Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se a avaliação "decretar" que a casa não tem condições de habitabilidade terão obrigatóriamente que fazer um crédito de obras para conseguir avançar com a aquisição. E se a mediadora disse isso, então deverá ser quase certo! Mas isso em nada atrasa o processo bancário, simplesmente o vai tornar mais caro, pois em vez de um processo bancário irá básicamente pagar 2, em que apenas poupa na avaliação que é cobrada uma só vez!
  2. Colocado por: luisDSSe a avaliação "decretar" que a casa não tem condições de habitabilidade terão obrigatóriamente que fazer um crédito de obras para conseguir avançar com a aquisição. E se a mediadora disse isso, então deverá ser quase certo! Mas isso em nada atrasa o processo bancário, simplesmente o vai tornar mais caro, pois em vez de um processo bancário irá básicamente pagar 2, em que apenas poupa na avaliação que é cobrada uma só vez!

    ok obrigado. a razão de não querer crédito é porque meu marido vai fazer as obras (ele tinha uma construtora mas fechou agora) e já temos o dinheiro para o meterial. para crédito de obras, gastaremos dinheiro desnecessário para o empréstimo e para pagar a uma 3ª pessoa. será melhor esperar a avaliação primeiro?
  3. O importante é aprovar o valor que efectivamente necessitam. Só depois se faz a avaliação e aí já terá a certeza se será necessário dividir em aquisição + obras ou se fica simplesmente como aquisição. No entanto se a mediadora imobiliária diz que necessitará de crédito para obras, muito provavelmente tem razão.
  4. muito obrigado Luis. temos duas possibilidades, TAEG 2.7 spread: 1,25 (39 anos) ou TAEG 1.8 spread 1,55 (30 anos) qual é o melhor?
    • 8421
    • 1 outubro 2021
    Pretendia adquirir um apartamento para colocar no mercado de arrendamento. O financiamento seria cerca de 50 por cento do valor do apartamento. Tenho 70 a esposa 66 anos. Não tenho nenhum empréstimo. Será que algum banco me faz um empréstimo atendendo à idade. Estamos aposentados.
  5. Sim, podem emprestar, mas vai sempre depender da sua taxa de esforço.
    • saltao
    • 27 outubro 2021 editado
    Boa noite. Estou neste momento em processo de adquirir um imóvel por 120 mil euros, onde já dei os 12 mil euros de sinal. Tenho duas pre aprovações de crédito aprovadas, na CGD Spread 1,05 e Taeg de 1,8, e no crédito agrícola Spread 1,1 e taeg 1.8. Sou cliente Santader mas regressei a terra e o Santader mais próximo fica a 57 km, por isso desde logo está fora de questão. As propostas que nós apresentaram enquadra se com as proposta que estão a ser apresentadas noutros bancos neste momento? Somos os dois efectivos com um rendimento mensal líquido de certa de 2150 euros.
    •  
      luisDS
    • 27 outubro 2021 editado
    Colocado por: saltaoBoa noite. Estou neste momento em processo de adquirir um imóvel por 120 mil euros, onde já dei os 12 mil euros de sinal. Tenho duas pre aprovações de crédito aprovadas, na CGD Spread 1,05 e Taeg de 1,8, e no crédito agrícola Spread 1,1 e taeg 1.8. Sou cliente Santader mas regressei a terra e o Santader mais próximo fica a 57 km, por isso desde logo está fora de questão. As propostas que nós apresentaram enquadra se com as proposta que estão a ser apresentadas noutros bancos neste momento? Somos os dois efectivos com um rendimento mensal líquido de certa de 2150 euros.


    Boa tarde,

    Depende sempre dos outros factores financeiros, mas à partida se essas propostas permitirem fazer o seguro de vida fora do banco, diria que sim, que serão competitivas. Se obrigarem a fazer o seguro de vida no próprio banco, em principio são caras, especialmente se o crédito for para 2 pessoas, como parece ser o caso. Este simples detalhe representa, normalmente, ao longo de um contrato de crédito, diferenças assinaláveis, atingindo facilmente a dezena de milhares de euros.
  6. Boa tarde .

