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  1. MafGod , lembra se da discussão a uns posts atras sobre a potencia disponivel leia o artigo que publicou

    Citando "Sá da Costa não só concorda, como sublinha ainda mais a necessidade de rapidamente ultrapassar essa limitação. “A meta para 2020 é ter 60% de electricidade proveniente de fontes renováveis, em 2030 mais de 80% e, se chegarmos a 2040 com 100% de renováveis (em balanço, ou seja, a produção de electricidade renovável é superior ao consumo), não será nada do outro mundo. O que nos preocupa é como é que vai ser o consumo, nomeadamente no que toca ao carregamento de EV”, afirma.

    Se passássemos todos os veículos com motores de combustão interna a EV, a quantidade de energia eléctrica que iríamos passar a consumir seria apenas mais 20%. Temos capacidade de suprir isso. O problema está no requisito de potência e não na energia. Dou o meu exemplo: mudei a minha instalação de monofásica para trifásica sem qualquer problema, mas vamos imaginar que todos os moradores de um dos prédios habitacionais da Expo queriam fazer o mesmo. Não vai haver potência disponível no ramal para tanta gente”, adverte."

    Veja lá se eu não tinha razão.
  2. Eu posso ter uma potência contratada de 45A porque quero carregar o meu carro a 30A durante umas horas à noite.
    Mesmo que esteja 6horas com uma potência de 30A... as restantes 18h estarei a consumir muito menos.
    Muito tem potências contratadas altissimas e não precisam (quando construí a casa o eletricista aconselhou potência de 30A, e eu, com a experiência que tinha do apartamento optei por 25A, tudo elétrico até um carro, e sem problemas).

    Há também muitos que tem instalações trifásica porque tem um motor trifásico e pagam uma pipa de massa pela taxa de potência, ou seja, podiam pagar muito menos por uma taxa de potência inferior se fosse monofásica...

    O fato de eu pedir uma taxa de potência superior não implica que haja uma aumento de consumo, certo?
    Depois, posso ter monofásico de 45A, e se passar para trifásico de 3x15A, a potência máxima atribuída para mim é a mesma, certo?
    Logo, a simples passagem de mono para trifásico não implica um aumento de potência disponível.

    Claro que, para termos a garantia da potência, e como não se pode pedir às fornecedoras de energia potências variáveis, temos de contratar uma taxa de potência maior do que precisamos.
    Ou seja, pagamos mais por algo que não precisamos e as fornecedoras recebem mais por algo que não fornecessem e nem conseguem cumprir para todos.

    Também digo que, duvido que atualmente, e pondo os carros elétricos de fora, se todos os clientes (particulares e empresas) fossem consumir a energia a que teriam direiro, quase que aposto que haveria um apagão.
    É como os postos de combustíveis.... se todos fossemos abastecer à bomba ela não teria capacidade de fornecer o combustível a todos.
    É como os bancos, se todos os clientes de um banco quizessem levantar o dinheiro este não estaria disponível.
    É como as chamadas telefónicas...
    É como... tudo.
    As coisas não estão dimensionadas para uma taxa de utilização máxima porque senão, os custos seriam incomportáveis para todos.

    Resumindo, o "problema da potência" é algo que tem de ser posto na mesa de trabalho (como muitos outros "problemas") mas não é uma papão.

    Para mim o mais importante é esta passagem:
    Se passássemos todos os veículos com motores de combustão interna a EV, a quantidade de energia eléctrica que iríamos passar a consumir seria apenas mais 20%.
    E não sei se nestas contas estão também a energia poupada nas estações de abastecimento que deixariam de existir...

    Como também já foi dito algures, tendencialmente, e quando os postos forem todos a pagar, iremos carregar durante a noite em horário de vazio... e a potências relativamente baixas.
    Como há noite o consumo elétrico diminui (menos empresas, menos atividade...), este aumento do consumo para carregar os elétrcios não irá sobrecarregar a rede.
  3. Essa afirmaçao que sublinhou é mt perigosa pode ter dois sentidos :)

    se é mais ecologico, porque vamos gastar mais energia ? mais energia é inimigo do ambiente mesmo sendo energia limpa ... or not
    :))
  4. Colocado por: larkhese é mais ecologico, porque vamos gastar mais energia ?
    O que tem o ser ecológico com gastar mais energia?!
    Esta energia é a consumida pelos consumidores... que pode ser 100% renovável!

