Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: NTORION

    Txiii, e eu a pensar que você já estava rendido ao etics... nesta fase ainda vai bem a tempo de ponderar isso melhor.

    380€??? Pq tanto? Eu acho que paguei cerca de 130€, cerca de 60cent/M2...

    Ainda não lhe respondi ao mail, sorry.


    Olá Nuno,

    Épa, agora deixou-me desconfiado! Tem a certeza desses 0,60€ p\m2?


    Entretanto andei a pesquisar e achei isto, que não sei se será a mesma coisa de que estamos a falar (ponto 1 ou 2 + ponto 3.1):


    SECÇÃO III
    LICENCIAMENTO OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DEMOLIÇÃO

    Artigo 7.º - DA LICENÇA OU DA COMUNICAÇÃO PRÉVIA PARA OBRAS DE EDIFICAÇÃO OU DEMOLIÇÃO


    1. Por cada emissão de alvará de licença 369,90€

    2. Pela apreciação liminar da comunicação prévia 230,00€


    3. Ao disposto nos números anteriores acresce:

    3.1. Para habitação, por m2 de ac 3,50€

    3.2. Para comércio, serviços e turismo, por m2 de ac 4,25€

    3.3. Para indústria, por m2 de ac 1,35€

    3.4. Outras utilizações, por m2 de ac 2,55€

    3.5. Demolições de edificações, por cada m2 de ac 0,75€

    3.6. Construção, reconstrução ou modificação de muros de suporte ou de vedação, por metro linear 3,15€

    3.7. Construção, reconstrução ou modificação de construções ligeiras sujeitas a licença ou comunicação prévia, designadamente, hangares, tanques, depósitos e piscinas - por m2 de ac ou m3 1,10€

    3.8. Corpos salientes da construção destinados a aumentar a superfície útil da edificação, desde que projetados sobre solo público, por fachada do edifício, tendo em vista o respectivo desincentivo - por m2 369,90€

    4. Prestação de caução para a demolição e para obras de escavação e contenção periférica é calculada de acordo com as fórmulas constantes do RMUES

    5. As taxas devidas pela realização de infraestruturas urbanísticas são calculadas deacordo com as fórmulas constantes do RMUES


    Pág 3: http://www.cm-sintra.pt/images/PROJECTO_DE_TABELA_DE_TAXAS_2018_-_INQUERITO_PUBLICO.pdf



    P.S. Então tu estás completamente decidido a favor do Capotto?
  2.  # 102

    Nuno,


    Só aqui é que encontrei uma referencia aos tais 60 cêntimos:

    ARTIGO 49º
    PREPARO INICIAL)

    1 - Aquando da entrega de processos de demolição, edificação, urbanização ou loteamento, remodelação de terrenos e outras operações urbanísticas, é devido o pagamento de um preparo, devendo este valor ser aplicado mesmo nos casos em que se solicita novo licenciamento, por caducidade do processo, independentemente da razão, e em que, por uma questão de economia processual, se recuperem as peças ainda válidas.

    2 - Sem prejuízo do estatuído no nº anterior, no âmbito da tramitação administrativa dos alvarás de licença de operação de loteamento, obras de urbanização e abertura do período de discussão pública de operações de loteamento acresce e é devido um preparo destinado a garantir as despesas de publicação dos Avisos no valor de €200 a acertar com o interessado após a publicação do mesmo, podendo haver lugar a devolução parcial ou liquidação e cobrança adicional.

    3 - O preparo no valor base de 230,00 € deve efetuar-se aquando da entrega do pedido de controlo prévio da operação urbanística em causa, sendo o valor remanescente das taxas cobrado aquando do pedido de emissão do título.

    4 - O recurso ao procedimento de economia processual está sujeito à taxa de 0,60 € por folha.

    5 - O preparo é deduzido no valor final, no termo do processo, aquando da emissão do alvará, quando a este houver lugar.

    6 – Em caso de rejeição liminar pode haver lugar à devolução de 50% do preparo mediante requerimento do interessado.
  3.  # 103

    Colocado por: jorgealvesDe todas as soluções existentes o PRH é o que apresenta os consumos de energia primária mais baixos.

    Errado. A biomassa não conta para a energia primaria, logo pode-se dizer que na biomassa só conta para a energia primaria o consumo da bomba circuladora e a eletrônica.

