Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Penso que é capaz de demorar mais do que um mês junto da CMS
    Concordam com este comentário: cloverleaf
  2.  # 82

    Colocado por: NLSOlá cloverleaf,

    Tenho bastante interesse no seu projecto, pois também ando a sondar essa zona para aquisição de um terreno para construir.
    Tenho já lido imensos casos de construção aqui do fórum e receio que a Câmara de Sintra seja muito instável na demora do processamento dos projectos.

    No entanto, boa sorte!

    Já agora, que climatização tenciona colocar? (penso que piso radiante não seja necessário nessa zona, desde que a casa esteja bem isolada)
    Ar condicionado? Ventilo-convectores? VMC com recuperação? Painéis solares para AQS? Que tecnologia/sistema tem em mente?

    Chegou a falar de ETICS. Sempre vai para a frente com esse sistema de isolamento? ou
    Qual vai ser o interior das paredes? Pano singular? De que tipo?
    Ou vai usar pano duplo com caixa de ar + isolamento?

    Obrigado e novamente, boa sorte! Espero que continue a actualizar este tópico com o seu projecto.

    NLS


    Bom dia amigo,

    Em relação à climatização irei instalar certamente os painéis solares para AQS. Para aquecimento das divisões estou equacionar, por uma questão económica, o combo caldeira a gás + radiadores ou ar-condicionado. Mas confesso que ainda não me debrucei sobre o assunto... Aliás, nem sei o que são Ventilo-convectores ou VMC de recuperação... Aliás, seria útil começar essa discussão...

    Quanto ao Etics, está fora de questão, principalmente por causa da fragilidade das zonas acessíveis: muitos técnicos referem que esta solução é facilmente danificada por situações quotidianas como um pontapé, um objecto que é projectado contra a parede, fungos e formigas, impossibilidade de posteriormente instalar qualquer coisa numa parede (como um toldo ou um projector), pois não se pode colocar umas simples buchas e parafusos e, mais importante do que tudo isso, as dificuldades em reparar qualquer umas dessas anomalias.

    Outra questão a desfavor do Etics é a parte técnica: seria necessário contratar uma Empresa especialista na matéria, que use todos os materiais e regras de um mesmo fornecedor para o trabalho ficar perfeito e, no nosso mercado, duvido que isso seja fácil de arranjar! É claro que ao pedir orçamentos todos os empreiteiros lhe dirão que são os melhores da zona, e que cumprem escrupulosamente todos os procedimentos, mas na prática, não será assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLS
      Etics.jpg
  3.  # 83

    (Continuação)... É a cola que, por exemplo, na altura não havia da Atlas e levou mesmo da Auswahl ou da Fassa-Bortolo (ou vice-versa), e que se revelou incompatível com o XPS da Atlas; eram os suportes\apoios recomendados pelo fabricante que devia ter levado nas placas que ficam junto ao piso térreo para suportar o peso, mas que o instalador resolveu não colocar para embolsar mais uns trocos; é a parede que ficou uma m... e no final ficam-se a notar todos os rectângulos das placas...and so on...

    São demasiadas preocupações para um leigo na matéria. Optei pelo método tradicional de parede dupla com isolamento.


    Já agora, acabei de ficar 380 paus mais leve: Pagamento da taxa administrativa (cortesia da CMS)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLS
  4.  # 84

    xiii. cloverleaf, não sabe onde se vai meter, parede dupla, com iso.amenteo termico, e a susas correcçãos de potne térmica.. isso para ficar bem feito e eficiente!!!? é uma chatice... Quuase nunca é bem feito, e não faz ideias das patologias associadas a esse tipo de solução construtiva... condensações, saliteres, humidades ascendentes, descontinuidades do isolamento. tintas a empolar, etc...
    Concordam com este comentário: zedasilva, Anonimo1710, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  5.  # 85

    Colocado por: JoelM

    Ao ler este comentário até fui verificar a data, era algo que acharia normal de ler há uns 5/10 anos...

    O que a maioria das pessoas não sabe / não conta com isso, é que como o Pedro já referiu, em parede dupla com isolamento, a capacidade e conhecimento para evitar as pontes térmicas tem de ser a cima da média do comum dos empreiteiros...


