Colocado por: DR1982O grande mal dos elétricos éque se as baterias forem alugadas o que se paga mensalmente de aluguer ainda é bastante, ao comprar as baterias ao fil de meia duzia de anos quando as baterias morrerem o carro morre junto porque custam mais as baterias que o valor do carro, digo eu...A questão do preço da bateria é importante, assim como escolher um CI a gasóleo ou a gasolina que depende do preço do combustível e revisões previstas.
Colocado por: mafgodVai haver uma altura que tem de se mudar.
Se for ao fim de 15 anos, e o VE valor zero, estamos como nos CIs, pouco valem ao fim desse tempo além de ter um maior desgaste em muitos componentes.
Colocado por: DR1982É preciso nao esquecer que os VE tambem precisam de manutençãoA manutenção implica sobretudo em mudar os filtros do habitáculo/AC e mudar o óleo dos travões, pouco mais há a fazer.
Colocado por: DR1982tudo o resto que gasto, é igual para CI’s e VE’s, (pneus, pastilhas,discos, amortecedores, etc) quanto a possíveis avarias estas podem surgir em ambos, sendo que nao sei se uma avaria num VE não ficará mais cara que num CI, num VE temos de o reparar na marca quase que obrigatoriamente!Certo. No entanto o desgaste é menor.
Colocado por: DR1982Eu no meu carro para fazer 150.000 kms a uma media de 7.5l/100 gasto 11250l de gasóleo, a 1.20€ gasto cerca de 13,500€ em combustível!Dava para comprar quase 2 baterias do Nissa Leaf :-)
Colocado por: BricoleiroMas esquece-se que um carro a combustão é reparável (o mercado é grande, há muitas peças usadas e de aftermarket) e consegue sempre vender porque tem valor, um VE com bateria morta ou a precisar de substituir ninguém o vai comprar porque a bateria irá custar sempre o dobro do que o carro irá valer nessa altura.Nos EUA já há quem compre baterias dos salvados/carros batidos e que as usam para substituir fora da marca a preços a rondar os 50%.
Colocado por: mafgodA manutenção implica sobretudo em mudar os filtros do habitáculo/AC e mudar o óleo dos travões, pouco mais há a fazer.
Colocado por: mafgodJá agora, a bateria degrada-se sobretudo por estes fatores:
- tempo de vida
- temperaturas altas
Colocado por: BricoleiroDesculpe mas isso não é verdade, tirando o motor, o resto do carro é igual a qualquer outro.O meu Leaf tem quase 6 anos, nas 3 ultimas manutenções preventivas o que fizeram foi monitorizar a bateria e substituir apenas filtros. Numa delas substituiram também o óleo dos travões.
Tem suspensão, transmissões, travões, logo tem o mesmo desgaste.
Colocado por: BricoleiroCurioso, as baterias "normais" de ácido estragam-se é com o frio, não com o calor.Com o frio, estas reduzem a sua capacidade de armazenamento apenas.
Colocado por: Bricoleiro
Desculpe mas isso não é verdade, tirando o motor, o resto do carro é igual a qualquer outro.
Tem suspensão, transmissões, travões, logo tem o mesmo desgaste.
Colocado por: DR1982quanto gasta um elétrico de 200cvs para fazer 150.000 kms?Creio que a média de um Tesla (bem mais de 200CV) anda nos 200w/kw, ou seja, a preços de vazio algo como 2€/100km, ou seja, 3.000€ para 150.000€
Colocado por: DR1982A minha intenção aqui nao é deitar a baixo os eletricos, é exatamente perceber melhor como funcionam, ate porque por cá em França tenho ideia sue daqui uns anos vamos ser quase obrigados a andar de secador!E a minha ideia não é obrigar ninguém a mudar para um VE... mas sim esclarecer.
Colocado por: smdxVE são, na minha opinião, uma tecnologia ainda bastante imatura... quem compra anda a ser cobaia dos desenvolvimento.Concordo em tudo menos nesta frase.
Colocado por: DR1982Ja agora sabe o preço das baterias do zoe? Agora ja é possível comprar, mas nao sei por quanto...A Renault ainda não tem grande interesse nos VEs.
Colocado por: smdxBasta ver que apenas 2 ou 3 oficinas da VW estão preparadas para assistir os modelos GTE (pelo menos há uns tempos era assim)Infelizmente essa é a realidade também para quem compra um Ampera.
Colocado por: DR1982Entretanto numa pesquisa parece que a bateria de 22kw na Renault custa cerca de 10.000€.A da Nissan custa 5.000€, que com mão de obra, IVA e afins, dá 7.300€
Colocado por: DR1982Não fazia ideia que i3 tinha 170cv, pena ser muita feio :)Também não gosto, aquelas portas e os pneus...
Colocado por: DR1982Ao comprar novo a ZOE custa mais 10.000€ se comprar a bateria!A Nissan quando tinha a modalidade do aluguer, a diferença de ter aluguer ou não era de, salvo erro, 5000€. E a substituição da bateria custa quase mais 50%
Colocado por: smdxNão é só o motor que muda...
Tipicamente os elétricos puros têm transmissões muito simplificadas, que são bastante mais simples e baratas que os CI.
Travões tipicamente também são muito menos utilizados que num CI.
Por isso, as manutenções habituais que se fazem (óleo, filtros, etc...) acabam por ser bastante mais baratas.