    Pode dizer é que tem menores consumos eléctricos...eventualmente ficara mais barata a utilização?
  4.  # 104

    Colocado por: NLSmas concordo somente para aquecimento.
    Pois para arrefecimento não dá o mesmo conforto de um A/C bem instalado/regulado.
    tem que experimentar mais soluções. pois o conforto de um PRH não é comparável com qualquer AC,

    sendo muito melhor

    Uma qualquer solução de PRH tem praticamente o mesmo custo que uma solução BC+VC e sem o conforto e o baixo consumo do PRH.
  5.  # 105

    Colocado por: tozepalmabiomassa não conta para a energia primaria,
    e porque não?!?!
    Só se for de borla pois se tiver que a comprar custa bastante.

    Uma solução de PRH precisa de muito menos potência do que outra qualquer solução de aquecimento e arrefecimento.
    •  
      NTORION
    • 22 setembro 2018 editado

     # 106

    Colocado por: cloverleafÉpa, agora deixou-me desconfiado! Tem a certeza desses 0,60€ p\m2?


    Provavelmente não pagámos o mesmo tipo de de 'documento'... Eu paguei a taxa administrativa de entrada do processo.

    Sim estou decidido pelo sistema etics, mas a colocar parade dupla optava por poliuretano projetado, é assim que tenho atualmente e ficou muito bom.
      IMG_20180922_082900.jpg
  6.  # 107

    Colocado por: NTORION

    Provavelmente não pagámos o mesmo tipo de de 'documento'... Eu paguei a taxa administrativa de entrada do processo.

    Sim estou decidido pelo sistema etics, mas a colocar parade dupla optava por poliuretano projetado, é assim que tenho atualmente e ficou muito bom.
      IMG_20180922_082900.jpg


    Bom dia Nuno,

    O meu documento é o seguinte, e foi enviado por e-mail do Departamento de Urbanismo On-line. Como pode ver, não vem nada descriminado relativamente ao tipo de Taxa que foi aplicada:



    "De: Sistema de Atendimento [[email protected]]
    Enviado: quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 11:32
    Para: ________________
    Assunto: Pagamento de taxa administrativa - TP-XXXX / TR-XXXXX - __________________
    Estimado Utilizador,

    Confirmamos a receção do seu pedido na plataforma Urbanismo Online, registado sob o n.º TR-XXXX e com o número do processo TP-XXXXX.

    Solicitamos o pagamento da respetiva taxa, prevista no Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Sintra, até ao próximo dia 25.10.18.
    Para o efeito, deverá utilizar os dados abaixo indicados:

    ENTIDADE XXX
    REFERÊNCIA XXXXXXXXX
    VALOR € 381,80

    Disponível para pagamento no multibanco, no dia útil seguinte.

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    Câmara Municipal de Sintra


    Esta mensagem é uma resposta automática. Por favor, não responda a este e-mail.

    Qualquer pedido de esclarecimento no âmbito da plataforma do Urbanismo, deverá ser efetuado através dos seguintes contactos:


    E-mail : [email protected]
    Linha de Apoio: 21 9247051"





    O teu Documento veio em papel e foi o 1ª a ser enviado pela CMS? Será que o teu processo não está a ser tratado através do portal https://urbanismo.cm-sintra.pt/cmsintra/ como o meu?

    Cumprimentos
  7.  # 108

    Colocado por: NTORION

    Provavelmente não pagámos o mesmo tipo de de 'documento'... Eu paguei a taxa administrativa de entrada do processo.

    Sim estou decidido pelo sistema etics, mas a colocar parade dupla optava por poliuretano projetado, é assim que tenho atualmente e ficou muito bom.
      IMG_20180922_082900.jpg


    Em que é que consiste exactamente essa técnica da Parede Dupla com poliuretano projectado, e porque é que vais optar agora pelo Etics se estás satisfeito Nuno?

    Abraço
  8.  # 109

    Colocado por: cloverleaf

    Bom dia Nuno,

    O meu documento é o seguinte, e foi enviado por e-mail do Departamento de Urbanismo On-line. Como pode ver, não vem nada descriminado relativamente ao tipo de Taxa que foi aplicada:



    "De: Sistema de Atendimento [[email protected]]
    Enviado: quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 11:32
    Para: ________________
    Assunto: Pagamento de taxa administrativa - TP-XXXX / TR-XXXXX - __________________
    Estimado Utilizador,

    Confirmamos a receção do seu pedido na plataforma Urbanismo Online, registado sob o n.º TR-XXXX e com o número do processo TP-XXXXX.

    Solicitamos o pagamento da respetiva taxa, prevista no Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Sintra, até ao próximo dia 25.10.18.
    Para o efeito, deverá utilizar os dados abaixo indicados:

    ENTIDADE XXX
    REFERÊNCIA XXXXXXXXX
    VALOR € 381,80

    Disponível para pagamento no multibanco, no dia útil seguinte.

