Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Estou a finalizar o processo de compra de um terreno onde irei fazer a minha moradia e pedia-vos conselho acerca de construtoras e empreiteiros de confiança por esta zona. Em principio será obra chave na mão mas também ainda é uma das coisas que estou a ponderar.
    Já agora, a contratação do engenheiro e arquiteto para dar andamento ao projecto e respetivas licenças na câmara está ou não incluído no "Chave na mão"?

    Desculpem a "inocência" mas pela vossa experiência como acham que devo proceder visto que tenho uma moradia (que quero vender) e vou construir esta? Penso que passará por pedir financiamento e depois abater visto que não a posso vender comigo lá dentro certo?!

    Obrigado a quem se disposer a responder
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Contactos poderei dar-lhe alguns por mensagem privada.

    Quanto aos valores das taxas estarem ou não incluídas nos honorários dos técnicos, geralmente não estão, mas depende do acordo que fez com eles.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa, spm1987
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Existem ambas as situações de "Chave na mão" com Projectos + Obra ou apenas com Obra, depende da sua situação. Fico à disposição para esclarecer as dúvidas quanto à sua aquisição de novo terreno e procedimentos necessários para construir uma moradia em Aveiro, de modo a conhecer melhor o passo-a-passo.

    Para tal agradeço que contacte através de [email protected] com o fim de conhecer mais detalhes.

    Os meus melhores cumprimentos,


    ​Rita Braga | Arquiteta

    Tel. Pt: +351 915 650 182
    [email protected]
    www.bcaarquitetura.com
    facebook: @bcaarquitetura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spm1987
  4.  # 4

    Colocado por: doisarquitectosBoa tarde,

    Contactos poderei dar-lhe alguns por mensagem privada.

    Quanto aos valores das taxas estarem ou não incluídas nos honorários dos técnicos, geralmente não estão, mas depende do acordo que fez com eles.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anaa,spm1987


    Agradecia então que me desse alguns contactos, já vi que têm escritório aqui em Aveiro.
    A venda do terreno já está fechada. Agora entro na fase dos orçamentos "chave na mão" ou não. Ainda não sei bem o que me convém mais.
  5.  # 5

    spm1987 de que zona de Aveiro?!?
  6.  # 6

    O nosso atelier está mesmo no centro, e assim sendo convido-o a passar por cá, podemos ajudá-lo sem qualquer compromisso a retirar muitas dúvidas, principalmente a vantagem de fechar chave na mão ou não.

    envie-me o seu contato para: [email protected]

    Cumprimentos
    Nuno Costa

    www.doisarquitectos.com
  7.  # 7

    spm1987

    Caso esteja interessado posso, sem nenhum tipo de compromisso, conversar consigo e ver qual a melhor forma de o ajudar a levar esse barco adiante. Desde já posso lhe dizer que, do meu ponto de vista, é sempre preferível separar projectos, construção e fiscalização, de modo a ter os seus interesses melhor salvaguardados.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.

    963 614 228 | [email protected]
  8.  # 8

    Soube que há imobiliárias a fazerem obras chave na mão, desde projetos, licenças, construção e acabamentos. E com preços finais de +- 120 000 por uma moradia T3.
    Alguém que me saiba elucidar se é um valor justo, se é trafulhice das imobiliárias, se dá problemas... A que devo estar atenta?
  9.  # 9

    E a área da moradia?
    • RCF
    • 30 março 2017

     # 10

    Colocado por: spm1987Soube que há imobiliárias a fazerem obras chave na mão, desde projetos, licenças, construção e acabamentos. E com preços finais de +- 120 000 por uma moradia T3.
    Alguém que me saiba elucidar se é um valor justo, se é trafulhice das imobiliárias, se dá problemas... A que devo estar atenta?


    Tem mais, basta pesquisar aqui no fórum.
    Mas, pode ver nestes tópicos:

    https://forumdacasa.com/discussion/46967/1/casa-proera/
    https://forumdacasa.com/discussion/38674/1/decisao-de-uma-vida-construir-moradia-do-nada-a-construcao/
  10.  # 11

    Colocado por: spm1987Soube que há imobiliárias a fazerem obras chave na mão, desde projetos, licenças, construção e acabamentos. E com preços finais de +- 120 000 por uma moradia T3.
    Alguém que me saiba elucidar se é um valor justo, se é trafulhice das imobiliárias, se dá problemas... A que devo estar atenta?
    Pelo que tenho lido por aqui não é uma boa opção! Houve já pessoal que teve graves problemas quando optaram por construir através de imobiliárias.
  11.  # 12

    spm1987

    A questão de entregar tudo ao mesmo é que este vai subcontratar porque não consegue/ não sabe fazer tudo. E nas sub contratações poderá haver lugar a comissões ou não, sendo que muitas vezes que há e nesse sentido vai pagar mais pelo mesmo produto ou vai pagar o mesmo por um produto de qualidade inferior...como estão todos no mesmo "pacote" de venda de terreno, projectos, construção e fiscalização, a haver falhas, haverá sempre tendência a serem encobertas...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
  12.  # 13

    Colocado por: Rafael Fortesspm1987

    A questão de entregar tudo ao mesmo é que este vai subcontratar porque não consegue/ não sabe fazer tudo. E nas sub contratações poderá haver lugar a comissões ou não, sendo que muitas vezes que há e nesse sentido vai pagar mais pelo mesmo produto ou vai pagar o mesmo por um produto de qualidade inferior...como estão todos no mesmo "pacote" de venda de terreno, projectos, construção e fiscalização, a haver falhas, haverá sempre tendência a serem encobertas...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.


