Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: JoelMPedro, "tens" de cliente alvo(entenda-se poder económico dos teus clientes), eu fartei.me de desenhar W.C.´s até ao ínfimo detalhe, assim como cozinha, mobiliário, etc...
    Até desenhos em chapa corten cortada a laser a revestir paredes, etc... tinha a sua piada!

(o meu patrão da altura tinha como clientes pessoas que nem olhavam para as facturas obviamente)

Escrever o que estás a escrever é simples e fácil.. e o resto!!? Vocês vivem noutro mundo concerteza... se estivesse só à espera disso, já tinha morrido de fome...
  2.  # 162

Colocado por: JoelMIsto não faz parte do PE, eram tudo elementos feitos/pagos à parte! (

como é que não faz parte... É obvio que faz... ora essa!!?
  3.  # 163

Colocado por: jorgferreu não faço puto de ideia se uma casa fica mais harmoniosa com este ou aquele acabamento.

São este tipo de exigências que justificam um PE
    Um PE deve ser diferente para cada DO. Cada um tem exigências e aspirações diferentes.
  4.  # 164

Colocado por: ****Custa assim tanto desenhar uma calha embutida , uma transição de pavimento, uma guarda

Esse tipo de pormenores faz logo subir o valor dos orçamentos.
    Eu também já foi apologista do PE, neste momento já não, ao custo do projecto, soma-se o custo da execução.

Eu se vir uma cozinha com as juntas dos mosaicos alinhadas com as portas da cozinha, tenho que aumentar a margem porque vou ter que perder tempo com a preparação de obra, e eventualmente poderiei ter mais custos com carpinteiro e ladrilhador....se formos a somar as pintelhiçes todas, podemos ter um custo final bastante superior.

Onde não há problemas com os custos, contrata-se um preparador de obra....que é um profissional que a maior parte dos utilizadores do forum nem sequer sabem o que é que faz.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 165

Colocado por: Picaretacontrata-se um preparador de obra....

Em "moradias típicas" essa função deveria ser assumida pelo DT
  6.  # 166

Colocado por: zedasilvaEm "moradias típicas" essa função deveria ser assumida pelo DT

AHAHAHA..... quê.. o responsável que aparece, lá 1x/mês se for.. para escrever uma linha no livro de obra... ou noutros casos que é mesmo o empreiteiro geral....
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 167

Colocado por: macau5m

Olhe que não!olhe que não!

Aldeia com farmácia, centro de saude, piscina, 2 lares de 3ª idade, 2 restaurantes, vários comércios locais, padaria, vários cafés e pastelaria, Escola primária, pré escola, correios etc. etc. a 10 km da cidade de Castelo Branco

Se calhar não há por lá muitas "botas de Judas"

tirado hoje do imovirtual... 5.000 euros! nao difere muito.....

https://www.imovirtual.com/anuncio/moradia-para-restauro-IDGkyi.html#51da81c43f

outra... 7.000 euros

https://www.imovirtual.com/anuncio/moradia-em-banda-t1-venda-em-salgueiro-do-campo-castelo-branco-IDKBcN.html#230ad9b1ce
  8.  # 168

Colocado por: Tyrande

Porque se calhar o DO não tem um curso superior em arquitetura/engenharia civil que lhe dê "arcabouço" para bater de frente com o pseudo-profissional que lhe está a fazer a casa.

Eu até me ponho no lugar de um DO desses. Espeta aqui um foto, o pessoal crítica/chama a atenção. O DO leva a questão ao arquiteto/engenheiro dele. Se essa pessoa quiser dar-lhe a volta, acaba por dar! Espeta-lhe ali com um discurso todo pipi e o DO não vai ter conhecimentos para argumentar.

E depois vai fazer o quê? "Ah, mas o pessoal do fórum disse que isto não pode ser assim."

"- Mas você confia em mim, que é quem contratou, ou vai querer ir pela lenga-lenga de um fórum online? É que se estiver sempre a querer por o meu trabalho em causa, fico já por aqui."

