Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 22 fevereiro 2016 editado

     # 101

    Muito Obrigada pela parte que me toca.

    Concordo porque existem colaborações muito interessantes, diversificadas, no Fórum, que me prendem muito com saberes diferentes ! É um gosto!

    Também fico secretamente feliz por achar que o migjac acompanha o que vou postando. É uma motivação em si que me oferece, e é-me importante achar que alguém gosta. Obrigada !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  1.  # 102

    Colocado por: CMartinTenho o meu linkedin no fórum algures

    Adonde?
    Num vi nada!
  2.  # 103

    Colocado por: CMartino migjac acompanha o que vou postando

    Graxista!
    • migjac
    • 22 fevereiro 2016 editado

     # 104

    Colocado por: zedasilva
    Graxista!



    O Zé da Silva tb é um excelente forista, tem um sarcasmo peculiar mas pertinente!
    Oh Zé não fique com ciúmes lol
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 105

    Colocado por: migjacO Zé da Silva tb é um excelente forista

    Dois piropos no mesmo dia?
    Hummm, amanhã ninguém me atura nas obras.
    Concordam com este comentário: migjac
  4.  # 106

    Colocado por: zedasilva
    Adonde?
    Num vi nada!


    Outra vez essa conversa ! Tivesse visto !
  5.  # 107

    Colocado por: CMartinOutra vez essa conversa ! Tivesse visto !

    Ó senhora, eu com esta idade já vejo pouco mais que uma toupeira pitosga
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 108

    CMartin
    Gosta de arte sim, mas não somente da arte pela arte ou apenas pelo seu fascínio, gosta de a envolver e rodear de uma dose de filosofia para além do sentimento e do conhecimento. Pq, na verdade, a sabedoria, só por si, tende a tornar-se enfadonha numa vulgar descrição de factos ou num parafrasear de doutrinas.
    Surge sp primeiro um brainstorming como agora estroutra construção que mais parece uma anta? E evoluir assim...
    Tal como o migjac não sei como pode usufruir de tanto tempo disponível.
    Bem haja!
  6.  # 109

    Colocado por: Flicabrainstorming

    Ai se soubessem a gana que tenho a esta palava! Tive meia dúzia de professores cagões que adoravam o termo.
    Eu acho que eles faziam de prepósito só para me irritar.
    Porque raio não podemos nós utilizar termos que toda a gente perceba? Que mania que somos todos finos e letrados.
    •  
      CMartin
    • 22 fevereiro 2016 editado

     # 110

    Pois eu fiquei indecisa se uma critica se um elogio. Que me transpareceu sarcàstico, isso sim.
    Mas todos temos as nossas duvidas existenciais, especialmente quando se trata de duvidar dos outros e sobre os seus inocentes afazeres..são filosofias de vida dessas que eu não partilho. Sou pela serenidade.
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 111

    Pode crer que é elogio mas de tão abrangente que o quis tornar, tocando em todas as vertentes discutidas, a discutir e que pairam no ar, que não consehui ser objectiva. O cliché tb não não tinha intenção malévola, podia ter usado outra expressão menos empresarial mas na verdade não achei melhor para este lançar dum tema com varias facetas, como que um enigma em premissas. Gosto! Só não gosto daquele presumido boçal que é afinal um boaster, e vai dizer não conhecer...
    Ainda não tive tempo de me debruçar sobre o novo tema!
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 112

    Ah! E sobre o tempo disponível é só pq, confesso, me causa inveeeejaaa!!! Não leve a mal não tem culpa de eu ter menos disponibilidd
  7.  # 113

    Colocado por: zedasilvajá vejo pouco mais que uma toupeira pitosga

    Se os gajos do IMTT lerem isto, ficas sem carta e sem trator;)
  8.  # 114

    Colocado por: C.Silva
    Se os gajos do IMTT lerem isto, ficas sem carta e sem trator;)

    A carta ainda vá que não vá, agora o trator nunca!
  9.  # 115

    Colocado por: FlicaCMartin
    Gosta de arte sim, mas não somente da arte pela arte ou apenas pelo seu fascínio, gosta de a envolver e rodear de uma dose de filosofia para além do sentimento e do conhecimento. Pq, na verdade, a sabedoria, só por si, tende a tornar-se enfadonha numa vulgar descrição de factos ou num parafrasear de doutrinas.
    Surge sp primeiro um brainstorming como agora estroutra construção que mais parece uma anta? E evoluir assim...
    Tal como o migjac não sei como pode usufruir de tanto tempo disponível.
    Bem haja!



