Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: mogJá agora, profissionais, suponho:))

Profissionais, com ordem, e com a devida tabela de remunerações.
  2.  # 62

Colocado por: FDSão os meus gostos apenas representativos de uma minoria

FD, nunca saberá a resposta a essa pergunta, pois teria de ter a resposta da maioria.

Penso que já tentei responder a parte da sua pergunta. Para se ser exigente é preciso saber o que exigir. Se não nos educamos, ou se somos um povo ignorante, potenciamos este resultado. É portanto a minha opinião que não somos exigentes porque não o sabemos ser.

Quanto a sermos um povo ignorante, pelo menos comparativamente a outros países da UE, é ir ao PORDATA. Estão lá alguns indícios.

Mas também não é uma questão binária, vai haver sempre barbaridades dessas.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  3.  # 63

Boas,

Colocado por: marco1engraçado reflexo, sabe quantos sites eu posso fazer ou ter numa vida inteira? sabe que posso demorar apenas um minuto a deixar de ter site, uma casa faz-se quantas numa vida? é fácil demolir casas?

E isso têm o quê a ver com a remuneração dos projectistas?

Colocado por: marco1sabe tirando aquele topico do pec o reflexo está a ficar com uma certa tendencia para desvirtuar qq outro tema.

Eh pá, peço imensa desculpa.

Colocado por: marco1brinca-se muito mas o que é certo é que isto das obras e projectos está um drama ( brio profissional e banha da cobra tudo á mistura) , veja-se o conteudo de vários topicos que por aqui vão aparecendo.

Andas pela web fora?
    Posso dizer a mesma coisa.

Colocado por: marco1a paisagem agradece, ah e já agora se houver por ai algum psicologo online, até que ponto a envolvente em que nos "movemos" nos influência em termos de comportamentos, até que ponto uma paisagem urbana mais equilibrada nos pode influenciar em termos de qualidade da nossa cidadania.

São tantos os parâmetros, uns mais importantes que outros.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  4.  # 64

Colocado por: marco1sinceramente acho que a intervenção humana em termos de edificação é algo que pode ter uma importancia maior do que outras

Eu concordo consigo, também é mais ou menos essa a minha opinião, se estivermos a falar entre investir para ter uma "boa" habitação ou um "bom" site.

No entanto tenho outra opinião à qual dou ainda mais importância que essa. Que é a de que não devo confundir aquilo que eu acho importante com a necessidade de que os outros também pensem da mesma maneira, nem que seja por imposição.

Sobra-me portanto a alternativa de tentar convencer, com argumentos, o máximo número de pessoas possíveis que compensa investir "na paisagem", vá.

E também penso que a importância de uma actividade nada tem a ver com a sua remuneração, ou então o Ronaldo ganhava 1 cêntimo à hora (na minha opinião).
    Concordam com este comentário: luisvv
  5.  # 65

Boas,

Colocado por: danobregamarco1, acredito que não entenda porque não é da área, mas o desenvolvimento de software e suspeito que em todas as outras profissões, tem o mesmo problema.

Oh se têm.
    Então não é que existem por ai uns "putos" que aprendem a trabalhar no frontpage (acho que foi descontinuado) e começam a fazer sites a 200€!
    Sabem quanto tempo demoro a fazer um site?
    Quase nenhum site me demora menos de 50 horas a fazer (e isto porque já tenho milhares de horas num software pré-feito), para 200€ é só fazer as contas: 200/50 = 4€/hora. Se tirarmos o hardware, software, luz ... acho que tenho de pagar para fazer um site.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  6.  # 66

luisvv

já só comento o que diz por divertimento, tal é a forma obtusa e tão narcisica como interpreta e retira conclusões sobre o pensamento dos outros.

pare um bocadinho de brincar. desde quando honorários minimos limitam a concorrência??? ( eu até á partida nem tenho grande opinião sobre esse assunto, se deviam ou não existir, mas não interessa agora)
    ou já agora não há uma lei qualquer que penaliza o dumpig?? ah mas isso não lhe interessa,
    sabe por honestidade intelectual o luisvv devia ser mais abrangente nos seus raciocinios

isso tambem de dizer da minha ultima frase ter demolido o que defendi antes é a sua interpretação do que eu disse e seja humilde para reconhecer que pode não ter alcançado o que eu quiz dizer e deixe-se de tiradas a supra sumo pois a sua capacidade argumentativa resume-se sempre a contornar qualquer questão partir logo para um juizo pessoal colocando sempre o pensamento dos outros numa prateleira muito classificadinha mas segundo só e só os seus paramentros.
  7.  # 67

São os meus gostos apenas representativos de uma minoria, é a malta toda estúpida porque compra estas "casas" ou não são mesmo exigentes e resignam-se ao que existe?

