Iniciar sessão ou registar-se
    • ig8
    • 7 maio 2020

# 241

Colocado por: N Miguel OliveiraSe fôr ao terreno "fiscalizar" é capaz de achar que o topografo que foi sozinho é caro ou que fez aquilo a despachar e com pouco rigor.

É um bocado neste sentido que eu falo Miguel.

Porque para mim, a falta de detalhe em orçamentos, leva a falta de rigor. Quer por parte de quem faz o orçamento, quer por parte do cliente.

Eu pessoalmente no caso que o JoelM descreveu, gostaria mesmo de saber porque é que recebeu vários orçamentos em que estimaram 7 horas, mas na verdade demorou 3.
    Obviamente que se estivermos a falar de uma diferença de 1 hora, o assunto perde "relevo", mas muitas vezes estamos a falar de várias horas, dias, semanas, ou até meses.
    • ig8
    • 7 maio 2020

# 242

Colocado por: Picareta
    A sua chefia é uma coisa, o cliente é outra. Mas que raio de comparação
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Não sei porque não ver as coisas da mesma forma (com as devidas diferenças que tenho noção delas)
    A minha chefia é quem me paga. O cliente final é quem paga.
    Eu presto um serviço à minha chefia, tenho que o justificar.
    O empreiteiro que for fazer o trabalho, presta (ou irá prestar) um serviço ao cliente. Deve justificá-lo.

P.S: a discussão começou no sentido de achar que muitos orçamentos vêm poucos detalhados. Se calhar alguns dos exemplos dados, e a discussão gerou confusão
  1.  # 243

Não vale apena... ;)
    Concordam com este comentário: Picareta
  2.  # 244

Colocado por: ig8É um bocado neste sentido que eu falo Miguel.

Porque para mim, a falta de detalhe em orçamentos, leva a falta de rigor. Quer por parte de quem faz o orçamento, quer por parte do cliente.

Eu pessoalmente no caso que o JoelM descreveu, gostaria mesmo de saber porque é que recebeu vários orçamentos em que estimaram 7 horas, mas na verdade demorou 3.

É o que lhe digo, na prática saber essa informação (interna) não lhe ia servir de nada além de causar a desconfiança e discórdia entre as partes. Caramba, se tem o "custa X, demora Y" que importa o resto? É só mesmo para esmiuçar tudo.

Voltando ao exemplo dos Topógrafos, mas desta vez no seu mundo ideal.
    Recebe duma empresa o orçamento a dizer: "terreno tal, uma tarde a medir, com dois funcionários, X€".
    Naquele dia um dos funcionários fica em casa por suspeita de COVID, e o patrão manda para o terreno o outro e a super máquina cara. Você recebe o serviço no prazo e custo combinado, mas aproveita "para negociar" porque passou no terreno e só viu um Topografo... Faz sentido?

No caso do Joel, 3h ou 7h... Imagine que um dos trabalhadores chega já com o material todo, é só chegar e montar, esteve lá 3h mas já tinha estado outras 4h na oficina a preparar o serviço, a ir comprar material, etc. Depois tem o que leva 7h, mas chega e vê, toma nota, vai à rua comprar, volta e monta... Que lhe interessa isso? Pronto se calhar preferia ter um desconhecido em casa só 3h em vez de 7... mas isso já tem que ver consigo e a sua vida ou disponibilidade.
  3.  # 245

Colocado por: ig8A minha chefia é quem me paga. O cliente final é quem paga.
    Eu presto um serviço à minha chefia, tenho que o justificar.

