Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, gostaria de partilhar a minha indignação e o meu grande desagrado quanto ao estado em que se encontra o nosso pais e as mentalidades das pessoas.
    Passarei em seguida e explicar o sucedido:

Já à mais de 1 mês que procuro uma casa para arrendar onde possa viver uma vida feliz, calma e civilizada, como acho que tenho direito. No entanto, tenho visto esse meu direito ser negado, e isto porquê?! Porque os excelentíssimos proprietários se recusam a arrendar-me a sua propriedade porque eu tenho uma animal de estimação, um gato mais especificamente. Nunca, mas nunca na minha vida me senti tão desrespeitada e descriminada! Já chegaram ao extremo de me dizer para o abandonar (acto esse que é crime)!
    Para além disso, as razões que me apresentam são do mais descabido possível. Tais como: não gosto de animais; fazem barulho; estragam as coisas; são porcos. E o pior disto tudo é que falam com uma moral enorme e no entanto apresentam-me habitações danificadas e no que diz respeito a limpeza, até metem medo.
    Qualquer dia e pelo andar a situação vão deixar de arrendar casa a pessoas que tenham filhos, visto que as crianças também fazem barulho e também estragam coisas por vezes.

Posto isto, a minha questão é a seguinte, existe alguma lei que lhes dê autoridade para poderem fazer tal descriminação? Existe algo que eu possa fazer em relação a esta questão? Estes senhores podem mesmo negar-me o arrendamento por eu ter um bem (Sim, porque o meu gato é um bem que me pertence, a mim e apenas a mim! E apenas eu devo decidir sobre o destino deste) que este acreditam não ser suficientemente digno de pisar a habitação deles?

Agradeço desde já a oportunidade por expor as minhas dúvidas.
  2.  # 2

Colocado por: Carolina Ramosexiste alguma lei que lhes dê autoridade para poderem fazer tal descriminação?

Que eu saiba não.

Colocado por: Carolina RamosExiste algo que eu possa fazer em relação a esta questão?

Não diga que tem um gato!

Colocado por: Carolina RamosEstes senhores podem mesmo negar-me o arrendamento

Não, e sim. Eu posso recusá-la como inquilina só porque não vou com a sua cara, da mesma forma que você me pode recusar como senhorio, por isto ou por aquilo...
  3.  # 3

Para além de não ser correcto, se não os informar que tenho o animal ai sim têm razões para me negar o arrendamento. Não acha?
  4.  # 4

Eu tenho um gato e não arrendaria a minha casa a quem tenha animais. Os motivos? Bem, a minha casa cheira a gato, embora o meu nariz só me diga isso quando volto de férias, por mais limpo que ele esteja, assim como o WC.

Ele adora arranhar sofás e cortinas, muito embora desde o início tenha arranhador. E sim, mia que se farta, sobretudo quando as gatas da vizinha da frente estão com o cio.

CONTUDO, adoro-o e nunca o abandonaria. Aliás, ele era gato de rua.

Sobre arrendar a famílias com crianças, tenho dois filhos pequenos e não arrendaria também. Os primeiros anos, por mais que andemos em cima, paredes são riscadas, gavetas testadas ao infinito, etc.

A minha cunhada arrendou a casa a uns amigos que tinham um gato. Demorou mais de uma semana para a casa deixar de ter cheiro a gato, com as janelas todas abertas a fazer corrente de ar, de dia e de noite.

É uma questão de tentar perceber o que os leva a pensar que não querem arrendar e assegurar efectivamente que os seus receios não irão acontecer, assumindo todas as despesas e procedimentos inerentes. Pagando uma ENORME caução que os senhorios devolvam caso a casa fique intacta e sem cheiros. Talvez assim consiga.

