Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

    A divida externa americana ronda os 14 triliões de dólares.
    Acham que eles algum dia vão pagar?
    Ainda que quisessem acham que conseguiam pagar?

    Isto é tudo uma fantasia totalmente insustentável.
    As dividas externas de todos os paises do mundo sobem.. (pode existir um ou dois casos pontuais de descida, mas mínima).
    Se todos os paises do mundo devem cada vez mais, a dúvida é... devem a quem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  2.  # 762

    quando vejo na televisão aqueles escritórios com os correctores todos excitados, aos berros e de um lado para o outro ou cheios de ecrans á frente, pergunto-me sinceramente o que é que eles produzem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  3.  # 763

    "Colocado por: luisvvEu começo a ter duvidas sobre se estarei mesmo a escrever Portugues (descontados os raios dos acentos, que o f-d-p. do teclado resolveu nao aceitar)"
    Já várias vezes o vi escrever isso, e será que já tirou alguma elacção em relação a essas suas dúvidas? Possivelmente só o Sr. é que está bem e nós estamos todos errados.

    Para começar, acho que estaremos de acordo que o argumento do nº de pessoas que concordam com uma ideia não é grande indicador da sua correcção.
    Por outro lado, se tiver o cuidado de ler o que escrevo, verá que a frase que citou não surge a contrariar argumentos, mas apenas no seguimento de interpretações erradas do que escrevi. Nesse caso específico, há uma grande diferença entre dizer que quem pagar pouco não atrai os melhores (o que eu escrevi, de uma forma que me pareceu clara), e dizer que pagar muito atrai apenas os melhores (o que você aparentemente concluiu que eu estava a dizer).

    Não estou em desacordo consigo totalmente mas neste aspecto dos salários dos deputados/ministros/altos cargos de empresas publico-privadas estou completamente em desacordo,

    Pode estar em desacordo à vontade. Em todo o caso, pagar a um deputado o mesmo que paga a uma chefia intermédia da CP ou da REFER é, em minha opinião, pedir para ter gente medíocre ao seu serviço.

    possivelmente vai-me pedir para lhe dizer qual o valor justo que eles deveriam receber, pois bem, não lhe sei dizer pois a diferença entre o que eles ganham e o que eu ganho é tão ASTRONóMICA que eu até sou suspeito para falar...

    Veja a coisa por outro prisma: quando adquire um serviço, leva em conta o rendimento mensal do prestador ?

    simplesmente deviam ser eles os PRIMEIROS a sofrer as consequências da crise, pois são os que mais ganham, e afinal quem menos tem é que acaba por ser sempre os primeiros a sofrer a crise, porque para quem muito tem pode prescindir de algum, mas a quem pouco ganha e nada lhe sobra (alguns até passam fome para os filhos poderem comer), a estes não se deve exigir mais, o Sr. não tem coração?

    Quem menos tem, beneficia bastante dos que mais têm. Beneficia dos impostos que eles pagam, por exemplo. E do consumo e até mesmo da poupança.
    E para sua informação, uma sociedade que se diz solidária e preocupada com os pobrezinhos, vejo muitas queixas da classe média, mas poucas relacionadas com os verdadeiramente pobres, e não vejo a classe média disposta a abdicar do que seja em favor dos verdadeiramente necessitados.

    se o governo fosse sério como o sr. parece pensar que é,

    Está a falar com o Luis errado, de certeza.
  4.  # 764

    É por isso que este sistema financeiro é impossivel, em 200 anos torna-se autodestrutivo.1 dolar em 100 anos (a 2%) tranforma-se em 7 ... em 200 anos transforma-se em 52...É impossivel.


    Não, não é impossível. Uma palavra: inflação.
  5.  # 765

    As dividas externas de todos os paises do mundo sobem.. (pode existir um ou dois casos pontuais de descida, mas mínima). Se todos os paises do mundo devem cada vez mais, a dúvida é... devem a quem?


    Não é certo. E em todo o caso, não são os países que emprestam dinheiro entre si....
  6.  # 766

    Colocado por: PBarataO sistema financeiro mundial não funciona porque é matemáticamente IMPOSSIVEL.

    Antigamente o dinheiro estava baseado nas divisas de ouro, agora não está baseado em nada.
    Isto é, o dinheiro PURA E SIMPLESMENTE não existe. São apenas digitos em computadores.

    Imaginem aquela história da biblia em que o senhor deu ao servo duas moedas de ouro....

