Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

    Colocado por: luisvvPara facilitar:
    devem os condóminos definir o que é permitido fazer dentro da casa de cada um? o que eles comem ou bebem? com quem se relacionam?

    Não!
    •  
      MRui
    • 30 outubro 2010

     # 822

    Colocado por: luisvvNo limite, nada impede que, numa sociedade liberal parte dos cidadãos se organizem numa sub-comunidade comunista, por exemplo - desde que tal seja feito de forma voluntária.

    Desconfio que a CIA não ia permitir uma coisa dessas.

    Até o liberalismo já não é o que era. Porra de vida.
    •  
      MRui
    • 30 outubro 2010 editado

     # 823

    Colocado por: luisvvAndo há que tempos à procura de um texto de João Duque sobre a elaboração dos estudos para o TGV, que explica em português corrente como as coisas são feitas.

    Veja lá se o texto que anda à procura é este...

    Pois bem, chegou-me ontem às mãos a segunda série do Diário da República, de 26 de Maio de 2010, onde se publica o despacho nº 9405/2010, assinado pelo Prof. Doutor João Duque, que diz o seguinte: "Por despacho do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 01/09/08, proferido por delegação do Reitor da mesma Universidade, de 25/05/2007: Eduardo de Almeida Catroga – contratado, por conveniência urgente de serviço, em regime de contrato administrativo de provimento, para o exercício de funções de Professor Catedrático Convidado, a tempo parcial 0%, além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 01/09/2008. (não carece de fiscalização prévia do T.C.). 26 de Maio de 2010 – O Presidente da Escola, Prof. Doutor João Duque." O que dizer? Catroga, contratado para além do quadro, a tempo parcial 0% (o que quer isto dizer?) e ainda por cima com efeitos retroactivos a 01/09/2008! Alguém pode explicar-me o que isto é e quais são os efeitos deste despacho? Estamos a falar de despesa pública, certo?

    Excerto da crónica "Bem prega S. Tomás" de Emídio Rangel, Correio da Manhã

    Realmente o Prof. Doutor João Duque explica em português corrente e em português pouco corrente (a tempo parcial 0%) como as coisas são feitas e como ele as faz.

    Haja vergonha!
    • Neon
    • 30 outubro 2010

     # 824

    Bom dia

    Colocado por: luisvvPara facilitar:
    devem os condóminos definir o que é permitido fazer dentro da casa de cada um? o que eles comem ou bebem? com quem se relacionam?


    Luis você continua a insistir em defender uma utopia.
    Até consigo achar simpática essa ideia de que não precisamos de ninguem que nos condicione ou nos dite regras, mas a verdade é que a ser assim, mais cedo do que tarde nasce o conflito entre as partes.
    Aquilo que consideramos serem os nossos direitos, rapidamente colidem com aquilo que outros acham ser os direitos deles.

    Nem tudo aquilo que o seu vizinho faz, está isento de lhe causar prejuizo.

    Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  2.  # 825

    Despacho (extracto) n.º 2884/2010

    Por despacho do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 26/06/08, proferido por delegação do Reitor da mesma Universidade de 25/05/2007:

    Eduardo de Almeida Catroga - contratado, por conveniência urgente de serviço, em regime de contrato administrativo de provimento, para o exercício das funções de Professor Catedrático Convidado, a tempo parcial 0 %, além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 1 de Setembro de 2007. (não carece de fiscalização prévia do T. C.).

    8 de Fevereiro de 2010. - O Presidente da Escola, Prof. Doutor João Duque.

    202893356
  3.  # 826

    Despacho (extracto) n.º 9405/2010

    Por despacho do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 1/09/08, proferido por delegação do Reitor da mesma Universidade de 25/05/2007:

    Eduardo de Almeida Catroga - contratado, por conveniência urgente de serviço, em regime de contrato administrativo de provimento, para o exercício das funções de Professor Catedrático Convidado, a tempo parcial 0 %, além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 1 de Setembro de 2008. (não carece de fiscalização prévia do T. C.).