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    Câmara Municipal de Sintra


    Esta mensagem é uma resposta automática. Por favor, não responda a este e-mail.

    Qualquer pedido de esclarecimento no âmbito da plataforma do Urbanismo, deverá ser efetuado através dos seguintes contactos:


    E-mail : [email protected]
    Linha de Apoio: 21 9247051"





    O teu Documento veio em papel e foi o 1ª a ser enviado pela CMS? Será que o teu processo não está a ser tratado através do portalhttps://urbanismo.cm-sintra.pt/cmsintra/como o meu?

    Cumprimentos


    Quem tratou de tudo foi o gabinete, sei que submetem online... Não sei onde nem como. Esse papel que coliquei foto veio via online para pagamento, imprimi só para documentar os custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
    •  
      NTORION
    • 22 setembro 2018 editado

     # 110

    Colocado por: cloverleafEm que é que consiste exactamente essa técnica da Parede Dupla com poliuretano projectado, e porque é que vais optar agora pelo Etics se estás satisfeito Nuno?

    Abraço


    A técnica é a normal da parede dupla, o isolamento é que é diferente, em vez de levar as placas de xps, é feita a parede interior, e depois veio um carro com um 'tanque' e é projetado o poliuretano na parede interior, a vantagem é que não há QQ espaço entre placas ou entre o isolamento e a parede interior. Desvantagens em relação ao etics a meu ver só tem uma, que são as pontes térmicas, nos pilares foram compensadas através da forra com um tijolo próprio, na lage entre pisos não existiu compensação.

    Tenho algures fotos dessa fase, qdo encontrar envio.
  9.  # 111

    Colocado por: NTORION

    A técnica é a normal da parede dupla, o isolamento é que é diferente, em vez de levar as placas de xps, é feita a parede interior, e depois veio um carro com um 'tanque' e é projetado o poliuretano na parede interior, a vantagem é que não há QQ espaço entre placas ou entre o isolamento e a parede interior. Desvantagens em relação ao etics a meu ver só tem uma, que são as pontes térmicas, nos pilares foram compensadas através da forra com um tijolo próprio, na lage entre pisos não existiu compensação.

    Tenho algures fotos dessa fase, qdo encontrar envio.


    Parece ser uma técnica bastante boa! Agradeço então que envies as fotos quando as encontrares p.f.


    Obrigado
    Sérgio
  10.  # 112

    Colocado por: JoelMbastante bom nos dias de hoje é não ter pontes térmicas, tudo o resto é bastante mau!


    Correto, mas neste tipo de projeto como o do cloverleaf, mesmo com sistema etics eles são possíveis de corrigir? Ou na realidade vão existir,quer seja num sistema ou noutro?
  11.  # 113

    Boa tarde Nuno,

    Voltando à questão da taxa administrativa. O Gabinete enviou-me a seguinte resposta:




    "...sobre o assunto do valor da taxas a única hipótese é falar com a Câmara e pedir informação da forma como chegaram ao valor. Por exemplo, em 2017 a entrada do processo tinha uma valor de 90€.



    No regulamento de taxas de 2018:


    Artigo 20.º - OUTROS

    6. Preparo inicial no âmbito da apresentação de licenciamentos e comunicações prévias (dedutível no ato de liquidação de taxas): €230,00

    6.1. Ao disposto no n.º anterior acresce por m2 de ac nova, ampliada ou reconstruída €0,60



    Pegando no seu exemplo:

    ac (habitação) = 217,19 m2 à 217m2

    ac (garagem) = 35,63 m2 à 36m2



    Portanto: €230 + 217 x €0,60 + 36 x €0,60 = €361,80..."



    Mesmo que as contas acima estejam correctas, o valor apurado é mais baixo do que me enviaram para pagar. Mas o que me está a fazer "espécie" é porque é que tu não pagaste os tais 230€ (que em 2017 eram... 90!!). Será a tal dedução de que fala o artigo?


    Cumprimentos
    Sérgio
  12.  # 114

    Colocado por: JoelMque tipo de projecto estamos a falar ? não é uma construção nova?


    Sim, tem a planta na página anterior, mas os pormenores arquitetónicos têm influência na capacidade de isolar com etics, mas como não percebo nada disso posso estar a dizer uma grande asneira, era mesmo uma questão.



    Colocado por: cloverleafMas o que me está a fazer "espécie" é porque é que tu não pagaste os tais 230€ (que em 2017 eram... 90!!). Será a tal dedução de que fala o artigo?


