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    • TZW
    • 30 maio 2017
    Colocado por: Bruno.AlvesEssas questões já não se colocam...
    A primeira geração do Leaf tem de facto grande degradação, mas tanto a segunda geração do Leaf de 24kWh como o de 30kWh têm uma química muitíssimo superior, muito mais resistente ao calor e degradação.
    De qualquer forma, o tempo de vida útil depende da necessidade de cada um. Uma bateria que perca capacidade não *tem* de ser substituída, apenas o carro perde autonomia. Se a autonomia continuar a ser suficiente para o dia a dia, perfeito.
    As contas que eu fiz ao meu foi ser capaz de fazer 100km até aos 10 anos do carro. Pelo que vejo do meu e muitos outros à minha volta (segunda geração obviamente), não vejo porque não seja possível. Ainda assim, a minha esposa (que anda com ele no dia a dia) faz 60km para o trabalho. Ou seja, se ela não mudar de trabalho para mais longe, com toda a certeza a bateria sobrevive ao carro.

    500km/mês não justifica financeiramente, não. Só se quiser muito reduzir a pegada ecológica.

    Carregar num gerador provavelmente terá problemas de terra. A maioria dos carregadores dos eléctricos são muito piquinhas com boa terra na tomada... Eu nunca experimentei, ainda que existam imagens famosas (montagens ou não, não sei...) por essa net fora:
    Carro eléctrico com gerador

    Então um carro usado com uns 8/10 anos deve fazer uns 100km, parece-me bem, basta uma carga por semana em media para o uso que preciso. Já reduzi qualquer coisita, são 500km a gpl. A ideia do gerador era tipo pneu suplente, passa a ser gerador+vareta, na medida que se forem massificando tudo fica mais simples.
  1. Sim, mas comprar um com 8 anos só a partir de 2021 na melhor das hipóteses ;-) Só interessa olhar para Leafs a partir da segunda metade de 2013 ;-)
    É possível encontrar negócios bem engraçados em carros importados (o meu é importado e poupei uns milhares largos em comparação com um nacional, as garantias são europeias por isso não tem qualquer desvantagem na importação). Quando aparecer a segunda versão do Leaf (anuncio mundial em Setembro, entregas algures para o próximo ano) os valores actuais vão cair ainda mais. Vá passando uma vista de olhos no standvirtual, mas não se esqueça: só carros de Julho de 2013 para a frente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
  2. Colocado por: Bricoleiro

    E já deitou as contas à eletricidade? É que dizer que sai barato sem contabilizar os custos dos carregamentos não está certo.

    No meu elétrico faço 100km's com 90 cêntimos... é meter 90 cêntimos de gasolina ou gasóleo no seu e ver quantos kms faz!
    Concordam com este comentário: eu, Bruno.Alves
  3. Colocado por: efsr
    No meu elétrico faço 100km's com 90 cêntimos... é meter 90 cêntimos de gasolina ou gasóleo no seu e ver quantos kms faz!


    Comprou a bateria? ou esta em aluguer? isso não conta como consumo?

    Sem duvida que os eléctricos nesta altura apresentam consumos baixos
    mas tendo em conta que qualquer eléctrico custa pelo menos 25000 euros sem bateria e sendo os modelos existentes bastante arcaicos ....

    Penso que dentro de 5 anos vamos ter uma panóplia de carros eléctricos a preços bem mais convidativos e com autonomias satisfatórias.
    • eu
    • 30 maio 2017
    Colocado por: larkhePenso que dentro de 5 anos vamos ter uma panóplia de carros eléctricos a preços bem mais convidativos e com autonomias satisfatórias.

    Esse é o grande dilema de quem está disposto a comprar elétrico.

    Comprar agora pode não ser a melhor decisão...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  4. Colocado por: eu
    Esse é o grande dilema de quem está disposto a comprar elétrico.

    Comprar agora pode não ser a melhor decisão...


    Mais ou menos como comprar carro com motor de combustão nesta altura, daqui a 5 ou 6 anos ( se já valia pouco) não vai valer nada .

    Essa pelos menos é a minha previsão
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, 21papaleguas
    • eu
    • 30 maio 2017
    Colocado por: larkheMais ou menos como comprar carro com motor de combustão nesta altura, daqui a 5 ou 6 anos ( se já valia pouco) não vai valer nada .

