Iniciar sessão ou registar-se
  1. mas , nem tudo é mau estas plantas tem cerca de 1,5 a 2m de altura e abrigaram o resto das novidades ...
      DSCN4474.JPG
      DSCN4470.JPG
      DSCN4475.JPG
      DSCN4476.JPG
      DSCN4467.JPG
      DSCN4468.JPG
      DSCN4469.JPG
  2. agora o que me preocupa é como vou reabilitar os meus mais de 1000 inhames !!!!! mais dois meses e deveriam chegar á mesa no natal ... vamos ter esperança ...
  3. Pensei que estivesse pior, isso recupera-se por si (ou não).

    Pensamentos positivos, já vi pior por estas bandas!
  4. Colocado por: branco.valterPensei que estivesse pior, isso recupera-se por si (ou não).

    Pensamentos positivos, já vi pior por estas bandas!


    recupera-se sim senhor não sei é se terá um impacto sobre o tuberculo em si , tambem pode ter uma intervenção com produtos biologicos e manualmente, se der para a planta começar a melar lá se vai 1000€ para o galheiro ... como tal as plantas eram bem grandes por isso escapou o resto caso contrario ficaria sem nada de jeito aahahhahah e em casa as bananeiras ficaram tipo palmeiras ... !!!! a batata toda é retirada muito mais cedo mas enfim coisas da epoca ...
  5. Rafa, isso está tudo f... Foi um ataque do ébola ?
  6. Colocado por: DelfimRafa, isso está tudo f... Foi um ataque do ébola ?
    lol não, foi simplesmente vento , e digo que os estragos por cá foram enormes para quem sabe a planta do inhame é super resistente , nunca vi um estrago destes e estamos acostumados a ventos superiores a 100km ... parte uma folha ou outra mas disso nunca vi !
  7. Amigo branco.valter, cá em casa em tempos já se fez o "Kefir" mas a uns anos que deixei de fazer, basta ter um "ramo" pequeno que ele cresce, e cresce... Normalmente costuma ficar 24H no leite, fora do frigorífico, o resultado final depois das 24H é que as vezes vai ao frigorífico.. Quando for altura de retirar o iogurte e meter de novo o leite, a "planta" é sempre lavada em agua, depois volta ao frasco, é simples..
    Rafa, quanto a isso, as folhas voltam ao normal, por exemplo quando planta couves ou alfaces elas ficam sempre murchas, mas depois ficam normais, o problema é que pode atrasar o crescimento do tubérculo, mas não tem muito a fazer, é esperar...
  8. Ktm333 , foi só o choque , a folhada ate nem importa muito daqui para a frente tinha previsão para retirar os inhames em meados de Dezembro e é para manter ... mas possa era um pano tão verde e ficou como ficou ...
    por acaso domingo apanhei dois inhames e já estão comestiveis , mais um mês e estarão dentro do melhor inhame que conheço ...
    • ktm333
    • 30 outubro 2014 editado
    Como nunca participei, com fotos, aqui, ficam aqui algumas ainda da altura do verão, vamos ver se agora quando la for tenho tempo de tirar fotos!

    Estas desgraçadas, foram plantadas, por plantar numa altura que fui lavrar a terra para secar a erva, mas nunca e preciso semear a erva que a semente é boa, nunca foram regadas mas ainda deram algumas melancias e muito doces..





    Um terreno que foi lavrado para agora plantar com aveia e uma erva que n sei o nome, que vai dar comer para as cabras.
    Horta

    Muita gente gostava de comer destas galinhas, e ovos destas galinhas, muito mas mesmo muito diferentes daquelas dos supermercados que e só farinhas.. estas comem muita pedra, e hortaliça, não se estraga nada na horta!


    Todos os dias, faça sol ou chuva as cabras são abertas para uma cerca, onde andam a solta com as galinhas, dão-se todos bem, dai dizer que não se estraga nada na horta o que não comem as cabras comem as galinhas.


    As batatas doces vamos la ver como corre, foi mesmo só para experimentar..


    Pelas fotos acho que já perceberam que é um quintal, ainda grande, mas normalmente a minha avó arranja sempre maneira de semear tudo, ou é aveia, ou milho, ou couves...


    Alguns figos que ficaram a secar para fazer as conhecidas passas, são biológicos, pelo menos estão num terreno seco como tudo, uma barreira inclinada perto de um Posto de transformação de uma barragem, essa barreira vai direitinha a albufeira da barragem, os trabalhadores que la andavam na manutenção só não me chamaram maluco porque...


    E aqui mais uma da parte de cima do quintal.


    O quintal tem 2 poços de água, que a alguns anos que não são utilizados porque a agua vem toda, de uma mina, onde é armazenada em 2 tanques pelo que não "tenho" gasto nenhum em eletricidade ou gasolina para regar. Ao longo das fotos também se podem ver muitas árvores, algumas oliveiras que dão muito trabalho a apanhar mas compensa no azeite, algum acabo por vender sempre é uma forma de pagar a gasolina para o transporte e a despesa no lagar, o resto são laranjeiras, romãzeiras, macieiras, pereiras, nespereiras, uma clementina, ainda uma vinha que não tenho aqui fotos de jeito, alguns marmeleiros, um diospireiro, e vários pessegueiros que "fizeram" este ano um doce, muito bom! Resumindo tudo, dá trabalho, mas quando vemos bons resultados compensa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, jorgand, rafaelisidoro
  9. seja benvindo com as suas fotos
  10. Ricos figos a secar ao sol. Eu também os tenho secos. São muito bons comendo com noz-:))
  11. Obrigado Jorgand!
    Sabrina, eu não os como, estes foram apanhados especialmente para colocar no vinho, alguns acabam por ser comidos mas não é por mim, agora não me perguntem porque porque não faço ideia, mas penso ser para lhe dar uma cor mais escura e mais doce..
  12. Não sabe o que perde-:) quando estiverem secos, abra um e coloque lá dentro uma noz descascada e depois feche o figo e coma, é chorar por mais-:).

    De que zona são os figos?
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  13. São da zona de Santarém, mas a cerca de 50 metros do distrito de Castelo Branco... Secos já eles estão a muito, com o sol que esteve, deixei uma semana ao sol, alguns ja pareciam pedras ;)
  14. Logo vi que não eram daqui da zona. Nós não temos o hábito de encharcar os figos em vinho-:)
  15. Os figos ficam no vinho a fermentar, esses já não se usam para nada, simplesmente dão mais cor e mais doce ao vinho penso eu..
  16. Estragam os figos-:))
  17. Ainda sobraram muitos dos que apanhei, nem eu nas figueiras os apanho todos, para apanhar o que ai está demorei 3 horas, sempre a escorregar..
  18. eu tenho que me mudar para aí ...
  19. Não digas isso, estás bem e não sabes.

    Para ser sincero, qualquer sitio em Portugal está-se bem excepto nas grandes áreas urbanas. A minha zona está a ficar cheia de betão, estou desgostoso!
 
0.3793 seg. NEW