Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

São dois sistemas que têm a mesma função, só que um é superior ao outro.
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
  2.  # 302

Colocado por: Ferraz OliveiraVocê ainda me dá troco?? Gabo-lhe a paciência e simpatizo consigo...

A minha mãe costuma dizer que os doidos entendem-se...
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
  3.  # 303

4.  # 304

se Portugal tivesse melhores meios e um exército profissional, aproveitar quem realmente é bom naquilo que faz, seríamos sem dúvida um grande exército. massa humana de qualidade não nos falta.. na maioria dos exercícios em que participamos ficamos bem vistos. mas então o que seria preciso mudar para sermos os melhores sem gastar muito €??
    acabar com mts generais? fechar unidades? acabar e punir os que se aproveitam da MM para encher a sua própria despensa?! tanta coisa que podia ser feita....
    Concordam com este comentário: two-rok
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 305

voces vao-me desculpar, mas em portugal ha muita coisa que nao se entende...eu como um curioso do armamento e veiculos militares, ainda nao entendi, o porque que nós acabamos com a industria de construçao militar, fomos pioneiros em alguns aspectos militares ao longo dá historia. 13 anos de guerra...alguns paises nunca a tiveram, vou chamar a esse tempo experiencia militar, independentemente do resultado...se manda-se possivelmente teria outro desfeixo...
    Em muitas coisas somos bons, e penso que o exercito, ou as nossas forças armadas estao abandonadas á muito tempo neste pais...
  5.  # 306

Neluz quando o governo fechou a INDEP, eles estavam prestes a fabricar em massa um capacete que seria nesse tempo um dos melhores do mundo, além disso estavam preparados para começar a fabricar coletes balistivos tão bons como o que havia lá fora. Sabes o que aconteceu à maquinaria da fábrica? Foi vendida a uma empresa Norte-Americana que continua a fabricar a Lusa A2.

http://www.lusausa.com/products.html

Vê o que estão a fazer com os ENVC, vê o que estão a fazer com o Arsenal do Alfeite, etc.

"Eles" só sabem destruir/acabar/fechar!!!
  6.  # 307

Colocado por: Vitor Costase Portugal tivesse melhores meios e um exército profissional, aproveitar quem realmente é bom naquilo que faz, seríamos sem dúvida um grande exército. massa humana de qualidade não nos falta.. na maioria dos exercícios em que participamos ficamos bem vistos. mas então o que seria preciso mudar para sermos os melhores sem gastar muito €??
    acabar com mts generais? fechar unidades? acabar e punir os que se aproveitam da MM para encher a sua própria despensa?! tanta coisa que podia ser feita....
    Concordam com este comentário:two-rok

Vitor, oficialmente é isso mesmo que temos...oficialmente. Na prática o que se fez quando a tropa passou a ser profissional foi o inverso do que se faz quando isso acontece. O limite de contratos eram de 10 anos, passou-se para 6, retirou-se as regalias, etc. Na prática "eles" aproveitaram e cortaram no que podiam e o resultado está à vista de todos, as unidades operacionais estão às moscas e sempre que é preciso militares para uma missão é preciso ir buscar a várias sub-unidades. Eu na brincadeira digo aos meus amigos que daqui a nada vamos ver Tenente-Coronéis com uma G-3 nas mãos a patrulhar um país qualquer no estrangeiro por falta de praças.
    Quando estava na tropa à mais de 10 anos atrás lembro-me de haver Cabos nos Pára-Comandos Belgas (apesar do nome são na verdade uma unidade Pára-quedista) com barba grisalha e pancinha. Se aguentavam o mesmo que o resto do pessoal com 18/20 anos? Não, mas tinham mais experiência em cima num dedo do que nós em todo o corpo. Isso num TO faz a diferença!

Em vez de andarem a brincar às tropas, deviam criar um quadro permanente para Praças, contractos de longa duração (20/25 anos), melhorar as regalias, etc.

