Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: 21papaleguasNão tenho a certeza que seja assim. Não devemos generalizar.
    Quem gosta de viver no meio da natureza, acho que vai é ficar deprimido se se vir na obrigação de ir para um grande centro urbano.

    Não estou a generalizar. Estou a dar exemplos que demonstram que é errado pensar-se que é certo que uma casa é "para a vida". E sendo algo que constatei por mais que uma vez, e não vi nenhuma centena de casas nem nada que se pareça, tendo a pensar que isto de optar mais tarde por um apartamento deve ser situação que ocorre com alguma frequência.
    No mesmo sentido, também já soube de mais que um caso de pessoas que cresceram em apartamentos e que vão atrás do sonho de ter uma moradia isolada até que se deparam com as exigências de manutenção dos espaços exteriores e, cá vai disto, regressemos ao apartamento.
    E isto sem falar de muitas outras situações que nos podem obrigar a abandonar a nossa casa de sonho, como obrigações laborais, familiares, problemas de saúde, etc, etc.
    Estou apenas a tentar desmontar a retórica dos muitos foristas que acham que devemos investir muito e em tudo o que há de melhor numa casa, "porque valoriza a casa", "porque é um bom investimento", "porque é para a vida", "porque quero deixar algo para os meus filhos, netos e bisnetos", etc, etc.
    Tudo isso é muito lindo para quem tem uma grande capacidade financeira e que não tenha problemas caso se venha a arrepender do investimento. Não sendo de todo o meu caso, eu cá prefiro optar por algo que cumpra a sua finalidade, que me dê conforto - dentro daquilo que considero essencial e me parece racional - e que tenha a qualidade suficiente para não me dar grandes chatices.
    Se me permitirem a metáfora, valendo o que vale, não quero nenhum BMW ou acima disso, mas também não estou tão mal que me tenha de ficar por um Dacia. Um Opel, Renault, Peugeot ou quejandos servem-me perfeitamente e já trazem umas mariquices engraçadas em termos de conforto e segurança.
    Concordam com este comentário: i.seabra
  2.  # 42

    Pode ler este documento que tem tudo muito bem descrito:

    http://www.lnec.pt/pt/descarregamentos/rusticasa-sistema-de-construcao-industrializada/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 43

    Colocado por: mhpintoEstou a dar exemplos que demonstram que é errado pensar-se que é certo que uma casa é "para a vida".

    Cá está um ponto onde estou em desacordo consigo.
    Eu construí a minha e espero só construir esta. Se tudo correr bem, é aqui que hei-de ficar até morrer.
    Eu também já vi algumas situações de pessoas que se queixam das casas demasiado grandes e que agora os filhos estão todos longe e à anos que já nem sobem ao 1º andar.
    Isso foi noutro tempo. Dantes construía-se para ostentar. Casas grandes T4 ou T5, com mais dois quartos e uma sala nos anexos, para a família toda mais as visitas.


    Colocado por: branco.valterEstou apenas a tentar desmontar a retórica dos muitos foristas que acham que devemos investir muito e em tudo o que há de melhor numa casa, "porque valoriza a casa", "porque é um bom investimento", "porque é para a vida", "porque quero deixar algo para os meus filhos, netos e bisnetos", etc, etc.

    Eu realmente investi tudo o que tinha na construção da casa, tentei valorizá-la ao máximo para me sentir bem dentro dela e não necessitar de ir à rua se tiver em casa, seja cafés, esplanadas, restaurantes, etc. Se ele tem valor comercial, também acho que é importante, porque não sabemos o dia de amanhã e se tivermos uma coisa com valor será certamente mais fácil de vender. Não consigo perceber por exemplo, com é que alguém que está a construir novo opta só por dois quartos. Um dia que precisem de vender a casa, terão com certeza menos procura para ela.
    Em relação aos filhos, espero sinceramente que a minha filha tenha condições de ir para outro lado qualquer e não tenha de ficar aqui. Eu também não tinha querido ficar na casa dos meus pais.
  4.  # 44

    Colocado por: branco.valterPode ler este documento que tem tudo muito bem descrito:

    http://www.lnec.pt/pt/descarregamentos/rusticasa-sistema-de-construcao-industrializada/

    Obrigado, muito interessante. Pena é não ser exatamente o sistema construtivo de que falei, já que esse assenta em paredes feitas com toros de madeira empilhados. Mas ainda assim há lá muita informação interessante. Donde tirou isto? Será que estão lá outros sistemas construtivos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pmia
  5.  # 45

    Colocado por: Anonimo09092021Oh 21papaleguas, a sua casa está no fórum? Tenho curiosidade de a ver depois de ler alguns comentários seus...

