Colocado por: FlicaNão consigo acompanhar todas as conversas, comunico só por smartphone, letras pequenas e mais lento para escrever. Porém, para participar só qd estou em trânsito e não em casa ou escritório
Colocado por: CMartin
Flica, esperamos concretizar essa intenção, como comunidade do fórum, cada um de nós resultar num todo superior à nossa soma, sim. Eu gostaria de perceber qual é o todo, o maioritário (?) e será um todo satisfatório a todos..Não sei se têm a mesma curiosidade ? Se os restantes também o vêem assim.
Porque vê alguma solidão na imagem da casa? Prolongue-se um pouco mais..
Ainda estou no brainstorming e numa das fases que levarão a esse todo que as superará se lá chegarmos, é claro, nem sempre se consegue.
Ninguém leva a mal.
Colocado por: CMartin
Não se preocupe com isso Flica! O que se escreve na internet fica na internet para todo o sempre. Daqui a dez anos este tópico estará na internet.
Isto tudo para dizer, cada coisa a seu tempo..quando há tempo.
Colocado por: Flica
Não compreendo, não condiz !
Colocado por: CMartin
Flica, esperamos concretizar essa intenção, como comunidade do fórum, cada um de nós resultar num todo superior à nossa soma, sim. Eu gostaria de perceber qual é o todo, o maioritário (?) e será um todo satisfatório a todos..Não sei se têm a mesma curiosidade ? Se os restantes também o vêem assim.
Mas não consigo ler tudo e responder...
A soma não é das pessoas do forum, sabe disso! Brincou comigo Tem a ver com ideias, e o seu enriquecimento, algumas residentes em teorias que postou e que são verdadeiras. Sei que entende.
Porque vê alguma solidão na imagem da casa? Prolongue-se um pouco mais..
Ninguém leva a mal.
Colocado por: FlicaCMartin
O seu gosto pela arte reside sobretudo no campo da arquitectura, certo? No começo até pensei que era arquitecta.
Colocado por: Castela
(...)o conceito de "bom gosto" é algo perigoso, pois o gosto é sobretudo pessoal e depende como bem disse de todo o nosso referencial cultural, da nossa vivência, da nossa história, das nossa trocas sociais.
( ...)
O gosto pessoal é estritamente pessoal e como tal, falar-se de "bom gosto" é falar de algo que não são se pode aferir em termos quantitativos e qualitativos.
Quão bom é? por exemplo. :)
Mas isto é mais conversa "académica", pois percebo o que quer dizer com o bom gosto, mas podemos-lhe antes chamar de sensibilidade,
Colocado por : Flica
sem dúvida que o processo criativo se dá a partir da percepção, a observação é o despertar da obra de arte sem excluirmos as outras operações mentais como a cognição e a memória que nos vão dar uma percepção " personalizada" digamos assim. Bem como a associação e os elos sensorias absolutamente presentes na obra de arte. Tb nos chamou aqui o Hegel, é claro que a espiritualidade eleva a obra conferindo-lhe o estatuto de arte.
Colocado por: CMartin
Sim,o gosto e o estético e o belo têm claramente algo de cientifico, de técnico, até na forma como o olhamos e interpretamos. Nem que seja o olhar técnico (acho que inconsciente) de interpretarmos a harmonia de uma casa, duma arquitectura, e ela, por essa razão nos transmitir beleza. Ou o inverso, uma casa sem proporção não nos ser bela, nem saberemos que é por não ter a divina proporção ou o ângulo dourado..
São os preconceitos de ter medo de utilizar as expressões bom gosto ou mau gosto. Acho que é o sermos correctos que nos instalam essas mordaças..para não se ser rude mais do que o necessário. Evito-o também e sim, confesso, mas aqui no tópico não vou evitar. Quero estar livre! Quero discutir gostos!
Embora não aprecie de facto Picasso, como exemplo que usou sei ver que a sua arte é magnífica.
Aprecio Paula Rego por exemplo mas há obras que me causam asco.
Será que podemos dizer do artista que tem bom gosto ou mau gosto ?
Ou antes de quem contempla a obra do artista que tem bom gosto ou mau gosto..?
Não relaciono com o ter-se bom ou mau gosto. A sensibilidade está intrinsecamente ligada ao gosto, sim, mas vejo nos outros por vezes até grande sensibilidade mas falta de gosto. Acha isto possível Castela ? Se calhar pode ajudar no pensamento.
