Colocado por: oxelferBoas,
A única coisa que é exigida é a apresentação de activos minimamente seguros como garantia."
Colocado por: loverscoutisto refere-se ao que disse no ultimo post....
Colocado por: oxelferBCE passou a emprestar todo o dinheiro que os bancos pedem a uma taxa fixa de um por cento.
Colocado por: loverscoutnem tao pouco faz sentido essa mesma noticia. O BCe nao tem qualquer interesse em anunciar uma medida e praticar outra, até porque isso vai contra certas regras!
Colocado por: loverscout
é correcto.... a taxa de referencia do BCE é a percentagem que os bancos pagam por pedirem dinheiro emprestado, e vice versa (depositos junto do BCE).
quanto á informação que o BCE continuou a emprestar a 1%, nao tenho conhecimento da veracidade da noticia que enunciou, nem tao pouco faz sentido essa mesma noticia. O BCe nao tem qualquer interesse em anunciar uma medida e praticar outra, até porque isso vai contra certas regras! poderá sim existir (e eu desconheço) é um periodo excepcional para os paises que recorreram a ajuda FMI e afins, terem a taxa de juro a 1%. mas volto a afirmar isto é especulação pois nao saiu nenhuma noticia oficial (do BCE) sobre esse assunto! (os jornais escrevem o que querem....)
o que houve sim foi um desbloqueamento nos emprestimos á banca portuguesa e não só, no que diz respeito a operações de titularização de crédito, em que o BCE apenas aceitava como "colateral" operações com Rating AAA, e com as sucessivas descidas de rating por parte das agencias nenhuma operação reunia condiçoes de Rating para que as mesmas fossem aceites como "Colateral". Originando assim a noticia de que o BCE nao iria ter em linha de conta os downgrades entao anunciados, e que iria continuar a aceitar essas operações como "Colateral"....
Admito que é (muita) ignorância minha, mas onde é que raio meteram o dinheiro da troika?
A única justificação que ouvi até hoje (não me lembro de quem) para o facto de se continuar a pedir dinheiro: é para não estarmos ausentes dos leilões, para não perdermos o contacto com quem empresta dinheiro.
Pera lá, politicas de recessão, e pagamos 5%?
Juro que pensava eu que a troika metia cá dinheiro e durante uns tempos nós não íamos precisar de ir a leilões a andar a pagar juros deste género.
Colocado por: oxelferA qual normalmente chamamos de taxa de referência deve ser a 1.
Colocado por: Rui A. B.Ora um dos pontos positivos das crises.. ;)
Colocado por: danobrega
Diria que se o BCE deste a taxa de referência os bancos vão aproveitar para subir os spreeds.
Colocado por: danobrega
Diria que se o BCE deste a taxa de referência os bancos vão aproveitar para subir os spreeds.
Colocado por: loverscoutvolto a citar-me a mim proprio..... leia la tudo outraves!
Colocado por: loverscout (os jornais escrevem o que querem....)
Colocado por: loverscoutpoderá sim existir (e eu desconheço) é um periodo excepcional para os paises que recorreram a ajuda FMI e afins, terem a taxa de juro a 1%. mas volto a afirmar isto é especulação pois nao saiu nenhuma noticia oficial (do BCE) sobre esse assunto!
Colocado por: luisvvO dinheiro da troika vem em tranches, periódicas, mediante avaliação do cumprimento de objectivos.
Colocado por: luisvvTrata-se de emissões de curto prazo (3 meses), planeadas para ir suprindo as necessidades. E 5% é mais ou menos a taxa de juro da troika...
Já é o próximo?
Colocado por: Jorge Rochaprazo alongado e os juros mais baixos era logo o que deveria estar na mesa,
Colocado por: hangasNa situação em que estávamos não há muito para negociar.
Colocado por: hangasMas agora já se fala nisso.
Colocado por: hangasAnalisando agora a situação julgo que a ideia foi aceitar o que nos deram porque estávamos a dias da bancarrota efectiva.
Colocado por: hangasE agora que já demos provas de "aluno bem comportado" já temos mais alguma margem de manobra.
Colocado por: hangasSe for possível cumprir o défice (que não vai ser) em 2011, poderá haver mais abertura ainda para melhores condições.
Colocado por: hangasAlargar o prazo também não é propriamente bom, baixa a taxa de esforço, que é importante, mas também aumenta a carga de juros, e grande parte da fatia que estamos a pagar é de juros, e não só do empréstimo da troika.