Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: ADROatelierA casa custou 4.000,00 euros?...
    A licença 200,00?

Mesmo a preços de há 10 anos...

Sim os preços que estão na folha são os corretos.
  2.  # 102

Colocado por: Picareta
    Pois não, o PE faz falta é aos donos de obra, não é aos empreiteiros.
    Se for só para ter os acabamentos não basta um CE ou um Excel com os acabamentos? Agora o PE para mim serve para ter uma mapa de quantidades decente e eu ter uma ideia antes de pedir orçamentos do valor mais 5 ou menos 5. Agora gastar isso tudo como já vi e ter orçamentos acima em 30, 40 ou 50% é andar a deitar dinheiro ao lixo.

Você para uma moradiazeca certamente não precisa de peças desenhadas em escalas xpto ou ao pintelho.
  3.  # 103

anulado
  4.  # 104

Colocado por: jorgferrSe for só para ter os acabamentos não basta um CE ou um Excel com os acabamentos?

O mapa de acabamentos é uma das peças do PE.

Colocado por: jorgferrAgora o PE para mim serve para ter uma mapa de quantidades decente e eu ter uma ideia antes de pedir orçamentos do valor mais 5 ou menos 5.

O MQ é outra das peças.

O mais importante do PE são os pormenores de execução, mas se são chapa 5, como é o mais usual, não vale a pena gastar dinheiro com isso.

Colocado por: jorgferrVocê para uma moradiazeca certamente não precisa de peças desenhadas em escalas xpto ou ao pintelho.

Sim, para uma moradia corrente o projecto de execução não faz falta nenhuma, mas convém fazer alguns pormenores construtivos, porque sem um pormenor das soleiras, como é que o empreiteiro dá preço para soleiras com corte térmico? Não basta dizer que quer soleiras com corte térmico, é preciso pormenorizar a solução.
  5.  # 105

Colocado por: JoelMou trabalhar normalmente mas ser realmente muito bom no que faz... faz-me lembrar o meu ex patrao, merecia bem os euros que cobrava!

Se ganhar 2.000€ por mês, dá para trabalhar full time apenas num projecto durante 5 meses. Deve dar para fazer uma coisa em condições. Ou não?
  6.  # 106

Colocado por: rjmsilvaSe ganhar 2.000€ por mês, dá para trabalhar full time apenas num projecto durante 5 meses. Deve dar para fazer uma coisa em condições. Ou não?

E você acha que o custo de um projecto é apenas mão de obra?
    E acha que ao custo da mão de obra não acresce o custo com seguros, SS, formação...etc?

Isso é muita ignorância.
  7.  # 107

Então acha que 10.000€ é um preço ajustado para o projecto de uma moradia?
  8.  # 108

Conclusão básica de gestão de qualquer projecto onde se inclui construir uma casa: fazer um bom planeamento com todo o trabalho bem descriminado, custo da cada item, tempo de conclusão para cada fase, etc.... é tanto mais importante quanto maior forem as restrições do DO. Mas a maioria da malta sabe zero de gestão de projectos a sério (quem quiser que vá á NET ver o que é o PMP do PMI) por isso faz umas coisitas que se calhar pouco acrescentam na prática embora a ideia seja boa.

Nota: vejo uma grande valia em ter o PE se incluir o MQ, CE, estimativa orçamental e uma ou outra peça desenhada. Agora tenho dúvidas que haja muitos arquitectos e engenheiros com arcabouço para fazer isso decentemente sem ser chapa
  9.  # 109

Os arquitectos do fórum que digam quanto andam a cobrar...
  10.  # 110

Colocado por: rjmsilvaEntão acha que 10.000€ é um preço ajustado para o projecto de uma moradia?

Depende do tempo que a equipa de projectistas vai demorar a executar o projecto, a tratar do seu licenciamento (muitos projectos obrigam a muitas reuniões na Câmara), e depois a acompanhar a obra.

O seu problema é achar que um gabinete de projectos só tem custos com a mão de obra.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  11.  # 111

Colocado por: rjmsilvaOs arquitectos do fórum que digam quanto andam a cobrar...

E você, quanto é que ganha?
  12.  # 112

Colocado por: ****E ainda falta os softwares

Só ... uiiiii falta tanta coisa.
  13.  # 113

Está a querer-me dizer que se um arquitecto somar todo o tempo dedicado a um projecto, em que se inclui o tempo para desenhar, reuniões, visitas à obra, etc passa os 5 meses?
  14.  # 114

E você, quanto é que ganha?

1365€ e você?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, MrVetable
  15.  # 115

Colocado por: rjmsilvaEstá a querer-me dizer que se um arquitecto somar todo o tempo dedicado a um projecto, em que se inclui o tempo para desenhar, reuniões, visitas à obra, etc passa os 5 meses?

Você continua a insistir no custo da mão de obra, mas o custo de um projecto não é só mão de obra, e mesmo que só fosse a mão de obra, mais de 2000€/mês custa-me um pedreiro ou um carpinteiro.

E o software, e o hardwre, e os consumíveis, e o aluguer do escritório, e os automóveis, e a luz, e a água, e os seguros, e .....
  16.  # 116

Colocado por: rjmsilva1365€ e você?

eu ganho mais :-))
  17.  # 117

Espero que chegue para pagar o toner da fotocopiadora.
  18.  # 118

eu ganho mais :-))
    Mal era...lol
  19.  # 119

O que não falta é empresários a ganhar bem menos (SMN).
  20.  # 120

Se for 10000+IVA para uma moradia "normal" eu diria que será um preço aceitavel

0.0301 seg. NEW