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  1.  # 41

    O grande mal dos elétricos éque se as baterias forem alugadas o que se paga mensalmente de aluguer ainda é bastante, ao comprar as baterias ao fil de meia duzia de anos quando as baterias morrerem o carro morre junto porque custam mais as baterias que o valor do carro, digo eu...
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 42

    Não é exactamente assim... As baterias não morrem, no limite perdem capacidade e o carro autonomia, mas continua a ser perfeitamente utilizável, dependendo claro da utilização requerida.
    Quando tinha o Leaf fiz contas para, em 10 anos, ainda ser capaz de fazer 100km e, mesmo assim, continuava a ter folga para o dia a dia, logo ainda o podia usar mais alguns.
    Por outro lado, os carros novos têm degradações cada vez menos significativas, pelo que se vai registando.

    O preço das baterias andará nos 150-200€/kWh. Mas lá está, não se deve assumir que é preciso trocar a bateria, porque na larga, larga maioria dos casos isso não vai acontecer ;)
  3.  # 43

    Colocado por: DR1982O grande mal dos elétricos éque se as baterias forem alugadas o que se paga mensalmente de aluguer ainda é bastante, ao comprar as baterias ao fil de meia duzia de anos quando as baterias morrerem o carro morre junto porque custam mais as baterias que o valor do carro, digo eu...
    Concordam com este comentário:mafgod
    A questão do preço da bateria é importante, assim como escolher um CI a gasóleo ou a gasolina que depende do preço do combustível e revisões previstas.

    Na Nissan, sabe-se quanto custa uma da 24kwh, 7300€ tudo incluído. As de 30kwh ainda estão em garantia.
    Noutras marcas, os preços são pornográficos.
    A Smart tem como preço de uma bateria 14.000€!!!

    Há Amperas com mais de 150.000km e com 5 anos onde a degradação é mínima ou nula.
    Há Leafs com mais de 100.000km com muito pouca degradação (<10%).
    Mas, a degradação das baterias é real, muito ou pouca, escondida ou às claras.

    Mas, se realmente a única coisa que temos de mudar fosse a bateria era muito bom. Sabia-se exatamente o que contar, ao contrário de um CI.

    Com garantia de 8anos ou 160.000€, o custo de uma bateria (Nissan) está mais que paga, face ao que se gastaria com um CI.

    As baterias por norma não morrem, vão envelhecendo.
    Vai haver uma altura que tem de se mudar.
    Se for ao fim de 15 anos, e o VE valor zero, estamos como nos CIs, pouco valem ao fim desse tempo além de ter um maior desgaste em muitos componentes.
    • DR1982
    • 23 novembro 2017 editado

     # 44

    É preciso nao esquecer que os VE tambem precisam de manutenção, ha quem faça as contas ah e tal por ano gasto X no meu carro enm manutenção, e nisso inclua tudo, desde motor até consumiveis, eu por exemplo faço as contas de que de 30.000 em 30.000 kms gasto 300 euros em manutenção, ou seja em 150.000 kms gasto 1500 euros em manutenção, tudo o resto que gasto, é igual para CI’s e VE’s, (pneus, pastilhas,discos, amortecedores, etc) quanto a possíveis avarias estas podem surgir em ambos, sendo que nao sei se uma avaria num VE não ficará mais cara que num CI, num VE temos de o reparar na marca quase que obrigatoriamente!
    Eu no meu carro para fazer 150.000 kms a uma media de 7.5l/100 gasto 11250l de gasóleo, a 1.20€ gasto cerca de 13,500€ em combustível!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  4.  # 45

    Colocado por: mafgodVai haver uma altura que tem de se mudar.
    Se for ao fim de 15 anos, e o VE valor zero, estamos como nos CIs, pouco valem ao fim desse tempo além de ter um maior desgaste em muitos componentes.


