Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Uma tropa bastante diferente das outras até porque é constituida essencialmente de estrangeiros. Logo aí há um corte bastante radical com o "normal" das restantes Tropas Especiais das Forças Armadas Francesas. Serviram de inspiração a várias tropas um pouco por todo o mundo (Legião Espanhola, Comandos Portugueses, etc).

No primeiro curso houve a presença de o jornalista italiano Cesare Dante Vacchi que tinha sido sargento na Legião.

Há muitos Portugueses na Legião, isso apesar de já terem sido mais (durante e no pós-guerra do ultramar).

Foram companheiros em muita coisa do nosso contingente na Bósnia.
  2.  # 402

• neluz
    • 16 fevereiro 2012

# 403

tenho um amigo que foi para a legiao, era um vandalo...e foi uma das duas opçoes...prisao ou legiao...mas depois perdi-lhe o rasto.
    Nós senao me falha a memoria tinhamos uma legiao portuguesa, nao sei se no mesmo enquadramento da francesa.
    • neluz
    • 16 fevereiro 2012

# 404

é um bocado á semelhança dos Gurkhas,nao?
  3.  # 405

Colocado por: branco.valterhttp://www.operacional.pt/bosnia-memorias-de-1996/

http://www.operacional.pt/lanca-foguetes-de-37mm-para-tropas-terrestres/

Boa noite Camaradas;

É com grande nostalgia e tristeza que estive a ler o artigo "BÓSNIA, MEMÓRIAS DE 1996"... Isto porque eu estive lá...
    Não me vou adiantar muito neste tema que ainda hoje há muita história "mal contada"...
    Actualmente, já não faço parte dos "boinas verdes" por opção e por não ser conivente com muita coisa que se passou..principalmente na Bósnia (Sarajevo e Gorazde).
    Informo também que um nome inscrito no Forte da Barra, de um camarada que neste momento se encontra ao serviço do "Batalhão Celestial"... deveria ser investigado... Refira-se que até o posto do camarada falecido não era o dele.

E mais não digo...
  4.  # 406

Oh Valter...você é marinha?
  5.  # 407

Colocado por: neluztenho um amigo que foi para a legiao, era um vandalo...e foi uma das duas opçoes...prisao ou legiao...mas depois perdi-lhe o rasto.
    Nós senao me falha a memoria tinhamos uma legiao portuguesa, nao sei se no mesmo enquadramento da francesa.

A Legião Portuguesa foi criada um pouco com a Guarda nacional Repúblicana, ou seja, seria a guarda pretoriana do regime. Com o tempo tornou-se numa organização sem qualquer força. Há que referir que era uma tropa de fim-de-semana, ou seja, tinham um quadro permanente e o restante pessoal só ia lá para exercicios e coisas semelhantes.

O Gurkas são um pouco diferentes da Legião, já que ele são todos da mesma nacionalidade (nepaleses), enquanto que a Legião Estrangeira tem pessoal de todo o mundo.
  6.  # 408

Colocado por: Ferraz OliveiraOh Valter...você é marinha?

Marinha?! Não. Eu já cá disse antes várias vezes a minha tropa...[modo troll]apenas a melhor do mundo e arredores!!![modo troll of]

Atenção, eu escrevi troll, não escrevi Trolha! Senão o homem ainda agarra no carro vem cá baixo e espanca-me com um tubo de vácuo.
  7.  # 409

Colocado por: Barraka Obamba

Boa noite Camaradas;

É com grande nostalgia e tristeza que estive a ler o artigo "BÓSNIA, MEMÓRIAS DE 1996"... Isto porque eu estive lá...
    Não me vou adiantar muito neste tema que ainda hoje há muita história "mal contada"...
    Actualmente, já não faço parte dos "boinas verdes" por opção e por não ser conivente com muita coisa que se passou..principalmente na Bósnia (Sarajevo e Gorazde).
    Informo também que um nome inscrito no Forte da Barra, de um camarada que neste momento se encontra ao serviço do "Batalhão Celestial"... deveria ser investigado... Refira-se que até o posto do camarada falecido não era o dele.

E mais não digo...

Histórias mal contadas são mais que às mães...e não só na nossa tropa.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 410

Pode até ser coincidência, mas baixas mortais têm sido todas nas missões da "sua" tropa, tirando o caso do 1ºsarg Comando no Afeganistão.
    Já para não falar de ao abandonar o Teatro de Operações partirtem tudo, deitar cimento nas sanitas e por ai fora... Deve ser o apanágio dos "melhores do mundo".
  9.  # 411

É normal que as baixas sejam da minha tropa, afinal quem são os primeiros a ir? Bósnia, Kosovo, Timor? Muitas dessas mortes foram infelizes acidentes.

Irem embora e partirem tudo? Olha que não é só os Páras, isso eu posso garantir...e nem sequer no estrangeiro.

Ó rjmsilva, os "melhores do mundo" foi mesmo para picar o Trolha, eu sou o primeiro a dizer que cada tropa tem a sua função e são as melhores aquelas que as cumprirem bem. Quer tenham Boina Verde, Vermelha, Castanha, Azul ou Preta.
  10.  # 412

Colocado por: rjmsilvaPode até ser coincidência, mas baixas mortais têm sido todas nas missões da "sua" tropa, tirando o caso do 1ºsarg Comando no Afeganistão.
    Já para não falar de ao abandonar o Teatro de Operações partirtem tudo, deitar cimento nas sanitas e por ai fora... Deve ser o apanágio dos "melhores do mundo".
    Discordam deste comentário:Barraka Obamba

