Colocado por: Pedro BarradasFiz isso em 20201.
Colocado por: VCGPedi aconselhamento tecnico à vocalis, e não acharam necessário a tela respirante.
Colocado por: Pedro BarradasPode aplicar 5+5. Só a camada em contacto com a laje será dotada de papel kraft. Deve aplicar a 2 camada desencontada da primeira.
Faça o que lhe for mais barato/conveniente
Colocado por: strimblaster
Já vi aqui ou no reddit a dizerem para a camada superior ficar com papel kraft virado para cima.
Agora estou confuso e não sei se hei de comprar a segunda camada com ou sem papel kraft.
Colocado por: taunus1ª camada Kraft para baixo 2ª camada Kraft para cima
Colocado por: Piafinho
Isso nao vai fazer com que qualquer humidade que entre já nao possa evaporar? nao vai para baixo nem para cima.
Tinha ideia que a segunda camada convinha ser sem papel craft.
Colocado por: NBATaunus pelo que li atrás já colocou lã sobre a lage do sótão e gostava de saber qual foi a solução que optou e se já sente os resultados térmicos do investimento.
Obrigado.
Colocado por: Pedro Barradas
Tem o papel kraft.... se usar as duas camadas com papel para cima e papel para baixo. chega e sobeja.
EU meti uma membrana transpirável sobre a camada unica de la de 80mm com papel kraft. mas foi poruqe não queria a lã desprotegida pelo sotão. sotão com desvão fortemente ventilado.
Colocado por: jm68
Pedro Barradas, pedia um esclarecimento, por favor. Vou colocar duas camadas cruzadas de lã de rocha, com papel kraft, em cima da laje do sotão não habitável.
Na primeira camada, colocarei o papel kraft voltado para baixo (encostado à laje).
Pelo seu comentário fiquei com a impressão que a segunda camada de lã de rocha poderia ter o papel kraft voltado para cima.
Percebi bem? Isso não fará a humidade ficar retida na lã de rocha?
Se não puder colocar o papel kraft voltado para cima na segunda camada, vi num outro post que usou uma membrana transpirável para cobrir a lã de rocha. Essa membrana é do género da que se mete por baixo dos telhados com cobertura tipo americana (aquelas placas que usam em vez de telhas)?
No meu caso, não tenho a certeza se precisaria dessa protecção. O sótão é de uma casa de 1950 em Lisboa, com telhado assente em ripado de betão e com a telha visível do lado de dentro do sótão (isto é, não tem nenhuma protecção por baixo da telha). O sótão ganha pó mas nada mais.
Muito obrigado.