    Mas esquece-se que um carro a combustão é reparável (o mercado é grande, há muitas peças usadas e de aftermarket) e consegue sempre vender porque tem valor, um VE com bateria morta ou a precisar de substituir ninguém o vai comprar porque a bateria irá custar sempre o dobro do que o carro irá valer nessa altura.
    • mafgod
    • 23 novembro 2017 editado

     # 46

    A ideia desta discussão não é querer impor um tipo de energia face a outros.
    Cada pessoa tem as suas vivências, gostos, interesses e poder económico diferentes.
    A ideia é sobretudo informar, dar a conhecer esta realidade que já existe há vários anos mas que aínda há muitas pessoas com ideias préconceituosas e erradas.

    A nível da razão um VE pode fazer todo o sentido mas a nível do coração não e vice versa.

    Assim como quem defende o GPL face ao gasóleo/gasolina e quem defenda os hibridos face aos CIs puros, os VEs e mais concretamente os BEV (bateria apenas) vem dar mais um grau de liberdade na escolha.

    Colocado por: DR1982É preciso nao esquecer que os VE tambem precisam de manutenção
    A manutenção implica sobretudo em mudar os filtros do habitáculo/AC e mudar o óleo dos travões, pouco mais há a fazer.
    Mesmo na BMW (com o i3) o valor da manutenção é baixo.
    Na Nissan, o valor ronda os 60€ anuais.

    Colocado por: DR1982tudo o resto que gasto, é igual para CI’s e VE’s, (pneus, pastilhas,discos, amortecedores, etc) quanto a possíveis avarias estas podem surgir em ambos, sendo que nao sei se uma avaria num VE não ficará mais cara que num CI, num VE temos de o reparar na marca quase que obrigatoriamente!
    Certo. No entanto o desgaste é menor.
    As pastilhas/discos duram muito mais. Quando se trava/deixa-se de acelerar, a regeneração entra em ação, logo as pastilhas e os discos são poupados.

    Colocado por: DR1982Eu no meu carro para fazer 150.000 kms a uma media de 7.5l/100 gasto 11250l de gasóleo, a 1.20€ gasto cerca de 13,500€ em combustível!
    Dava para comprar quase 2 baterias do Nissa Leaf :-)

    Colocado por: BricoleiroMas esquece-se que um carro a combustão é reparável (o mercado é grande, há muitas peças usadas e de aftermarket) e consegue sempre vender porque tem valor, um VE com bateria morta ou a precisar de substituir ninguém o vai comprar porque a bateria irá custar sempre o dobro do que o carro irá valer nessa altura.
    Nos EUA já há quem compre baterias dos salvados/carros batidos e que as usam para substituir fora da marca a preços a rondar os 50%.
    Ver aqui.
    A substituição da bateria é no geral fácil, tirar uns parafusos, tirar a bateria velha e colocar a nova/semi-nova, voltar a apertar parafusos e reprogramar o carro. ;-)
    De certeza que brevemente em Portugal haverá este serviço e quiça até para capacidades superiores.
    A bateria envelhece e vamos perdendo autonomia. Se ela não me permite fazer os kms que preciso, ou vendo-a (e há muitos interessados - bateria para armazenamento de energia) ou troco de carro por um mais recente dado-o em troca.
    Se a autonomia para mim é curta pode haver uns cuja autonomia é mais que suficiente, se vender o VE a um bom preço tanto para o vendedor como comprador tanto melhor.

    Na Nissan, como já disse, bateria de 24kwh custa 7,300€ tudo inclúido.
    Nas outras marcas de fato o preço é pornográfico!
    Daí também ter escolhido o Leaf em detrimento das outras marcas e o Leaf ser o VE mais vendido a nível mundial.
    E sendo o mais vendido facilmente se vê que a tecnologia é de confiança já que a nível mundial os problemas não relacionados com a bateria são insignificantes.
    O erro (ou não) da Nissan é não apostar na refrigeração das baterias, o que faz com que em zonas quentes (Arizona dos EUA por ex.) a degradação seja muito superior.
    As baterias para o MK2 e do Leaf2 são de uma outra química cuja degradação é inferior às do MK1.

    Já agora, a bateria degrada-se sobretudo por estes fatores:
    - tempo de vida
    - temperaturas altas
    - estados de carga alto ou baixos por longos periodos

    Os kms ou as cargas rápidas e/ou normais, teem baixa ou pouca influência.
  5.  # 47

    Colocado por: mafgodA manutenção implica sobretudo em mudar os filtros do habitáculo/AC e mudar o óleo dos travões, pouco mais há a fazer.