    26 de Maio de 2010. - O Presidente da Escola, Prof. Doutor João Duque.

    203307524
  4.  # 827

    Colocado por: macalDespacho (extracto) n.º 9405/2010

    Por despacho do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de 1/09/08, proferido por delegação do Reitor da mesma Universidade de 25/05/2007:

    Eduardo de Almeida Catroga - contratado, por conveniência urgente de serviço, em regime de contrato administrativo de provimento, para o exercício das funções de Professor Catedrático Convidado, a tempo parcial 0 %, além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 1 de Setembro de 2008. (não carece de fiscalização prévia do T. C.).

    26 de Maio de 2010. - O Presidente da Escola, Prof. Doutor João Duque.

    203307524


    Pois...pois...os tais paladinos do ter que se baixar a despesa pública...vá-se lá perceber estes tipos que vêm agora armados e salva-vidas disto.(e a maior parte da opinião pública entende-os como heróis da pátria agora após orçamento aprovado...(desorçamento digamos)
    •  
      alv
    • 1 novembro 2010

     # 828

    Vivam!

    Mais uma ajuda. Esta foi-me sugerida por um grande amigo mas que subscrevo perfeitamente e que me atrevo a sugerir:

    Acabemos de vez com as iluminações faustosas de Natal das ruas das nossas cidades; Umas simples árvores de Natal, em locais estratégicos será suficiente para lembrara aos mais distraídos a sua existência. Mais, certamente que o comércio nos encarregará de nos lembrara para que não falhemos o consumo exacerbado na quadra que se aproxima.

    Não irá resolver o nosso problema, mas há-de dar alguma ajuda às Câmaras municipais no seu endividamento, ou no seu não endividamento.


    "Fassam" Parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    •  
      alv
    • 1 novembro 2010

     # 829

    Vivam!
    Outra, e esta é aberrante. Domingo saído de Bragança na direcção de Coimbra, passei por vários quilómetros de estrada. se me não engano entre Vimioso e Torre de Moncorvo, praticamente sem me cruzar com nenhum carro, e para espanto meu, sempre paralelamente à estrada em que circulava existia outra em construção praticamente com o mesmo traçado.
    A única coisa má que existe na estrada actual é que atravessa são as localidades em que a velocidade máxima é de 50Km, sendo que bastaria fazer "by passes" pelas localidades para que o fluxo de transito se mantivesse constante e assim pouparíamos muitíssimos Km de estrada nova.
    Suponho que fazendo esses "by passes" ao longo das localidades seriam empreitadas infinitamente mais pequenas que poderiam ser feitas por empresas mais pequenas e em grande número, evitando assim que só os "tubarões " concorressem, dado valor da totalidade da obra.

    Este é um bom exemplo de dinheiros mal gastos.
    Apetecia-me criar um fórum em que se pudesse denunciar e eventualmente parar este esbanjar de dinheiros.


    Haja vergonha com o nosso dinheiro. Que Deus ilumine quem nos desgoverna!!!

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  5.  # 830

    Colocado por: luisvvNão percebo porque hei-de ter perdido razão.O amigo two-rok aparentemente é incapaz de separar a defesa de do princípio do predomínio da liberdade individual, e a limitação da acção do Estado) da análise de eventuais maus (no seu entender, claro) usos que cada um faça da sua liberdade.
    Não é preciso querer consumir "drogas" para me escandalizar com a ideia de que o Estado me possa querer proibir de o fazer, muito menos de me prender por isso.Da mesma forma que não vejo qualquer legitimidade numa série de outras acções do Estado, genericamente todas aquelas que interfiram com acções privadas ou contratos livremente estabelecidos entre cidadãos.