E prontos...faz-se o chocapic.
    Concordam com este comentário:zedasilva,Ingrid C

Nem mais! Daí este fórum ter tantos tópicos acerca de projectos e obras e valores m2...
    E não se trata de falta de confiança nos profissionais a quem se adjudica o projecto/construção, para mim é mesmo uma questão de tentar obter mais informação/esclarecer questões com quem trabalha diariamente no ramo e está atento a mil pormenores que nós não estamos. Para mim pode ser de extrema importância p.ex. uma insonorização "reforçada", ou seja, com mais do que o mínimo que está legislado, ao partilhar esta questão aqui de certeza que quando for propor ao responsável do projecto esta questão já consigo contrapor e perceber melhor os argumentos que me vai apresentar.
    E este é apenas um pequeno exemplo!
    Grata por todas as sugestões e esclarecimentos que já me deram :)
  9.  # 169

Só tenho uma pergunta. Quem paga?

Colocado por: ****Um preparador de obra , justifica-se em obras de algum porte não para uma moradia , isso deveria vir já do gabinete de arquitetura, porque o picareta não explicou , funções preparador de obra :

- Preparação, planeamento, Gestão e acompanhamento de Obra;
    - Estabelecimento dos modos operatórios mais adequados à obra;
    - Ler, interpretar e executar peças escritas e desenhadas de projecto e pormenorização;
    - Identificar e determinar quantidades de materiais, equipamentos e mão-de-obra necessários para a execução de Obra;
    - Chefia de equipas;
    - Garantir o aprovisionamento dos materiais;
    - Estudar processos de consulta e apoiar a equipa de orçamentação;
    - Elaboração e gestão de Planos;
    - Coordenação das especialidades para andamento de Obra;
    - Análise dos trabalhos executados, detecção de erros, incongruências ou omissões.
  10.  # 170

Colocado por: ****De acordo com a lógica, qualquer **** serve , não compreendo a mentalidade .

Pela sua lógica, pela minha qualquer bom executante faz um bom trabalho sem esses pormenores, claro que as juntas das portas dos armários não alinham com as do cerâmico, mas isso para o comum dos mortais não interessa nada.

Uma coisa básica que não precisa de pormenor para nada, nos WC alinhar as juntas das paredes com as do pavimento, é fácil, mas o desperdício da cerâmica é muito maior e muitos não fazem nada disso.
  11.  # 171

Se o executante não for um "sucateiro" vão ver que essa falta de pormenorização é facilmente colmatada pelos mesmos...
    Amigos se não houver um profissional competente na fase de execução, podem ter os melhores e mais completos projectos de execução... mas não vão servir para nada!!!
    Concordam com este comentário: macau5m
  12.  # 172

... Se vissem o que eu vi numa moradia ali para aos lados de carnaxide... daquelas moradias de >1.000.000€... que barrasquice.. mas depois de pintadinha e limpinha... alguém a há de comprar por 2.000.000e ou mais...
    Portanto era logo nos projectos, em particualr o de arquitectura ... muito omissos... e o empreiteiro.. que tinha só bons sub-empreiteiros :(
  13.  # 173

Colocado por: rjmsilvaO que não falta é empresários a ganhar bem menos (SMN).

Tb há os que declaram bem menos e ganham bem mais... então aqui no setor da construção é só começar a fazer qq coisa para se perceber onde fogem por meios inimagináveis....
  14.  # 174

Colocado por: ****O melhor é fazer 4 alçados , 2 cortes longitudinais e 2 transversais , pormenores tipo está feita à arquitetura com uma memória descritiva da net , e já está !!

Isso já é muito, sabes que para licenciamento, o mínimo são 2 cortes..... um longitudinal e um transversal.

PS: Num PE, o mobiliário (que é móvel), não faz parte do mesmo...
  15.  # 175

Colocado por: ik

É preciso ajudar os nossos jovens :)

O ideal é pedir o contacto do arquitecto da reconstrução do tópico ao lado, penso que não chegou a 1000€ e foi aprovado à primeira

Qual o tópico ao lado?