Sim, é natural que o seu gosto seja seu, e não represente o da maioria. Para ser rigoroso, o gosto dos proprietários de cada um dos casos pode também não representar uma maioria - e mesmo o proprietário de algum dos exemplos aqui apontados pode gostar de uma e não das outras. Na verdade, a diversidade é uma coisa maravilhosa.
  8.  # 68

No entanto tenho outra opinião à qual dou ainda mais importância que essa. Que é a de que não devo confundir aquilo que eu acho importante com a necessidade de que os outros também pensem da mesma maneira, nem que seja por imposição.

Sobra-me portanto a alternativa de tentar convencer, com argumentos, o máximo número de pessoas possíveis que compensa investir "na paisagem", vá.

E também penso que a importância de uma actividade nada tem a ver com a sua remuneração, ou então o Ronaldo ganhava 1 cêntimo à hora (na minha opinião).
    Concordam com este comentário:luisvv

Eu diria de outra forma: a remuneração de uma actividade tem uma relação directa (embora não linear) com a sua importância, , mas é evidentemente arbitrada pela escassez relativa.

Por isso é que me dá vontade de rir de cada vez que vem a comparação do rendimento de uma qualquer classe profissional com a de uma "vulgar mulher-a-dias". Porque está implícita na comparação uma superior dignidade e importância da função, esquecendo que além do estatuto social associado, há questões práticas: entre outros factores (e esquecendo agora a generalizada prática do trabalho não declarado, que também é relevante), a relação entre o número de profissionais, a quantidade de trabalho disponível, e o valor potencialmente disponível para essa remuneração permite que as mulheres-a-dias tenham uma remuneração mais elevada que outras profissões com menor estatuto social...
  9.  # 69

já só comento o que diz por divertimento, tal é a forma obtusa e tão narcisica como interpreta e retira conclusões sobre o pensamento dos outros.

Likewise...

pare um bocadinho de brincar. desde quando honorários minimos limitam a concorrência??? ( eu até á partida nem tenho grande opinião sobre esse assunto, se deviam ou não existir, mas não interessa agora)

Desde que... existem?

ou já agora não há uma lei qualquer que penaliza o dumpig?? ah mas isso não lhe interessa, sabe por honestidade intelectual o luisvv devia ser mais abrangente nos seus raciocinios

O facto de existir uma lei que penaliza dumping, como diz, não tem qualquer relação com uma tabela com preços mínimos. Significa apenas que a empresa X não pode vender o produto Y abaixo do preço de custo. Não significa que tenha que o vender acima de um qualquer preço pré-determinado por uma qualquer organização corporativa. Capisce?

(já para não falar de que mesma a proibição de dumping é ridícula, mas não entremos por esse caminho..)

isso tambem de dizer da minha ultima frase ter demolido o que defendi antes é a sua interpretação do que eu disse e seja humilde para reconhecer que pode não ter alcançado o que eu quiz dizer e deixe-se de tiradas a supra sumo pois a sua capacidade argumentativa resume-se sempre a contornar qualquer questão partir logo para um juizo pessoal colocando sempre o pensamento dos outros numa prateleira muito classificadinha mas segundo só e só os seus paramentros.

Entre o que quis dizer e o que disse pode ir uma diferença enorme. Acontece que o que podemos interpretar é o que efectivamente disse...
  10.  # 70

a terra é o planeta azul.

e ficamos assim, para o luis aqui o j é tão básico que está a dizer que a terra é um planeta com a cor azul.
  11.  # 71

Ontem pela primeira vez desde o inicio do europeu, houve comemorações à grande na minha terra. Foi preciso chegarmos às meias finais para que isso acontece-se! Ainda dizem que os portugueses não são exigentes...

