Colocado por: MrVetableObrigado Vasco. Muito esclarecedor. Por acaso hoje ate estive com ele mas passou se por completo este pormenor.
Já se encomendou o material.
Pelo que entendi, a haver perdas, são mínimas numa caixa maior... Por isso também não será por aí.
Colocado por: Vasco BentoTenho-me deparado com várias dúvidas em relação á escolha de vidros. Nesse sentido decidi fazer um pequeno guia mediante os meus conhecimentos.
Os vidros utilizados em caixilharia podem ser divididos em3 grupos, Vidro simples, Vidro Duplo e Vidro Triplo.
Vidro Simples -O vidro é composto normalmente por um vidro apenas (2 em caso de ser laminado), actualmente raramente é utilizado em caixilharia devida a fraca performance. Este vidro no entanto é usado em gradeamentos e em cabines de duche onde as performances térmicas não são necessárias.
Vidro Duplo -O vidro duplo basicamente é constituído por dois vidros separados por uma caixa de ar (ou gás nobre). Estes vidros mesmo os mais básicos tem uma performance bastante melhor que os vidros simples. Vocês vão-se deparar com tipologias do tipo 6mm+cx14+5mm. Isto significa que o vidro é composto por um vidro interior de 6 mm, uma caixa de ar de 14mm e um vidro exterior de 5mm.
Um ponto importante nos vidros duplos os vidros deverão ter espessuras diferentes para aumentar a performance acústica.
Nem todos os vidros duplos são iguais, existem vidros duplos bastante melhores e mais caros, portanto deixo algumas definições importantes.
Laminado -Ex.: 44.1 ou 55.2,. Um vidro laminado são dois vidros unidos por um ou mais butirais.Estes vidros apresentam melhor performance acústica e aumentam a segurança de casa pois os butirais mantêm a estrutura do vidro e são dificeis de penetrar (quantos mais butirais, maior a resistência a intrusão e isolamento sonoro). De referir que aumentar os butirais fica mais caro que aumentar a espessura ao vidro.
Vidro temperado -Um vidro temperado é um vidro que sofre um tratamento térmico. Este tratamento basicamente aumenta a resistência do vidro a impactos. No entanto o vidro esta em maior tensão portanto existem pontos onde um impacto poderá destruir o vidro (Este vidro desfaz-se em pedaços pequenos).
Vidro Low-eOs vidros Low-e são vidros onde se aplicam capas de baixa emissividade ou baixa emissividade/fator solar.
As capas baixo emissivas diminuem a transmissão energética, basicamente ajudam a manter a temperatura desejada dentro de casa.
Capas baixo emissiva/fator solar, estás além do referido acima ajudam a refletir a radiação solar ou seja impedem que a sua casa aqueça por incidência da radiação solar. Estes vidros são vantajosos em janelas com elevada exposição solar. Dentro destes existem várias gamas conforme o grau de UV que "deixam passar".
Vidros autolimpantes -Trata-se de um vidro incolor no qual é colocada uma camada mineral fotocatalítica e hidrófila, formando uma proteção de longa duração. É esta camada que impede o acúmulo de sujeira na superfície.
Vidro fotovoltaico -O vidro fotovoltaico é constituído por lâminas de células fotovoltaicas fabricadas com silício, que é um elemento químico semicondutor. Esse material é instalado em vidros comuns, laminados ou duplos, que absorvem a radiação solar e a transformam em energia. Estes vidros aumentam os ganhos energéticos.
Caixas -As caixas entre o vidro podem ter várias espessuras (ex: 10mm, 16mm, 20mm). A performance máxima destas caixas é nos 16mm até 20mm. A partir dos 20mm começa a haver perdas (aumento da transferência de energia). A caixa pode ser preenchida com ar ou gás nobre. O gás nobre diminui o valor de Ug (transferência energética do vidro). Estes gases podem ser o Árgon, Xenon e Krypton sendo o Krypton o melhor e o Árgon o pior.
TGI ou Swissspacer -A separar os dois vidros na caixilharia existe uma barra que normalmente é em alumínio com basalto no interior. Esta barra pode ser substituída por um TGI que é um híbrido de alumínio com PVC que basicamente diminui as transferências de energia no perímetro do vidro.
Vidro Triplo -Não me vou estender muito nestes vidros por duas razões o que falei acima aplica-se aos vidros triplos e porque é raro serem usados em Portugal devido ao nosso clima ser ameno (e serem caros pá catano). Os vidros triplos são constituídos por duas caixas de ar e três vidros (dahhh :p).
Alguns pontos importantes de referir, se optar por este tipo de vidro o vidro do meio deverá ser temperado (este vidro está sujeito a maior temperatura e pressões). Para tirar o maior proveito possível deste vidro deverá usar-se capas Low-E no vidro interior e exterior e gases nobres em ambas as caixas + o TGI.
Estes vidros conseguem atingir valores de Ug« 0.8.
E pronto é tudo o que me lembro. Se tiverem sugestões, dúvidas ou se não concordarem comigo comentem abaixo para podermos debater :)
Colocado por: Medeiros10
Poderia enviar me seu email para pedido de orçamento?
Cumprimentos
Diego Medeiros
Colocado por: Vasco Bento
Sim claro. Está no meu nick. vasco.bento@nortalu.com
Colocado por: Medeiros10
Boas Vasco, já enviei lhe o DWG com o mapa de vãos. Fico aguardar uma resposta da sua parte.
Cumprimentos
Diego Medeiros
Colocado por: SergBoa tarde,
Estou farto de ler e ver aqui no fórum a falar de vidros.mas...
Se puderem ajudar,
No telhado tenho algumas telhas de vidro,para iluminar o hall do primeiro andar e vão de escadas. Na lage de esteira um vidro de 3m x 1m( somente vidro laminado de 4ml.
Que vidro duplo posso colocar para fazer isolamento térmico, entrada de luz e acústico.
Visto que no verão pelo vidro, entra MT calor e no inverno frio.
A lage de esteira já está isolada.
Só preciso trocar este vidro.
O meu muito obrigado
Colocado por: SergNo telhado tenho algumas telhas de vidro,para iluminar o hall do primeiro andar e vão de escadas. Na lage de esteira um vidro de 3m x 1m( somente vidro laminado de 4ml.
Colocado por: VP17- vidro triplo Gealan S8000 IQ 74mm 4T-16SZ-4-16SZ-4T
Colocado por: FaXuva
Proposta 3 - Vidros Guardian sun 6mm / 16mm / Silence 44.2
Colocado por: Vasco Bento
Esta é a melhor proposta que tem em termos de performance.
Proposta 3 - Vidros Guardian sun 6mm / 16mm / Silence 44.2
Colocado por: ASSimoes6/16/44.2 é igual a 44.2/16/6?
Eu pensei que a ordem era de fora para dentro. O vidro com butiral deve ser o exterior ou interior?
Colocado por: NPRPVasco, após consulta muito rápida constatei que a NORTALU está em Paredes, ou seja, Grande Porto.
Pergunta: após fornecimento do mapa de vãos, vocês orçamentam alumínio e vidros associados em função da escolha que, presumo ajudam também o DO a fazer, ou a parte do vidro não é convosco?
Colocado por: Vasco Bento
O T significa o que? temperado?. Se assim for o do meio é que deverá ser temperado pois é o que está sobre maior pressão. Além disso se for para gastar num triplo devera colocar capas low-e/fator solar no vidros exteriores e eu colocaria gás nobre em ambas as caixas.
No vidro duplo coloque uma capa fator solar (guardian sun ou planitherm 4s).
Colocado por: VP17O vidro laminado deve ficar para o interior certo?