    Ainda há poucos dias:
    http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2018-03-14-Portugal-esteve-quase-tres-dias-a-consumir-so-eletricidade-de-origem-renovavel

    Colocado por: larkhemais energia é inimigo do ambiente mesmo sendo energia limpa ... or not
    Ok.... andemos todos a pé, não usemos eletricidade para nada... voltemos às cavernas :-)
  5. Colocado por: mafgodParece é que continuam a apostar no diesel:
    https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-03-05/volkswagen-ceo-predicts-renaissance-for-embattled-diesel-cars


    O diesel tem pano para mangas, o único travão ao diesel é o custo de fabrico que irá começar a tornar-se inviável para continuar a cumprir as normas cada vez mais rigorosas. Mais componentes, mais problemas, mais custos... para o fabricante e para o consumidor.
    Já a gasolina ainda mexe e bem, a Mazda desenvolveu um novíssimo motor térmico que promete melhores performances e consumo igual ou menor ao diesel através do sky-active a gasolina com funcionamento idêntico ao diesel: explosão por compressão sem velas de ignição.
  6. No programa "sociedade Civil" de 14 março, falaram sobre a mobilidade electrica.

    https://www.rtp.pt/play/p4365/sociedade-civil

    ... a partir do minuto 23
  7. Colocado por: JoelM

    Gastar mais energia... elétrica! Poderá ser mais ecológico porque a energia elétrica pode ser produzida através de fontes limpas, já a queima de combustíveis fosseis nunca vai ser energia limpa!
    Concordam com este comentário:mafgod


    A extracção, transporte e produção de combustíveis fósseis já tem um peso substancial. A isso soma-se o consumo.
  8. Colocado por: mafgodParece é que continuam a apostar no diesel:
    https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-03-05/volkswagen-ceo-predicts-renaissance-for-embattled-diesel-cars


    Previsível.

    Percebo que o paradigma está a mudar. Mas se eu quiser hoje comprar um carro para manter nos próximos 15...20 anos...compro o quê?

    Trocar uma bateria, por exemplo, é uma perspectiva assustadora
  9. Colocado por: ThingsHappenTrocar uma bateria, por exemplo, é uma perspectiva assustadora
    Porquê?
    Assusta-me mais ter de trocar o filtro de partículas ou a embraiagem...

    Na Nissan o preço é conhecido.
  10. De qualquer dessas substituições...a da bateria é bem mais assustadora.

    A durabilidade das tecnologias é uma incógnita...e estes problemas com os carregamentos não ajudam.

    Não me interpretem mal, sou a favor dos carros eléctricos, mas neste momento, com o meu dinheiro e numa modalidade de propriedade...não era o que iria escolher. (Um leasing, ou como carro da entidade empregadora já é outra conversa).

    Enquanto os fabricantes não meterem isso na cabeça... E em vez de andarem a esconder valores importantes como a autonomia real no final do tempo de vida previsto da bateria...não vão lá.

    O carro agora até pode fazer 300km despreocupadamente...se daqui a 1 ano já só faz 250km e daqui a 2 anos 200km...por exemplo, é uma chatisse.

    Um diesel com 15 anos faz 1000km com um depósito....como fazia há 15 anos atrás...e fará daqui a 15 anos se for mantido.

    Este facto da degradação das baterias vai fazer com que seja mais atraente passar essa responsabilidade para outro lado, e daí os futuros serviços de subscrição/leasing/renting/ald e o que mais conseguirem inventar.

    Se eu aplicar à aquisição e compra de automóveis pessoais os mesmos algoritmos usados para a compra e uso de máquinas industriais, os ICE ainda ganham por uma larga margem.
  11. Pois mas se o diesel tiver manutenção avultada (injectores, correia de transmissão, mil e um sensores, óleo, etc) e o electrico tiver uma manutenção de 30 euros ao fim de 3 anos, talvez compense o carro eléctrico apesar dosproblemas de bateria
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 16 março 2018 editado
    Colocado por: Paramontedosproblemas de bateria
    Não são problemas... mas sim limitações.
    Estes "problemas" das baterias tem vindo a ser minimizados.
    Por exemplo, o Leaf de 2009 tinha baterias cuja durabilidade era (é) baixa em zonas de temperaturas médias/elevadas.
    Em 2015 (creio), a quimica da bateria mudou e são mais resistentes à temperatura, logo duram mais.
    Mais importante, compatíveis para os carros que usavam as anteriores.

    O Leaf de 30 tem outra química e o de 40 ainda outra.
    Que, tudo indica com maior durabilidade.
  12. Colocado por: Paramontetalvez compense o carro eléctrico apesar dosproblemas de bateria
    Como já foi dito n vezes por aqui... para compensar monetáriamente é fazer as contas....
  13. Colocado por: ThingsHappenDe qualquer dessas substituições...a da bateria é bem mais assustadora.
    Discordo.... a necessidade de troca da bateria é uma situação em que a sua degradação é visível e sentida.
    Salvo raríssimas situações, não é de um dia para o outro, nem de um mês para o outro.
    Não é de um dia para o outro como pode acontecer com a quebra de uma correia, embraiagem, filtro anti-particulas em alarme....