    O servo colocou o ouro a render a 2% ao ano (na CGD Julius Caesaris :)))), isto é as moedas pesavam 10 g cada uma (portanto 20 g) e ele por ano recebia mais 2% (0,4 g de ouro por ano).

    O investimento passou de pai para filho até aos dias de hoje.

    O actual herdeiro foi levantar o ouro, sabem quanto era?
    3790000000000000 kilos ou 3790000000000 ton ou3.790.000 milhoes toneladas
    Não existe esse ouro no planeta terra......

    Em 2000,TODO O DINHEIROem circulação nos Estados Unidos da América eram aproximadamente 6.500.000.000 milhões (6.500 triliões de dólares)

    A cotação do ouro +- 1300 a onça (31.1 g)

    O homem tem mais dinheiro que TODO o dinheiro dos EUA....
    Arrisco a dizer, mais dinheiro do que existe no planeta....


    É por isso que este sistema financeiro é impossivel, em 200 anos torna-se autodestrutivo.
    1 dolar em 100 anos (a 2%) tranforma-se em 7 ... em 200 anos transforma-se em 52...
    É impossivel.

    Que confusão que vai na sua cabeça!
    A questão é se com 7 dol. hoje, consegue comprar mais ou menos bens e serviços do que com 1 dol. há 100 anos atrás. Não confundir valor nominal com valor real.
  7.  # 767

    Colocado por: marco1quando vejo na televisão aqueles escritórios com os correctores todos excitados, aos berros e de um lado para o outro ou cheios de ecrans á frente, pergunto-me sinceramente o que é que eles produzem.


    O mesmo que aqueles senhores que ficam muito sossegados atrás de um balcão ou de uma secretária.
    • luisvv
    • 22 outubro 2010 editado

     # 768

    Isto é um bocado violento e demagógico, mas :

    "Não percebo as pessoas que agora vêm gritar contra cortes nos salários e medidas de austeridade. O Primeiro-Ministro anda há anos a prometer-nos a salvação. Agora que finalmente cumpriu, é apedrejado. Já se esqueceram que uma vida baseada no consumo desenfreado está errada, que o nosso materialismo magoa a Mãe Natureza, que devíamos voltar a ter hábitos “sustentáveis” como tínhamos no passado? É a isto que sabe a transição para uma vida mais simples, mais feliz. Façam bom proveito."

    (do Insurgente)
  8.  # 769

    Colocado por: luisvvIsto é um bocado violento e demagógico, mas :

    "Não percebo as pessoas que agora vêm gritar contra cortes nos salários e medidas de austeridade. O Primeiro-Ministro anda há anos a prometer-nos a salvação. Agora que finalmente cumpriu, é apedrejado. Já se esqueceram que uma vida baseada no consumo desenfreado está errada, que o nosso materialismo magoa a Mãe Natureza, que devíamos voltar a ter hábitos “sustentáveis” como tínhamos no passado? É a isto que sabe a transição para uma vida mais simples, mais feliz. Façam bom proveito."

    De quem são estas "sábias" palavras?
  9.  # 770

    Colocado por: macalLISTA (DE ALGUNS)DOS MAIS RICOS EMPREGADOS PÚBLICOS MADEIRENSES

    Crise económica que na Madeira! ONDE?

    PEDRO FERREIRA (Metropolitana) é um dos mais bem pagos, pois aufere 3.993euros de ordenado, a que acrescem 1.397 euros de despesas de representação, totalizando 5,532 euros.
    Obs: Afectando 32% dos encargos com o pessoal para pagar a administração (138 mil), o engenheiro lidera a empresa que tem o maior passivo bancário: 179,7 milhões de euros.

    RICARDO MORNA JARDIM (Madeira Parques) tem um ordenado de 5.499 euros, sendo o gestou que inscreveu o valor mais alto por conta do combustível (250 euros).
    Obs: Lidera a gerência mais cara, a única com dois administradores a tempo inteiro que custam 148.336 euros, o que representa 45,3% dos encargos com os ...oito funcionários.

    RUI ADRIANO está legalmente reformado (2.737euros) desde 2007, mas enquanto presidente sa Sociedade de Desenvolvimento do Norte aufere 5.249 euros.
    Obs: Sendo o único administrador executivo, afecta 100% dos 86.302 euros de custos com a gerência, ou seja 9,9% dos gastos com o pessoal. É o que mais gasta em despesas de representação: 28 mil.

