Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Inicialmente os factores a que me referia, eram sem dúvida relativos à complexidade do projecto.

    Mas não discordo, na totalidade, que possam existir técnicos que baixem os preços por necessidade. Algumas vezes motivados pela situãção de mercado e concorrência.

    O que que fiquei consciente de que existe uma "norma" (fórmula se assim o entenderem) de cálculo de honorários, como existe para tantas outras profissões liberais. Em que existe quem a utilize, e quem a ignore como forma de obter algum trabalaho. Motivados por:

    - Região onde estão sediados. O Nivel cultural dos habitantes dessa regiºão, os meiso económicos dos mesmos.
    - O mercado de trabalho nessa região. A existência de vários gabinetes tecnicos numa area cuja intervenção gera concorrência agressiva.
    - Factores de economia, estagnação da construção civil (seja ela privada ou obtras Públicas)
    - etc
    •  
      FD
    • 25 janeiro 2008

     # 162

    Já vi que o assunto da negociação e dos honorários é tabu entre arquitectos... :)

    Só acho que nunca se deve dizer que desta água não beberei. E apesar do que possam pensar, a concorrência faz bem, mesmo que baseada no preço.
    As economias mais prósperas são abertas e de livre concorrência. Os produtos e serviços onde há concorrência livre, mesmo com base no preço, são os que mais se desenvolvem e mais benefícios têm. E acho que não perderiam muito em olhar para o mercado de outra forma. Mas, não chateio mais, têm a vossa opinião e eu tenho a minha, estão expostas a quem lê e cada um pode tomar o partido que entender. :)

    Aliás, penso que os recém-arquitectos sofrem muitas vezes na pele com a concorrência entre si na procura de um emprego ou trabalho... se se estabelecessem por conta própria, mesmo a trabalhar em casa, e fizessem valores mais baixos que os habituais, ganhariam com certeza mais do que por conta de outrém. Mas... eu calo-me. ;)

    Quanto aos médicos e aos advogados, a coisa também funciona na base da lei da oferta e da procura. Se um médico/advogado é realmente bom no que faz, se presta um serviço excelente, é muito procurado: sobe naturalmente os seus preços. Se um médico/advogado não é muito procurado, os seus preços não podem nunca ser mais altos que os do médico/advogado mais procurado. :)

    A única questão aqui é a proibição de publicidade imposta a estas classes o que, muitas vezes impede a diferenciação, factor demasiado importante na formulação de preços. Além disso, são mercados muito mais sensíveis do que os da habitação.

    De qualquer forma, espero que tenham todo o sucesso que merecem! :)
    •  
      FD
    • 25 janeiro 2008

     # 163

    Colocado por: ViegasOlá a todos.
    Gostava de saber a vossa opinião sobre tijolos, tenho visto agora algumas moradias feitas com blocos de cimento, a minha pergunta é: será melhor para o isolamento, mais barato e já encontrei num site tijolos térmicos isso é bom. Alguém sabe dar uma opinião sobre isto.
    Cumprimentos a todos e tenham calma que isto dá para todos lol lol lol lol.

    Também já ando a ver muitos destes produtos e fiquei interessado. O termo correcto não é bloco de cimento mas sim de betão leve, se não me engano.
    Vi concretamente este site com muita informação.

    Mas o problema é sempre o mesmo: faltam estudos que assegurem a independência dos resultados - cada um diz sempre que o seu é o melhor. Pelo que tenho visto, o LNEC é a única fonte nacional que tem alguma informação nesse sentido. No entanto, a informação é demasiado exaustiva para o comum mortal...

    Fazem falta é opiniões de quem viva nas casas. E essas opiniões, uma vez a casa feita, raramente por aqui passam... :(

    A discussão de ideias, desde que mantida estritamente nesse campo, é muito saudável e eu gosto. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
    •  
      FD
    • 25 janeiro 2008 editado

     # 164

    Colocado por: Alentejo
    O que que fiquei consciente de que existe uma "norma" (fórmula se assim o entenderem) de cálculo de honorários, como existe para tantas outras profissões liberais. Em que existe quem a utilize, e quem a ignore como forma de obter algum trabalaho.

    Ora aqui está: a formulação de preços com base em factores reais e não numa tabela.
    • FLR
    • 25 janeiro 2008

     # 165

    FD

    1. Não é tabu, senão havia uma tabela "obrigatória" e ninguem discutia neste forum.

    2. Concordo plenamente com uma concorrência leal, em que conhecendo os preços médios praticados, o profissional se coloque numa gama mais baixa, como forma de angariar trabalho.