Se alugar casas vazias, poderá ter mais sorte.
  5.  # 5

PS- não dizer que tem um gato é má ideia. A minha cunhada ficou um bocado aborrecida com os amigos exactamente por causa disso, não lhe disseram e o gato andou a marcar espaços (não era castrado). Mais vale demorar mais tempo do que arranjar problemas.
  6.  # 6

Eu percebo o seu ponto de vista, mas quer dizer, isto limita imenso a vida de uma pessoa, estão literalmente a obrigar-me ou a comprar uma casa ou a viver de encontro aos ideais deles. Eu tenho perfeita noção dos encargos que um gato acarreta, e por incrível que possa parecer o meu gato não arranha nada, nunca, mas nunca tive tal problema com ele. Quanto ao miar, apenas o faz se não tiver comida (como é óbvio eu sei como resolver essa situação) e como está castrado o cio não o afecta.
    Se ao menos me dessem a opção que apresentou (a caução), mas é que nem isso me foi concedido.
  7.  # 7

Carolina, já vi que o seu gato é como a minha gata... Não mia (excepto quando tem fome, claro), não arranha nada a não ser as nossas pernas quando quer colo, etc...

Não refira o gato nos contactos. Arrenda e mais nada.

Suponha que vive sózinha e arrenda um apartamento. Arranja um namorado. Tem de dar conhecimento ao senhorio disso ?
    Concordam com este comentário: JPN761
  8.  # 8

Tem toda a razão El_58.
    Mas a questão é que não acho correto esconder isso. Aliás, não existe motivo plausível para esconder. Se eu fosse uma burlona ou se fosse usar a casa para fins menos dignos, ai sim eu tinha motivos para esconder algo. Mas não é esse o caso, é apenas o meu animal de estimação, nada mais.
    Para além do mais, prefiro ser logo sincera do que vir a ter problemas futuros por ter o animal.
    A única coisa que eu gostava mesmo de saber é se não existe alguma lei que eu possa usar a meu favor nestes casos.
  9.  # 9

Não existe. Se quiser arrendar têm de se sujeitar às condições que o senhorio lhe propõe ou então chegar a um acordo.
    Ainda que não refira o animal de estimação, o mais provável é no contrato de arrendamento estar incluida uma clausula que contra a presença de animais de estimação na habitação.
  10.  # 10

Colocado por: flipeyNão existe. Se quiser arrendar têm de se sujeitar às condições que o senhorio lhe propõe ou então chegar a um acordo.
    Ainda que não refira o animal de estimação, o mais provável é no contrato de arrendamento estar incluida uma clausula que contra a presença de animais de estimação na habitação.
    mas caso n tenha esta clausula alega que obteve o gato depois... esta situação faz-me recordar quando andei a ver casas para alugar para ir de férias,via a casa e no fim dizia k tinha 1 cão alguns diziam logo k nao queriam animais outros perguntavam qual a raça? e ao dizer k era 1 rottw ficavam em panico e alegavam que essa raça mata as pessoal (lol santa ignorancia)ao qual eu respondia mas os srs não vão passar as férias comigo! (lol)ao fim de várias visitas houve alguem que disse: ó amigo o cão é vosso o k ele estragar é da sua responsabilidade, alguem coerente e lá fui de férias.por ex: na holanda é raro quem não tenha gatos basta olhar para as janelas,enfim são os 10 anos de atraso da nossa cultura tenho casas alugadas e tanto faz se tem animais ou não . boa sorte
    Concordam com este comentário: JPN761
  11.  # 11

Colocado por: luisborbamas caso n tenha esta clausula alega que obteve o gato depois... esta situação faz-me recordar quando andei a ver casas para alugar para ir de férias,via a casa e no fim dizia k tinha 1 cão alguns diziam logo k nao queriam animais outros perguntavam qual a raça? e ao dizer k era 1 rottw ficavam em panico e alegavam que essa raça mata as pessoal (lol santa ignorancia)ao qual eu respondia mas os srs não vão passar as férias comigo! (lol)ao fim de várias visitas houve alguem que disse: ó amigo o cão é vosso o k ele estragar é da sua responsabilidade, alguem coerente e lá fui de férias.por ex: na holanda é raro quem não tenha gatos basta olhar para as janelas,enfim são os 10 anos de atraso da nossa cultura tenho casas alugadas e tanto faz se tem animais ou não . boa sorte