    Não quero de forma alguma mudar o rumo ao tópico, por isso vou tentar não me alongar,

    Certamente sabe no que resulta, uma pessoa tomar o caminho das drogas, uma vida miserável que arrasta a própria vida e de toda uma família, desde roubos, violência, exigências, e tudo mais, que só acaba mal, muito poucas vezes se consegue dar a volta a um problema desses mesmo com a ajuda e boa vontade da família,

    Se para si essa liberdade deveria existir, esse pensamento fica na sua consciência, mas a mim assusta-me que hajam pessoas que pensem assim, e tenho muito medo que o meu filho se cruze com alguém assim, podendo ser influenciado e/ou mal aconselhado nesse aspecto, acho que mais tarde ou mais cedo, todos nós temos a oportunidade de experimentar, eu felizmente fui sempre bem aconselhado em casa e felizmente dei ouvidos aos meus pais, resta-me a mim dar bons conselhos ao meu filho e que ele me dê ouvidos pelo menos neste aspecto.

    É impressionante alguém ser a favor da liberação das drogas e contra o corte de salários e reformas (principalmente quando são salarios e reformas em conjunto) principescos.


    Colocado por: luisvvA pergunta coloca-se ao contrário :porque é que o seu sistema me deve ser imposto?É que no "meu" sistema, nada o impede de viver a sua vida segundo os seus princípios colectivistas - desde que encontre quem os queira partilhar.

    No limite, nada impede que, numa sociedade liberal parte dos cidadãos se organizem numa sub-comunidade comunista, por exemplo - desde que tal seja feito de forma voluntária.


    É um sistema que só você apoia, por muito perfeito que seja, como é que o poderá implantar sem apoios?
    Até porque essa liberdade que defende seria benéfica apenas até alguém ultrapassar as marcas, 50% das pessoas não estariam preparadas para um sistema desses, abusavam da liberdade e a liberdade dos outros 50% seria prejudicada.
  6.  # 831

    Colocado por: luisvvA pergunta coloca-se ao contrário :porque é que o seu sistema me deve ser imposto?


    Então mas que sistema é que eu lhe impus?
    Eu só acho que algo tem de mudar e que pelo menos uma vez na vida o estado crie uma lei que beneficie quem trabalha (incluindo quem dá trabalho aos outros), de forma a que TODOS NÓS tivéssemos os mesmos direitos do estado, no sentido em que todos os devedores (por exemplo, os que devem dinheiro à minha empresa) tivessem a mesma obrigação de me pagar, tal como têm de pagar ao estado.

    Porque o estado desde à uns anos para cá começou a mexer os cordelinhos para receber dos maus pagadores, e teve excelentes resultados (recebeu grande parte dos pagamentos dos devedores), então porque não criar alguma lei ou algum mecanismo para resolver estes assuntos facílimo de resolver, e que só servem para entupir ainda mais os tribunais, arrastando anos e anos, e onde basta uma empresa declarar falência que tudo fica resolvido (para quem deve), no meu entender só poderiam abrir outra empresa com a obrigação de ir pagando as dívidas antigas de empresas nas quais teve parte.

    É um sistema destes que eu desejo, um sistema que obrigue os devedores a pagarem o que devem, um sistema que mude as mentalidades de quem compra e pensa que pode ficar a dever (actualmente podem mesmo), um sistema que faça as pessoas contarem o dinheiro para ver se têm dinheiro para pagar ou que as faça ir tentar pedir um empréstimo.

    será assim tão difícil fazer isto?
  7.  # 832

    Colocado por: luisvvSe calhar é sinal de que a maioria está, pela primeira vez, do lado certo.


    bem haja.

    Colocado por: luisvvVeja se percebe: será sempre mais rentável não pagar.


    sim, mas seriamos obrigados a pedir factura para podermos deduzir os 15%, e essa preocupação estaria sempre connosco, e acho que nós profissionais (todos, não é só eu e mais alguns, deveriam ser todos) deveríamos dar o exemplo passando sempre factura, isso iria fazer com que as pessoas deixassem de perguntar se podíamos tirar o IVA.

    eu digo sempre que não, alguns compreendem, outros ficam quase que ofendidos e vão a outro lado e fazem-lhe o trabalho sem factura, e eu na bocas dessas pessoas é que sou ladrão por lhes querer cobrar 21% a mais para o entregar ao estado, vejam bem...
  8.  # 833

    Colocado por: luisvvVamos ver a coisa de outra forma: se você contratar alguém para a sua empresa, e oferecer o ordenado mínimo, que tipo de gente espera contratar?