Compara-se Carros de Combate (Leopard 2 A-6) que são dos melhores do mundo, mas depois anda-se com G-3 e Galil...compra-se submarinos que são dos melhores do mundo (U-209 P), mas depois os nossos militares andam com fardamento que é uma anedota de tão má qualidade, compra-se Helicopteros (EH-101 Merlim) que são dos melhores do mundo, mas depois não há militares para os voarem nem peças para os manterem a voar nem cmbustivel para eles voarem.

São estas coisas que me deixam perplexos em relação às nossas Forças Armadas.
    Concordam com este comentário: Vitor Costa
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 308

mais uma razao para o que digo...tenho pena de nao ter ido para a tropa era um sonho de criança, queria ser melhor que o meu pai, que tinha sido marinha, entrar para os fuzi ou comandos, quem sabe...mas um prof da primaria acabou com o meu sonho, claro que so mais tarde soube claro, desde pequeno que ouvia historias do meu pai, visitei a sagres, ganhei fascinio pelo armamento, acabando por dedicar-me as miniaturas algumas feitas por mim...carros de comabte...
    Na industria do armamento nao ha crise, so se nao houver uma guerrinha, coisa que acho que nao vai deixar de haver, tal como um dia ouvi dizer: a guerra foi criado por Deus para equilibrar o mundo, é triste para um pais periferico,com poucos recursos como nos, nao invista em algo que para uns pode ser um terror para outros é um negocio lucrativo...
    So faz com que me lembre que apesar de tudo, o unico estadista que deu valor as forças armadas foi Salazar, e que depois do 25 de abril so se fez asneira atras de asneira...
    É triste mas penso assim...
    é triste no meu entender, quando um pais como o nosso passa meses a discutir a compra de 2 submarinos... quando portugal tem um passado que mais de 100 anos em submarinos...
  7.  # 309

Colocado por: branco.valterSão estas coisas que me deixam perplexos em relação às nossas Forças Armadas.

Se fosse só nas Forças armadas... Eu tenho é dificuldade em atribuir uma nota positiva seja ao que for, a sério, por muito que pense não consigo encontrar algo que esteja bem neste país. :(

É como disseram antes, só existe habilidade para Fechar/Extinguir/Reduzir tudo e mais alguma coisa, com o intuito de atingir um determinado resultado e no final de contas o resultado não é atingido na mesma...
  8.  # 310

Colocado por: neluzSo faz com que me lembre que apesar de tudo, o unico estadista que deu valor as forças armadas foi Salazar, e que depois do 25 de abril so se fez asneira atras de asneira...
    É triste mas penso assim...

Empurrou uns milhares de militares para uma guerra sem sentido, na minha opinião isso não é valorizar as forças armadas.
  9.  # 311

Colocado por: neluz

So faz com que me lembre que apesar de tudo, o unico estadista que deu valor as forças armadas foi Salazar, e que depois do 25 de abril so se fez asneira atras de asneira...

Salazar fez o que sempre aconteceu (ou quase sempre) que tinhamos guerra à porta, apostou nas Forças Armadas nos anos 30/40 e depois já nos anos 60.

é triste no meu entender, quando um pais como o nosso passa meses a discutir a compra de 2 submarinos... quando portugal tem um passado que mais de 100 anos em submarinos...

Sabes que quem fez mais barulho por causa dos submarinos foram os que perderam dinheiro...pelos escolhidos terem sido os Alemães. E sabes porque é que o governo de então escolheu os alemães e não os franceses? Porque tinha caido à pouco tempo um governo e foi para lá outro...quem tinha comprado uns não tinha comprado os outros...estás a ver o esquema...

Foram condenados à pouco tempo 2 gestores alemães por corrupção por causa desta negociata...na Alemanha porque se tivesse sido em Portugal...esquece!
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 312

sendo assim porque temos forças armadas?
    quando tivessemos a pensar ter uma investia-se e diziamos esperem um pouco que ainda nao temos as armas prontas, so enxadas....podemos sempre pediar aos italianos emprestados.
  10.  # 313

Levantar umas Forças Armadas decentes demora anos e anos...não é de um dia para o outro. É preciso um investimento brutal tanto na formação dos militares, como levantar as infraestruturas para as unidades, como para o equipamento individual e colectivo, etc.