Não, ainda voltando ao caso dos topógrafos.
    Se fosse você o orçamentista dessa empresa a sua função era ver qual seria a melhor situação para a empresa, estudar se é melhor mandar duas pessoas ou só uma com a máquina cara... ver a disponibilidade deles, as deslocações, os parquímetros, o almoço, etc. A função do seu chefe é diferente, é perante o cliente zelar que a medição seja feita numa tarde por X€.
    • ig8
    • 7 maio 2020

# 246

Colocado por: N Miguel OliveiraÉ só mesmo para esmiuçar tudo

Então e o MQT serve para quê? Esmiuçar tudo (ou o máximo possível)!
  4.  # 247

ig8, esmiuçar tudo, MAS sem se meter nas questões de produção/ gestão que estão incorporadas nos preços unitários que receber, entende?
    • ig8
    • 7 maio 2020

# 248

Colocado por: Pedro Barradasig8, esmiuçar tudo, MAS sem se meter nas questões de produção/ gestão que estão incorporadas nos preços unitários que receber, entende?

Pedro eu nunca disse em momento algum que não entendia. apenas disse que não concordo a 100% (é diferente de discordar)

Imagina que tu dás um orçamento de 10 € para fazer um projeto de arquitectura, mas se calhar trabalhas mais do que as 8 diárias.
    Eu só porque arranjo um orçamento de 5 € tenho o direito de te achar careiro?

Se não forem espelhadas todas as horas que gastaste, e que se calhar abdicaste de estar com a tua família, os clientes acabam por não ter sensibilidade.
    Acho que isto vai completamente de acordo ao que já te vi dizer por aí, que muitos DO não sabem o quão "exaustivo" é fazer projetos, e querem as coisas do dia para a noite a preços bons (sabendo que o meu bom, pode ser diferente do teu)
  5.  # 249

Colocado por: JoelMse demorarem menos que o previsto, bom para eles, mais ganham!

E para o Joel, que fica servido mais cedo.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 250

ig8: na sua opinião, mais pessoas ao trabalho, traduz-se em maior qualidade? Não? Então a aferição da qualidade não passará pela contagem das pessoas ao serviço.

Em igualdade de circunstancias (qualidade do trabalho, materiais, etc), a necessidade de mais pessoas para a mesma tarefa não pode até sugerir uma menor experiência dos profissionais?

Parece-me que a métrica que sugere não se aplica bem nestes casos....

O exemplo da mudança de óleo é bom.

Se o trabalho que contratou, pelo preço acordado, for realizado com a qualidade e materiais esperados.... qual o interesse em saber o nº de pessoas que esteve na obra? (Nesta altura espero que tenha respondido negativamente à pergunta inicial :))
    • ig8
    • 7 maio 2020

# 251

Colocado por: N Miguel Oliveira

E para o Joel, que fica servido mais cedo.

Desde que o trabalho fique bem feito.
    Apesar de eu achar que muitos demoram bem mais tempo a fazer as coisas, porque lá está, não fixando um preço, fazem render o peixe...
  7.  # 252

Colocado por: ig8Então e o MQT serve para quê? Esmiuçar tudo (ou o máximo possível)!

Serve para muita coisa, é de facto a melhor ferramenta que pode ter.

Agora você quer outra coisa... quer que eu no preço do m2 de parede de tijolo, descrimine ao cliente os cêntimos desse valor que vão para o seguro da frota, o aluguer do escritório, os salários, o papel, o telemóvel, as refeições, o software, o camião novo que quero comprar, a mudança de óleo da grua, o gasóleo, etc. etc... porque era isso que eu teria em conta se fosse o orçamentista do empreiteiro para não levar a empresa ao charco. O que é que isto diz ao cliente? Absolutamente nada.
    Concordam com este comentário: Picareta
  8.  # 253

Colocado por: ig8Apesar de eu achar que muitos demoram bem mais tempo a fazer as coisas, porque lá está, não fixando um preço, fazem render o peixe...

Você se pagasse à hora é que ia ver isso sempre...
    Quando mais demorar, maior ia ser a conta. Assim ninguém tinha pressa.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  9.  # 254

Colocado por: N Miguel Oliveira

Você se pagasse à hora é que ia ver isso sempre...
    Quando mais demorar, maior ia ser a conta. Assim ninguém tinha pressa.
    Concordam com este comentário:pguilherme

Por outro lado, com valor fechado, querem é despachar e pode sacrificar a qualidade do trabalho.... não há bela sem senão
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 255

Colocado por: pguilhermePor outro lado, com valor fechado, querem é despachar e pode sacrificar a qualidade do trabalho.... não há bela sem senão

Por isso se diz: "quem vai ao barato..."
    Então com os projectos...
    • ig8
    • 7 maio 2020 editado

# 256

Colocado por: N Miguel OliveiraPor isso se diz: "quem vai ao barato..."