    Então você em vez de comentar o que digo, faz-me mais perguntas? Não vê que assim o tópico nunca chega a lado nenhum?
    Por exemplo, eu digo "acho que o governo devia fazer isto, isto e isto" e você devia dizer "concordo" ou "não concordo", se não concordasse dizia "o governo deveria era fazer aquilo, aquilo e aquilo, em vez de isto, isto e isto".

    Agora com mais perguntas não chegamos a lugar nenhum.

    com o ordenado mínimo contrataria alguém com humildade suficiente para querer começar do zero, porque não há universidade nenhuma que forme pessoas para saberem fazer janelas e portas de alumínio, por isso terão de aprender cá, logo se ainda não têm nenhuma experiência e QUEREM aprender e então depois subir na vida, deverão estar dispostos a começar do zero.

    claro que esta pergunta não se aplica aos governantes, não quero saber o que ganha uma chefia média numa empresa XPTO, acho que pelo menos nos tempos que correm, deveria haver algum travão em certas quantias que certas pessoas recebem, e tenho uma palavra a dizer porque como contribuinte a titulo individual e colectivo acho que tenho o direito a dar uma opinião, pode não valer nada para si, mas certamente alguém concordará ou pelo menos compreenderá.

    eu sou sócio-gerente de uma empresa (aqui a minha palavra vale tanto como a de qualquer outro), eu realmente podia pôr o meu ordenado UM POUCO mais alto, e seria bem merecido, mas a empresa durava quanto tempo? pois claro, é este tipo de preocupações que os governantes não têm, mas deveriam ter, ou pelo menos ter respeito pelo dinheiro dos contribuintes.

    eles são pessoas com estudos, certamente têm lá alguém que SAIBA (não quer dizer que o faça) quanto é que podem ganhar de forma a que tudo isto seja sustentável, e quanto é que os contribuintes podem pagar.
  9.  # 834

    Colocado por: luisvvLinear e frio ? Bullshit. A classe média não é desprotegida, longe disso.


    depende do tipo de classe média, amigo luisvv

    está a falar da classe média em que as pessoas poupam para ter algum, ou da classe média que ganha balurdios, mas pertence à classe média porque gasta praticamente tudo quanto recebe?

    Colocado por: luisvvJá cansa. Não percebo qual é a parte que não entende ?Pode prometer os amendoins que quiser, que o macaco de circo só fará o que souber fazer.


    Não percebo como é que alguém pode ganhar tanto dinheiro de salário sem fazer nenhum, no mínimo deviam fazer o básico, gerir bem o dinheiro que lá metemos, não? É esta a parte que não entendo.

    Colocado por: luisvvNão interessa - foram criadas com um objectivo específico, e estão a cumpri-lo. Questionar a competência dos gestores por algo que decorre do cumprimento dos objectivos é inútil (e atenção, que com isto não estou sequer a dizer que eles são competentes ...)


    Só isso é que é inútil? Que eu saiba todo este tópico é inutil, pois aqui ninguem tem poderes para alterar o sistema politico portugues, no entanto é um tópico interessante e acho que por isso vamos comentando.

    Colocado por: luisvvMas os ordenados dos deputados não são líquidos..


    Obrigado pela novidade, esse comentário esclareceu tudo..........
  10.  # 835

  11.  # 836

    Colocado por: aprendiz2só são aqueles dois..???..cadê o maior comilão deles todos??

