Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rafaelisidoroDR , trial não é TT , é completamente diferente ... Como é que sais de uma vala com 1 MT de altura e verticalmente direita lol se alguem vier cá numa altura de um passeio noturno e quiser ver o TT açoriano entre amigos lol
    O TT é muito relativo, depende da situação em particular... nessa situação para sair de uma vala com eixo recuado tens a vantagem de ter sempre traçao e a desvantagem de o carro apoiar mais facilmente, um carro equilibrado para tt tem de ter uma boa relação altura/largura, ha muito bom jipe por ai que de tao alto que esta com bodylifts, tacos nas molas, ou mesmo apenas suspensão acaba por nao fazer melhor figura que outros com menos altura, basta haver inclinação lateral e esta o gajo a dormir!
  2. Colocado por: DR1982O TT é muito relativo, depende da situação em particular... nessa situação para sair de uma vala com eixo recuado tens a vantagem de ter sempre traçao e a desvantagem de o carro apoiar mais facilmente, um carro equilibrado para tt tem de ter uma boa relação altura/largura, ha muito bom jipe por ai que de tao alto que esta com bodylifts, tacos nas molas, ou mesmo apenas suspensão acaba por nao fazer melhor figura que outros com menos altura, basta haver inclinação lateral e esta o gajo a dormir!
    nem eu diria melhor lol cada caso é um caso
  3. Colocado por: jcfcid

    Qual é a autonomia actual do seu Leaf?

    Vou precisar trocar de carro daqui a 1ano (+/-) e estou sinceramente inclinado para um eletrico!
    para o mais potente KW são 200KM , o meu colega diz que faz 230 porque ele carrega-se bem em estrada , diz que com a outra bateria o carro atingia os 400KM anunciados , numa versão menos potente o leaf consegue 250KM assim foi o que lhe disserem ...
  4. Colocado por: rafaelisidoropara o mais potente KW são 200KM , o meu colega diz que faz 230 porque ele carrega-se bem em estrada , diz que com a outra bateria o carro atingia os 400KM anunciados , numa versão menos potente o leaf consegue 250KM assim foi o que lhe disserem ...


    O leaf tem alguma bateria maior do que a de 30kw?

    So vejo no site essa bateria e falam nos tais 200km... Continua a ser muito pouco! No mínimo 350 / 400km torna-se viavel! :)
  5. Colocado por: jcfcid

    O leaf tem alguma bateria maior do que a de 30kw?

    So vejo no site essa bateria e falam nos tais 200km... Continua a ser muito pouco! No mínimo 350 / 400km torna-se viavel! :)
    falei com um condutor da Camara , tem lá dois e aquilo desperta curiosidades , falaram-me em duas baterias diferentes e contratos diferentes ...
    • eu
    • 28 maio 2017
    Colocado por: jcfcidContinua a ser muito pouco!

    Depende da utilização. Se for usado apenas como carro citadino (assume-se que o dono tem outro carro para as viagens longas) 200 Km chegam perfeitamente.
  6. Colocado por: rafaelisidoropara o mais potente KW são 200KM , o meu colega diz que faz 230 porque ele carrega-se bem em estrada , diz que com a outra bateria o carro atingia os 400KM anunciados , numa versão menos potente o leaf consegue 250KM assim foi o que lhe disserem ...

    Não, não... Nada disso.

    O meu Leaf é de 24kWh, faz até 170km a andar devagar, 100-120km a 100/h em auto estrada (dependendo do relevo e de quão "ao vermelho" levares a bateria), e por aí fora.
    O de 30kWh faz até 250km a andar devagar, 140-160km a 100km/h, nas mesmas condições.
    Só posso aconselhar que comprem. Quanto mais depressa melhor. A poupança é muitíssimo significativa e a autonomia é uma questão de hábito.

    Colocado por: eu
    Depende da utilização. Se for usado apenas como carro citadino (assume-se que o dono tem outro carro para as viagens longas) 200 Km chegam perfeitamente.

    Nem por isso. Vou a todo o lado com o meu. Todo o lado. Basta algum planeamento e adaptar a condução à autonomia necessária a determinado troço. Se é despreocupado? A maior parte das vezes sim, nem todas. O que poupo no dia a dia é mais que razão suficiente para suportar uma ou outra viagem mais "constrangida".
    Já fiz 600km num dia (fui ao Algarve), já fiz 600km num fim de semana praticamente sem cargas rápidas, fácil fácil ;-) E o meu é o de 24kWh!
    Tenho outro carro, efectivamente tenho. Que estou a vender por estar sempre parado, conto pelos dedos das mãos as vezes que saiu da garagem desde que tenho o Leaf.

