Luisvv

    O despesismo inútil, os tachos e tudo o resto de que as pessoas se queixam vai ser o mesmo. O FMI não vem governar, nem despedir ninguem individualmente, não vem fundir empresas... nada disso.

    Veja um belo exemplo do trabalho do FMI a ajudar a Roménia... (retirado da net algures...)

    "Por causa das medidas de frugalidade, a situação nos hospitais do país é trágica. Os doentes internados são obrigados a adquirir às suas custas os remédios e sua alimentação, enquanto somente com propina (luvas) é possível alguém conseguir alguma espécie de assistência médica, considerando que os salários dos médicos na Romênia totalizam 250 euros mensais, quando a média salarial dos médicos de hospitais estatais da União Européia é de cerca 1.400 euros. Em consequência, a maioria dos médicos romenos está imigrando para a Europa Ocidental.

    Aliás, desde 2007 quando tornou-se livre a circulação de profissionais liberais dentro da União Européia, mais de 6 mil médicos romenos - de um total de 41 mil - imigraram, enquanto outros 2.500 estão se preparando para sair do país, agravando assim a já calamitosa situação dos hospitais da Romênia.

    O país está abalado por causa do triste acontecimento ocorrido há um mês na maternidade Giuleste, em Bucareste. Por causa das medidas de frugalidade impostas pelo governo, de comum acordo com o FMI, a maternidade, por falta de recursos, não havia instalado sistemas de combate a incêndios. Além disso, por motivos de economia, apenas uma enfermeira era responsável pelo setor de Unidade de Terapia Intensiva, na qual, encontravam-se em tratamento seis crianças recém-nascidas.

    Foi quando, por causa talvez de um curto-circuito, ocorreu um incêndio, no qual morreram queimadas vivas seis crianças, enquanto várias outras sofreram queimaduras de vários graus, causando choque à sociedade romena e escancarando a desesperadora situação em que se encontra o país."
    • Neon
    • 27 outubro 2010

     # 798

    Colocado por: PBarataNeon, desculpe lá mas este comentário até dói...


    Caro Pbarata, veja bem o contexto de onde surge o meu post.

    O fio condutor era porque a necessidade de certos consumos serem feitos com água tratada (regas, piscinas, descargas de sanita, lavagem de viaturas, etc)? e os eventuais desincentivos que se poderão avizinhar a quem tem captação própria para esses usos.

    Seria qualquer coisa como você ir ao restaurante e pedir uma sopa para matar a fome, mas dizerem-lhe que têm que comer caviar. :)
    Com a agravante de não poder ir a um restaurante concorrente ;)


    Abraços
  14.  # 799

    Boas,
    Estou assoberbada! Msg enviado por mail:

    "Para avivar a memória a quem, por norma, não anota!!!

    Um dos Motivos porque o Governo se tornou fiador de 20 mil milhões de euros de transacções intra bancárias...
    Os de hoje, vão estar como gestores de Banca amanhã, pois os de ontem, já estão por lá hoje.
    Correcto???? Se pensa que não, vejamos:

    EIS A LISTA:


    Fernando Nogueira:


    Antes - Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
    Agora - Presidente do BCP Angola

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    José de Oliveira e Costa:

    Antes - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
    Agora - Presidente do Banco Português de Negócios (BPN)

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    Rui Machete:

    Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
    Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN / Presidente do Conselho Executivo da FLAD

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Armando Vara:

    Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
    Agora - Vice-Presidente do BCP

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    Paulo Teixeira Pinto:

    Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
    Agora - Presidente do BCP (Ex: Depois de 3 anos de 'trabalho', saiu com 10 milhões de indemnização!!! E mais 35.000EUR x 15 meses por ano até morrer) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    António Vitorino:

    Antes - Ministro da Presidência e da Defesa
    Agora - Vice-Presidente da PT Internacional / Presidente da Assembleia Geral do Santander Totta (e ainda umas 'patacas' como comentador RTP)

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Celeste Cardona:

    Antes - Ministra da Justiça
    Agora - Vogal do CA da CGD
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    José Silveira Godinho:

    Antes - Secretário de Estado das Finanças
    Agora - Administrador do BES
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    João de Deus Pinheiro:

    Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
    Agora - Vogal do CA do Banco Privado Português

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Elias da Costa:

    Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação
    Agora - Vogal do CA do BES

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    Ferreira do Amaral:

    Antes - Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)
    Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    etc etc etc...


    O que é isto?
    Cunha?
    Gamanço?

    É Portugal no seu esplendor."
    •  
      MRui
    • 28 outubro 2010

     # 800

    Colocado por: Ema22José Silveira Godinho:
    Antes - Secretário de Estado das Finanças
    Agora - Administrador do BES

    Correcção: Agora - Administrador do Banco de Portugal

    Nota: continuai a votar neles meus filhos. Em nome do... Banco, queria dizer, Espírito Santo. Amén.
 
0.1694 seg. NEW