    Pois... Bem visto!
    Em tudo há pros e contras.
  13.  # 14

    Colocado por: enf.magalhaesE a área da moradia?


    Vai ter +- 200m2 já com a garagem para 2 carros incluída, mas ainda não fiz o projecto.
    Estou à espera que a vendedora do terreno termine o processo do destaque da minha parte do terreno para começar a pedir orçamentos.
  14.  # 15

    pl'o amor de Deus!!! Se vai começar a pedir orçamentos de construção nesta fase, quem quer que seja que lhe responda, não o contrate porque não será sério. É impossivel dar-lhe um orçamento sem projecto com um mínimo de definição nesta fase...

    Desculpe lá o desabafo mas já começo a ficar farto de donos de obra a serem comidos...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes
    Concordam com este comentário: MariaL, SG_arquitecto
  15.  # 16

    Colocado por: Rafael Fortespl'o amor de Deus!!! Se vai começar a pedir orçamentos de construção nesta fase, quem quer que seja que lhe responda, não o contrate porque não será sério. É impossivel dar-lhe um orçamento sem projecto com um mínimo de definição nesta fase...

    Desculpe lá o desabafo mas já começo a ficar farto de donos de obra a serem comidos...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes
    Concordam com este comentário:MariaL,SG_arquitecto


    Não percebi de onde vem este seu comentário.
    Eu não pedi orçamento a nenhum construtor mas sim "chave na mão" com projectos incluídos ou então só da fase de projecto e licenciamento que é o próximo passo, mostrar o terreno a uma equipa com engenheiro civil e arquiteto. Ou estarei errada?? Se estou agradeço então que me corrija.
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo09092021Mas que tipo de orçamento pretende? Sem verem o projeto, sem saberem que materiais pretende usar, que sistemas vai adoptar, como espera que lhe dêem um valor real? +- 200m2? +- 150000/170000€ + IVA, é o que lhe vão dizer...


    Será que não me estou a fazer entender???

    Os orçamentos que estou a pedir é para projecto e licenciamento (já tenho 1) e chave na mão com projecto e licenciamento incluído (Tambem tenho 1 com 2 opções de planta)

    Sinto que me estou a repetir... Ficou esclarecido?!
  17.  # 18

    Colocado por: spm1987

    Será que não me estou a fazer entender???

    Os orçamentos que estou a pedir é para projecto e licenciamento (já tenho 1) e chave na mão com projecto e licenciamento incluído (Tambem tenho 1 com 2 opções de planta)

    Sinto que me estou a repetir... Ficou esclarecido?!



    Nop

    Como pode pedir chave na mão a varios construtores incluindo o projecto?

    cada um lhe vai apresentar um projecto diferente com um preço diferente .... pode fazer assim mas nao será o mais correcto.
  18.  # 19

    Colocado por: spm1987chave na mão com projecto e licenciamento incluído (Tambem tenho 1 com 2 opções de planta)

    E tem a garantia que essas plantas podem ser licenciadas nesse terreno?
    Sabe que ao entregar todo o processo à mesma entidade isso é o mesmo que acabar por ser comid... enganado, não sabe?
  19.  # 20

    Desculpe, spm1987

    Fui levado ao engano por ter falado em pedir orçamentos (deduzi que eram para construção) e apenas tentei alertá-la para os riscos que tal comporta. No que diz respeito ao chave na mão, creio que sendo uma solução mais cómoda para o cliente final, é uma comodidade que se paga (e não é pouco) seja na qualidade dos projectos, dos materiais ou nos extras ou imprevistos. Um "chave na mão" implica sempre que lhe estão a fazer uma estimativa inicial mais alta do que seria normal e corrente, uma vez que sendo contratualizado esse valor, o construtor tem de garantir a sua margem e ainda acomodar eventuais imprevistos de obra que possam surgir. Como o negócio do construtor é construir e não projectar, tentará também reduzir ao mínimo os encargos que tem com projectos, numa lógica que é natural de aumentar a sua margem e/ou diminuir o risco associado a este tipo de construção. Haverá sempre excepções, mas creio que como já tinha referido anteriormente como será melhor servida é na separação de projectos (para fazerem uma casa à sua medida e como você quer), construção (para construírem de acordo com o projecto que pagou) e fiscalização (para que o construtor siga o projecto e não tente poupar em áreas que não estão visíveis e para que não haja conluio entre arquitecto e construtor a seu desfavor)...

    Mais uma vez as minhas desculpas pela minha brusquidão, mas só queria sobressaltá-la agora para que pense bem no modo de contratar antes de chegar ao ponto de não retorno.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
 
0.0216 seg. NEW