Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: luis_guilhermePara conhecer modernices não faz falta viajar muito.

Portugal é certamente o campeão das modernices.

Desde os arquitetos ao povo comum, as modernices é o que dá neste País.

Somos o País do tuning!

Há modernices e modernices...
    É à escolha do freguês!
  2.  # 102

Colocado por: AnaTE uma pergunta aos "donos de casas velhas e antigas" (dos "outros" creio que já conheço a resposta):

O que fariam com isto?

Obviamente reabilitar! :)
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 103

AnaT,

É para casa de férias ou habitação permanente, para eu dizer o que fazia com ela vai depender disso? Já estou aqui cheia de ideias :o)
    • AXN
    • 31 março 2016

# 104

Colocado por: AnaTE uma pergunta aos "donos de casas velhas e antigas" (dos "outros" creio que já conheço a resposta):

O que fariam com isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arquitecturagaia

Como alguém tem de ser do contra: Deite abaixo.
  4.  # 105

Não liguem ao AXN ele persegue-me pelo prazer de me contrariar. Devo ter-lhe feito alguma sem me aperceber.
    • AXN
    • 31 março 2016

# 106

Colocado por: CMartinNão liguem ao AXN ele persegue-me pelo prazer de me contrariar. Devo ter-lhe feito alguma sem me aperceber.

???
  5.  # 107

Colocado por: Castela
    CMartin,
    Antes de mais peço desculpa pelo atraso na resposta, mas estive ausente e com acesso à net intermitente.
    Pois, a planta da sua casa, já tive oportunidade de ver, é curiosa mas sem dúvida interessante. Gosto muito do jogo com o espaço interior/exterior dado pelos pátios.
    Nas minhas, só não gosto muito do corredor a meio, não é uma planta muito trabalhada e não muito funcional nos dias de hoje, ainda que num plano "teórico" pois a prática e o uso é adaptado às rotinas em função dela. No stress.
    Os rabiscos foi porque só tinha esta planta "à mão" no momento e não contemplava as alterações que fiz, pelo que os riscos que interpretou como "ripas" são paredes que foram eliminadas ou adicionadas, e "closet e wc são o que se fez.
    E sim, há sempre qualquer a fazer, e o work in progress era no sentido de dizer que uma casa é, deve ser mutável, seja obras, decoração, jardim, qualquer coisa, mas nunca o conceito da casa para a vida no sentido imutável, fechado, mas sim como uma pintura que nunca está acabada. :)

Não há prazo, tudo a seu tempo :o)
    No stress para estes lados também, acabamos sempre por nos adaptarmos às excentricidades destas tipologias, sei :o)
    Tem tempo para a sua casa, Castela ? Usufrui dela ?
  6.  # 108

E ainda por cima, não foi lá discutir os gostos como tínhamos combinado.

Colocado por: AXN'???
  7.  # 109

O que fariam com isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arquitecturagaia

Um Programa?
  8.  # 110

Colocado por: CMartinAnaT,

É para casa de férias ou habitação permanente, para eu dizer o que fazia com ela vai depender disso? Já estou aqui cheia de ideias :o)

Deixe là. Fazemos as 2 versões então.
    Para férias.
    Reabilitar. Pintada de branco exterior e interior. Chão tijolo de burro nos quartos e salas e cimento afagado nas casas de banho e cozinha. Janelas, portadas interiores e portas em madeira, de preferência, não novas mas aproveitadas de velharias e refugos de obras. Pintadas de azul klein/cobalto. Interiores com muito uso de alvenaria, toda a cozinha em alvenaria, com as portinhas dos armàrios ora em madeira umas azuis cobalto outras encarnadas outras brancas e as màquinas de lavar roupa e louça tapadas por cortinas aos retalhos de vàrios padrões de azuis e brancos e encarnados. Bancada em madeira tosca. Risca alentejana no exterior em encarnado. Um galo de barcelos gigante daqueles da altura da nossa perna na sala ao lado da lareira. Uma horta com couves e morangos na parte de trás. À porta de casa, um tanque de lavar a roupa em cimento, daqueles que havia antigamente, a fazer de vaso, com alfazemas.