    Colocado por: jcfcid No mínimo 350 / 400km torna-se viavel! :)

    Muito poucas pessoas fazem tanto km de seguida. Haja estrutura de carregamento rápido e 200km são mais que suficientes. Pára, faz xixi e estica as pernas, e já tem a bateria carregada, o nosso país é pequeno, grandes baterias significam custo muito elevado do carro...
    Claro que conheço pessoas que, profissionalmente, vão a Barcelona e só param 2x para gasóleo, xixi e sandes. Para essas efectivamente não dá, mas essa é uma parte muito pequena da população. No nosso país, pela dimensão que tem, eu diria (sem qualquer dado a suportá-lo, só percepção) mais de metade da população podia andar de eléctrico e não teria qualquer constrangimento.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7. Colocado por: Bruno.Alves
    Não, não... Nada disso.
    e tem toda a razão lol o outro Sr disse que o carro faz 230 km e disse-me para não acreditar no colega lol

    para cá , para as ilhas isso é muito KM e já se vai a todo o lado com alguns dias sem carregar , o Zoe aforece um pouco mais de autonomia mas sinceramente o leaf preto mata-me todo , era a minha primeira opção para um carro novo ...
  8. O que é preciso para andar de eléctrico é só "mudar a ficha" (ehehehe grande trocadilho!!!). A sério, só tem de mudar a maneira de pensar ;-)

    Você não precisa de carregar a cada "alguns dias". Carrega em casa, todos os dias, durante a noite e enquanto dorme, como o telemóvel. Eu perco ZERO minutos da minha vida (no dia a dia, em viagem grande é diferente) a "abastecer". Chego a casa, ligo à tomada, de manhã está carregado enquanto eu dormia. O carro tem um programador para só começar a puxar energia a uma determinada hora, perfeito para conjugar com o bi-horário sem ter de lá ir ligar a tomada à meia noite.

    Atenção às ilhas. Se for na Madeira, conheço um utilizador de Leaf aí e, dependendo da viagem, chega a fazer menos de 100km e a andar devagar, o relevo é tramado.
    Para lhe dar uma ideia, é possível gastar toda a bateria do meu carro a subir a serra da Estrela, saindo carregado da Covilhã (e são só 30km). Para baixo depois carrega 1/3 da bateria a regenerar.
  9. Colocado por: Bruno.AlvesAtenção às ilhas. Se for na Madeira
    é São Miguel , Açores , muito plano com boas estradas ... e já vejo alguns por cá há já algum tempo ...
  10. Bela ilha, já aí fui muito feliz :-) :-) Lá o plano, fui a alguns sítios que eram bem pouco planos...

    Aí o problema é só não ter um único posto de carga rápida. Aliás, acho que nem de carga "normal" publico, não há nenhuma infraestrutura de carregamento. Por acaso quando aí estive já tinha o meu Leaf e estive sempre a imaginar se seria possível fazer de Leaf o mesmo que fiz no fumarento que aluguei.
    Em qualquer lugar há mais tomadas que bombas de gasolina. Num igual ao meu exigia certamente um planeamento mais cuidado, uns telefonemas de antemão para pedir autorização para usar uma tomada (por exemplo no parque de um restaurante enquanto se almoça, etc). Num de 30kWh faz a ilha toda sem problemas.
    edit: isto para ir lá aos sítios turísticos do sobe e desce. Para dar a volta à ilha "por fora" o meu chega e sobra.

    Pode ser uma boa sugestão a apresentar às entidades regionais por exemplo: instalar postos de carga "normais" pela ilha. A sustentabilidade e a descarbonização estão na ordem do dia.
  11. Colocado por: Bruno.AlvesVocê não precisa de carregar a cada "alguns dias". Carrega em casa, todos os dias, durante a noite e enquanto dorme, como o telemóvel. Eu perco ZERO minutos da minha vida (no dia a dia, em viagem grande é diferente) a "abastecer". Chego a casa, ligo à tomada, de manhã está carregado enquanto eu dormia. O carro tem um programador para só começar a puxar energia a uma determinada hora, perfeito para conjugar com o bi-horário sem ter de lá ir ligar a tomada à meia noite.


    E já deitou as contas à eletricidade? É que dizer que sai barato sem contabilizar os custos dos carregamentos não está certo.
  12. Colocado por: Bruno.AlvesEm qualquer lugar há mais tomadas que bombas de gasolina.

    Lá está você a ser surreal.
  13. Têm saneamentos em casa? O melhor é o penico debaixo da cama ou uma grande fossa, para albergar esta nova tecnologia.
    Quanto mais mij@ mais anda...

    http://www.motor24.pt/ecologia/baterias-urina-ar-sodio-isto-os-carros-eletricos-vao-baratos-os-gasolina/?utm_campaign=DinheiroVivo&utm_medium=Social&utm_source=Facebook
  14. Claro que fiz. Antes de comprar o carro (sim, porque os eléctricos não são baratos) fiz todas as contas (assumindo que já precisava de trocar o carro que troquei pelo Leaf).