A nossa sorte é que temos algumas "escolas" de excelência em Portugal. Um exemplo disso é a ETP que recebe militares Belgas e Alemães para eles fazerem alguns dos nossos cursos de caracter aeroterrestre. Em Lamego já passaram dezenas de oficiais e sargentos de paises do leste e de paises africanos, etc.
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 314

tenho dezenas de amigos nas forças armadas, desde ranger, a comandos entre outros, e continuo sem entender o porque de contratos com 8 anos creio...e depois? o investimento que foi feito nessas pessoas? nao era mais viavel fazer como ja li contratos de 25 anos? isso é que se chama carreira...tenho um colega que esteve no afeganistao, e quando converso com ele, acerca do bino laden, diz que não acredita que exista...Eu pergunto-me o que ele anda la a fazer...so pelo dinheiro? as tantas é!!
  11.  # 315

Colocado por: TROLHA...ppr
    quick step
    solzaima
    sanindusa
    roca
    uponor
    daikin
    etc etc

agora...paras e rangers

Sô Trolha não seja por isso:

http://www.operacional.pt/%E2%80%9Cgae%E2%80%9D-a-elite-dos-comandos-angolanos/

http://www.youtube.com/watch?v=eMswlX30FG8

http://picasaweb.google.com/lh/photo/1dc9d6exrTzQMKJwoN0dDQ

Etc, etc, etc.
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 316

eu não critico a busca pelo ganhar mais....claro que quando há um regime de voluntariado tem de ser assim...o que critico é o não acreditar no que se esta lá a fazer ou o propósito de la estar...obvio que o dinheiro falará sempre mais alto.as tantas sou eu que nao me sei fazer entender...ou penso de outra maneira.
  12.  # 317

Colocado por: neluzeu não critico a busca pelo ganhar mais....claro que quando há um regime de voluntariado tem de ser assim...o que critico é o não acreditar no que se esta lá a fazer ou o propósito de la estar...obvio que o dinheiro falará sempre mais alto.as tantas sou eu que nao me sei fazer entender...ou penso de outra maneira.

Neluz eu dei-me como voluntário porque era/sou patriótico e porque pensei em fazer carreira. Para muitos dos meus camaradas a tropa era uma forma de sair de casa, ganhar uns cobres fáceis nas missões internacionais e uma fase intermédia entre trabalhos, só para alguns aquilo era/foi/é uma carreira. Porque é que não é uma oportunidade de carreira para grande parte dos militares?! Porque só na Armada é que há Quadro Permanente para Praças, porque não é qualquer um que consegue entrar na ESE ou na Academia, porque os contractos existem para explorar ao máximo e dar o minimo aos militares contractados.

Posso dizer-te que lá fora o que muda é a possibilidade de carreira, por exemplo nos EUA podes renovar contracto até ires para a reforma.
  13.  # 318

Colocado por: branco.valter

Sô Trolha não seja por isso:

http://www.operacional.pt/%E2%80%9Cgae%E2%80%9D-a-elite-dos-comandos-angolanos/

http://www.youtube.com/watch?v=eMswlX30FG8

http://picasaweb.google.com/lh/photo/1dc9d6exrTzQMKJwoN0dDQ

Etc, etc, etc.

Já que mudou de página deixo aqui o último texto que coloquei na outra página.
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 319

é onde eu queria chegar...
    • neluz
    • 14 fevereiro 2012

# 320

Branco, penso que nao será so essa a diferença entre "nós" e os USA... Esse meu colega disse, Opá os gajos tem tudo restaurantes, Playstation, net, bla bla bla qualquer coisa temos de ir aos outros aquartelamentos e usufruir do que se pode... a verdade é que para alem de os estados unidos ser uma "maquina de Guerra" a questao moral esta sempre ao de cima... digo eu

0.1028 seg. NEW