    FRANSCISCO TABOADA (Porto Santo) tem 5.249 euros como remuneração base, com a curiosidade de ser o segundo com maior gasto de combustível (200 euros).
    Obs: O seu cargo e a administração da empresa representa apenas 9% dos encargos com o pessoal, embora a sociedade que lidera seja a que soma mais prejuízos: 32,3 milhões de euros.

    RAUL CAIRES ganha 4.893 euros no Madeira Tecnopolo.

    BRUNO FREITAS invoca as remunerações dos presidentes dos portos de Lisboa (6.415 euros) e Sines (5.675) para legitimar remuneração de 5.359 euros enquanto presidente da APRAM.

    JORGE FARIA, o presidente do IDE, tem direito a 4.808 euros poir mês.
    Fonte: DN- Madeirahttp://www.netmadeira.com/noticias/economia/2010/2/7/sociedades-devem-664-milhoes-e-vao-pedir-mais-100

    PAULO SOUSA (Ponta Oeste) tem uma remuneração total de 5.514 euros.
    Obs: A empresa que lidera é a que está em maiores dificuldades, com o maior passivo (206,2 milhões) e dívidas a fornecedores (8,7). E é o que gasta mais em deslocações (41.773), embora a administração represente 9,6% dos encargos com o pessoal. Gestores públicos são pagos sem regras ou critérios. Top dos Gestores Madeirenses

    ANTÓNIO ALMADA CARDOSO, SESARAM - É o gestor público mais bem pago, pois aufere 7.421 euros, incluindo 1.663 euros de despesas de representação. O presidente do Conselho de Administração do Serviço Regional de Saúde acumula com o exercício de funções clínicas.

    NUNO HOMEM COSTA, HORÁRIOS DO FUNCHAL - Apesar de ter direito a uma reforma de 3.874 euros como militar e oficial da PSP, aufere 6.063 euros por mês como presidente da HF, incluindo os 1.399 euros para despesas de representação já que o vencimento mensal líquido é de 4.664 euros.

    PIMENTA DE FRANÇA, IGA - O responsável pela empresa de gestão da água, lixo e esgotos aufere 5.920 euros por mês, sendo o gestor que tem o mais elevado gasto em despesas de representação (1.716 euros), facto explicável por acumular funções em três empresas

    RUI REBELO, EEM - O presidente da maior empresa pública regional foi relegado para o terceiro posto, com uma remuneração total mensal de 6.051 euros, com a particularidade de já não haver aumentos desde 2004.

    Fonte:http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/217409/economia/217464-gestores-publicos-sao-pagos-sem-regras-ou-criterios


    /mode sarcasm on
    já sei porque é que essas empresas apresentam passivos altíssimos, os gestores ganham uma ninharia, por isso a solução é aumentar-lhes os ordenados para serem mais competentes, tal como se deveria fazer aos deputados...
    /mode sarcasm off

    esperem lá mas isso ainda ia aumentar o passivo, se calhar a solução seria... fazerem o trabalho que lhes compete pois já ganham mais do que merecem...
  10.  # 771

    Colocado por: luisvvAchar que 4000 euros sao uma fortuna e patetico. Evidentemente, e bem mais que a media, mas esta longe de permitir enriquecer.


    O Sr. luisvv com esta matou-me, então com 4000 euros não se enriquece?
    Nunca vi uma pessoa tão ambiciosa, ele que eu com 4000 euros mensais, enriquecia e bem, se calhar sou mais poupado do que o sr., ou se calhar contento-me com uma vida mais humilde do que o sr. mas garanto-lhe que com 4000 euros de ordenado enriquecia e problemas financeiros não existiriam, garanto-lhe.

    Já para não falar dos investimentos que poderia fazer se auferisse esse ordenado, não teria de ter apenas um negócio, podia-me expandir para vários ramos.
    • luisvv
    • 22 outubro 2010 editado

     # 772

    /mode sarcasm on já sei porque é que essas empresas apresentam passivos altíssimos, os gestores ganham uma ninharia, por isso a solução é aumentar-lhes os ordenados para serem mais competentes, tal como se deveria fazer aos deputados... /mode sarcasm off


    Muito bem. Pena que a sua resposta demonstre que você continua a não perceber o que escrevi. Digamo-lo de forma mais crua: pelos valores que paga aos deputados, você não conseguiria ir buscar alguém que exercesse um cargo de chefia na CP ou na Refer. Repare que não estou a falar de um administrador, mas de uma mera chefia...
    Por mais estranho que lhe pareça, não é de esperar que os mais competentes queiram ir perder dinheiro para a Assembleia. A probabilidade de lá ter gente de qualidade é baixa.
    Aos que lá estão, actualmente, pode pagar o que quiser, que dificilmente serão melhores por causa disso. Se são bons, já lá estão, se forem maus, não melhoram.
    Por outro lado, se garantir que quem estiver disposto a ser deputado não perde dinheiro, tem mais hipóteses de ter lá gente competente. Garantias ? Não, mas maiores probabilidades.
    Acho que não é difícil de compreender.


    esperem lá mas isso ainda ia aumentar o passivo, se calhar a solução seria... fazerem o trabalho que lhes compete pois já ganham mais do que merecem...