    Desculpe mas isso não é verdade, tirando o motor, o resto do carro é igual a qualquer outro.
    Tem suspensão, transmissões, travões, logo tem o mesmo desgaste.
  6.  # 48

    Colocado por: mafgodJá agora, a bateria degrada-se sobretudo por estes fatores:
    - tempo de vida
    - temperaturas altas


    Curioso, as baterias "normais" de ácido estragam-se é com o frio, não com o calor.
  7.  # 49

    Sim, 13500€ em gasoleo dava para comprar quase duas baterias, mas o veiculo elétrico também gasta eletricidade para carregar... neste caso eu gasto 13500€ para fazer 150.000kms com um diesel de 200cvs, um pouco menos porque a minha media em condução despreocupada é 7.2l/100 e fiz contas a 7.5l, quanto gasta um elétrico de 200cvs para fazer 150.000 kms?
    A minha intenção aqui nao é deitar a baixo os eletricos, é exatamente perceber melhor como funcionam, ate porque por cá em França tenho ideia sue daqui uns anos vamos ser quase obrigados a andar de secador!
  8.  # 50

    Colocado por: BricoleiroDesculpe mas isso não é verdade, tirando o motor, o resto do carro é igual a qualquer outro.
    Tem suspensão, transmissões, travões, logo tem o mesmo desgaste.
    O meu Leaf tem quase 6 anos, nas 3 ultimas manutenções preventivas o que fizeram foi monitorizar a bateria e substituir apenas filtros. Numa delas substituiram também o óleo dos travões.

    Como disse acima, os travões/discos são o que em relação a um CI tem menos desgaste.
    A suspensão se durar como a do meu ex-Fiat Bravo irá durar bem mais que 400.000km :-)
    Não há radiadores, panelas escape, caixa de velocidades, ....
    Logo menos peças, menos avarias.

    Colocado por: BricoleiroCurioso, as baterias "normais" de ácido estragam-se é com o frio, não com o calor.
    Com o frio, estas reduzem a sua capacidade de armazenamento apenas.
    E para resolver isso a Nissan (e creio que as outras marcas também) aquecem a bateria quando esta atinge muito baixas temepraturas....
    Concordam com este comentário: dryfus
    • smdx
    • 23 novembro 2017

     # 51

    Colocado por: Bricoleiro

    Desculpe mas isso não é verdade, tirando o motor, o resto do carro é igual a qualquer outro.
    Tem suspensão, transmissões, travões, logo tem o mesmo desgaste.


    Não é só o motor que muda...
    Tipicamente os elétricos puros têm transmissões muito simplificadas, que são bastante mais simples e baratas que os CI.
    Travões tipicamente também são muito menos utilizados que num CI.

    Por isso, as manutenções habituais que se fazem (óleo, filtros, etc...) acabam por ser bastante mais baratas.

    declaração de interesses:
    não tenho, nem estou a pensar a ter um VE, apenas conheço minimamente a oferta do mercado e quem tenha vários tipos de carros...
    sinceramente acho que comprar um carro neste momento é um risco em todas as opções:
    Vai haver uma cada vez pressão maior (e provavelmente mais cedo do que se julga) para banir/impôr restrições aos CI nas cidades e afins, logo:
    comprar carros CI agora é um risco...
    VE são, na minha opinião, uma tecnologia ainda bastante imatura... quem compra anda a ser cobaia dos desenvolvimento.
    PHEV são uma mistura dos 2... o que aumenta o risco de complicações/chatices na assistência.. Basta ver que apenas 2 ou 3 oficinas da VW estão preparadas para assistir os modelos GTE (pelo menos há uns tempos era assim)
    Concordam com este comentário: mafgod, Bricoleiro
  9.  # 52

    Ja agora sabe o preço das baterias do zoe? Agora ja é possível comprar, mas nao sei por quanto...
  10.  # 53

    Colocado por: DR1982quanto gasta um elétrico de 200cvs para fazer 150.000 kms?
    Creio que a média de um Tesla (bem mais de 200CV) anda nos 200w/kw, ou seja, a preços de vazio algo como 2€/100km, ou seja, 3.000€ para 150.000€
    O BMWi3 tem 170CV, e gasta +/- o que o Leaf, ou seja, ~1,50€/100km, ou seja, 2.250€ para 150.000€

    E, num VE, não precisa de tantos CVs para ter as mesmas ou melhores prestações que um CI.