Melhores do mundo só mesmo os Pápa Cursos enfeitados tipo árvore de Natal.
    Creio que o camarada rjmsilva, teve assim uma saída ..."meio" para o infeliz... Respeite aqueles "que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando".
    Infelizmente, se tivesse lido com atenção... um dos primeiros a tombar no TO na Bósnia foi um Comando... ATENÇÃO!!!! Digo isto não por ter sido um Comando e eu ter sido um Paraquedista!
    A morte de qualquer militar PORTUGUÊS é sempre triste,independentemente de pertencer a qualquer ramo...
    Concordo com o camarada branco.valter, que regra geral somos/fomos sempre os primeiros a intervir em qualquer TO.
    Acredito piamente que o camarada rjmsilva, foi um verdadeiro capelão militar... aliás a expressão : "Deus no céu e o rjmsilva na Terra", advém da sua conduta exemplar que tem levado ao longo da sua vida...
    Digo, que fui por vezes juntamente com os outros camaradas, "arruaceiro" e andei metido em sessões de pancadaria... mas isso tem a ver com a cor da boina ou alguma especialidade especifica?

"Boinas Verdes nunca morrem... Reagrupam-se no Inferno!" ("Armado em melhor do mundo")
    • neluz
    • 17 fevereiro 2012

# 413

Amen
    • neluz
    • 17 fevereiro 2012

# 414

É possível depois de acabar o curso de paras, ou o tempo de serviço ser chamado para fazer saltos???
  11.  # 415

Colocado por: neluzÉ possível depois de acabar o curso de paras, ou o tempo de serviço ser chamado para fazer saltos???

Enquanto estiverem ao serviço têm que efetuar dois saltos por semestre no mínimo, depois de saírem acho que não, antigamente havia uns exercicios em que se chamava o pessoal na reserva de disponibilidade, mas não sei se esse pessoal chegava a saltar.
  12.  # 416

Colocado por: Barraka ObambaConcordo com o camarada branco.valter, que regra geral somos/fomos sempre os primeiros a intervir em qualquer TO.

verdade em dois TO, Bosnia e Timor.

Colocado por: Barraka ObambaAcredito piamente que o camarada rjmsilva, foi um verdadeiro capelão militar... aliás a expressão : "Deus no céu e o rjmsilva na Terra", advém da sua conduta exemplar que tem levado ao longo da sua vida...

Dei alguma formação a militares (7 turnos de recruta/especialidade) e nunca fiz o que era usual na ETAT há uns anos, "ordenar" aos instruendos que ao regressar do fim de semana trouxessem uma boina preta, ou de outra cor qualquer... Fácil de imaginar as consequências de uma ideia peregrina dessas.
    • neluz
    • 17 fevereiro 2012

# 417

tenho um primo que foi "PARA", na altura foi considerado um dos melhores em salto, e mesmo depois de sair, chamaram-no para saltar... tbm nao sei o que é ser melhor em salto... para mim ate pode ser quem grita melhor jeronimoooooo!!!!!
  13.  # 418

Colocado por: neluzÉ possível depois de acabar o curso de paras, ou o tempo de serviço ser chamado para fazer saltos???

No meu tempo (entre 1993 e 1998) era necessário dar 4 saltos por semestre para não se perder o subsidio (eram 27 contos de réis por mês)...
    Quem pertencesse a uma companhia operacional (como eu... "armado em melhor do mundo"), não tinha a preocupação de andar a contar quantos saltos faltavam... isto porque 4 saltos eram feitos muitas vezes num mês... Isto no tempo das "vacas gordas" em que tínhamos os C130 sempre disponíveis.
    Relativamente a efectuares saltos no fim do tempo de tropa... podes sempre praticar o salto da cama para o chão ou vice versa. Grande parte dos Páras que saem nunca mais voltam a saltar.
    Quanto ao teu primo, confesso que até eu não sei o que significa ser "um dos melhores em salto".... Se fosse um Falcão Negro... ainda tentava entender...
  14.  # 419

Pura curiosidade:

Algum dos senhores que aqui comenta tem experiência de guerra como parte beligerante?
  15.  # 420

Dei alguma formação a militares (7 turnos de recruta/especialidade) e nunca fiz o que era usual na ETAT há uns anos, "ordenar" aos instruendos que ao regressar do fim de semana trouxessem uma boina preta, ou de outra cor qualquer... Fácil de imaginar as consequências de uma ideia peregrina dessas.

- E sabe que os comunistas comem crianças ao pequeno almoço?
    - E sabe aquele tenente "sem cabeça" que passa pelos postos de vigia nas Bases?
    - E sabe daquele Páraquedista que saltou e ficou preso à fuselagem da aeronave e só deram conta quando ele aterrou?
    - E sabe daquela "galinha" que foi apanhada a soprar a "vela" ao Comandante?
    - ...

Pertenci ao BP31, que depois foi o 3ºBIAT... e nunca em tanto ano de tropa ouvi isso da parte de quem quer que fosse... Oficiais, sargentos e praças...
    Ouvia era conversas de bêbados frustrados (existem em todos os ramos) que faziam e aconteciam... mas nunca saiam do Bar de Sargentos...ou outro qualquer!
    Digo-lhe, a única "mobilização" que vi, foi em 1995 , os P.E's apanharam as 3 unidades de Páraquedistas num exercício (ARCO 95) e aproveitaram nesse fim de semana para "massacrar" os Páras que estavam doentes e/ou aleijados quando estes foram a casa.
    Escusado será dizer que mesmo no mato, soubemos do sucedido e quando regressamos no outro fim de semana às unidades... a mobilização foi voluntária... Ninguém organizou nada... e os comboios encheram-se de Paraquedistas rumo a Santa Apolónia para perguntar aos P.E's o que é que se tinha passado!
    Afianço-lhe que a sua historia de roubar boinas pretas e afins é mito urbano! Se fosse verdade também lho dizia...

0.2245 seg. NEW