    Estou em processo de venda de casa , com uma entrada de capital de 37k.

    Antes de a casa ser colocada à venda fiz um pedido de avaliação de crédito, foi aprovado 70.000 para comprar casa até 90.000.

    Eu estou efectivo, e a minha noiva a termo certo .

    Tendo isso em conta falei com a agente da imobiliária para enviar os dados de ambos, foi aprovado crédito para 120.000 para comprar casa até 140.000.

    O problema foi que a agente passou informação à CGD e informou que ambos são efectivos, o que não é o caso.

    A agente imobiliária mostra-se muito reticente em falar com a CGD a esclarecer que na realidade eu estou efectivo, e a namorada não.

    Ou seja, neste momento tenho um crédito pré aprovado ( que bem sei não vale de nada) , mas sem a certeza se as condições se mantêm com a realidade factual - um efectivo, outro a termo certo.

    Procuro um conselho sobre a melhor forma de proceder.

    Para referência posso dar cerca de 25% a 30% de valor de entrada numa casa de 125.000 a 1300.00 e o salário líquido dos dois é de cerca de 1500 euros.
    •  
      luisDS
    • 31 outubro 2021 editado
    Boa noite,

    O seu texto está muito confuso...
    você está a vender uma casa e recebeu 37k? E depoid teve uma aprovação de 70 para comprar outra casa até 90? Mas para que é que pediu "avaliação de crédito" para vender uma casa? Você está a vender ou a comprar?? Mas depois diz que foi 120k para comprar 140k... não percebo nada!
    Quanto à parte da efectividade...com a CGD, normalmente se o seu salário não for suficiente em termos de taxa de esforço, dificlmente será aceite, mas noutros bancos conseguirá.
  7. Boa noite,

    Tenho um empréstimo na CGD (faz agora 2 anos) com um spread de 1.1% (seguros feitos no banco).
    A taxa de esforço do agregado é de menos de 20%.

    Acham possível apesar de ainda só terem passado 2 anos já renegociar alguma coisa junto do banco?
    • Reimei
    • 31 outubro 2021 editado
    Colocado por: luisDSBoa noite,

    O seu texto está muito confuso...
    você está a vender uma casa e recebeu 37k? E depoid teve uma aprovação de 70 para comprar outra casa até 90? Mas para que é que pediu "avaliação de crédito" para vender uma casa? Você está a vender ou a comprar?? Mas depois diz que foi 120k para comprar 140k... não percebo nada!
    Quanto à parte da efectividade...com a CGD, normalmente se o seu salário não for suficiente em termos de taxa de esforço, dificlmente será aceite, mas noutros bancos conseguirá.



    A casa actual está à venda, com a venda vamos obter um lucro de 37k.

    A senhora da imobiliária falou com a CGD ( ainda antes da casa estar à venda) e foi emitido um parecer de que poderiam atribuir crédito de 70 mil euros, para comprar a nova casa até 90.000( teria capital necessário para dar de entrada).

    Como sei que por 90.000 não ia conseguir comprar casa, decidi incluir a minha noiva (contrato a termo certo) no crédito.

    A senhora da imobiliária submeteu a documentação dos dois, mas cometeu o erro de informar que a minha noiva está efectiva. O que não é o caso.

    O parecer da CGD ( com a convicção que a minha noiva também era efectiva), foi de que dariam crédito até 120 mil euros para compra até 140 mil euros.

    Confrontei a senhora da imobiliária sobre esta situação, e ela diz que mais vale ficar só em meu nome ( e ter crédito até 70 mil euros) do que estar eu e a minha namorada associados à compra .,aqui sinceramente pareceu-me que teve receio de admitir perante a CGD que a informação que tinha passado sobre o vínculo laboral da minha namorada não era verdadeiro, sendo que ela é que insistiu: " vamos comunicar que ambos têm contrato de efectividade".


    Ela até refere que estando os dois associados ao crédito, e só eu como efectivo..isso iria causar que a taxa de esforço seja calculada só tendo em conta a minha remuneração.