    Colocado por: DR1982A minha intenção aqui nao é deitar a baixo os eletricos, é exatamente perceber melhor como funcionam, ate porque por cá em França tenho ideia sue daqui uns anos vamos ser quase obrigados a andar de secador!
    E a minha ideia não é obrigar ninguém a mudar para um VE... mas sim esclarecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • mafgod
    • 23 novembro 2017 editado

     # 54

    Colocado por: smdxVE são, na minha opinião, uma tecnologia ainda bastante imatura... quem compra anda a ser cobaia dos desenvolvimento.
    Concordo em tudo menos nesta frase.
    Atualmente, não creio que quem tenha um VE seja uma cobaia.
    A tecnologia tem evoluido exponencialmente e, até diria, que um qualquer VE está mais evoluído que um qualquer CI de gama média.

    Colocado por: DR1982Ja agora sabe o preço das baterias do zoe? Agora ja é possível comprar, mas nao sei por quanto...
    A Renault ainda não tem grande interesse nos VEs.
    Só recentemente começou a vender VEs com bateria em propriedade.
    Esta é mais uma daquelas marcas que, a substituir a bateria é bastante penalizador para o dono do carro.
  11.  # 55

    Colocado por: smdxBasta ver que apenas 2 ou 3 oficinas da VW estão preparadas para assistir os modelos GTE (pelo menos há uns tempos era assim)
    Infelizmente essa é a realidade também para quem compra um Ampera.
    Um carro excelente, com optimas prestações e a bom preço, mas cuja assitência da Opel é minima (creio que duas oficinas também).
  12.  # 56

    Entretanto numa pesquisa parece que a bateria de 22kw na Renault custa cerca de 10.000€.
    Não fazia ideia que i3 tinha 170cv, pena ser muita feio :)
    • mafgod
    • 23 novembro 2017 editado

     # 57

    Para animar as coisas, um video sobre o Leaf2.

    Colocado por: DR1982Entretanto numa pesquisa parece que a bateria de 22kw na Renault custa cerca de 10.000€.
    A da Nissan custa 5.000€, que com mão de obra, IVA e afins, dá 7.300€
    A da Renault deve passar dos 15.000€

    Colocado por: DR1982Não fazia ideia que i3 tinha 170cv, pena ser muita feio :)
    Também não gosto, aquelas portas e os pneus...
    Mas também não morro de amores pelo meu Leaf.
    E há tanto CI feio por aí....
    Gostos são gostos... e quem feio ama bonito lhe parece ;-)
    • DR1982
    • 23 novembro 2017 editado

     # 58

    Ao comprar novo a ZOE custa mais 10.000€ se comprar a bateria!
      B9E013AE-2984-4DB7-B9B3-9089FE23A303.png
  13.  # 59

    Colocado por: DR1982Ao comprar novo a ZOE custa mais 10.000€ se comprar a bateria!
    A Nissan quando tinha a modalidade do aluguer, a diferença de ter aluguer ou não era de, salvo erro, 5000€. E a substituição da bateria custa quase mais 50%
  14.  # 60

    Colocado por: smdxNão é só o motor que muda...
    Tipicamente os elétricos puros têm transmissões muito simplificadas, que são bastante mais simples e baratas que os CI.
    Travões tipicamente também são muito menos utilizados que num CI.

    Por isso, as manutenções habituais que se fazem (óleo, filtros, etc...) acabam por ser bastante mais baratas.


    Manutenções mais baratas é lógico que sim, o básico de uma revisão num CI é o óleo e 4 filtros. Isso não invalida ter componentes iguais a um CI que também se desgastam, vai depender do uso e do condutor assim como num CI, a suspensão não difere em nada nos 2 carros. Folgas, casquilhos, borrachas, amortecedores, têm ambos.
 
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