Para habitação permanente. Reabilitar. Exterior sem revestimento. Janelas em pvc branco sem cruzeta. Portas da Maciça em madeira. Portadas interiores em madeira, brancas. Chão cozinha e casas de banho mosaico hidraulico ao xadrez preto e branco com moldura em madeira escura, pode ser o mais escuro possível. Restante chão : salas, quartos, corredores, na mesma madeira escura. Interiores pintados de azul porcelana em toda a casa. Excepto nos tectos, que são forrados a madeira e brancos. Azulejos brancos na cozinha. Um painel de azulejos por cima do fogão. Um frigorifico smeg o modelo dourado com o emblema em cristais swarovski.
    Banheiras antigas com pé. Bidés em porcelana. Torneiras antigas.
    Uma parede em espelho no quarto frente à cama com moldura em talha dourada.
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
      carr712.jpg
      PortoCovo-door.jpg
      Nogueiras-House_Sofia-Parente_Andre-Delgado_dezeen_1568_11.jpg
  9.  # 111

E porque não...
    Cobertura em zinco puro
    Caixilharia de aro oculto e vidro único
    Interior todo banco e minimalista
    Pisos em micocimento
    Concordam com este comentário: Castela
  10.  # 112

Colocado por: zedasilvaE porque não...
    Cobertura em zinco puro
    Caixilharia de aro oculto e vidro único
    Interior todo banco e minimalista
    Pisos em micocimento

Como zé ? Assim ?
      150909_1811.jpg
  11.  # 113

Colocado por: CMartinComo zé ? Assim ?

Sim, mas em lindo.
  12.  # 114

Googlei e este foi o que encontrei que mais gostei. Por acaso, é interessante como opção. Não sei se para mim, mas ainda assim interessante.
  13.  # 115

Colocado por: CMartinPor acaso, é interessante como opção.

Eu sou um mocito de gostos refinados e eruditos
  14.  # 116

Colocado por: Anonimo16062021
    Achava melhor assim um rosa e umas luzinhas vermelhas:-))

Isso jà devem ser os ares do estrangeiro a fazerem-lhe mal Anonimo16062021..É melhor vir-se embora de Estugarda antes que seja tarde !
  15.  # 117

Colocado por: CMartin
    Não há prazo, tudo a seu tempo :o)
    No stress para estes lados também, acabamos sempre por nos adaptarmos às excentricidades destas tipologias, sei :o)
    Tem tempo para a sua casa, Castela ? Usufrui dela ?

Tenho tempo, estou no Alentejo, e usufruo claro, não tivesse uma veia epicurista! :)
  16.  # 118

Quanto à casa da Ana T, exceptuado a primeira opção da CMartin, demasiado excessiva e folclórica para o meu gosto, para além de desvirtuar a casa em questão e o espaço, (dar cabo daquela bela cantaria com uma risca alentejana??), concordo com a 2.ª opção, bem como a do Zedasilva, não há muito a inventar, pedra, vidro único, portadas brancas ou em madeira, microcimento ou madeira, ou os dois, eventualmente um apontamento também de ferro preto, eventualmente um cinzento em vez de branco nas paredes, qualquer coisa assim:
      fc2.jpg
      fc4.jpg
      fc3.jpg
      fc13.JPG
  17.  # 119

E já agora, por mim, também podia ser uma destas:
      fc1.jpg
  18.  # 120

Todos, Olá,

Só para deixar claro : Não tenho nada contra a Casa Portuguesa, tradicional, aquela que existe no nosso imaginário. Muito pelo contrário. Gosto do folclore quase a cair no kitsch, o amoroso dos vasos, o ferro para amarrar o burro..os materiais tradicionais.

Gosto também da casa portuguesa reinterpretada numa versão moderna de microcimento, preto, o zinco que o zé mostrou e que refere o Castela, e outros. No entanto, essa para mim já não é a Casa Portuguesa do meu coração. Gosto de vê-la, gosto para os outros, mas, até inadvertidamente e sem pensar, as minhas escolhas pessoais e por intuito recaem sempre na típica ou tradicional arquitectura que conhecemos como sendo A Casa Portuguesa. A Casa Portuguesa "pura e dura" é a minha preferência.

null
    Concordam com este comentário: AnaT, luis_guilherme

0.0402 seg. NEW