    3. Discordo totalmente que se baixem sucessivamente preços, como forma de suplantar directamente o preço já dado de outro profissional. É desleal, e é um comportamento de vendedor, não de prestador de um serviço- tinha sido essa a sua sugestão.

    4. Ao contrário do produto igual que dois vendedores nos vendem, os serviços não são comparáveis de forma objectiva- o serviço caro pode ser bom, o serviço barato pode ser mau- logo, não posso acompanhar o preço de outra pessoa cujo trabalho não conheço.

    5. Há uma ideia entre clientes mais habituados ao ramo de que honorários muito baixos soam a trabalho fraco, gabinete instável, falta de meios técnicos e humanos, etc.- isso, a partir de certa dimensão do trabalho, conta.

    6. O que acaba de escrever vai ao encontro deste ponto- "médico ou advogado MUITO BOM, procurado, preço sobe..."; médico ou advogado menos bom, preço desce- ora bem, quem quer ser associado aos "menos bons" da profissão? Nem que o seja, convém aparentar o contrário- por isso é que se enfiam tantos barretes :-))

    7. É verdade que os arquitectos mais novos são explorados com ordenados de miséria, mas, na óptica de um cliente que vai investir muito dinheiro numa obra, um tipo muito novo, sem experiência, com preços baixíssimos, oferece pouca confiança. Pode ser injusto, mas esse factor psicológico conta, para quem não nos conhece de lado nenhum. Por isso é que todos começamos com projectos para a família e para os amigos... Um gabinete de aparência sólida, alguma experiência anterior num sítio maior, ainda que em regime de "escravatura", honorários REALISTAS (que mostrem que a intenção não é ou perder dinheiro, ou deixar o trabalho a meio) são critérios importantes para a contratação.
  2.  # 166

    mariabranco disse:
    ola a todos novamente!

    Já algum tempo que nao vinha aqui depois daquela confusao enorme com o arquitecto!
    SEgui o vosso conselho e consultei mais arquitectos, nao muitos apenas mais 2 (porque sinceramente já começo a ficar saturada e tanta procura e ver o tempo a passar e eu sem nada escolhido).
    Resumindo:
    1 dos arquitectos mostrou-me a proposta e para a mesma casa entre 200-250m2 area util deu-me um orçamento de 5600+1900 para especialidades valores sem IVA! Inclui aquelas coisas todas, projecto previo, caderno de execução detalhado, caixilharia, carpintaria, exteriores , etc... etc.. acompanhamento de obra, etc.. maquetes..
    o segundo arquitecto ainda falei com ele por alto, so amanha vou ter mais pormenores mas falou entre 4000 a 5000 mais IVA e já inclui especialidades, tb faz acompanhamento de obra trata de tudo na camara, mas fiquei com a ideia que o caderno de execução (acho que é assim que se chama) que não é muito pormenorizado nem o arquitecto ajuda muito na escolha dos materiais.
    Agora a minha pergunta, será que para uma leiga como eu, que nao percebo rigorosamente nada de materiais consigo escolhendo a 2ª opção atingir os mesmos resultados na casa? Será o 1 valor inflacionado e desfazado da realidade ou é o 2º?

    PS: Apesar de a minha 1º escolha ser e sp será um arquitecto, cada vez mais entendo o pq de tanta gente optar por desenhadores e eng. civis para os seus projectos. è que nessas classes dificlmente existe uma discrepância tao grande de valores entre colegas e sinceramente apesar da qualidade poder ser ou nao duvidosa, o preço faz pensar e mto para quem o dinheiro nao abunda!!
    • FLR
    • 29 janeiro 2008

     # 167

    5600+1900= 7500. Para 5000, a diferença é de 2500. Parece muito? E se a sua obra custar 147.500 euros ou 150.000, já não é uma diferença assim tão grande, pois não? É que com um projecto incompleto e não pormenorizado, pode perder muito mais que 2500 euros. As escorregadelas das obras mal pensadas costumam ser muito maiores que isso. Ou seja, está a poupar no sítio errado. Não percebo como é que se arrisca colocar um investimento tão grande como a construção de uma casa nas mãos de alguém "de qualidade duvidosa". Leia o post imediatamente anterior ao seu, estão lá mais alguns argumentos que lhe podem interessar.