    Todos os dias o meu momento de relaxe é o meu cigarro com o café depois de jantar, acompanhado por uma boa leitura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  10.  # 116

    Mais um tópico que prometia mas que aos poucos se vai secando em questões menores e (pouco) paralelas...
    Também acho que apesar das melhores intenções, não começou desde logo da melhor forma, com aquele exercício "gestalt" do sinal da casa...
    Depois, a enumeração avulsa de conceitos de estética, como a proporção divina, utilizada na arquitectura, mas também na pintura e fotografia, como “regra” de composição, ou a escala, assim sem mais, sem haver um trabalho de tenta “cozer” estes conceitos para falar do “gosto” acaba por não convidar muito à participação dos foristas.
    E por falar de participação, e pese embora o anterior dito, não posso deixar de estranhar a pouca participação dos arquitectos, pois teoricamente são profissionais, que quer pela sua formação académica, quer também pela sua experiência e por um interesse intrínseco nestas matérias poderiam dar um contributo útil para a discussão.
    Porque não é só desenhar um espaço em 2d, é também depois concretizar algo em 3d (e aqui não falo nos programas de desenho 3d) com funcionalidade mas também com harmonia, e porque não, beleza.
    E essa “harmonia”, quer de volumes, de materiais, de cores, mesmo de decoração é algo que nas obras que se vai vendo, é secundarizado em favor de questões mais “técnicas” que são obviamente importantes, mesmo essenciais mas que não se esgotam só nisso.
    E uma boa ajuda poderia ser obviamente este tópico, partindo desde logo de algo muito veiculado por aqui, que se resume a uma frase dita quase sempre com um carácter auto-justificativo e redentor que é a de “os gostos não se discutem”…
    E porque os gostos se discutem e podem-se discutir (e aprender) seria talvez interessante e sobretudo complementar a outras matérias mais práticas e “técnicas” discutidas aqui.
    •  
      CMartin
    • 23 fevereiro 2016 editado

     # 117

    Colocado por: Castela
    Também acho que apesar das melhores intenções, não começou desde logo da melhor forma, com aquele exercício "gestalt" do sinal da casa...


    Já agora sobre gestalt, para os apreciadores destas coisas(..).

    "gestalt" é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.Refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar". A palavra gestalt tem o significado "de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos".

    A gestalt, ou psicologia da forma, surgiu no início do século XX e, diferente da gestalt-terapia, criada pelo psicanalista berlinense Fritz Perls (1893-1970), trabalha com dois conceitos: superssoma e transponibilidade. O psicólogo austríaco Cristian von Ehrenfels apresentou esses critérios pela primeira vez em 1890, na Universidade de Graz.

    Um dos principais temas trazido por ela é tornar mais explícito o que está implícito, projetando na cena exterior aquilo que ocorre na cena interior, permitindo assim que todos tenham mais consciência da maneira como se comportam aqui e agora, na fronteira de contato com seu meio. Trata-se de seguir o processo em curso, observando atentamente os “fenômenos de superfície” e não mergulhando nas profundezas obscuras e hipotéticas do inconsciente – que só podem ser exploradas com a ajuda da iluminação artificial da interpretação.

    De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é outro, que não a soma de suas partes: "(...) 'A+B' não é simplesmente '(A+B)', mas sim, um terceiro elemento 'C', que possui características próprias". Segundo o critério da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai: as letras r, o, s, a não constituem apenas uma palavra em nossas mentes: "(...) evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas às letras."


    Fonte: wikipedia.
    •  
      CMartin
    • 23 fevereiro 2016 editado

     # 118

    Gestalt

    Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva.

    Outros conceitos dessa teoria são superssoma e transponibilidade. Superssoma refere-se a ideia de que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) 'A + B' não é simplesmente '(A + B)', mas sim um terceiro elemento 'C', que possui características próprias".Já segundo o conceito da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma se sobressai. "(...) Uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico, metal, madeira ou qualquer outra matéria-prima."

    Os sete fundamentos básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design, arquitetura etc - são:

    Segregação: desigualdade de estímulo; gera hierarquia: importância e ordem de leitura.
    Semelhança: elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades. E estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados.
    Unidade: um elemento se encerra nele mesmo; vários elementos podem ser percebidos como um todo.
    Proximidade: elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente: unidade de dentro do todo.
    Pregnância: é a lei básica da percepção da gestalt.
    Simplicidade:Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual.
    Fechamento: formas interrompidas: preenchimento visual de lacunas.

    Fonte: a mesma.
    •  
      CMartin
    • 23 fevereiro 2016 editado

     # 119

    Todos, Castela,
    As questões menores se calhar acabam por fazer parte do todo, deste tópico porque somos, para além de foristas, nós próprios detentores de opinião e personalidades próprias. Somos a soma de um todo, do qual fazem parte as questões menores também.

    Gestalt, e até pela razão que me levou a adicionar os 2 posts anteriores, não acho completamente desapropriado para ter dado início ao tópico desta feita, esta reflexão sobre os gostos.
    Um objecto é a soma do todo, o objecto em si (indiscutivelmente o exemplo da casinha, é uma casinha), e como nós particularmente vemos o objecto (subjectivamente o nosso gosto, que será resultado da nossa vivência, a nossa cultura pessoal (deixar viajar o olhar ou até antes e melhor: o olhar tem que viajar).
    •  
      CMartin
    • 23 fevereiro 2016 editado

     # 120

    Repetindo:

    Os sete fundamentos básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design, arquitetura etc - são:

    Segregação: desigualdade de estímulo; gera hierarquia: importância e ordem de leitura.
    Semelhança: elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades. E estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados.
    Unidade: um elemento se encerra nele mesmo; vários elementos podem ser percebidos como um todo.
    Proximidade: elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente: unidade de dentro do todo.
    Pregnância: é a lei básica da percepção da gestalt.
    Simplicidade:Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual.
    Fechamento: formas interrompidas: preenchimento visual de lacunas.

    null
 
0.0855 seg. NEW