Será antes ter a ciência ou o técnica e faltar-lhe o gosto, o je ne sais quoi?
Há ainda outra coisa que vejo cada vez mais, é saber ter gosto mas até determinado ponto. Depois, quando sem rede de segurança, espalhamo-nos ao comprido. Onde está então a tal sensibilidade? Não existe. Existe talvez um gosto adquirido trabalhado mas que é apenas superficial, produto de efeitos de marketing talvez, ou de ouvir falar bem..serão asmodas?
Colocado por: CMartin
Sim,o gosto e o estético e o belo têm claramente algo de cientifico, de técnico, até na forma como o olhamos e interpretamos. Nem que seja o olhar técnico (acho que inconsciente) de interpretarmos a harmonia de uma casa, duma arquitectura, e ela, por essa razão nos transmitir beleza. Ou o inverso, uma casa sem proporção não nos ser bela, nem saberemos que é por não ter a divina proporção ou o ângulo dourado..
São os preconceitos de ter medo de utilizar as expressões bom gosto ou mau gosto. Acho que é o sermos correctos que nos instalam essas mordaças..para não se ser rude mais do que o necessário. Evito-o também e sim, confesso, mas aqui no tópico não vou evitar. Quero estar livre! Quero discutir gostos!
Embora não aprecie de facto Picasso, como exemplo que usou sei ver que a sua arte é magnífica.
Aprecio Paula Rego por exemplo mas há obras que me causam asco.
Será que podemos dizer do artista que tem bom gosto ou mau gosto ?
Ou antes de quem contempla a obra do artista que tem bom gosto ou mau gosto..?
Não relaciono com o ter-se bom ou mau gosto. A sensibilidade está intrinsecamente ligada ao gosto, sim, mas vejo nos outros por vezes até grande sensibilidade mas falta de gosto. Acha isto possível Castela ? Se calhar pode ajudar no pensamento.
Será antes ter a ciência ou o técnica e faltar-lhe o gosto, o je ne sais quoi?
Há ainda outra coisa que vejo cada vez mais, é saber ter gosto mas até determinado ponto. Depois, quando sem rede de segurança, espalhamo-nos ao comprido. Onde está então a tal sensibilidade? Não existe. Existe talvez um gosto adquirido trabalhado mas que é apenas superficial, produto de efeitos de marketing talvez, ou de ouvir falar bem..serão asmodas?
Colocado por: CMartin
Não me passou despercebido o comentário sobre o gosto e/ou sensibilidade do Castela. Nem me passou despercebido o de Flica. De tal forma que relaciono aqui um com o outro.
E ainda, associo ambos os contributos ao segundo post neste tópico (JUÍZO DE GOSTO,
Estética e Filosofia de Arte, Manuela Morais) em que entre uma leitura toda ela interessante, encontramos o seguinte :
" o gosto enquanto sentido humano é transposto para o mundo valorativo das obras de arte e da natureza, visto que o ser humano também julga ou saboreia um espectáculo da natureza ou um objecto artístico pelo prazer ou desprazer que em si suscita. O início da utilização da palavra gosto (gustus) não pode ser rigorosamente determinado, contudo considera-se que é por volta dos meados do século XVII, primeiro em Itália e em Espanha, depois em França e em Inglaterra e, mais tardiamente, na Alemanha, que o termo adquire pertinência para designar uma faculdade nova, a capacidade de discernir o belo do feio e de apreender pelo sentimento (aisthêsis) imediato as regras dessa dicotomia. Deste modo, o nascimento da estética como disciplina filosófica enlaça-se à mutação radical do belo em gosto. Consequentemente, com o conceito de gosto, o belo passa a radicar na subjectividade humana que, no limite, se define pelo prazer que proporciona, pelas sensações ou sentimentos que suscita no homem encarnado."
Tem o mesmo texto maior desenvolvimento mas, para jà, fiquemo-nos por aqui para dar tempo de digerir devidamente tudo isto sem as habituais pressas!
Colocado por: Castela
Quanto à sensibilidade, a acepção da palavra não era exatamente a respeito de uma pessoa que é sensível, muito sentimental, mas mais no sentido de uma aptidão, uma capacidade, mesmo uma tendência natural para apreciar a beleza das coisas, para o dizer de uma forma muito simples.