    Não se trata do preço. Nem sei bem quanto cobraria, se fosse eu. A questão está na descrição do serviço prestado por um e outro. E aí, não há dúvidas. Sem projecto de execução e caderno de encargos como deve ser, a sua obra vai custar... o que calhar!
    Concordam com este comentário: Zendrix
    • luigi
    • 2 fevereiro 2008 editado

     # 168

    ola a todos

    [pub]Projectos de Arquitectura a 15€ m2

    20% adjudicação
    25% estudo previo
    30% Entrega do Projecto na Camara
    25% Aprovação do Projecto

    Em media o preços das especialidades ronda 50% do valor do projecto de Arquitectura

    Qualquer questão disponham
    Cumprimentos[/pub]
  3.  # 169

    Sr. Pedro, tenho uma casa com area bruta de 118m2, mas pretendo aumentar a casa com um piso superior, e antes de avançar c projecto de arquitectura, quero fazer um pedido de viabilidade à Camara. Para tal pedem-me, entre outros, uma planta de implantação e uma memória descritiva sobre o que pretendo fazer, Será que para isto teri que recorrer também a um arquitecto?
  4.  # 170

    Para um pedido de comunicação prévia terá de entregar a declaração do técnico responsável pelo projecto. Seja ele arquitecto ou não.
  5.  # 171

    A Korina já contactou o técnico que projectou a casa existetne (isto se a casa teve projecto e existe processo na Câmara...)
    Para um Pedido de Informação Prévia (PIP), não é preciso assinatura de técnico algum... pode a Korina, sem grande esforço preparar o que lhe pedem... mas para não haver dúvidas e o pedido ficar devidamente instruído, deveria pedir apoio a um técnico habiliado.
  6.  # 172

    Há Câmaras que pedem a assinatura do técnico responsável pelo pedido de informação prévia.
  7.  # 173

    ... talvez, mas não é exigido pela legislação... o PIP é um direito à informação requerido pelo cidadão...
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2008

     # 174

    Colocado por: luigiola a todos

    Publicidade, só numa discussão própria. Obrigado. :)
    Mas se quiser contribuir para a discussão está à vontade. ;)

    Isso de arquitectura ao m2 tem muito que se lhe diga, não?
  8.  # 175

    Os proj de arquitectura ao m2 é apenas mais uma forma de calcular os honorários. Não vejo nenhuma virtude nem nenhum problema, até porque no final o valor não será muito diferente de qualquer outra forma de cálculo. Todos os valores cobrados pelos projectos são facilmente justificados e quantificados, o valor/m2 será uma forma mais fácil do cliente fazer uma estimativa de custo... mas também não é com o valor que anda por aí a ser apresentado (leiam as letrinhas pequenas que acompanham esse valor). Este método falha quando passamos para obras de maior dimensão uma vez que o valor aumenta de uma forma constante e não proporcionalmente menor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 176

    Boas

    Eu baseio-me numa tabela por m2, é a mais junta e clara para o cliente!

    O cliente é quem mais ganha!

    Por Exemplo:
    Uma moradia de 160 m2 X 15€/m2= 2400€ por um projecto de Arquitectura.

    Preço bastante acessivel, e tenho recebido mts pedidos de trabalho graças a este metodo de honorários.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2008

     # 177

    Colocado por: luigi
    Eu baseio-me numa tabela por m2, é a mais junta e clara para o cliente!

    E é arquitecto?
  10.  # 178

    Colocado por: luigiBoas

    Eu baseio-me numa tabela por m2, é a mais junta e clara para o cliente!

    O cliente é quem mais ganha!

    Por Exemplo:
    Uma moradia de 160 m2 X 15€/m2= 2400€ por um projecto de Arquitectura.

    Preço bastante acessivel, e tenho recebido mts pedidos de trabalho graças a este metodo de honorários.

    Cumprimentos


    falta "só" saber o que inclui o serviço...se só licenciamento, se inclui coordenação, projecto de execução...
    Não é só comparar valores, sejam calculados ao m2, à hora, por tabelas ou qq outro método... mas enfim cada um sabe de si...
  11.  # 179

    Preço inclui todo o trabalho, e elementos necessários à aprovação do Projecto na Câmara, estudo prévio, licenciamento, telas finais.

    Projecto de Execução é feito à parte se solicitado.

    Inclui assistencia assistencia ao Projecto, para esclarecimento de dúvidas por parte do construtor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2008

     # 180

    Mas... é arquitecto?
 
0.0587 seg. NEW