    O problema é que deve haver mais empreiteiros com conhecimento acima da média em relação à técnica de parede dupla do que relativamente ao Etics...
    Concordam com este comentário: tozepalma, mica
  6.  # 86

    Colocado por: Pedro Barradasxiii. cloverleaf, não sabe onde se vai meter, parede dupla, com iso.amenteo termico, e a susas correcçãos de potne térmica.. isso para ficar bem feito e eficiente!!!? é uma chatice... Quuase nunca é bem feito, e não faz ideias das patologias associadas a esse tipo de solução construtiva... condensações, saliteres, humidades ascendentes, descontinuidades do isolamento. tintas a empolar, etc...
    Concordam com este comentário:zedasilva,JoelM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cloverleaf


    Sim Pedro, ambas as técnicas têm vantagens e desvantagens, e como concordará, serão ambas óptimas opções se forem bem aplicadas.

    O Etics será bastante bom em remodelações de fachadas. Não estou convencido como opção inicial. Aliás, olhando para fora deste fórum, contam-se pelos dedos as casas e prédios em construção que optam por essa solução de isolamento...
    Concordam com este comentário: tozepalma
  7.  # 87

    Colocado por: JoelM

    Eu não apostaria nisso... E do conhecimento que tenho, actualmente é bastante fácil encontrar quem aplique ETICS com "certificação" e acompanhamento da webber por exemplo!


    Não digo que não. Mas Joel, eu para começar em pensar no Etics, gostaria de ver uma casa instalada com esse sistema com, pelo menos, 5 anos de idade e questionar os proprietários sobre o grau de satisfação.
  8.  # 88

    Colocado por: cloverleafMas Joel, eu para começar em pensar no Etics, gostaria de ver uma casa instalada com esse sistema com, pelo menos, 5 anos de idade e questionar os proprietários sobre o grau de satisfação.

    Eu vi uma com mais que 5 anos. Os proprietários diziam maravilhas da casa.
    Verdade seja dita que era a irmã do construtor, mas não tenho nada a apontar daquilo que vi nas paredes. E isto já foi há um par de anos e sei que o construtor continua a mostrar aquela casa como exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  9.  # 89

    Colocado por: JoelM

    Eu conheço às dezenas com mais de 5 anos (casas edifícios públicos, blocos de habitação, etc)... de que zona do país é?

    Alias, existem pelo menos 2 users aqui no forum que representam marcas / empresas de ETICS que concerteza conhecem muitos mais exemplos...


    Sou da zona de Sintra e trabalho em Lisboa.
  10.  # 90

    Colocado por: mhpinto
    Eu vi uma com mais que 5 anos. Os proprietários diziam maravilhas da casa.
    Verdade seja dita que era a irmã do construtor, mas não tenho nada a apontar daquilo que vi nas paredes. E isto já foi há um par de anos e sei que o construtor continua a mostrar aquela casa como exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cloverleaf


    ETICS, parede dupla ou pladur é tudo a mesma coisa, seja bem feito ou mal feito. Se é mal feito ficam todos lixo, se é bem feito duram todos uma vida.

    Todos têm prós e contras, mas dizer que processo A é assim e assado e o B é que é bom, isso vale para todos. Nas mãos do artista errado fica tudo uma porcaria.

    Uma grande vantagem que o ETICS tem, mesmo mal feito, é que o isolamento térmico está mesmo lá, não dá para enganar. Anda para aí muita parede dupla, algumas com 10 anos ou menos, que tenho muitas dúvidas se levou isolamento nelas todas...

    Isto quando o artista não quer não há sistema que seja à prova de falcaturas ou más execuções. O ETICS só é mais falado proque é novo e a novidade gera sempre dúvida.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, cloverleaf, mhpinto, nbastos, skypt
  11.  # 91

    Vamos lá ver se me faço entender através deste PDF, pois a teoria é tanta que, na prática, temo que a maioria dos instaladores se esteja a borrifar para tanto pormenor (para não utilizar o léxico obral)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VJesus
  12.  # 92

    Colocado por: JoelM

    Existem estudos de patologias para todos os sistemas, nenhum é perfeito e como já referido anteriormente, se mal aplicado TODOS têm problemas!

    https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428729169/6b_patologia_alvenaria_tijolo_pb.pdf+&cd=4&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=no&client=firefox-b-ab" rel="nofollow" >https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MHJtCDD4hu0J:https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428729169/6b_patologia_alvenaria_tijolo_pb.pdf+&cd=4&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=no&client=firefox-b-ab
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cloverleaf


    Sim Joel, existirão certamente estudos para todos os gostos, e não desejo defender intransigentemente a Parede Dupla. Mas, para mim, este sistema ainda é superior ao Etics na relação preço\qualidade. E quando digo qualidade, não é só na parte térmica (que é inquestionavelmente melhor no Etics), é também na durabilidade, resistência e versatilidade do sistema a longo prazo.