    Será que daqui a 5 anos o mercado já estará eletrificado em massa? Ainda tenho dúvidas...
  5. Colocado por: eu
    Será que daqui a 5 anos o mercado já estará eletrificado em massa? Ainda tenho dúvidas...


    A pressão por um mundo mais ecológico é muito grande, estou convencido que sim, mas não passam de suposições.
    • eu
    • 30 maio 2017
    Colocado por: larkheA pressão por um mundo mais ecológico é muito grande, estou convencido que sim, mas não passam de suposições.

    Em bom Português: a maior parte das pessoas está-se cagando para a ecologia, e só comprará elétrico se isso for vantajoso financeiramente...
    Concordam com este comentário: larkhe, JotaP, rafaelisidoro, Bricoleiro
  6. Colocado por: larkheMais ou menos como comprar carro com motor de combustão nesta altura, daqui a 5 ou 6 anos ( se já valia pouco) não vai valer nada .

    Eu já estou em fila de espera.
    Pensei em trocar a minha SW no ano passado, mas o factor desvalorização, pesou imenso e então decidi esperar mais algum tempo para ver como o mercado dos eléctricos evolui.
    • TZW
    • 30 maio 2017
    Colocado por: Bruno.AlvesSim, mas comprar um com 8 anos só a partir de 2021 na melhor das hipóteses ;-) Só interessa olhar para Leafs a partir da segunda metade de 2013 ;-)
    É possível encontrar negócios bem engraçados em carros importados (o meu é importado e poupei uns milhares largos em comparação com um nacional, as garantias são europeias por isso não tem qualquer desvantagem na importação). Quando aparecer a segunda versão do Leaf (anuncio mundial em Setembro, entregas algures para o próximo ano) os valores actuais vão cair ainda mais. Vá passando uma vista de olhos no standvirtual, mas não se esqueça: só carros de Julho de 2013 para a frente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TZW

    Pior cenário que esse, para 500km mensais quero uma coisa mais básica e pequena, primeiro tem que sair um modelo que me agrade e depois esperar uns anos para escolher um fiavel.
    • eu
    • 30 maio 2017
    O próximo Nissan Leaf vai certamente abanar o mercado, pelo menos se resolverem um dos problemas do atual: o aspeto.
  7. Colocado por: 21papaleguas
    Eu já estou em fila de espera.
    Pensei em trocar a minha SW no ano passado, mas o factor desvalorização, pesou imenso e então decidi esperar mais algum tempo para ver como o mercado dos eléctricos evolui.


    E vão 2 ... a minha Break faz 6 anos e agora e não penso em mudar nos proximos 6 anos.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8. Obrigado Bruno.Alves pelo seu testumunho.

    Em 2019 terei de trocar de carro obrigatoriamente.

    De momento, tenho um lugar de parqueamento na garagem, mas não há nenhum ponto de electricidade por isso torna-se inviável.

    Em 2019, espero ter casa terminada e colocarei um "ponto de carregamento" ou pelo menos deixarei preparado um sitio para carregar no exterior e ai, nem que pense num leaf em 2ª mão (com poucos anos / km) ou quem sabe algo mais novo com novas tecnologias. Certeza será que estou cada vez mais virado para um eletrico em 2019 :)
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  9. Colocado por: larkhe
    Comprou a bateria? ou esta em aluguer? isso não conta como consumo?

    Já só a Renault pratica aluguer de baterias. É uma opção interessante em alguns casos muito particulares. Para mim que faço muitos kms não dava, o valor do aluguer seria praticamente o mesmo que pagava antes de gasóleo... Na generalidade das opções no mercado a bateria não é alugada, esse é um mito que teima em não morrer...
    Colocado por: larkhe
    Sem duvida que os eléctricos nesta altura apresentam consumos baixos
    mas tendo em conta que qualquer eléctrico custa pelo menos 25000 euros sem bateria e sendo os modelos existentes bastante arcaicos ....