    O maior comilão é o Cavaco né?a MFL quando ministra das finanças não ganhava menos de 25.000€ ou estarei enganado?Para não falar dos anteriores boys do psd e agora do ps...antes da alteração da lei dos congelamentos os energúmenos dos mais altos cargos da administração pública conseguiram meter a reforma 15 ou 5 dias antes!Lá para a Grécia já há porrada a sério,estão já a escavacar bancos.
  12.  # 837

    Colocado por: aprendiz2não....mas já vi a sua tendência.(inclinação)

    Ainda bem que viu...claro que a minha tendência é observar bem quem tem recebido uns milhõezitos do estado durante anos,e também permitido alguns alambozarem-se e bem...basta observar o caso BPN com os amiguinhos de peito Oliveira&Costa,Dias Loureiro,Valentim Loureiro,Isaltino,Rendeiro...etc,tudo bons rapazitos(todos ex-ministros de Cavaco.)Claro que no PS também existem outros que ganham pouco coitados,basta observar os pequenos ordenados da PT,Ren.etc.O sobrinho de Soares também ganha pouco coitado...em prémios são apenas uns milhõesitos.E também temos o alarve Mexia da EDP...outro coitado que tem sido acoitado pela opinião pública...não é que os malandros têm dito mal dele porque apenas ganha também uns milhõesitos,com a ameaça que a electricidade por cá é muito barata?
    Já agora aprendiz2...não tem opinião sobre o que eu disse?Ou vai ficar caladinho?
  13.  # 838

    Jorge o ps está no poder à uma porrada de anos, anos esses mais do que suficientes para acabar com tachos. Além do mais tem-se andado a esconder muita coisa do ps, esta novela do godinho ainda nem a meio deve ir... Os governos ps são quem tem destruído mais a economia. Entre Guterres e Sócrates nem sei qual é o pior pois se um começou a miséria o outro está a termina-la.

    E nem vale apena falar do Sampaio... esse Senhor despediu o Santana que nem sequer metade das asneiras do Sócrates tinha feito.
    Falam do tempo do cavaco a primeiro ministro mas salvo erro Portugal recebia 10 milhões por dia da União europeia e eu não me recordo de haver tanto desemprego, tantas falências como há agora numa altura em que o país para além do dinheiro que continuou a receber embora menos ainda se individa em 48 milhões por dia na banca... Mts mais milhões!

    É muito bonito falar em estado social mas para ele funcionar é preciso que o país seja saudável o que de longe Portugal não é. Só lamento pelos milhões de Portugueses que se foram embora ao longo dos sucessivos anos, pois isso mantém o nosso país pequeno, com pouco consumo e pouca diversidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  14.  # 839

    .
  15.  # 840

    Colocado por: PortugalJorge o ps está no poder à uma porrada de anos, anos esses mais do que suficientes para acabar com tachos. Além do mais tem-se andado a esconder muita coisa do ps, esta novela do godinho ainda nem a meio deve ir... Os governos ps são quem tem destruído mais a economia. Entre Guterres e Sócrates nem sei qual é o pior pois se um começou a miséria o outro está a termina-la.

    E nem vale apena falar do Sampaio... esse Senhor despediu o Santana que nem sequer metade das asneiras do Sócrates tinha feito.
    Falam do tempo do cavaco a primeiro ministro mas salvo erro Portugal recebia 10 milhões por dia da União europeia e eu não me recordo de haver tanto desemprego, tantas falências como há agora numa altura em que o país para além do dinheiro que continuou a receber embora menos ainda se individa em 48 milhões por dia na banca... Mts mais milhões!

    É muito bonito falar em estado social mas para ele funcionar é preciso que o país seja saudável o que de longe Portugal não é. Só lamento pelos milhões de Portugueses que se foram embora ao longo dos sucessivos anos, pois isso mantém o nosso país pequeno, com pouco consumo e pouca diversidade.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:two-rok



    não altero nem uma virgula,

    no que a tachos diz respeito, entre PS e PSD venha o diabo e escolha, mas pelo menos o cavaco quando lá esteve mostrou serviço, o país produzia muito, o crédito mal parado era uma fracção do que é agora, etc.
 
0.2066 seg. NEW