    Infelizmente nao, so descobri o forum depois de ter construido.
  6.  # 46

    Muito obrigado Anonimo09092021.

    Voltando um pouco atrás, para que serve a membrana microporosa?
  7.  # 47

    Anonimo09092021,

    Sabe se existem em Portugal empresas de construção em sistema wood frame devidamente certificadas/homologadas por entidade competente, nomeadamente o

    LNEC?
  8.  # 48

    Que eu saiba a única empresa com certificação do LNEC é a Rusticasa. A dita empresa constrói casa de madeira em vários tipos, incluindo do género que pretende. A casa do Raul é exactamente assim.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  9.  # 49

    Colocado por: branco.valterQue eu saiba a única empresa com certificação do LNEC é a Rusticasa. A dita empresa constrói casa de madeira em vários tipos, incluindo do género que pretende. A casa do Raul é exactamente assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sousa tavares


    Obrigado Valter, mas creio que a Rusticasa não constrói em wood frame, apenas em madeira maciça.

    Vou consultar o site deles... De qualquer modo fica muito longe do local onde pretendo construir.
  10.  # 50

  11.  # 51

    Colocado por: branco.valterEntão veja "o" tópico de uma casa de madeira cá no fórum:

    https://forumdacasa.com/discussion/12137/construir-uma-casa-sem-telhas-tijolos-e-cimento/#Item_0


    Já vi. Essa casa não é construída pelo método wood frame!
  12.  # 52

    Fui ao site da dita empresa e segundo eles, toda a linha contemporânea é construída usando o sistema Post & Beam:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Timber_framing

    O modelo que mais diz algo a mim e à minha mulher:

    http://rusticasa.com/images/stories/casas/ORosal/O_Rosal.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  13.  # 53

    Colocado por: branco.valterFui ao site da dita empresa e segundo eles, toda a linha contemporânea é construída usando o sistema Post & Beam:

    Do que já li isso é distinto daquilo que é considerado woodframing. Da wikipédia
    "Timber-framed structures differ from conventional wood-framed buildings in several ways. Timber framing uses fewer, larger wooden members, commonly timbers in the range of 15 to 30 cm (6" to 12"), while common wood framing uses many more timbers with dimensions usually in the 5 to 25 cm (2" to 10") range. The methods of fastening the frame members also differ. In conventional framing, the members are joined using nails or other mechanical fasteners, whereas timber framing uses the traditional mortise and tenon or more complex joints that are usually fastened using only wooden pegs.[12] Modern complex structures and timber trusses often incorporate steel joinery such as gusset plates, for both structural and architectural purposes."

    Ou seja, o princípio é o mesmo (uma estrutura de madeira que depois é preenchida e revestida), mas a aplicação técnica é diferente.
  14.  # 54

    E então como se classifica o tipo de construção da Livinwood? Light wood frame?
  15.  # 55

    • VXMC
    • 13 abril 2016

     # 56

    Aproveite e vá a Feira de Março em Aveiro dar um passeio no fim de semana e aproveita para falar com eles. Estão na exposição, são muito prestáveis e esclarecem as suas dúvidas. Podem inclusive mostrar-lhe alguma obra em construção.
  16.  # 57

    Colocado por: mhpintohttp://www.livinwood.pt/pt_pt/item/Casa_em_Madeira/1/SistemaConstrutivo


    A minha dúvida é saber se este sistema funciona bem relativamente ao isolamento térmico. Quanto ao preço não tenho dúvida que é mais barato que alvenaria.

    Em julho de 2015 pedi um orçamento aproximado para uma casa com as seguintes áreas:

    sala (28 m2); cozinha (12 m2); lavandaria (5 m2); quarto 1 (14 m2); quarto 2 (14 m2); hall (14 m2); wc 1 (6 m2; wc 2 (4 m2) com revestimento interior e exterior

    em reboco, caixilharia em pvc branco e cobertura plana = 53.000,00 + IVA.
  17.  # 58

    Colocado por: Anonimo09092021A Rusticasa constrói em Beams (Troncos) e Wood/Timberframe. Em troncos usam tronco duplo com isolamento no meio (EPS, acho eu), em Wood Frame usam a composição que estava no meu tópico.