    Quanto a estas empresas, é sabido que foram criadas para se endividarem, contornando os limites impostos pelo Governo da República ao Governo da Madeira. O seu passivo não é necessariamente indicativo da qualidade de gestão.
  11.  # 773

    Sr. luisvv com esta matou-me, então com 4000 euros não se enriquece? Nunca vi uma pessoa tão ambiciosa, ele que eu com 4000 euros mensais, enriquecia e bem, se calhar sou mais poupado do que o sr., ou se calhar contento-me com uma vida mais humilde do que o sr. mas garanto-lhe que com 4000 euros de ordenado enriquecia e problemas financeiros não existiriam, garanto-lhe.

    Está enganado. Dos 4000 euros, paga 36,5% de IRS. E creio, mas não tenho a certeza, que deve tirar também os descontos para a CGA (10%, salvo erro). São 2000 e tal euros líquidos. Mais que a média, mas longe de ser uma fortuna. Se tiver filhos ou casa para pagar, o nível de vida dependerá muito do rendimento do resto da família....


    Já para não falar dos investimentos que poderia fazer se auferisse esse ordenado, não teria de ter apenas um negócio, podia-me expandir para vários ramos.

    Com 2000 e tal euros líquidos/mês não faz grandes investimentos.
  12.  # 774

    Colocado por: luisvv
    Está enganado. Dos 4000 euros, paga 36,5% de IRS. E creio, mas não tenho a certeza, que deve tirar também os descontos para a CGA (10%, salvo erro). São 2000 e tal euros líquidos. Mais que a média, mas longe de ser uma fortuna. Se tiver filhos ou casa para pagar, o nível de vida dependerá muito do rendimento do resto da família....



    Com 2000 e tal euros líquidos/mês não faz grandes investimentos.


    Custou, parecia impossível, mas...finalmente concordo consigo!!!
  13.  # 775

    Colocado por: luisvv

    Percebi perfeitamente. O problema é que você parece não ter percebido o que eu escrevi - e por isso lhe perguntei, e volto a perguntar: "Mas então a despesa do Estado não gera emprego? O dinheiro gasto em celebrações não gera lucros de empresas, não paga ordenados ?"

    É que, para quem não saiba, o tão louvado Keynes defendia que pagar a pessoas para cavar buracos e a outras para os taparem no dia seguinte era uma forma de dinamizar a economia e procurar o pleno emprego....

    O meu amigo , como empresário que é , sabe muito bem que todo o investimento ( pode até chamar-lhe despesa) cria emprego , e paga ordenados ...
    Mas para que que o mesmo seja bem sucedido , tem ( ou deveria) ser rentavel...
    O luis na sua empresa pode até gastar uns milhares de euros numa festa , ( mas de certo tem por objectivo que a mesma lhe venha a trazer beneficios) , e cima de tudo está a investir aquilo que é seu ( empresa) ... no estado sabe que não é assim... ( por isso falei em despesismo, que para mim é bem diferente de investimento ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  14.  # 776

    O meu amigo , como empresário que é , sabe muito bem que todo o investimento ( pode até chamar-lhe despesa) cria emprego , e paga ordenados ...Mas para que que o mesmo seja bem sucedido , tem ( ou deveria) ser rentavel...O luis na sua empresa pode até gastar uns milhares de euros numa festa , ( mas de certo tem por objectivo que a mesma lhe venha a trazer beneficios) , e cima de tudo está a investir aquilo que é seu ( empresa) ... no estado sabe que não é assim... ( por isso falei em despesismo, que para mim é bem diferente de investimento ...


    E visto por esse prisma, qual é exactamente a despesa do Estado que é rentável ?
    • Neon
    • 23 outubro 2010

     # 777

    Colocado por: luisvvE visto por esse prisma, qual é exactamente a despesa do Estado que é rentável ?