PS: eu fiquei em casa.
    •  
      imbs
    • 22 junho 2012

# 72

Acho uma palhaçada estas comemorações... até parece que somos campeões.

PS: Não morro de amores pelo futebol, se calhar está explicado.
    Concordam com este comentário: DEEPblue
  12.  # 73

acho que no "minimo" se deve exigir á seleção que traga o caneco. Já foi demostrado sobretudo no jogo com a holanda e parte do jogo com a alemanha, que temos grande qualidade de futebol e até como equipa, é tudo uma questão mental trazer ou não o caneco.
  13.  # 74

como sempre, a análise mais interessante é do maradona: http://acausafoimodificada.blogs.sapo.pt/572401.html

Não gosto tanto de Portugal como do Sporting, mas está lá perto
    O Europeu da Polónia e Ukrânia já deu o que tinha a dar; passaram às meias-finais as quatro equipas mais fortes da Europa, a saber, Portugal (10 milhões de habitantes, PNB à roda dos 240 mil milhões de US$), Espanha (40 milhões, 1400 mil milhões US$), Alemanha (90 milhões, 3600 mil milhões US$) e Itália (60 milhões, 2100 mil milhões US$). Se olhes juntarmos a França (65 milhões, 2700 mil milhões US$), estamos perante, de facto, as cinco super-potências do futebol europeu actual, e para uma representação suficiente da elite do futebol mundial só fica a faltar a Argentina e o Brasil. Que Portugal, com a incompetente e desorganizada gestão que o caracteriza, consiga andar metido no meio destes gajos há tanto tempo (somos a unica equipa que passou sempre aos quartos-de-final nos últimos três europeus), é um milagre que não deveria merecer reflexão: se pensamos muito no que teremos andado a fazer de bem, perderemos pelo caminho a inconsciência de processos que nos deu a vantagem imaginativa sobre a canalha científica e a força dos números, e lá se vai o insistematizável e irreproduzível génio (partilho a tendência moderna de falar mal do Carlos Queirós, mas o Carlos Queirós é, que seja do meu conhecimento, o único que pensa nestas m*rdas com o receio e atençao devidas ao que acabei de tentar explicar). Foi o que aconteceu ao futebol holandes: depois do sucesso dos anos 70, começaram a pensar nas m*rdas, pelo que a última geração de pessoas que jogavam à bola sem pensar no que estavam a fazer foi a que nos ofereceu o Van Basten e a companhia do Van Basten. A actual m*rdosa "escola do ajax" (que ainda enganou uns meninos no inicio dos anos 90), bem como a seca que se abateu sobre a "academia do sporting", deveriam fazer pensar quem se agarrou a fórmulas que pretendiam tornar o futebol num acto civilizacional. A única solução para o avultado deficit de imaginação que inevitavelmente se abate sobre quem pensa nas m*rdas (e as sociedades, quando atingem determinados niveis de desenvolvimento, não podem escapar à cruz de ter que pensar nas m*rdas) é a imigração: pense-se na seleção francesa da transição do século, ou para esta Alemanha com estes moçoilos chamados Ozil, Gomez, Podolsky e Kedhira. Mas, claro, o futebol é tão bonito que até um pensamento estruturado como o das escolas do Barcelona é capaz de produzir campeões; não lhes conheço os pormenores, e até admito que no Barcelona eles tenham descoberto a fórmula de aprisionar os miudos num esquema que simultaneamente lhes dê liberdade para a agressividade e a loucura, mas por enquanto a minha teoria é que o Barcelona beneficiou de um golpe cósmico de sorte temperado a Messi. Adiante. O que me parece importante assinalar é que Portugal se deve orgulhar do futebol que conseguiu construir. Somos de facto muito bons nisto, e ambicionar a mais do que o que até aqui conquistámos é estar a apelar à sorte. Sinceramente, não me apetece ser uma Grécia de 2004 ou uma Dinamarca de 1992. Se Portugal calha a ganhar isto, teremos muito mais mérito que essas duas equipas, bem entendido, mas fico plenamente satisfeito se Portugal continuar a chegar nas competições internacionais até onde é razoável que ambicione, nem mais nem menos. Porque, reparem, se o que é hoje "razoável" se mantiver "razoável" para sempre (permanentemente apurados para as fases finais, passar a frase de grupos na grande maioria das vezes, etc), significa que seremos sempre um dos melhores do mundo. Somos menos fortes que a Espanha e a Alemanha, e temos muito boas razões para ser menos fortes que estas duas equipas. Nem se fala se formos para comparaçõoes com o Brasil ou a Argentina. Mas estamos ao lado deles, e com hipóteses de ganhar se as coisas correrem com menos normalidade que a média. Viva Cristia... perdão, Viva Portugal!
    • zca
    • 23 junho 2012

