Colocado por: hangas
Eu acho que há mesmo regulamentação para a sobrelotação em PT. Procurei mas não encontrei nada oficial.
No UK é assim (assumindo que isto possa vir de uma directiva europeia, não deverá ser muito diferente)
Há um criterio por numero de divisões:
one room = two persons
two rooms = three persons
three rooms = five persons
four rooms = seven and a half persons
five rooms or more = ten persons plus two for each room in excess of five rooms.
E um criterio para a divisao:
less than 50 square feet = no-one
50 to less than 70 square feet = half a person
70 to less than 90 square feet = one person
90 to less than 110 square feet = one and a half persons
110 square feet or larger = two persons.
A child below the age of one does not count and a child between the age of one and ten counts as a half person.
Colocado por: Erga Omnes
Porque não?
Colocado por: pedromdfUm caso concreto.
O senhorio aluga um T1 a um casal.
Passado uns tempos tem conhecimento que estão lá a viver mais dois casais.
Como é?
Isto não é fantasia, em muitos bairros dos arredores de Lisboa acontece, isto e muito pior.
Colocado por: TyrandeVocê arrenda a quem quiser, depois eu ponho lá dentro quem eu quero!
Colocado por: treker666Já agora caro Erga, pode comentar sobre o número de pessoas a habitar uma residência a tempo inteiro?
Colocado por: treker666Partamos do princípio que alguém arrenda um apartamento a uma pessoa ou mesmo casal. E ao fim de uns tempos estão lá nnn pessoas a habitar o espaço( a título permanente). É permitido?
Colocado por: treker666E caso seja, um proprietário pode definir o número de pessoas que poderão habitar a casa a título permanente?
Colocado por: Erga Omnesexcepto se a lei o permitir ou o locador o autorizar"
Colocado por: pedromdfO senhorio aluga um T1 a um casal.
Passado uns tempos tem conhecimento que estão lá a viver mais dois casais.
Como é?
(À partida) é ilícito e o senhorio pode "denunciar" o contrato de arrendamento.
Colocado por: TyrandeÉ ilícito porque?
Por causa deste artigo?
Colocado por: TyrandeNão estamos a falar de por 10 pessoas apinhadas num T1. Qual o limite de pessoas permitido?
Agora se a minha irmã divorcia-se e vem viver comigo por uns tempos isso é ilegal?
Sim mas não só... Depois há situações e situações... Se a Tyrade tiver 2 sobrinhos que vão estudar para uma faculdade perto de sua casa...a Tyrande pode-lhe das guarida...mas é uma situação provisória (e desde que não receba dinheiro pela hospedagem)... Agora colocar lá a viver mais dois casais, contribuindo estes com dinheiro é ilícito...
Colocado por: TyrandeNão obstante convenção em contrário
Colocado por: Tyrandese as partes ou os usos não fixarem outro regime
Colocado por: treker666
Lá está, depreendemos coisas diferentes. Se se refere a colocar quem quer no interior, eu entendo que se vier descrito no contrato que não pode habitar a tempo inteiro mais do que a Tyrande, por ex., então o argumento cairá por terra.
Sendo estabelecido o regime, deixa de vigorar o pagamento no domicílio do locatário.
Colocado por: TyrandeEstive a dar uma olhadela ao CC.
Colocado por: Tyrandeo senhorio não pode privar-me de usufruir do imóvel a 100% por causa disto:
Colocado por: Tyrandeo próprio locatário consinta
Colocado por: TyrandeQuerem ver que eu que pago as rendas por transferências bancária estou a cometer uma ilegalidade?
Colocado por: Tyrandese as partes (...) não fixarem outro regime.
Aqui está a resposta: Um contrato de arrendamento bem feito estipula que o locado se destina a habitação DO Arrendatário OU DO RESPECTIVO AGREGADO FAMILIAR.
Colocado por: treker666Mas pode ou não ficar expresso o número de habitantes aceites na habitação no contrato de arrendamento?
Colocado por: treker666Ou após um arrendamento a um casal, só pelo facto de a casa ter por ex dois quartos, ir habitar outro casal, ainda que não haja subarrendamento declarado e tal ser aceite?
Colocado por: TyrandeNo 1º ponto: como você pode controlar se essa pessoa vai habitar mais tempo que eu? Estamos a falar do número de horas diárias que cada um passa no imóvel ou do tempo total do arrendamento?
Colocado por: TyrandeEntão e se ele não for e eu tiver dinheiro para lhe pagar? Entro em incumprimento? Como é que poderia provar que eu até queria lhe pagar, ele é que não foi lá????
Colocado por: TyrandePois, e como é que o senhorio consegue comprovar qual o meu agregado familiar na altura da celebração do contrato, se isso não vem descrito no contrato? Nao vem o número, não vem nada. (pelo menos nunca veio nos meus).
Se a minha irmã decidir ir viver comigo passados dois meses, posso muito bem alegar que ela sempre fez parte do meu agregado familiar desde o início!