    Não existe resposta a essa pergunta, quando ela é formalizada por um individualista.

    Vejo que defende que como pagamos mal aos nossos políticos/gestores, não será expectável que consigamos aliciar gente competente.
    Mas já agora qual o seu entendimento para o facto de existirem, por exemplo autarquias financeiramente saudáveis enquanto outras são meros buracos sem fundo?

    Abraços
  15.  # 778

    Não existe resposta a essa pergunta, quando ela é formalizada por um individualista.

    Claro que existe.

    Vejo que defende que como pagamos mal aos nossos políticos/gestores, não será expectável que consigamos aliciar gente competente.

    A remuneração é um dos factores que condiciona a capacidade de atracção de gente competente, claro. Não é o único, obviamente.
  16.  # 779

    Mas já agora qual o seu entendimento para o facto de existirem, por exemplo autarquias financeiramente saudáveis enquanto outras são meros buracos sem fundo?


    Depende dos casos concretos, e do que significa o "financeiramente saudáveis", mas há muitas causas possíveis, sendo que umas serão mais relevantes em determinados casos que outros. Algumas: subfinanciamento, abusos, falta de competência, delírios megalómanos, etc.
    Em Leiria, por exemplo, a CM comprometeu a sua actuação para os próximos 20 anos, em troco do "prestígio" (nas suas vertentes "afirmação de Leiria no panorama nacional" ou "visibilidade e atracção do turismo para esta região com condições impare") e dos delírios de "retorno" associados à "necessidade" de estar no Euro2004. No Algarve (Faro e Loulé), embora em menor escala, e em Aveiro, idem.
    Em Lisboa, temos uma CM que não sabe bem quanta gente tem ao seu serviço, ou o que fazem, qual é o seu património (se eu lhe contasse...).
    Outras (ou mesmo estas) terão pessoal em excesso. Muitas assumem uma função social, suportando parte dos custos de serviços que prestam ou intermedeiam (fornecimento de água, p.ex), muitas vezes sem capacidade para isso.
    Noutras, há quem se concentre em coisas que enchem o olho - o jardim, a rotunda (por falar nisso, hei-de colocar por aqui umas fotografias de uma rotunda que vejo diariamente e que quase me faz mudar de opinião sobre a prisão perpétua...), as festas, e esse tipo de coisas.
    • Neon
    • 26 outubro 2010

     # 780

    Poderemos então concluir que algumas instituições são geridas por gente competente, e outras são geridas por gente que não tem a minima noção do que anda a fazer?

    Não consegui perceber se é radicalmente contra o belo do jardim e a bela da rotunda, ou se é opositor só em alguns casos especificos.

    Efectivamente o Sr deu bons exemplos (que na realidade são maus exemplos) de situações onde o nosso dinheiro é empregue, ou diria melhor...GASTO, em coisas desinteressantes (no meu ponto de vista é claro).
    E na verdade, não precisamos de nenhum DR. para perceber que todos os dias somos esfolados por gajos que não fazem ideia do papel que devem desempenhar, ou melhor se calhar até sabem...sabem tratar do bem estar próprio.

    O Luis evoca que criticar é facil, que vamos para la nós para ver se fazemos melhor...mas eu devolvo-lhe esse mimo, caro luis eu evoco que dizer aquilo que o sr diz é facil. Porque nós não vamos ocupar um lugar de decisor num organismo de estado só porque queremos ou só porque achamos que somos capazes...vá lá, o sr sabe isso tão bem quanto eu.

    Quanto ao preço da água, se calhar alguns consumidores, já ultrapassamos em muito a "filosofia" do utilizador-pagador. Qual é o preço que considera justo?
    Olhe, a mim não me custa pagar a água ao preço justo. Faz-me é uma $%$# de confusão ter de pagar a renovação de uma frota automovel, ou comparticipar um dispendio de mais de 7000 euros/ano em combustivel de um cabeça de cartaz.
    Se formos a desenvolver muito este tema, ainda vamos descobrir que a tal "função social" está muito canalizada mas é para as altas esferas.
    E mais, há quem não tenha pedido água potavel para lavar o carro, regar o jardim ou para descargas de autoclismo e procurou satisfazer essas opções através de sistemas alternativos. Mas segundo consta, agora tem a obrigação legal de ir declarar que tem esses sistemas alternativos...Estou mesmo a ver que o passo que se segue dentro de uns 5 anos, será colocar um contador nos poços e furos, associado também a uma taxazinha qualquer.

    Abraços
 
0.1859 seg. NEW