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  1.  # 21

    Foi constituída em 2016 uma associação de utilizadores de veículos elétricos (UVE)
    No site tem muita informação útil.
  2.  # 22

    Colocado por: mafgodTemos de mudar a mentalidade de hoje de ter de ir à bomba abastecer o carro de vez em quando para..... enquanto o carro estiver parado estar a carregar.


    A realidade não é assim pintada a cor de rosa e você sabe tão bem disso quanto eu.
    Quando os estacionamentos tiverem todos postos de carga(que não acredito), aí talvez mude de opinião.
    • mafgod
    • 22 novembro 2017 editado

     # 23

    Colocado por: BricoleiroA realidade não é assim pintada a cor de rosa e você sabe tão bem disso quanto eu.
    Certo, nem o disse que era, infelizmente até é bem vermelha (posto avariado).

    Colocado por: BricoleiroQuando os estacionamentos tiverem todos postos de carga(que não acredito), aí talvez mude de opinião.
    E a funcionar, ter e não funcionar valem bola.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 24

    A questão da autonomia e o poder carregar é importanteissimo para um BVE (energia apenas em bateria).
    Para os hibirdos (PHEV) com motor elétrico e com um gerador a combustão, essa questão não se põe.

    Apesar de ter um BVE, esta discussão não é exclusiva aos BVE, um PHEV também é um elétrico.
    • mafgod
    • 22 novembro 2017 editado

     # 25

    Dando alguns exemplos de PHEV:
    - Opel Ampera ou Chevrolet VOLT, autonomia ~80km bateria + 5L/100km a gasolina (gerador)
    - Mitsubish Outlander PHEV - ~50km bateria + 8L/100km a gasolina (gerador)

    Outros modelos PHEV que são um misto.
  4.  # 26

    Colocado por: mafgodPara os hibirdos (PHEV) com motor elétrico e com um gerador a combustão, essa questão não se põe.


    Não compensam, já contei aqui no fórum no tópico dos carrosque tenho 2 clientes com Hondas civic hybrid a gasolina que fazem consumos de 6 litros aos cem, qualquer diesel de baixa cilindrada faz melhor e mesmo um gasolina sem ser híbrido faz apenas mais um litro em condução ponderada.
  5.  # 27

    Colocado por: BricoleiroNão compensam, já contei aqui no fórum no tópico dos carrosque tenho 2 clientes com Hondas civic hybrid a gasolina que fazem consumos de 6 litros aos cem, qualquer diesel de baixa cilindrada faz melhor e mesmo um gasolina sem ser híbrido faz apenas mais um litro em condução ponderada.
    "Verdadeiros" Plug IN essa questão não é assim tão linear.

    Como "verdadeiros" plug IN, para mim, são os que tem motor elétrico de tração e uma bateria de jeito com uma autonomia decente.
    O exemplo dos Honda.... é o que não deve de ser um hibrido (minha opinião).
  6.  # 28

    Colocado por: mafgodO exemplo dos Honda.... é o que não deve de ser um hibrido (minha opinião).

    Também concordo, mas foram os pioneiros nos híbridos a somar à Toyota com o Prius que é semelhante.
  7.  # 29

    Colocado por: BricoleiroTambém concordo, mas foram os pioneiros nos híbridos a somar à Toyota com o Prius que é semelhante.
    Na altura fazia sentido.
    Nos dias de hoje, para mim não fazem.

    Prefiro de longe um Ampera ou um Outlander PHEV do que um Pryus ou outro semelhante.
    Entre estes e um BEV, prefiro de longe um BEV.
    E porque tenho condições para o ter, obviamente :-)
  8.  # 30

    O verdadeiro problema na minha opinião é a forma de carregamento de baterias, se houvesse tecnologia que permitisse carregar rapidamente do mesmo modo que se enche o depósito de combustível para combustão, a autonomia nem se colocava como problema, porque eu também raramente abasteço o meu carro a combustão, meto 20, 30, 40 euros... depende. Só que tenho 6 postos de abastecimento num raio de 3 kms aqui na minha cidade (fora os low-cost Prio, Intermarché e Jumbo) em que vou quando quero e levo 5 minutos a meter a quantidade que quero.
    • mafgod
    • 22 novembro 2017 editado

