Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: marco1isso de o se é que é a gralha , porque o se ? não é disso que estamos a falar?
    tomando o caso do riscos, ele apresentou o preço dele ( que não foi barato) e fez bem o seu trabalho, o outro como pediu um preço de saldo, acha que foi assim tão zeloso?
    penso que a diferença é que quem pede preço de saldo não tem margem, nem tempo para calcular as coisas bem, nem perder tempo em estudos, ou é chapa 5 a encher chouriços ou perde dinheiro... mas também está-se nas tintas para para o cliente, caso contrário pedia mais e fazia um trabalho em condições.
  2.  # 182

Colocado por: riscos170 mil
    ainda é jovem.. o meu está a chegar aos 500mil
  3.  # 183

antony

pois, mas não pede porque sabe que o cliente diz-lhe que vai pensar no assunto e desaparece.
  4.  # 184

Colocado por: marco1beni

histórias

eu se não sair do meu bairro se calhar não conheço mais ninguém no resto de Portugal
    quantos gabinetes contatou ? contatou apenas na sua região?
    e outra coisa se lhe falaram que era 5 K e estava lá mencionado o que se tratava ( licenciamento pelos vistos) NÃO pode vir depois exigir que esteja tudo pensado ao pormenor e que os profissionais até deviam ter previsto a marca da tela de impermeabilização o vidro x para a caixilharia etc etc etc ou acha que deviam ??
    quando vai comprar um carro chega lá e pede um carro marca x , não pesquisa ou tenta perguntar quais os componentes e tentar perceber quais as carateristicas?
    enfim , pode haver maus profissionais mas temos que admitir que muito DO é de uma falsa ingenuidade. muitos deles nas suas áreas cobram mais por uma visita ao local ou consulta para algo que eu precise do que eu em reuniões de 3 ou mais horas com eles e X n vezes.

Concordo em certa parte, mas quem faz o trabalho tem que mostrar ao cliente o que faz e para que serve, quais as vantagens...
    Como já deve ter reparado, alguns DO pagam a fiscalização e de pouco serve...
    O meu gabinete queria fazer a fiscalização 1 vez por mês...
  5.  # 185

isso não é fiscalização

isso foi algo para encher chouriço no orçamento

assistência técnica á obra é outra coisa e está implicitamente incluída nos projetos, ou seja pode comtemplar apenas uma visita á obra mas a qualquer momento está obrigado por telefone ou outro meio a prestar esclarecimentos ao projeto.

zinna a boa verdade é que um projetista pode gastar n latim mas chega a hora de dar preço afasta o cliente.

estou farto de aqui repetir, o paradigma dos projetos mudou mas o meio em si ainda não absorveu corretamente isso,

as omeletes hoje são mais complexas e levam mais ovos. e não é uma questão de poderem tambem ficar mal , é os donos de obra que as querem assim mais complexas e transpondo para as casas, já niguem quer viver com a qualidade dos anos 80 mas os projetos são ainda encarados como nessa altura. é uma questão de mentalidade que custa a virar.
    Concordam com este comentário: zinna, Pedro Barradas, two-rok
  6.  # 186

marco1

tenho um colega que pagou 2300 por projeto fora as especialidades , mas olho para o dele e o meu e não vejo diferença..

Eu paguei bem mais... merecia melhor pelo que paguei...
  7.  # 187

Por experiência própria para construir uma casa é preciso:

1. Juizo, no sentido de planificar o investimento a nivel financeiro e garantir solvabilidade ao longo do projecto;
    2. Inteligencia, para entender que se deve investir sempre na fase inicial do projecto e ter projectos de execução e MQTs para poder comparar as coisas e evitar (mais) chatices no decorrer do projecto e por vezes ter a coragem de optar pela solução que pode nem ser a mais barata.
    3. Sorte, muita sorte com a equipa de projectistas e empreiteiros, não apenas numa perspectiva puramente tecnica, mas também enquanto pessoas honestas e com capacidades de gestão de clientes e de projectos (estas últimas duas que encontrei a faltar várias vezes no decorrer deste percurso).
    Concordam com este comentário: zinna
  8.  # 188

Colocado por: zinnamarco1

tenho um colega que pagou 2300 por projeto fora as especialidades , mas olho para o dele e o meu e não vejo diferença..