Eu consigo compreender. Há muita gente que foge às responsabilidades pessoais, quanto mais compreenderem a responsabilidade que têm no cuidar de um animal de estimação e nos estragos que o mesmo pode provocar.
    O senhorio apenas joga pelo seguro e "paga o justo pelo pecador"...
    Também penei um bom bocado quando procurei casa para arrendar precisamente por não encontrar qualquer abertura por parte da maioria dos senhorios.
    Espero que consiga encontrar algo em breve e que seja do seu agrado.
    • size
    • 7 setembro 2014 editado

# 12

Colocado por: Carolina RamosEu percebo o seu ponto de vista, mas quer dizer, isto limita imenso a vida de uma pessoa, estão literalmente a obrigar-me ou a comprar uma casa ou a viver de encontro aos ideais deles. Eu tenho perfeita noção dos encargos que um gato acarreta, e por incrível que possa parecer o meu gato não arranha nada, nunca, mas nunca tive tal problema com ele. Quanto ao miar, apenas o faz se não tiver comida (como é óbvio eu sei como resolver essa situação) e como está castrado o cio não o afecta.
    Se ao menos me dessem a opção que apresentou (a caução), mas é que nem isso me foi concedido.

Está a complicar o que à partida é, extremamente, fácil.

Ao procurar arrendar uma habitação não tem que denunciar ao senhorio se vai ou não acompamhada do seu animal de estimação. Ponto final.

Nada na lei a obriga a relacional os bens que leva para a habitação.
  12.  # 13

Carolina: E quer arrendar casa aonde? E a tipologia?
    Se preferir, mande msg privada.
    Obrigado.
  13.  # 14

Acho que depende um pouco dos animais em questão. Já tive uma cadela que, mesmo dado-lhe banho regularmente, mandava um cheiro a cão tão forte que até metia impressão. É claro que tinha de limpar a casa todos os dias, senão o cheiro notavasse. No entanto a cadela que tenho agora não deita cheiro absolutamente nenhum.
    Já encontrei senhorios que foram assim patetas... Que não queriam crianças ou animais. Eu era bem explicita. Eu entro com o cão, ou não entro de todo. Não quer, azar, há muita casa para arrendar por ai.
    Concordam com este comentário: rei do alcatrão
    • mmgreg

# 15

Não deve have assim tantas a aceitar, caso contrário a Carolina não se estaria queixar. :)

Proponha o que eu disse, da caução. Entrar com o gato sem dizer nada parece-me má ideia. Até porque, havendo contrato, um senhorio que não queira animais ou mais pessoas em casa explicita isso no mesmo.

Se tiver senhorios anteriores que possam dar boas referências suas, também ajuda.

Como alguém disse, paga o justo pelo pecador.
  14.  # 16

Eu sempre tive um cão e nunca tive grandes dificuldades.. é claro que já levei com uns nãos, mas nunca demorava a aparecer mais 2 ou 3 casas disponíveis...
  15.  # 17

Colocado por: mmgregEu tenho um gato e não arrendaria a minha casa a quem tenha animais. Os motivos? Bem, a minha casa cheira a gato, embora o meu nariz só me diga isso quando volto de férias, por mais limpo que ele esteja, assim como o WC.

Mas é voce que lá vai morar? enquanto a casa estiver alugada claro

Colocado por: mmgregEle adora arranhar sofás e cortinas, muito embora desde o início tenha arranhador. E sim, mia que se farta, sobretudo quando as gatas da vizinha da frente estão com o cio.

e se o sofa for do arrendatário?, e quem nao dormir seja o mesmo, o que lhe icomoda?

