Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: ikE como vão fazer curriculum se não lhes derem oportunidade?

Regra geral, ou trabalham num gabinete com outros arquitectos, ou começam sozinhos a ganhar projectos à base do preço baixo, e depois começam a ter portefólio e a subir os preços.
  2.  # 142

Colocado por: ****

Magalhães se desenhar mobiliário, e acompanhar a obra a sério não chega e você sabe disso , têm uma casa particular !

Claro que não! Daí que se a obra for mais complexa ou tiver inputs do gabinete de arquitectura diferenciadoras dos outros concordo que se cobre mais como é óbvio!
    • ik
    • 28 novembro 2018

# 143

Colocado por: Picareta
    Regra geral, ou trabalham num gabinete com outros arquitectos, ou começam sozinhos a ganhar projectos à base do preço baixo, e depois começam a ter portefólio e a subir os preços.

É preciso ajudar os nossos jovens :)

O ideal é pedir o contacto do arquitecto da reconstrução do tópico ao lado, penso que não chegou a 1000€ e foi aprovado à primeira
    • ik
    • 28 novembro 2018

# 144

Colocado por: ****

E se poupa-se 20 mil ? E se valoriza-se a sua casa !

Tudo é uma incógnita no mundo da construção, poderia até ter o efeito inverso

Uma coisa é certa, o país evoluiu muito nos últimos anos, antes poucos falavam de arquitectos e viravam-se todos para os desenhadores que é o que se vê...hoje é quase impensável fazer uma moradia sem se recorrer a arquitectos
  3.  # 145

Colocado por: ikOnde quero chegar é que eu e a minha carteira eram incapazes de neste momento pagar 12mil euros por um projecto de uma moradia de 150/200m2

Não tenho nada contra a quem o pode fazer, tal como eu andar de opel não vou estar a dizer que quem anda de mercedes ou bmw é que está mal!

procure melhor. encontrará certamente um gabinete que faça isso por metade.
  4.  # 146

Colocado por: pauloagsantos

procure melhor. encontrará certamente um gabinete que faça isso por metade.
    Como alguém disse, se esses 12000 fizerem poupar 20 000 em obra não será bem aplicado? mas compreendo que não seja linear por várias razões. Mas se não for realmente para permitir uma poupança significativa não vale a pena investir. Como diz o user riscos: "um bom PE é aquele que se paga a ele próprio"
  5.  # 147

Colocado por: ****onde não precisa de cortes e recortes nos wc

Isso será assim tão linear? basta os espaçamento entre mosaicos para já ter q cortar... já para não falar q muitas vezes as fitas métricas "esticam para um lado" ;)
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  6.  # 148

Colocado por: jorgferrComo alguém disse, se esses 12000 fizerem poupar 20 000 em obra não será bem aplicado? mas compreendo que não seja linear por várias razões. Mas se não for realmente para permitir uma poupança significativa não vale a pena investir. Como diz o user riscos: "um bom PE é aquele que se paga a ele próprio"

é verdade.... mas a poupança dos 20.000 é incerta e a poupança nos 12.000 é certa. Já agora vamos gastar 24.000 no projecto para ter poupanças de 40.000 na obra? não é assim linear.

estamos a falar de um projecto de 12.000 vs um projecto de 6.000. não estamos aqui a entrar um projecto de 2000€ feitos por um desenhador qualquer e assinados por um arquitecto que estava a dormir nas aulas de ética profissional.

um projecto de 6.000, na maior parte dos casos já dá para o projecto de arquitectura, os projectos de especialidades e um mapa de quantidades para facilitar a orçamentação da obra.

um projecto de 12.000, provavelmente dará para um projecto de execução na sua totalidade, mas não é unanime, que um projecto de execução seja uma mais valia numa moradia tipica, pelo que talvez poupar algum aqui possa parecer sensato na cabeça de muitos futuros DO.

Colocado por: ****Imagine um projeto onde a cozinha tem medidas standard, cada caixote têm 60 cm, casa com o mosaico , onde os mosaicos ficam alinhados com as paredes , onde não precisa de cortes e recortes nos wc , etc, poderia escrever 20 linhas, não acha que vale a pena , abrir a porta e ficar contente com a casa!

tudo coisas que fazem sentido na cabeça de um arquitecto, mas basta depois o trolha deixar o reboco das paredes com mais ou menos uns milimetros, deixar as juntas dos azulejos com mais ou menos uns milimetros, que a ideia do arquitecto vai por água abaixo.
    •  
      nunos7
    • 28 novembro 2018 editado

# 149

Colocado por: ****Quem lhe diz que têm que cortar ? se tiver definido os materiais e as series é fácil ajustar-se tudo, veja ou leia algo sobres esteriotomia .

Não vou discutir isso consigo (é a sua praia não a minha), só sei q no papel tudo bate certo, depois na prática/ obras nem sempre é assim... com isto não estou a dizer q a culpa é de quem desenhou/ idealizou...

Estereotomia: é a ciência que estuda o corte, o entalhe e a divisão dos sólidos empregados na indústria e na construção civil.
  7.  # 150

Colocado por: ****tudo coisas que fazem sentido na cabeça de um arquitecto, mas basta depois o trolha deixar o reboco das paredes com mais ou menos uns milimetros, deixar as juntas dos azulejos com mais ou menos uns milimetros, que a ideia do arquitecto vai por água abaixo.