Eu paguei bem mais... merecia melhor pelo que paguei...
    penso que ninguem pode comentar aquilo que vc vê... a qualidade de um e do outro pode não se limitar a uma questão de grafismo...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zinna
  9.  # 189

Colocado por: antonylemospenso que ninguem pode comentar aquilo que vc vê... a qualidade de um e do outro pode não se limitar a uma questão de grafismo...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zinna

Sim disposição, aproveitamento..
    Mas também não podemos falar que mais caro = melhor ....
  10.  # 190

Colocado por: zinnaMas também não podemos falar que mais caro = melhor ....
    sim mas essa não é a norma das coisas.

o mais certo é que um produto mais barato não tenha tanta qualidade como um mais caro, para ser mais barato alguma coisa tem de ficar pelo caminho, neste caso o mais certo (a meu ver) é ser tempo e empenho, mas nada obriga a que o mais caro seja mesmo bom.. cabe ao comprador tentar perceber se o produto que vai comprar tem a qualidade que deseja.. há quem vai à loja dos chineses por necessitar de um penso rápido para desenrascar..

se fosse um restaurante super barato a dizer que oferece o mesmo serviço, a mesma qualidade de ingerdientes e os mesmos pratos e vinhos que um restaurante de top vc não ficaria com dúvidas? ou um prato de comida não é apenas comida no prato?..
  11.  # 191

É pah..tinha escrito um post todo catita, ia pra adicionar o comentário, deu-me um BSOD "KMode Exception Not Handled"..

Desanimei!

Num brinco mais! XD
  12.  # 192

No início tudo é bonito, 3D..
    Fala-Se um pouco, o problema é depois, dizer que não gostamos assim e depois falta unhas para tocar viola. 😂

Eu cheguei a ter uma visita da era, que por 100.000 fazia casa, falei com o Sr. Apresentado pela era, depois de falar com ele e dos sistemas, a certa altura no telhado falamos no isolamento..
    Perguntei sobre manta de evaporação..
    Respondeu me não precisa..
    Como já tinha lido aqui no fórum sobre isso..
    Conclusão e ainda bem não quis mais conversa.
    Depois soube infelizmente quantos DO
    Foram burlados.
    Poucos sabem explicar o processo todo, ou não querem
  13.  # 193

Colocado por: TyrandeÉ pah..tinha escrito um post todo catita, ia pra adicionar o comentário, deu-me um BSOD "KMode Exception Not Handled"..

Desanimei!

Num brinco mais! XD

Devias escrever em primeiro lugar no word, depois copias e colas no fórum, assim nunca perdes os textos.
  14.  # 194

Colocado por: riscos

e continua a ser o mesmo mercedes:) com 13 anos, 170 mil, 900cm3, 54cavalos, 140km /h ;)))

com tta publicidade aos serviços que prestamos, qualquer dia sou o mais odiado do fórum, por alguns..

Nota que no dia que construir é a ti que me dirijo inicialmente. Apenas quero entender o Todo usando o exemplo da parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
    • zinna
    • 21 março 2019 editado

# 195

Colocado por: JotaP

Nota que no dia que construir é a ti que me dirijo inicialmente. Apenas quero entender o Todo usando o exemplo da parte.

Olhando para o que o Riscos coloca aqui até uma criança não tem dúvidas, em obra quanto menos dúvidas melhor , especialmente para o DO.
    Fica bem servido, sem querer ferir susceptibilidades de outros Eng:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
  15.  # 196

Correcto mas estou com dificuldade em explicar o meu ponto de vista. Vou tentar de novo:

Se inicialmente eu pagar a um projectista que faz as coisas bem, não tem que ser o mais caro e logo, o trabalho do fiscal não deveria ter assim tanto retorno como foi dado no exemplo da estrutura, pois não haveria onde poupar - o 1º serviço de projecto já era bom e pago a um preço de mercado e acertou no que tinha que acertar.

Fui claro?

Ou seja, se todos forem tão honestos como o Riscos, o Riscos não conseguiria dar dinheiro a poupar a um DO. Estou a ver mal?
  16.  # 197

foi claro

a sua conceção de bem pago é que poderá não condizer com a do projetista
    um bom projeto bem esmiuçado, compatibilizado entre todas as especialidades, não é a mesma coisa que a soma das especialidades por mais que elas em si estejam tecnicamente bem feitas.
  17.  # 198

Eu penso que existem profissionais bons ... Não existe só o Riscos. :)

O problema que maior parte dos Eng. mete os cálculos no programa e já está...
    Pode poupar logo a nível estrutural.

Desde que comecei a minha obra é que tenho reparado mais nas outras, quando posso vejo os projetos, e posso lhe dizer que nota-se muito a diferença de uns para os outros.

Já vi fundações de obras que pareciam obras no Brasil...
    Acha que deve ter fiscal... se não tiver acompanhamento o empreiteiro vai encher e já nada vê..

Cada caso é um caso.

Boa sorte. ;)
  18.  # 199

Colocado por: zinnaJá vi fundações de obras que pareciam obras no Brasil...
    embora no brasil se faz muita coisa da mais alta qualidade
  19.  # 200

Colocado por: branco.valter

Devias escrever em primeiro lugar no word, depois copias e colas no fórum, assim nunca perdes os textos.

Tinha perdido na mesma! A não ser que tivesse gravado o doc antes :/

0.0512 seg. NEW