    A minha realidade é simples: carrego em casa 95% das vezes (só carrego fora em viagem e até ver é gratuito - mas tomaria eu que não fosse), troquei uma despesa mensal de 2,5 depósitos de gasóleo (1,5 num Clio 1.5 dCi comercial e 1 na minha carrinha Kia das viagens de família ao fim de semana) por cerca de 30€ de electricidade a mais. Faça as contas.
    IUC: 0€, no mínimo 140€ de um carro a combustão qualquer.
    Revisão anual na marca: 40€ no ano ímpar, 80€ no ano par (porque trocam o fluido do circuito dos travões num carro que trava essencialmente com o motor veja lá - as marcas têm de ganhar dinheiro com alguma coisa...)
    Mais um carro cheio de tecnologia: consigo ligar o AC a partir do telemóvel e chegar ao carro com ele fresquinho num dia de torreira veja lá :-) Ou o contrário numa noite gélida de inverno.

    Colocado por: Bricoleiro
    Lá está você a ser surreal.

    Não estou nada. Claro que "cravar" uma tomada é o ultimo recurso mas, numa situação de aperto, o carro eléctrico carrega em qualquer lado.

    edit:
    Colocado por: BricoleiroTêm saneamentos em casa? O melhor é o penico debaixo da cama ou uma grande fossa, para albergar esta nova tecnologia.
    Quanto mais mij@ mais anda...

    http://www.motor24.pt/ecologia/baterias-urina-ar-sodio-isto-os-carros-eletricos-vao-baratos-os-gasolina/?utm_campaign=DinheiroVivo&utm_medium=Social&utm_source=Facebook

    É livre de não gostar, ser céptico, achar que eu sou um tangas, o que quiser. Mas mantenha um mínimo de nível, pode ser?

    Em relação a essa "notícia", infelizmente os nossos "jornaleiros" são tão desinformados quanto você, e escrevem a primeira porcaria que encontram numa página de FB qualquer. Desde que tenha um título apelativo e dê cliques e visitas, estão a borrifar-se se tem um mínimo de seriedade. É isso que este povo consome, senão veja-se que o Correio da Manhã existe :-(
    Concordam com este comentário: mafgod
  15. Colocado por: Bruno.AlvesÉ livre de não gostar, ser céptico, achar que eu sou um tangas, o que quiser. Mas mantenha um mínimo de nível, pode ser?

    Em relação a essa "notícia", infelizmente os nossos "jornaleiros" são tão desinformados quanto você, e escrevem a primeira porcaria que encontram numa página de FB qualquer. Desde que tenha um título apelativo e dê cliques e visitas, estão a borrifar-se se tem um mínimo de seriedade. É isso que este povo consome, senão veja-se que o Correio da Manhã existe :-(


    Esta notícia nada tem a ver com os seus comentários nem com o seu carro elétrico.
    Esta notícia é real e não veio do CM, está a ser ignorante.
  16. Bom dia e passe bem. Para insultos gratuitos já temos o FB.

    edit: reparei que ignorou completamente a parte que pediu, a das contas, para se focar no insulto. Se precisar de esclarecer mais alguma duvida disponha :-)
    • TZW
    • 29 maio 2017 editado
    Andei na Madeira com um twizi, dá para perceber o sistema, aconselho a experimentarem.
    Quanto tempo é suposto ser a vida útil da bateria do leaf, e preço? Isso também entra nas contas de combustível e não como substituição de peças, isto a meu ver.
    Espero que saiam muitos para o mercado porque quero comprar um no futuro mas low cost, de momento não me serve de nada porque só faço uns 500km mensais. Também aguardo modelos mais decentes, parece que os fazem toscos propositadamente mas aos poucos estão a melhorar embora o que me interessa mais é a economia geral.
    Já alguém experimentou carregar num gerador portátil de 16A?
  17. Colocado por: Bruno.AlvesSe precisar de esclarecer mais alguma duvida disponha :-)


    Consigo não preciso de esclarecer dúvida nenhuma sobre carros. São muitos anos a virar frangos.
  18. Essas questões já não se colocam...
    A primeira geração do Leaf tem de facto grande degradação, mas tanto a segunda geração do Leaf de 24kWh como o de 30kWh têm uma química muitíssimo superior, muito mais resistente ao calor e degradação.
    De qualquer forma, o tempo de vida útil depende da necessidade de cada um. Uma bateria que perca capacidade não *tem* de ser substituída, apenas o carro perde autonomia. Se a autonomia continuar a ser suficiente para o dia a dia, perfeito.
    As contas que eu fiz ao meu foi ser capaz de fazer 100km até aos 10 anos do carro. Pelo que vejo do meu e muitos outros à minha volta (segunda geração obviamente), não vejo porque não seja possível. Ainda assim, a minha esposa (que anda com ele no dia a dia) faz 60km para o trabalho. Ou seja, se ela não mudar de trabalho para mais longe, com toda a certeza a bateria sobrevive ao carro.

    500km/mês não justifica financeiramente, não. Só se quiser muito reduzir a pegada ecológica.

    Carregar num gerador provavelmente terá problemas de terra. A maioria dos carregadores dos eléctricos são muito piquinhas com boa terra na tomada... Eu nunca experimentei, ainda que existam imagens famosas (montagens ou não, não sei...) por essa net fora:
    Carro eléctrico com gerador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
 
0.7647 seg. NEW