    Colocado por: ThingsHappenA durabilidade das tecnologias é uma incógnita...e estes problemas com os carregamentos não ajudam.
    Estes "problemas" só foram um problema por não terem avisado os clientes.
    Se tivessem avisado atencipadamente, era algo a ter em conta e arranjar alternativas se necessário.
    Esta tecnologia atualmente já tem 9 anos ou mais.... e os problemas/desafios são conhecidos.
    A tecnologia dos CIs já tem mais de 100 anos e aínda tem inúmeros problemas...

    Colocado por: ThingsHappenEnquanto os fabricantes não meterem isso na cabeça... E em vez de andarem a esconder valores importantes como a autonomia real no final do tempo de vida previsto da bateria...não vão lá.
    A Nissan e outras empresas garantem que, no tempo da garantia, a capacidade da bateria terá um valor mínimo. Se tal for atingido, terão uma bateria nova.
    A autonomia depende como qualquer carro, do trajeto e velocidade.

    Colocado por: ThingsHappen
    O carro agora até pode fazer 300km despreocupadamente...se daqui a 1 ano já só faz 250km e daqui a 2 anos 200km...por exemplo, é uma chatisse.
    Ou não, activava a garantia e pimba, bateria nova.

    Colocado por: ThingsHappenUm diesel com 15 anos faz 1000km com um depósito....como fazia há 15 anos atrás...e fará daqui a 15 anos se for mantido.
    De certeza que com uma média superior à inicial e com menos uns cavalos de potência...
    Tendo um VE muito menos peças, menos manutenção, menos vibrações... a probabilidade das avarias são menores... e a durabilidade no seu todo, será bem maior que um CI.

    Colocado por: ThingsHappenEste facto da degradação das baterias vai fazer com que seja mais atraente passar essa responsabilidade para outro lado, e daí os futuros serviços de subscrição/leasing/renting/ald e o que mais conseguirem inventar.
    Está mal informado.
    A modalidade de renting das baterias já existiu no passado e ainda existe nalgumas marcas.
    É algo que não faz sentido para a maioria das pessoas.

    Colocado por: ThingsHappenSe eu aplicar à aquisição e compra de automóveis pessoais os mesmos algoritmos usados para a compra e uso de máquinas industriais, os ICE ainda ganham por uma larga margem.
    Aqui preciso de legendas :-)
  14. Em 8 anos de garantia de bateria ou 160000km ( por norma ) posso gastar no meu diesel 4 injectores ( 2000 euros) um embraiagem 1000 euros, 1 egr 500 euros , um filtro de particulas 1000 euros , correia de dist 500 euros extras 1000 euros

    ou seja tenho um custo no pior dos casos de 6000 euros , uma bateria custa em media 12000.....


    Por isso não venham mandar areia para os olhos.....
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, manelvc
  15. Colocado por: larkheou seja tenho um custo no pior dos casos de 6000 euros
    Não discutindo esses valores, gastas 6.000€ nessas reparações e..... o combustível? E outras reparações exclusivas dos CIs?

    Colocado por: larkheuma bateria custa em media 12000.....
    Na Nissan, a bateria nova custa 7.000€, com IVA e mão de obra.

    Colocado por: larkhePor isso não venham mandar areia para os olhos.....
    Idem, idem, aspas, aspas....

    Colocado por: mafgodComo já foi dito n vezes por aqui... para compensar monetáriamente é fazer as contas....
    N+1
  16. Eu, em quase 100.000Km e quase 4 anos no meu VE.... já poupei (deixei de gastar em combustível e em reparações) quase o valor de uma bateria nova.
    E o carro, apesar da idade e kms, e da limitação na autonomia... está como novo :-)
  17. Eu disse em MEDIA

    e pode contar ai com uns 250$ por kwh nesta altura em MEDIA

    40kwh 10000 $

    60 kwh 15000$

    100kwh 25000$


    dai eu ter falado em media
  18. Colocado por: larkheEm 8 anos de garantia de bateria ou 160000km ( por norma ) posso gastar no meu diesel 4 injectores ( 2000 euros) um embraiagem 1000 euros, 1 egr 500 euros , um filtro de particulas 1000 euros , correia de dist 500 euros extras 1000 euros

    ou seja tenho um custo no pior dos casos de 6000 euros , uma bateria custa em media 12000.....


    Por isso não venham mandar areia para os olhos.....
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Aqui posso dizer que o do Ampera, são 3500€... mas já há deles a circular com mais de 600mil km, por isso não é coisa que me preocupe.. trocar a bateria!:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
 
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