Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 16 dezembro 2016
    Colocado por: BricoleiroAponte-me um país de sul mais produtivo que um nórdico?

    Australia?
    Concordam com este comentário: larkhe, Bricoleiro
  1. Colocado por: Bricoleirostá directamente relacionado com o clima.
    Aponte-me um país de sul mais produtivo que um nórdico? Se houver é uma raridade.


    Segundo o seu Link Portugal e Itália produzem mais do que Canadá, Finlândia, Suécia. Porque pelo seu link, apesar de mencionarem apena so calor nos titulos, dizem que a temperatura inferior a determinado nivel, tb impede o desenvolvimento e a produtividade.

    Colocado por: BricoleiroE os outros todos? Excepções há em qualquer lugar do Mundo.
    O mesmo finlandês provavelmente já está enraizado com a sua cultura e educação, se viesse para cá criança ou ficar cá muito tempo também muda.


    Não percebi, agora parece que concordou comigo. Então não é o Sol e a temperatura que condicionam a produtividade. O que interessa a cultura e educação do finlandês, se o factor que afecta a produtividade (Sol) mudou?

    O que defendo é que é a cultura, hábitos, educação que afectam a produtividade das populações e não um factor externo. Para algumas populações de facto é bem mais fácil colocar a culpa na bola amarela para a falta de produtividade deles e das suas populações ... que culpa temos nós , o raio do sol brilha aqui com mais intensidade ...
  2. Colocado por: Hugo S.Não percebi, agora parece que concordou comigo. Então não é o Sol e a temperatura que condicionam a produtividade. O que interessa a cultura e educação do finlandês, se o factor que afecta a produtividade (Sol) mudou?


    Concordo em parte e acrescento que uma coisa está relacionada com outra, é de facto a cultura e educação dos países do norte, todos têm em comum uma coisa: clima mais frio, porque será?
  3. Muitas regiões de sul vivem essencialmente de uma coisa: turismo de férias, porquê?
    Não fosse isso e a sua produtividade era quase nula.
    Compare o Algarve com o Norte tirando o turismo de pessoas vindas do norte.
  4. Colocado por: BricoleiroMuitas regiões de sul vivem essencialmente de uma coisa: turismo de férias, porquê?
    Não fosse isso e a sua produtividade era quase nula.


    Porque nas águas do Algarve não se apanha bacalhau, e nas praias da Noruega, não dá para estender toalhas e apanhar Sol. Cada País tem de se adaptar ás suas características e explorá-las. Trabalhar Turismo é tão válido como apanhar Bacalhau.
  5. Colocado por: BricoleiroCompare o Algarve com o Norte tirando o turismo de pessoas vindas do norte.


    Sabe que nos últimos anos o Norte percebeu que tem um filão de turismo a explorar e que o começou a fazer eficzmente nos últimos anos. Turismo não é só Praia. O Algarve explora o Turismo de praia há muitos anos, e aprendeu que para sobreviver a um ano completo, tem de explorar outras épocas, e por isso investiu no Golfe. O Norte como não é tão bom para Praia como o Sul, aprendeu que pode explorar o Turismo citadino, o Turismo associado a uma grande Marca nacional (Vinho do Porto), etc...
    Concordam com este comentário: tiyxu
  6. Colocado por: eu
    Australia?
    Concordam com este comentário:larkhe,Bricoleiro


    Sim, creio que é o único.
  7. Colocado por: Hugo S.Sabe que nos últimos anos o Norte percebeu que tem um filão de turismo a explorar e que o começou a fazer eficzmente nos últimos anos. Turismo não é só Praia. O Algarve explora o Turismo de praia há muitos anos, e aprendeu que para sobreviver a um ano completo, tem de explorar outras épocas


    Exactamente, turismo não é só praia, e o Norte tem turismo e muita indústria, já o Algarve sem o turismo não era nada.
  8. Colocado por: Bricoleiro

    Sim, creio que é o único.


    Africa do Sul
    • eu
    • 16 dezembro 2016
    Também me parece que existe alguma correlação entre o clima e a produtividade, mas não propriamente uma relação de causa->efeito...
  9. Colocado por: larkhe

    Africa do Sul


    Faça a lista ao contrário e vai ver que encontra uma resma deles....
  10. Colocado por: euTambém me parece que existe alguma correlação entre o clima e a produtividade, mas não propriamente uma relação de causa->efeito...