    Concordo, o preço dos carros é ridiculamente alto e, em vez de procurarem carros para as massas, continuam a produzir supercarros a preços ridículamente altos.
    No nosso mercado, para mim a solução é importar. Noutros países (nomeadamente França) os incentivos à compra são muitíssimo maiores, passado uns meses conseguem poupar-se muitos milhares num carro virtualmente novo. O meu tinha 7.000km quando o recebi, e foi "só" 17.000€ mais barato que o preço em novo cá. Claro que o carro é estupidamente caro em novo, mas a comparação não pode deixar de ser feita.

    Colocado por: larkhe
    Penso que dentro de 5 anos vamos ter uma panóplia de carros eléctricos a preços bem mais convidativos e com autonomias satisfatórias.

    Sem dúvida. Mas eu discordo do esperar. Esperar é exactamente o que a industria do petróleo quer que se faça, enquanto continuam a maximizar os lucros. Daqui a 5 anos eu terei feito 6 anos de eléctrico e o meu carro, relativamente a outro carro que teria comprado pelo mesmo preço, ter-me-á permitido poupar cerca de 10-12.000€ (assumindo que os preços dos combustíveis e da electricidade mantêm como estão com o mesmo rácio).

    Colocado por: eu
    Comprar agora pode não ser a melhor decisão...

    Discordo. Comprar NOVO certamente que não, só para quem pode (ou para empresas que podem obter grandes benefícios fiscais e poupar um horror de dinheiro). Agora comprar usado, só se pode aconselhar.

    O primeiro motivo é economicista obviamente, ninguém quer ser mais papista que o papa :-P Mas a consciência ambiental vem depois ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  10. Bem, alertado por uma pseudo campanha lá pedi pormenores à Nissan. Resumindo. 32000€ por um electrodoméstico com rodas, feio.
    Dispenso.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  11. Sim, é muito dinheiro. Leu o meu comentário anterior? Veja importados, a mesma poupança e 12-15.000€ a menos
    Concordam com este comentário: JotaP
    • eu
    • 31 maio 2017
    Colocado por: Bruno.AlvesDiscordo. Comprar NOVO certamente que não, só para quem pode (ou para empresas que podem obter grandes benefícios fiscais e poupar um horror de dinheiro). Agora comprar usado, só se pode aconselhar.

    Sim, estava a referir-me a novo...

    Comprou o seu em França? Pode dar pormenores de como fez a compra? E o transporte ?
  12. Colocado por: Bruno.AlvesSim, é muito dinheiro. Leu o meu comentário anterior? Veja importados, a mesma poupança e 12-15.000€ a menos
    Concordam com este comentário:JotaP


    A nissan tem o leaf de 30Kw a 22mil e qualquer coisa agora :P
  13. Colocado por: euComprou o seu em França? Pode dar pormenores de como fez a compra? E o transporte ?

    Tratei com uma empresa especializada nisso. Nos últimos meses surgiram "n" stands generalistas a vender eléctricos sobrevalorizados e, na GRANDE maioria dos casos, maus negócios, alguns a roçar a burla... Comprar importados só a quem percebe da poda, anda de eléctrico (muito importante!) e o faz há vários anos. O transporte é tranquilo mas sempre são mais 500-700€ para juntar ao valor do carro lá, fora legalização e pagar ao importador. A diferença de tratar com estas pessoas que percebem da poda é que tem a certeza de receber um carro em boas condições, sem ter de o ir ver lá fora. Se quiser os contactos p.f. envie uma mensagem para não estar aqui a fazer publicidade.

    Colocado por: jcfcid
    A nissan tem o leaf de 30Kw a 22mil e qualquer coisa agora :P

    Não tem nada. A Renault também tinha uma promoção que era possível comprar um Zoe por 17k, as pessoas foram ao stand e ninguém conseguiu esses valores. Eles fazem contas aos 22k com retoma, com o incentivo do estado à compra em novo, crédito na RCI, etc etc etc. É altamente improvável que alguém reúna as condições exactas que permitem chegar a esse valor :(
    Sei porque vi na semana passada uma proposta da Nissan a uma pessoa que me pediu opinião sobre a compra de um eléctrico, e tinha propostas da Nissan em papel à minha frente. 30k um Visia, 33k um Acenta, já considerando crédito RCI. Sem retoma e sem incentivo do estado. Infelizmente o marketing é tramado...
 
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