É que acho que vou precisar de fazer uma remodelação e estava a pensar não gastar muito dinheiro nesta fase de projectos.
  16.  # 176

Colocado por: Pedro Barradas... Se vissem o que eu vi numa moradia ali para aos lados de carnaxide... daquelas moradias de >1.000.000€... que barrasquice.. mas depois de pintadinha e limpinha... alguém a há de comprar por 2.000.000e ou mais...
    Portanto era logo nos projectos, em particualr o de arquitectura ... muito omissos... e o empreiteiro.. que tinha só bons sub-empreiteiros :(

Colocado por: Pedro Barradas... Se vissem o que eu vi numa moradia ali para aos lados de carnaxide... daquelas moradias de >1.000.000€... que barrasquice.. mas depois de pintadinha e limpinha... alguém a há de comprar por 2.000.000e ou mais...

Se há coisa que tbm aprendi, não só neste fórum mas pelo que vejo em geral, é que o mais importante é o que esta por baixo do bonitinho. Nada me serve ter uma casa toda bonitinha se os canos estão em contagem decrescente pra começar a rebentar... ou ter um quadro eléctrico que quase explode quando tento fazer um chá na placa electrica enquanto tenho o pão no forno e máquina da roupa a bombar. Antes ficava maluca com acabamentos, agora ponho-me logo a pensar no resto.
    Concordam com este comentário: zinna
  17.  # 177

Colocado por: desofiapedroo mais importante é o que esta por baixo do bonitinho

De nada lhe serve ter um piso de 50€m2 se a base está assente em cima de terra húmida ...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  18.  # 178

Colocado por: desofiapedroou ter um quadro eléctrico que quase explode quando tento fazer um chá na placa electrica enquanto tenho o pão no forno e máquina da roupa a bombar.

Essa especialiade é a que hoje em dia menos rpoblemas tras, desde que seja executada por um electricista credenciado. Normalmente neste campo não temos problemas....

E mais, quando se pretende um objecto de arqutiectura mais minimalista, há coisas que tem de ser antecipadas... depois de feito já não dá para colmatar os defeitos, como por exemplo na construção "tradicional" que leva mais um rodapé , ou uma alheta e disfarça o remate, o desalinhamento, etc...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, ADROatelier
    • ik
    • 28 novembro 2018

# 179

Colocado por: macau5m

Qual o tópico ao lado?

É que acho que vou precisar de fazer uma remodelação e estava a pensar não gastar muito dinheiro nesta fase de projectos.

Foi neste tópico, adivinhe quem colocou o post :)

https://forumdacasa.com/discussion/59160/6/moradia-100-000-/#Comment_1311895
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  19.  # 180

Colocado por: loverscout

tirado hoje do imovirtual... 5.000 euros! nao difere muito.....

https://www.imovirtual.com/anuncio/moradia-para-restauro-IDGkyi.html#51da81c43f

outra... 7.000 euros

https://www.imovirtual.com/anuncio/moradia-em-banda-t1-venda-em-salgueiro-do-campo-castelo-branco-IDKBcN.html#230ad9b1ce

A primeira fica numa aldeia sem qualquer espécie de comércio, café, ou outros serviços. Mas devido à proximidade da cidade pode ser uma boa compra.

A segunda fica numa aldeia que pertence à minha freguesia, tem um pequeno café e esse é o unico serviço que tem, Posto médico,

lar, e outros serviços estão na sede da freguesia que é onde estava a minha casa.

Não esqueça que quando comprei a casa era para a tornar como casa de férias e pensava apenas fazer-lhe pequenos arranjos, pois vivi lá até algum tempo antes da compra, com um telhado arranjado e uma casa de banho já era suficiente para lá se viver, casa de banho só tinha sanita e lavatório, para tomar banho usava um caldeiro com chuveiro.

Aquelas que mostra é para reconstrução total, não se podem habitar.

0.0366 seg. NEW