    Obviamente que há correlação, tanta como qualquer outro factor demográfico relevante. Os factores demográficos como é óbvio influenciam a cultura e os hábitos das populações. Mas daí a dizer que a culpa da falta de produtividade é do Sol ... Upa upa!
  11. Colocado por: euTambém me parece que existe alguma correlação entre o clima e a produtividade, mas não propriamente uma relação de causa->efeito...


    Então Deus desmultiplicou muito mal o pessoal na Terra, desde muito atrás que sempre foi assim.
  12. Colocado por: Hugo S.Os factores demográficos como é óbvio influenciam a cultura e os hábitos das populações

    Esta sua afirmação contradiz a seguinte:
    Colocado por: Hugo S.Mas daí a dizer que a culpa da falta de produtividade é do Sol ... Upa upa!
  13. Colocado por: Bricoleiro
    Esta sua afirmação contradiz a seguinte:


    Desculpe mas não contradiz. O 15 está acima do 8 mas não chega a ser 80 ...
  14. Colocado por: Hugo S.

    Desculpe mas não contradiz. O 15 está acima do 8 mas não chega a ser 80 ...


    Se admite que os factores demográficos também são influenciados pela temperatura e tem correlação, não pode dizer que o Sol não tem culpa nisso.
  15. Colocado por: BricoleiroSe admite que os factores demográficos também são influenciados pela temperatura e tem correlação, não pode dizer que o Sol não tem culpa nisso.


    Amigo, vou tentar mais uma vez.

    As populações criam mecanismos de vivência, hábitos de vida pelos factores culturais, politicos, religiosos, demográficos, o clima (sol, chuva, ventos, humidade, etc...), e outros... onde estão inseridos. Um País com o mesmo clima que outro País qualquer pode ter dados de produtividade totalmente distintos por causa da demografia, ou até da religião. Isolar um dado apenas e justificar a produtividade com o mesmo é errado. Dois Paises com temperatura média de 15º, mas um sendo democrático e outro uma ditadura, pode e deverá apresentar níveis de produtividade totalmente distintos.

    Ou seja, não é o Sol que afecta a produtividade. como vc disse. Já lhe mostrei que os links que deixou e que serviram de base para a sua argumentação indicam que os Países mais produtivos trabalham na zona dos 13º de temperatura média. Isso faria de Itália e Portugal países com maior produtividade do que Canadá por exemplo. O que é errado!

    O Sol ... não é o Sol, é o clima (vento, humidade, temperatura do ar e da água, chuva, etc...) afectam e obrigam a alguma mudança de hábitos. Como lhe disse não podemos esperar que no Algarve se produza na apanha de bacalhau, ou que se plante vinhas como se faz no Norte. As populações adaptam-se ás condicionantes que têm. O Algarve produzia muita coisa, mas com as quotas impostas, e com outras limitações, construções e politicas mudou. O Algarve de hoje produz diferente do que produzia à 50 anos atrás, mas o clima não mudou assim tanto.

    Para concluir, volto a dizer, centenas de factores afectam a produtividade, mas não é o Sol o responsável por se produzir menos ...apenas isso.

    Se mudar o seu argumento para: "O Sol como muitos outros factores, tem uma influência na vivência, no dia a dia das pessoas, o que em conjunto com outros factores, pode levar a alterações na vivência das populações e por consequência à mudança de hábitos e a um aumento ou diminuição da produtividade.

    Já concordo consigo! :)
    Concordam com este comentário: eu, treker666
    • eu
    • 16 dezembro 2016
    Gabo-lhe a paciência, Hugo...
  16. Não se esqueçam de dizer que são países nórdicos ocidentais, acho que a grande diferença passa por aí e não o clima,
  17. Colocado por: BricoleiroEntão Deus desmultiplicou muito mal o pessoal na Terra, desde muito atrás que sempre foi assim.

    Os países nórdicos só são mais desenvolvidos que os do sul da Europa desde princípios do séc. XX, até então o norte da europa era terra de camponeses analfabetos e miseráveis.

    Se quiser recuar mais na história, desde o tempo dos romanos vs os bárbaros do norte, desse grande farol de civilização que foi o Al-Andaluz, os egípcios, até ao nascimento da civilização na Mesopotâmia, tudo muito mais perto do equador que os nórdicos.
    Concordam com este comentário: eu
 
0.3646 seg. NEW