    Pode-se abrir um roço no XPS para passar um tubo e voltar a tapar? Penso que não... Pode-se colocar mosaico em cima de uma placa de XPS? Penso que não...Pode-se aparafusar um câmara de filmar numa parede de Etics? Penso que não...
  13.  # 93

    Colocado por: NLSpenso que piso radiante não seja necessário nessa zona, desde que a casa esteja bem isolada
    está sinceramente não percebo, se não precisa de aquecimento é porque não precisa de nenhum muito menos as soluções que enumera .
  14.  # 94

    Colocado por: JoelM
    Tenho quase a certeza que sim!
    eu tenho a certeza absoluta que sim, aliás até já "pendurei" uma máquina de AC que é um bocadinho mais pesada.
    Concordam com este comentário: skypt
    •  
      NTORION
    • 21 setembro 2018 editado

     # 95

    Colocado por: cloverleaf(Continuação)... É a cola que, por exemplo, na altura não havia da Atlas e levou mesmo da Auswahl ou da Fassa-Bortolo (ou vice-versa), e que se revelou incompatível com o XPS da Atlas; eram os suportes\apoios recomendados pelo fabricante que devia ter levado nas placas que ficam junto ao piso térreo para suportar o peso, mas que o instalador resolveu não colocar para embolsar mais uns trocos; é a parede que ficou uma m... e no final ficam-se a notar todos os rectângulos das placas...and so on...

    São demasiadas preocupações para um leigo na matéria. Optei pelo método tradicional de parede dupla com isolamento.


    Já agora, acabei de ficar 380 paus mais leve: Pagamento da taxa administrativa (cortesia da CMS)...


    Txiii, e eu a pensar que você já estava rendido ao etics... nesta fase ainda vai bem a tempo de ponderar isso melhor.

    380€??? Pq tanto? Eu acho que paguei cerca de 130€, cerca de 60cent/M2...

    Ainda não lhe respondi ao mail, sorry.
    • NLS
    • 21 setembro 2018

     # 96

    Colocado por: Pedro Barradasxiii. cloverleaf, não sabe onde se vai meter, parede dupla, com iso.amenteo termico, e a susas correcçãos de potne térmica.. isso para ficar bem feito e eficiente!!!? é uma chatice... Quuase nunca é bem feito, e não faz ideias das patologias associadas a esse tipo de solução construtiva... condensações, saliteres, humidades ascendentes, descontinuidades do isolamento. tintas a empolar, etc...
    Concordam com este comentário:zedasilva,JoelM,jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cloverleaf


    Este comentário seu, assusta um pouco. Se bem me lembro já chegou a opinar positivamente, num outro tópico, sobre o sistema de parede dupla com caixa de ar + isolamento XPS (espero não estar enganado).
    Para combater as pontes térmicas até foi mencionado o cobrimento dos pilares (e lajes) com o mesmo XPS em partes onde o pano exterior continha uma espessura menor.

    Não me lembro do tópico, mas porque é que escreveu o comentário de forma a meter medo sobre a parede dupla?
    É assim tão difícil construir sobre esse método.

    Creio que algo parecido a este link que aparece num outro tópico:
    (mas suspeito que o pano interior deveria ser mais espesso do que o exterior, segundo dizem)

    https://www.itecons.uc.pt/catalogoptl/index.php?module=nivf&id=54

    É assim tão complicado aplicar isto? Ou tão mais caro do que ETICS?

    Obrigado pelo esclarecimento.
    • NLS
    • 21 setembro 2018

     # 97

    Colocado por: jorgealvesestá sinceramente não percebo, se não precisa de aquecimento é porque não precisa de nenhum muito menos as soluções que enumera .


    Os ventilo-convectores e os A/C podem arrefecer, pelo que o piso radiante para arrefecer tem outros problemas (incluindo maior quantidade de tubagem).
    E assim sendo, a necessidade de não precisar aquecer não implica que não haja necessidade de arrefecer.
    Eu por exemplo, gosto de uma temperatura mais baixa do que provavelmente a maioria das pessoas, logo daria mais valor ao A/C do que ao piso radiante.