    A Rusticasa constrói, GARANTIDAMENTE, em Wood Frame e a Casema também.


    Pelo que o Raul escreveu no fórum quando ainda participava, eles usam Mantas de lã de rocha.

    raulschone

    Paredes exteriores: forro madeira 0,02m; cx ar 0,025m; membrana impermeabilização 0,002m; OSB 0,01m; lã rocha 0,1m; cx ar 0,025m; forro madeira 0,02m.
    Cobertura: seixo 0,07m; tela pitonada; manta geotextil; tela pvc 0,012m; XPS 0,04m; OSB 0,015m; papel kraft; ripa madeira 0,025m; cx ar 0,025m; lã rocha 0,08m; folha polietileno 0,001; ripa madeira 0,025m; forro madeira 0,02m.
    Pavimento "mais intrigante": soalho pinho marítimo 0,022m; cx ar 0,25m; folha plastificada; lã rocha 0,08m; ripa madeira 0,05m; OSB 0,015m.
    Pavimentos em contacto com o terreno não existem.
    A parede da garagem assim como os muros da entrada são a excepção pois são em alvenaria e como deixei de ser cliente de tintas (foram muitos dias das primaveras de quase 2 décadas a pintar/caiar enormes fachadas da quinta onde morei) optei por cimento branco com areia amarela que dá aquele aspecto de pedra. Quanto ao chassis (ver foto no início do tópico) é composto por 66 estacas assentes sobre sapatas em betão.
    Optei por gesso cartonado em muitas paredes interiores exceptuando as paredes dos vãos envidraçados (opção estéctica) e as casas de banho e cozinha( zonas molhadas) por não querer ficar com o aspecto das paredes em gesso cartonado da casa da minha irmã (no Gradil, Mafra com cerca de 12 anos) e gostar muito das cozinhas e WC em madeira de algumas casas que conheço na minha terra natal (Alemanha).
    Estou a morar na casa desde Agosto de 2010 e humidades, infiltrações, frio, etc.=0000000........isso era o "pão nosso" de cada inverno na quinta que vendi.
    Sistema aquecimento: tela radiante no tecto que utilizei apenas durante poucas horas nos dias de inverno em que o sol não aqueceu os grandes vãos envidraçados a sul da casa. Nos dias de sol de inverno ( felizmente temos cá muitos) chegava a casa 19-20 horas e verificava que a temperatura na estação meteo que tenho na sala indicava temperaturas de 1 dígito no exterior e no interior acima dos 22º. Quando me deitava por volta das 2 horas estavam ainda cerca de 20º pelo que nem cheguei a utilizar o sistema de aquecimento. Se me preocupo por a casa ter inércia térmica fraca, CE com B por a caixilharia da Rusticasa(excelentes) não ter classificação, apoio dos painéis solares ser resistência eléctrica ( a morar sozinho, com o sol que temos tem muito pouca utilização) ? Não me preocupa nada, pois não tenho intenção de vender (a não ser que me paguem mais cerca de 20% do que gastei) e a classificação do CE não me aquece nem me arrefece a casa nem 1º..........e gostos não se discutem,certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem, Anonimo09092021, mhpinto
  18.  # 59

    640 euros/m2 + iva? Não pensei que fosse tanto.... De qualquer maneira estou a falar de áreas úteis.
  19.  # 60

    Colocado por: Anonimo09092021Isso dá cerca de 640€/m2 + IVA

    Como chegou a este valor? A casa tem cerca de 100m2 de área útil, pelo que de área bruta terá algo mais. Mas mesmo considerando só a área útil dá cerca de 530€/m2... Ou está a assumir outros encargos? Quais?
    Hoje estou literalmente a dormir em pé pelo que o mais certo é estar a trocar-me todo...

    Colocado por: sousa tavaresA minha dúvida é saber se este sistema funciona bem relativamente ao isolamento térmico.

    Já visitei algumas casas em woodframing e a principal sensação que se tem é a de "aconchego", mesmo que a casa esteja inacabada (desde que as paredes e cobertura estejam lá, claro está). Nada daquela frieza que se sente em casas de alvenaria por mobilar. Obviamente que do ponto de vista técnico isto de pouco vale, mas que fica a impressão de que o isolamento térmico é muito bom, lá isso fica.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, sousa tavares
 
0.0376 seg. NEW