Colocado por: GibaPergunto: - Quem será mais feliz? O rico poupado e preocupado ou o pobre que vive e de lapida os seus parcos recursos em conformidade com o seu único contexto?
Colocado por: euAs opções não são apenas essas duas...
Colocado por: Luis K. W.
Pois... eu também prefiro ser rico , esbanjador e despreocupado. L O L!
Colocado por: ZegatoSó uma pergunta aos que defendem que os bancos são a parte fraca da coisa
Colocado por: Zegatosim como já aqui foi dito os pobres nao compram casas
Colocado por: ZegatoSó uma pergunta aos que defendem que os bancos são a parte fraca da coisa
Colocado por: Zegatocontinuo a acreditar se o banco fez negocio com o cliente com base em pacotes, estimativas, avaliações, estudos, deviam de ter a sua cota parte da situaçao
Colocado por: PiafinhoPrimeiro porque não limitava o acesso ao crédito. Quase qualquer pessoa tinha acesso a crédito. Provavelmente alguns ate emprestaram dinheiro para comprar uma casa a quem tinha o "Rendimento de Inserção social" porque era um rendimento garantido. :)
Colocado por: GibaSegundo a minha compreensão o dinheiro ganha-se e gastasse (dado como contra-valor), economizasse (quem pode) para a seguir gasta-lo. Não queiram baralhar-me, começo a ficar confuso!
Colocado por: GibaQuanto a questão da garantia real, os bancos de forma estúpida, dão um tiro no próprio pé ao deixarem desvalorizar( ou a querer vender a qualquer preço) sua carteira de activos hipotecários. Considero-os tecnocratas incompetentes. São os principais causadores do descrédito financeiro da praça.Repararem na situação actual dos mesmos. Emprestam verbas que não são deles (financiaram-se) fizeram mal negócio e depois não assumem as perdas! O regulador e o legislador também são incompetentes.
Colocado por: GibaQuanto a questão da garantia real, os bancos de forma estúpida, dão um tiro no próprio pé ao deixarem desvalorizar( ou a querer vender a qualquer preço) sua carteira de activos hipotecários.
Colocado por: oxelfer
Independentemente de concordar ou não (que deveriam ter emprestado) já estou a imaginar o que teria acontecido se não tivessem emprestado.
Colocado por: PiafinhoA meu ver tinha existido um foco da população noutra actividade que não a construção civil. As N pessoas que foram para a vertente de construção civil e se vêm agora sem emprego tinham tido outras oportunidades quando não estamos em crise.
Sobreiro: 3- Cobra-se alguma taxa se a pessoa quiser pagar o empréstimo antes? Se sim Porquê?
Oxelfer:- 0,5% se for taxa variável - 2% se for taxa fixa.
Oxelfer:: No fundo está-se a fazer uma alteração ao contrato, que só pode ser feita de comum acordo com os intervenientes (neste caso está legislado).
Nas amortizações está a diminuir o lucro que o banco vai ter com o seu crédito e esta taxa de alguma forma tenta aliviar isso (mas considerando somente o crédito até é bastante penalizador para o banco).
A euribor é a taxa de juro com que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro entre si.
teoricamente o juro da euribor não é lucro para o banco
Sobreiro: 9- Num empréstimo a 100%, se já foi pago 80% (fora juros), e a pessoa tem que entregar a casa (que continua a valer o mesmo), o banco devolve os 80% já pagos?
Oxelfer: Não! Se entregou a casa ao banco esta passa a ser dele e faz dela o que quiser.
Colocado por: Sobreiro
2- Porque é que os BANCOS SÃO AUTORIZADOS A EMPRESTAR DINHEIRO QUE NÃO TÊM e INVENTAM-NO CONTABILISTICAMENTE? (segundo o Marcelo R. S. agora é o limite é 20% daquilo que têm)
Colocado por: Luis K. W.Não é NADA assim.
Para emprestarem dinheiro que não têm, os bancos vão pedir dinheiro emprestado a outros bancos.
Colocado por: Sobreiromas tenho a sensação que eles podem emprestar dinheiro que não existe
Colocado por: SobreiroDo total do empréstimo por cada amortização? (se não for tudo de uma vez)
Colocado por: SobreiroA parte dos 0,5% ou 2% é que foi definida na lei? E se não houver comum acordo e o banco não quiser?
Colocado por: SobreiroPenalizador?!? Recebeu juros anteriores e já tem o dinheiro de volta, que pode voltar a emprestar, nunca perde dinheiro tem é de arranjar outro cliente.
Colocado por: SobreiroE se o meu banco não pedir emprestado para me emprestar? Não há euribor, no meu empréstimo?
Colocado por: Sobreiroteoricamente???É suposto sertodopara o outro banco que emprestou? Há aqui alguma zona cinzenta da legislação?O Euribor não é sempre o mesmo em todos os bancos e em todos os empréstimos ao mesmo tempo?
Colocado por: SobreiroE se for obrigatório em todos os empréstimos porque não é obrigatorio em todos os depósitos a prazo mais um spread para o depositante?
Colocado por: SobreiroNão disse que entreguei... Segundo o FD o tribunal após a venda da casa e pagamento do resto da dívida devolve o excedente ao antigo proprietário (julgo que foi isto que ele disse). Se não, neste caso (exagerado) o banco ficava com mais 80% do que tinha emprestado mais os juros até a data, isto faz sentido?!?!?!!?!?!?
Colocado por: SobreiroParece-me justo que o banco beneficie ou saia prejudicado com a valorização ou desvalorização da casa, afinal foi o que eles aceitaram eexigiramcomo garantia de pagamento do empréstimo. Mas também me parece justo que após o pagamento da restante dívida ao banco, a parte do dinheiro investida pelo dono seja devolvida e o banco só a partir daqui comece a beneficiar c/ a valorização da casa, caso a casa tenha desvalorizado, o corte é na parte investida pelo dono.
Colocado por: GibaExistem milhares de forma de agir e de pensar, umas mais ingénuas e desfasadas da realidade, estas devem ser ajudadas e aconselhadas.
Colocado por: GibaAfirmar que as pessoas são irresponsáveis não contribui para a sua saída do estágio de alienação.
Colocado por: GibaAfirmar que as pessoas
são irresponsáveis não contribui para a sua saída do estágio de alienação.
Colocado por: euE será que nós temos o direito (já nem digo o dever) de evangelizar os outros ?