     # 31

    Não querendo continuar com um puro CI, e se quiser continuar a colocar combustivel, pode sempre optar por um PHEV... dá-lhe autonomia e alguma economia.
    Se poder carregar o carro enquanto este está estacionado e a autonomia é suficiente para o dia-a-dia, é de optar por um BEV.
    O novo Leaf, permite-lhe fazer mais de 250km e segundo as especificações, carrega em 40mins dos 20% aos 80% num PCR e consegue carregar energia suficiente para 50km em cada hora de carregamento nos PCN que permitem 32A ou 25km em cada hora nos outros de 16A.
    • mafgod
    • 22 novembro 2017 editado

     # 32

    Quando comprei o Leaf ainda ponderei seriamente o Ampera.
    Esteticamente é mais consensual... lindo pronto :-)
    - Tem 150CV, o Leaf 109CV.
    - Tem autonomia de 70/80Km.... que é quase os Kms que faço diariamente, obrigava ao MCI trabalhar todos os dias um pouquito.

    Os contras para mim:
    - apenas 4 lugares, somos 4 mas na altura ainda tinha uma Ford Galaxy de 8 lugares e fazia confusão este não ter cinco lugares
    - não sendo 100% elétrico, paga IUC e tem um MCI com custos acrescidos na manutenção, coisa que queria evitar
    - modelo discontinuado infelizmente, fraca assistência em Portugal, custo das baterias é uma incógnita
  9.  # 33

    Um dos carros electricos mais bonito , para mim ainda mais do que o opel ampera, é o renault fluence, é pena é as prestações e autonomia serem vergonhosas...
    Alguem aqui tem um?
  10.  # 34

    O fluence tinha um outro problema maior a meu ver, aluguer obrigatório da bateria.
    E sei quem o teve e as dificuldades que teve para trocarem a bateria.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  11.  # 35

    Vou seguir isso!
    Ando a buscar mais informações sobre os veículos eléctricos por que acho que o mundo está a virar para eles e a ganhar mercado!
    Minha dúvida, já agora, o que acha do custo das manutenções? É que como é algo mais específico, o custo das manutenções não é mais alto também?
    Por mês consegue fazer a estimativa do custo de "combustível"? ( ou pode mostrar as contas? Sou péssimo nessas matemáticas =X)
    Sou do Porto, já começo a ver mais facilmente os postos de abastecimento mas admito que não ando muito atento, quase todos os centros comerciais já colocaram pontos de carregamento para veículos eléctricos mas ainda são 5 ou 6 por parque, muito pouco na minha opinião!
    Também já estive a ver sobre o Smart Elétrico, autonomia de 160km e ao vender o carro vendem tudo, não existe o aluguer da bateria, a Nissan com o Leaf faz o aluguer da bateria ou já passou a incluir no preço final? =D
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  12.  # 36

    O meu consumo num percurso em que a média no Fiat Bravo 1.9JTD era de 5,5L/100km, gasto no VE cerca de 130w/km.
    Ou seja, a preços de vazio, algo como 1,50€/100km.

    Para ver os postos existentes:
    https://www.mobie.pt/map
    https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa

    A Nissan nunca apostou muito no aluguer em Portugal.
    A Renault é que nunca apostou muito na bateria em propriedade... só recentemente o permite.
  13.  # 37

    É melhor alugar as baterias ou comprar?
  14.  # 38

    Colocado por: jorgferrÉ melhor alugar as baterias ou comprar?
    Sinceramente nao me parece muito vantajoso alugar, aqui a Renault ZOE custa 69 mensais de aluguer para 7500 kms anuais, e 119€ mensais sem limites de kilometros, nao me parece que compense muito!
    Ah, a ZOE anuncia 400 kms de autonomia...
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 39

    Para particulares, a minha opinião é que não faz sentido e duvido que compense monetariamente.
    Para as empresas, pode ser que compense.
  16.  # 40

    Enquanto não houver VE calejados com provas da real duração das baterias e o custo da substituição, isso será uma incógnita.
 
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