Era a isto q me referia...
  8.  # 151

Estereotomias e outras panel… ainda luxos na grande maioria das nossas obras.
    Culpa dos executantes é certo mas maior culpa tem quem dirige as obras.
    Se a fiscalização é coisa que até já nos habituamos a ver em obra, a Direção técnica ainda continua a ser uma miragem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rjmsilva, zinna
  9.  # 152

Colocado por: ****Com um projeto de execução e acompanhamento da obra isso não é assim.

certamemte que não. mas pessando os prós e os contras, que neste caso são a beleza e qualidade do trabalho final e os custos financeiros de ter alguem em cima dos trolhas a controlar isso, a balança cai sempre para o lado da poupança.
  10.  # 153

Esterotomiias e o camandro.. só se houver projecto de execução, as coisinhas escolhidas a dedo, escolhidas e pronto . desenhar a IS de acordo... para particulares terei feito isso umas 3x em quase 20 anos de profissão... e em 1/3 das que fiz, foi por carolice, no inicio da profissão, sem qq tipo de retribuição pelas horas/ dias envolvido com isso... Depois há a outra face da moeda, falo nas obras particulares, se não se cobra as pessoas desvalorizam o trabalho e mudam tudo, esforço em vão... Se é para pagar, já não querem.. mas estão sempre a exigir... Exigir...Oh Arquitecto está aqui isto omisso, ou será que pode levar istp, ou pode ser alterado para aquilo... Tento responder.... mas eu no inicio tinha explicado que o serviço não é um projecto de execução... Se quisessem, pagavam o valor para o qual dei cotação. ainda dou a possibilidade de escolherem a contratação de peças avulso, por exemplo resolução de caixa de escada, IS, cozinha, ou outras partes que necessitem de ser pensadas/ resolvidas em detalhe ( por exemplo, um zona da sal com nichos, recuperador de calor , etc...).. Mas não.
    Concordam com este comentário: zedasilva, ADROatelier
  11.  # 154

Colocado por: JoelMsem um PE como é que vai exigir ao empreiteiro que os detalhes sejam feitos correctamente?

Numa "moradia tipo" necessito da estereotomia dos ladrilhos? Talvez não
    Numa "moradia tipo" necessito do desenho dos roupeiros? Talvez não
    Numa "moradia tipo" necessito do mapa de vãos? Talvez não
    Numa "moradia típica" sem grande complexidade arquitetónica ou construtiva, é possível levar as coisas a bom porto com meia dúzia de pormenores.
    Não podem é ser aqueles pormenores tipo que vê-mos na grande maioria dos projetos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 155

Colocado por: ****O que é para ti Zé uma moradia tipo ?

Aquela em que o DO não tem grandes exigências ao nível da qualidade construtiva e/ou da arquitetura.
  13.  # 156

Colocado por: JoelMa questão do Dias é bem pertinente, o que é uma moradia típica?

Sem querer ofender ninguém, 90% dos projetos que aqui aparecem são moradias típicas de DO típicos
    Quando alertados para as "asneiras" arquitetónicas acabam quase sempre a defender os projetistas.
    Quando alertados para as "asneiras" construtivas, há sempre uma razão ou desculpa
  14.  # 157

Colocado por: zedasilva
    Sem querer ofender ninguém, 90% dos projetos que aqui aparecem são moradias típicas de DO típicos
    Quando alertados para as "asneiras" arquitetónicas acabam quase sempre a defender os projetistas.
    Quando alertados para as "asneiras" construtivas, há sempre uma razão ou desculpa
    Concordam com este comentário:****

Porque se calhar o DO não tem um curso superior em arquitetura/engenharia civil que lhe dê "arcabouço" para bater de frente com o pseudo-profissional que lhe está a fazer a casa.

Eu até me ponho no lugar de um DO desses. Espeta aqui um foto, o pessoal crítica/chama a atenção. O DO leva a questão ao arquiteto/engenheiro dele. Se essa pessoa quiser dar-lhe a volta, acaba por dar! Espeta-lhe ali com um discurso todo pipi e o DO não vai ter conhecimentos para argumentar.

E depois vai fazer o quê? "Ah, mas o pessoal do fórum disse que isto não pode ser assim."

"- Mas você confia em mim, que é quem contratou, ou vai querer ir pela lenga-lenga de um fórum online? É que se estiver sempre a querer por o meu trabalho em causa, fico já por aqui."

E prontos...faz-se o chocapic.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Ingrid C
  15.  # 158

Colocado por: ****Custa assim tanto desenhar uma calha embutida

Por vezes basta um rabisco numa folha A4
    Quantas vezes solicitei aos projetistas um simples rabisco feito em 2 minutos e a resposta é:
    _ Isso faz parte do projeto de execução que não nos foi adjudicado.
    Já aqui muito se falou na qualidade dos técnicos e no terem ou não curriculum. O melhor curriculum de um técnico são as suas obras. A melhor publicidade são os seus clientes.
    Para ter curriculum e publicidade é necessário investir. Por vezes bastam 2 minutos e um email para fazer toda a diferença
  16.  # 159

Colocado por: TyrandeEspeta-lhe ali com um discurso todo pipi e o DO não vai ter conhecimentos para argumentar.

Em situações técnicas é mais complicado, noutras é do senso comum.
    Ainda ontem apareceu aqui um projeto com um roupeiro que tinha pouco mais de 70cm de largura ...
  17.  # 160

Uma das coisas que me levou a decidir por PE era que queria tudo definido não só por uma questão de custos como também porque eu não faço puto de ideia se uma casa fica mais harmoniosa com este ou aquele acabamento. Por exemplo uma casa toda pinta de branco, acho que fica com um aspecto "frio" demais, mas sei lá se um cinzento claro funciona bem o mal....um tecto falso fique melhor assim ou assado, etc

0.0403 seg. NEW