Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: J.FernandesDê-me o contacto desses empreiteiros que levam o mesmo preço seja por x m3 de betão em sapatas, ou por x+y.

90% daqueles que concorrem às obras que vemos por aqui.
    Acha que as obras são medidas? Desde que não seja assim uma coisa muito fora do comum, é tudo ao m2.
    Se em obra tiver que fazer alterações então sim, já é tudo medido e o DO paga e não bufa.
    Concordam com este comentário: Flavita
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 142

Colocado por: agosto07P.ex, encontrou-se terreno firme aos 2,5m de profundidade.

Isto em fase de projeto de arquitetura.
    Eu até quero uma casa só de rés do chão. Sei que vou ter um desvão sanitário com pelo menos 2,5m.
    Porque não passar para lá arrumos e mais umas quantas divisões?
    Certamente que me vão ficar a metade do preço de as construir ao nível do solo.
  4.  # 143

Colocado por: zedasilvaAcha que as obras são medidas?

Não sei como são as suas, as minhas são-no.

Colocado por: zedasilvaDesde que não seja assim uma coisa muito fora do comum, é tudo ao m2.

Os orçamentos com que eu trabalho têm preço por m3 de betão armado em sapatas, em lintéis de fundação, em pilares, em vigas, em paredes de betão e em lajes, tudo separado, e não sou caso raro, tenho a ideia que quase toda a gente trabalha assim.

5.  # 144

Colocado por: J.Fernandesnão sou caso raro, tenho a ideia que quase toda a gente trabalha assim.

Não é caso raro mas acredite que ainda há muita gente que não trabalha assim.
    Uns porque não sabem, outros porque não querem.
  6.  # 145

Excelente tópico um bem haja a quem aqui vem partilhar boas práticas de construção.
    Pena não ter acesso esta informação à vinte anos atrás quando foi construída a minha casa.
    Vejo por aqui (zona onde moro) cada exemplo, que só donos de obra com pouca informação deixam fazer tão más práticas.
  7.  # 146

Colocado por: riscosE nisso que me previno prefiro uma Tensão admissível de 0.25Mpa, é mais seguro..

Riscos, pode explicar porque é que é mais seguro uma tensão admissível de 0.25Mpa em vez de 0.30Mpa? Serão assim tão grandes essas diferenças?
  8.  # 147

Colocado por: agosto07

Riscos, pode explicar porque é que é mais seguro uma tensão admissível de 0.25Mpa em vez de 0.30Mpa? Serão assim tão grandes essas diferenças?

Na prática significa que para os mesmos esforços axiais e momentos flectores ao nível das sapatas, considerar uma tensão admissível do solo de 250Kpa em vez de 300Kpa resulta numa sapata com uma área sobre o terreno de mais cerca de 20%.
    Concordam com este comentário: riscos, Skinkx, Keepper
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  9.  # 148

É mais seguro 0.25 dimensionas o tamanho das sapatas para um solo ligeiramente pior que o normal. Nao sao muito grandes cerca de 20%, por exemplo para 0.30mpa deva uma sapata de 1.0m por 1.0m. A mesma sapata para 0.25 seria de 1.20m por 1.20m
  10.  # 149

Colocado por: riscosÉ mais seguro

Em linguagem mais técnica.
    Aumenta-se o fator de ca ga ço.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok
  11.  # 150

Colocado por: zedasilva
    Em linguagem mais técnica.
    Aumenta-se o fator de ca ga ço.

Previne-se algumas situacoes..sempre a pensar na segurança :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 151

Colocado por: riscosÉ mais seguro 0.25 dimensionas o tamanho das sapatas para um solo ligeiramente pior que o normal. Nao sao muito grandes cerca de 20%, por exemplo para 0.30mpa deva uma sapata de 1.0m por 1.0m. A mesma sapata para 0.25 seria de 1.20m por 1.20m

Mais 20% em área daria cerca de 1,10x1,10 (mais exactamente raiz quadrada de 1,20). Se fosse 1,20x1,20 seria 44% maior.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  13.  # 152

Tem toda a razao ghost um fantasma atento. Era so pra ver se estava atento ;)
    Concordam com este comentário: ghost12, Skinkx
  14.  # 153

Colocado por: zedasilvaAo contrário daquilo que possa parecer, terrenos de areia são bons.
    Não são é para construir com sapatas isoladas de 50x50

Em terrenos arenosos terão as sapatas que ser obrigatoriamente de maiores dimensões e terá que existir sempre e antes das mesmas betão de limpeza?, é isso que se verifica nas fotos dos post´s #115 e #119?
    Qual a forma correta de proceder nestes caos?
  15.  # 154

Ou será mais caso para falar em ensoleiramento geral?
  16.  # 155

Colocado por: agosto07Em terrenos arenosos terão as sapatas que ser obrigatoriamente de maiores dimensões e terá que existir sempre e antes das mesmas betão de limpeza?, é isso que se verifica nas fotos dos post´s #115 e #119?
    Qual a forma correta de proceder nestes caos?

O betão de limpeza não tem nenhuma função de estabilidade, é um expediente construtivo que muitas vezes é substituído por umas pedras de rachão que se colocam entre o terreno e a "cesta" de armadura para garantir entre 5 a 10 cms de distância entre esta e o terreno.

O tamanho das sapatas (e eventuais lintéis de fundação) é aquele que resultar do cálculo do engenheiro projetista, tendo em conta a capacidade resistente do terreno; a partir de certa dimensão das sapatas, a opção de ensoleiramento geral poderá revelar-se a melhor opção.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

18.  # 156

Colocado por: zedasilvaGeodreno perimetral.
      103.jpg
      115.jpg

uma cama de brita a envolver o tubo, ou tubo (como na imagem) pousado no fundo, com brita por cima?
  19.  # 157

Colocado por: nmex2uma cama de brita a envolver o tubo, ou tubo (como na imagem) pousado no fundo, com brita por cima

Sim!
    Não esquecer, por cima da brita um geotêxtil para que esta com o tempo não fique cheia de "finos"
    Concordam com este comentário: Skinkx
  20.  # 158

Sim!
    Não esquecer, por cima da brita um geotêxtil para que esta com o tempo não fique cheia de "finos"

obrigado

faltou o "?" ;) era uma questão : tubo no fundo e brita por cima OU cama de brita e o tubo no meio

só mais um detalhe.
  21.  # 159

O tubo sempre no fundo. O objetivo é que ele recolha a água antes que ela atinga a base das sapatas.
    É por isso que defendo a técnica do desaterro integral pois permite isto com maior facilidade e com custos equiparados aos tradicionais caboucos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dr Mina, nmex2
  22.  # 160

Sim!
    Concordam com este comentário:Skinkx

A brita deve ser envolvida do mesmo modo que o geodreno, com geotêxtil em toda a volta: eu diria que em cima é óbvio (apesar de muitos nem isso fazerem), mas até lateralmente a brita deve ser confinada.
    Concordam com este comentário: zedasilva, two-rok
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">