# 75

Colocado por: FDA questão é que, mesmo assim, as casas vendem-se!
    Porquê? É porque o português não é exigente? É porque o português não tem sensibilidade? Porque não conhece melhor e mais bonito?
    Não gosto muito de ditar gostos, cada um gosta do que gosta mas, custa-me acreditar que seja só uma questão de gosto.
    Porque razão é que se compram estas casas?

Porque o português tem mau gosto e está sempre algum idiota a puxar a fasquia o mais baixo possível, para garantir que até o mais burro consegue saltar por cima dela.
    E claro, porque há uma monumental falta de sentido crítico, que começa por ser esmagado na escola e esmiuçado completamente no mercado de trabalho, alimentado pelo compadrio e pelas palmadinhas nas costas -- há que se ter cuidado para não ferir as sensibilidades!
    Concordam com este comentário: treker666
  14.  # 76

Sim, o Português é pouco exigente...e cada vez menos.

Se os azulejos forem catitas, e a casa tiver uma mezanine, eh pah está na moda!!. Não interessa se a casa é ao lado de uma auto-estrada ou por cima de uma churrasqueira.

Restaurantes e alimentação: é pior ainda, o descernimento está a vir por aí a baixo-

Restaurantes a servir m---- e todos a comer os manjares!!
    Concordam com este comentário: raulschone
  15.  # 77

Sr luisvv, voltando às tabelas salariais,

Deve o estado impedir as pessoas de se associarem livremente e definirem tabelas salariais?
  16.  # 78

Sr luisvv, voltando às tabelas salariais,
    Deve o estado impedir as pessoas de se associarem livremente e definirem tabelas salariais?

Ao contrário: deve o Estado fazer depender o exercício de uma profissão da inscrição obrigatória numa determinada associação, que por sua vez tem poderes como de estabelecer preços?
  17.  # 79

Colocado por: luisvvdeve o Estado fazer depender o exercício de uma profissão da inscrição obrigatória numa determinada associação, que por sua vez tem poderes como de estabelecer preços?

Certo, mas se a inscrição não for obrigatória directa ou indirectamente, como na Ordem dos Engenheiros, deve o estado intervir na criação de tabelas?
  18.  # 80

Quanto à pergunta/título do tópico a minha resposta é : Infelizmente somos pouco exigentes e todas as características da nossa sociedade confirmam-no. Claro que em todos os sectores existem excepções (minorias). Em termos gerais somos um povo de brandos costumes, deixamos as coisas acontecer como se viessem todas como a chuva. Já que se lembraram do futebol (quem diria!) o Cristiano é super exigente consigo próprio e os resultados estão à vista. Ainda bem que a Grécia foi eliminada e espero que a Espanha e Itália também o sejam para que os países do centro e norte da Europa não fiquem a pensar que eles trabalham, são exigentes consigo próprios e com os outros e nós no sul da Europa (PIGS-Portugal, Italy(Ireland-devem ser uns deslocalizados), Greece & Spain) só pensamos na bola e na novela (não será por acaso que nos chamam (até no futebol) os brasileiros europeus).
    O que me conforma é saber que no final de cada dia tenho uma história nova para contar no café do costume e cada um dos que lá está também tem enquanto que na terra natal da minha mãe (Alemanha) chego ao café do costume e está-se a falar do Obama, da Merkel, do CR7 ou qq outra "vedeta" pois ninguém vai dizer no final do dia que tudo o que estava previsto aconteceu.....

0.0307 seg. NEW