    Pode esclarecer melhor porque acha que não precisaria de nenhuma das soluções enumeradas?
  15.  # 98

    De todas as soluções existentes o PRH é o que apresenta os consumos de energia primária mais baixos.
    • NLS
    • 21 setembro 2018

     # 99

    @jorgealves,
    Entendo o que pretende indicar.
    Eu entendo o conforto do PRH, já experenciei, mas concordo somente para aquecimento.
    Pois para arrefecimento não dá o mesmo conforto de um A/C bem instalado/regulado. (ignorando a inércia da casa, que não fugirá muito à temperatura ambiente ideal, pois assume-se que o isolamento é adequado.

    No entanto, na zona onde o cloverleaf vai construir não creio que seja necessário, conheço bem a zona.
    Além de que o custo da instalação do PRH (+ a respectiva fonte de calor, talvez uma B/C para comparar melhor com o A/C ou Ventilo-Convectores) é muito superior e a respectiva B/C precisa de ser também superior.

    Creio que o cloverleaf ficaria bem servido com a aposta de um bom isolamento (parede dupla + cx ar + xps, com atenção nas vigas e lages) + com a adição de um A/C nos sítios devidos.
    É o que eu estou a pensar aplicar quando puder construir na mesma zona.

    É claro que isto muda por completo em zonas do país onde o inverno é mais rigoroso e o PRH se justifique.
    Não quero, de todo indicar, que o PRH é mau. É óptimo...quando aplicável.


    @cloverleaf,
    Concordo consigo, mesmo sendo leigo nas várias artes da construção, pelo que leio aqui das outras aventuras (e problemas), o ETICs exige um maior nível de perfeição de execução em comparação com a parede dupla (mesmo com isolamento dos pilares).

    Pelo que vejo da C.M.S., é melhor você ir lá chateando regularmente os(as) senhores(as), relembrando-lhes que existem obras para darem o parecer.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  16.  # 100

    Colocado por: NLS@jorgealves,
    Entendo o que pretende indicar.
    Eu entendo o conforto do PRH, já experenciei, mas concordo somente para aquecimento.
    Pois para arrefecimento não dá o mesmo conforto de um A/C bem instalado/regulado. (ignorando a inércia da casa, que não fugirá muito à temperatura ambiente ideal, pois assume-se que o isolamento é adequado.

    No entanto, na zona onde o cloverleaf vai construir não creio que seja necessário, conheço bem a zona.
    Além de que o custo da instalação do PRH (+ a respectiva fonte de calor, talvez uma B/C para comparar melhor com o A/C ou Ventilo-Convectores) é muito superior e a respectiva B/C precisa de ser também superior.

    Creio que o cloverleaf ficaria bem servido com a aposta de um bom isolamento (parede dupla + cx ar + xps, com atenção nas vigas e lages) + com a adição de um A/C nos sítios devidos.
    É o que eu estou a pensar aplicar quando puder construir na mesma zona.

    É claro que isto muda por completo em zonas do país onde o inverno é mais rigoroso e o PRH se justifique.
    Não quero, de todo indicar, que o PRH é mau. É óptimo...quando aplicável.


    @cloverleaf,
    Concordo consigo, mesmo sendo leigo nas várias artes da construção, pelo que leio aqui das outras aventuras (e problemas), o ETICs exige um maior nível de perfeição de execução em comparação com a parede dupla (mesmo com isolamento dos pilares).

    Pelo que vejo da C.M.S., é melhor você ir lá chateando regularmente os(as) senhores(as), relembrando-lhes que existem obras para darem o parecer.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cloverleaf


    Obrigado aos 2 pelos comentários!

    O que penso dos 2 sistemas é que existem muitas mais coisas que podem correr mal na aplicação do Etics do que construção da tradicional parede-dupla! Aliás, basta ver as discussões noutros tópicos assim que alguém lá coloca umas fotografias: cada cabeça (quase) cada sentença!

    Relativamente ao comentário do Jorge Alves relativo ao Soalho Radiante, a minha opinião é convergente com a do amigo NLS: para a minha zona será uma coisa "boa e cara de mais" para as necessidades diárias!
 
0.0351 seg. NEW