    Pois também não sei, mas no meu papel no artigo 25, n°7.2.... o teu é o 20°... Secalhar em julho tava em algum regime transitório. De qualquer forma se é dedutível na taxa futura, dá no mesmo.
  13.  # 115

    Colocado por: NTORION

    Sim, tem a planta na página anterior, mas os pormenores arquitetónicos têm influência na capacidade de isolar com etics, mas como não percebo nada disso posso estar a dizer uma grande asneira, era mesmo uma questão.





    Pois também não sei, mas no meu papel no artigo 25, n°7.2.... o teu é o 20°... Secalhar em julho tava em algum regime transitório. De qualquer forma se é dedutível na taxa futura, dá no mesmo.


    O Gabinete é que me falou no Artº 20; O e-mail da Câmara é omisso nesse aspecto! Amanhã vou ter que esclarecer esta questão pois a informação que me enivaram é muito vaga...
    • NLS
    • 24 setembro 2018 editado

     # 116

    Colocado por: jorgealvese porque não?!?!
    Só se for de borla pois se tiver que a comprar custa bastante.

    Uma solução de PRH precisa de muito menos potência do que outra qualquer solução de aquecimento e arrefecimento.


    Lamento discordar.
    Isso não deve ser medido em termos de potência essencialmente.
    Mas, se quiser ir por ai, acredito que as fontes de calor de um PRH são de uma potência superior às de um A/C. Alguém que faça a instalação dos dois sistemas que valide.

    No entanto, a potência depende da área e mesmo efectuando os cálculos por área, acredito que a B/C (para equivaler) do A/C não precise ser tão potente como um B/C para o PRH.

    Quanto ao conforto, o PRH para arrefecer não é confortável de todo. Para arrefecer por PRH, o rendimento é bem pior do que num A/C, pois está a arrefecer inicialmente na parte de baixo de um piso, pelo que o ar frio não sobe mas sim desce, ou seja, continua junto ao chão já fresco.

    Num A/C, é tudo espalhado por convecção e condução.
    No PRH, para arrefecer, não há convecção, e radiação também não (o frio não existe), apenas depende da condução.
    Ora o AR é péssimo condutor, pelo que o PRH para arrefecer é a pior solução.
    O A/C é, de longe, melhor, pois além da condução (pobre como o PRH) conduz também por convecção.

    Concordo com o conforto do PRH para aquecer, discordo totalmente de qualquer conforto do PRH para arrefecer.

    @cloverleaf,
    lamento poluir de novo o seu tópico. Vou remeter-me ao conteúdo actual das taxas que é de grande interesse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
    • NLS
    • 24 setembro 2018 editado

     # 117

    Colocado por: NTORION

    A técnica é a normal da parede dupla, o isolamento é que é diferente, em vez de levar as placas de xps, é feita a parede interior, e depois veio um carro com um 'tanque' e é projetado o poliuretano na parede interior, a vantagem é que não há QQ espaço entre placas ou entre o isolamento e a parede interior. Desvantagens em relação ao etics a meu ver só tem uma, que são as pontes térmicas, nos pilares foram compensadas através da forra com um tijolo próprio, na lage entre pisos não existiu compensação.

    Tenho algures fotos dessa fase, qdo encontrar envio.


    Olá NTORION,

    Já me pareceu ter lido aqui no forum que é aconselhável ter um espaçamento entre o isolante e o pano exterior para escorrer as humidades condensadas (até dizem que se deve usar espaçadores próprios para isso).

    Se não existir esse espaço, não haverá o risco do pano exterior ficar com demasiadas humidades, ou mesmo o pano interior não conseguir "respirar" ?
  14.  # 118

    Colocado por: NLSacredito
    pode acreditar no que quiser mas está errado.
  15.  # 119

    Colocado por: NLSPRH para arrefecer não é confortável de todo. Para arrefecer por PRH, o rendimento é bem pior do que num A/C,
    já experimentou? Já viu?

    Não, então só lhe posso indicar que procure, até pode ser por aqui uma vez que já existem muitos Utilizadores com este sistema em funcionamento para arrefecimento
  16.  # 120

    Colocado por: NLSJá me pareceu ter lido aqui no forum que é aconselhável ter um espaçamento entre o isolante e o pano exterior para escorrer as humidades condensadas (até dizem que se deve usar espaçadores próprios para isso).


    E existe, como disse é feita a parede interior, é projetado o isolamento e depois é feito o pano da parede exterior com o alinhamento do isolamento dos pilares para reboco,pelo que fica sempre um espaço entre o isolamento e a parede exterior que depois leva as normais caixas de ar em cima e em baixo para ventilar. Em termos de isolamento e controlo de temperatura estou muito satisfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf, NLS
 
0.0402 seg. NEW