    Isto para mim não faz sentido, e de cada vez que falo com a senhora fico mais confuso por ela meter os pés pelas mãos sempre que se tenta explicar.

    Procuro obter algum esclarecimento em relação a esta situação. A casa actual está à venda com uma proposta de compra recebida hoje mesmo, mas precisamos de ter mais certezas em relação ao futuro.

    Desculpe se o post anterior não fez muito sentido, mas não só a situação é confusa como eu também não me sei explicar bem por não dominar esta matéria.


    Cumprimentos
  8. Experimente em outro banco com os dados corretos.
  9. Caro Reimei,

    De facto é o que a CGD costuma fazer nesses casos, calcular a taxa de esforço só tendo em conta os rendimentos da pessoa efectiva.
    Tal como disse o Varejote, o que você tem de fazer é consultar outros bancos e certamente conseguirá um valor superior. Com salários conjuntos de 1500€, a 40 anos, sem dependentes e sem outros créditos, normalmente dá para um crédito até +-180k...
    Se tiver interesse, contacte-me que eu posso procurar as melhores condições para o vosso crédito, sendo que se a CGD analisou a vossa documentação (menos a questão da efectividade) e aprovava 120k com os 2 efectivos, certamente conseguirei um valor superior mesmo sendo 1 só efectivo.
    Concordam com este comentário: Reimei
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reimei
  10. Colocado por: dlopes56Boa noite,

    Tenho um empréstimo na CGD (faz agora 2 anos) com um spread de 1.1% (seguros feitos no banco).
    A taxa de esforço do agregado é de menos de 20%.

    Acham possível apesar de ainda só terem passado 2 anos já renegociar alguma coisa junto do banco?


    No dia seguinte a fazer o crédito pode já renegociar condições...e também pode logo transferir!r para outro banco. Não existe qualquer limitação temporal para estas operações.
  11. Colocado por: luisDS

    No dia seguinte a fazer o crédito pode já renegociar condições...e também pode logo transferir!r para outro banco. Não existe qualquer limitação temporal para estas operações.
    Se quiser pedir um reforço a história já é diferente e o prazo de 2 anos pode ser ou não relevante
  12. Colocado por: luisDS


    Obrigado pela resposta!
    Neste caso seria renegociação das condições (sem acréscimo de empréstimo ou alteração de prazos), uma vez que mesmo na própria CGD já tenho visto valores mais baixos a serem comercializados nos últimos meses.
  13. Caro LuisDS. Muito obrigado pela resposta, esclareceu mais em poucas linhas que a pessoa da imobiliária com quem me aconselhei em inúmeros contactos. Assim que a escritura de venda da casa actual seja efectuada contacto .

    Cumprimentos e muito obrigado
  14. Olá bom dia

    Pretendo adquirir habitacao própria com recurso a credito habitação. pretendo apenas colocar o crédito apenas em meu nome e como é a primeira vez que me vou meter em créditos pretendo saber se estou a fazer a opção "certa" . Já consultei o dr finanças mas já foi acerca de 1 ano não sei se as condições que me apresentaram e que o meu banco prontamente acompanhou.
    Valor de aquisicao 165 mil
    valor credito 110 mil
    prazo 37 anos
    spread 1.0
    seguros fora ( tenho 2 propostas - prevoir 10 euros mês... tranquilidade 9.50 ou 11 consoante estilos de vida saudável??? )
    mundo 123 ( já tenho cartao crédito)
    Poupança de 25 euros mês

    Acham que consigo melhores condições?

    Obrigada
  15. Depende sempre dos seus rendimentos e consequente taxa de esforço que desconhecemos...
    Por um lado o valor não é muito alto e o crédito é só em nome de uma pessoa. Por outro, está a dizer que vai avançar com 55k de capital próprio...ou seja 1/3, nada mau...por isso, sim, não é mau, mas talvez seja possível melhorar!
    Quanto aos seguros, envie-me a sua data de nascimento que lhe posso fazer simulação alternativa de ITP60 e possívelmente um pouco mais barata.
 
0.5221 seg. NEW