Colocado por: mmgregSobre arrendar a famílias com crianças, tenho dois filhos pequenos e não arrendaria também. Os primeiros anos, por mais que andemos em cima, paredes são riscadas, gavetas testadas ao infinito, etc.

peço desculpa a minha frontalidade, mas em que mundo o sr ou sra vive?
    entao as crianças tambem sao um problema? as pardes riscadas, pinta-se moveis danificados arranja-se, entao os seus inquilinos estao proibidos de ter familia, senao rua...infantilidades enfim

Colocado por: mmgregA minha cunhada arrendou a casa a uns amigos que tinham um gato. Demorou mais de uma semana para a casa deixar de ter cheiro a gato, com as janelas todas abertas a fazer corrente de ar, de dia e de noite.

continuo sem perceber qual o problema, é melhor nao sairem ha rua cheira tao mal em muitas cidades, esqueceram de abrir as janelas

.
    Colocado por: mmgreg Pagando uma ENORME caução que os senhorios devolvam caso a casa fique intacta e sem cheiros. Talvez assim consiga.
    entao se for solteiro 2 rendas, se for casal 2,5 rendas, se pensarem em constituir familia 6 rendas, se tiverem animais 8 rendas, isto tudo por causa de riscos e cheiros?, por amor da santa

desde ja peço imensa desculpa toda a minha ironia nao quero ofender niguem nunca o fiz enquanto membro deste forum, mas tudo tem os seus limites preconceito por razoes minimas...

claro que cada um é livre de fazer o que quer, mas por estas mentalidades é que isto nao anda para a frente o bom senso ficou em casa, e só me preocupo com ele quando sou eu que perciso dele

sou senhorio de um apartamento que muito estimo, e nunca me passou pela cabeça esta discriminaçao até de crianças....
    • mmgreg

# 18

Zegato, a casa é minha, ponho lá quem eu quiser, certo?

Ou vai ser o senhor a dizer-me quem devo por e em que condições? Como é óbvio, a casa está MOBILADA e impecável!

Se não tem problemas com nada disto, coloque aí a morada e o seu contacto, certamente muita gente vai apreciar :)

Envio-lhe já uns poucos rejeitados por mim e no final diga-me em que estado a casa ficou e se a caução cobriu os danos, ok? Ou quanto tempo perdeu a colocar a casa novamente em condições de ser alugada.

Sobre os cheiros, experimente tentar alugar uma casa que tresanda a gato ou a cão!

O problema é do costume, por uns, acabam por pagar outros. É triste, é. Se no passado não contemplava ter esta visão, neste momento não me posso dar ao luxo de arriscar sofrer os danos.
    Concordam com este comentário: treker666, Delfim
    • mmgreg

# 19

Ironicamente e perante a postura da Carolina, que me parece íntegra, honesta e cuidadosa, pela forma como escreve e pelos cuidados que parece demonstrar, a ela alugaria, com gato :) Se todos fossem assim honestos e cuidadosos!
    •  
      Tyrande

# 20

Uma coisa é arrendar casa mobilada.. outra coisa é quando a mobília é do arrendatário...Se o gato dela vai arranhar ou não o sofá dela, problema é dela...
    EDIT: da última vez que me mudei, contactei uma imobiliária para me auxiliar a achar uma casa. Eles pedem sempre o pré-requesitos que você quer: se é um T1, T2, se tem de ter gás canalizado, ou sei lá.
    Eu pedia sempre no mínimo um T2, que permitisse animais e que fosse próximo de transportes públicos. Prontos. Antes de entrar na casa confirmei que eram permitidos animais de estimação.

Engraçado que por acaso tive umas chatices com um vizinho que me veio bater à porta na primeira semana que cá estive, a dizer que ficou acordado em reunião de condomínio que não eram permitidos animais de estimação e não sei o que. Eu fiquei revoltada porque tinha mudado para cá com a condição de serem permitidos os ditos cujos. Resultado, foi chamado o administrador do condomínio, que foi verificar as atas, e afinal ao bichinhos eram permitidos há anos. O sr. vizinho é que não andava atualizado. Acho que abri uma thread ano passado sobre esse episódio.

Enfim, depois o vizinho até veio pedir desculpas e nunca se queixou da minha cadela posteriormente. Nem ele nem ninguém do prédio. Muito menos o meu senhorio...
    Concordam com este comentário: mmgreg

0.0267 seg. NEW