E não consideras que quanto menor for o detalhe do orçamento, mais difícil é classificar o "barato" ou o "caro"?
  11.  # 257

Colocado por: ig8
    Imagina que tu dás um orçamento de 10 € para fazer um projeto de arquitectura, mas se calhar trabalhas mais do que as 8 diárias.
    Eu só porque arranjo um orçamento de 5 € tenho o direito de te achar careiro?

Como escrevi lá atras... compra quem quer.

Outro dia estive a fazer uns "rabiscos" para umas pessoas, uma consultadoria on-line e por videoconferencia.
    Só informei quanto levo à hora, a coisa foi rolando conforme o serviço foi sendo feito e do que foi pedido... não houve valor global.
    Demorei umas 8 horas... levo 45€/hora.

Posso te dizer. que se tivesse metido aqui uma colega, que já tem 10 anos de OA... a tratar disto, nem daqui a uma semana 8h/dia, o cliente teria as respostas que teve e a resolução dos problemas neste espaço de tempo (8h)...
    O resultado se calhar também seria sufrível... ( eu bem sei do que falo) e no final o custo seria talvez ainda mais elevado ( obviamente que não poderia cobrar os 45€/hora... mas isto é se formos sérios) e o cliente possivelmente nunca mais queria saber de nós...

o cliente pode achar caro. O cliente tem a liberdade de escolher. Aceita ou não aceita.
    Depois se temos acertos de contas, para baixo ou para cima, isso já outra coisa...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, ADROatelier
    • ig8
    • 7 maio 2020 editado

# 258

Colocado por: Pedro BarradasDemorei umas 8 horas... levo 45€/hora

Agora imagina que para esse trabalho usas um software XPTO cuja licença é paga (mas que na verdade até podias usar outro que fosse free), acresces esse valor aos 45? Ou já os englobas?

Acredito que no teu caso até fosses descriminar no orçamento que X€ foi por causa do SW, mas há quem não o faça, e o cliente final não adivinha. Vai apenas tecer comentários sobre o preço final, e muitas das vezes sem ter o detalhe do que está por trás.
    Daí ser apologista que vocês que muitas vezes ouvem dizer que o vosso trabalho é caro e que é isto e aquilo, deviam dar "chapadas de luva branca" aos clientes e dizer, que custa Y porque teve o esforço Z
  12.  # 259

Colocado por: Pedro BarradasSó informei quanto levo à hora, a coisa foi rolando conforme o serviço foi sendo feito e do que foi pedido... não houve valor global.
    Demorei umas 8 horas... levo 45€/hora.

Posso te dizer. que se tivesse metido aqui uma colega, que já tem 10 anos de OA... a tratar disto, nem daqui a uma semana 8h/dia, o cliente teria as respostas que teve e a resolução dos problemas neste espaço de tempo (8h)...

Aproveito este exemplo para enfatizar a diferença entre hora de trabalho e hora cobrável.
    Estas 2 medidas, em teoria, são mais próximas em posições senior e em matérias de pouca volatilidade.
    Ainda assim, tanto um junior pode ter que trabalhar 10h para cobrar 2h, ou um sénior trabalhar 2h e cobrar 10h, de forma justa, isto é :)

Colocado por: ig8Agora imagina que para esse trabalho usas um software XPTO cuja licença é paga

De forma geral, os custos inerentes à actividade e cujo âmbito não é o foco principal do serviço, não fazem sentido "discriminar". Se vai alugar um tractor, descrimina. Se vai usar o tractor para fazer um serviço pelo qual irá cobrar, não vai discriminar quanto custa o tractor à sua empresa. Isso é um calculo interno que não passa para o cliente.
    Senão, onde se traça a linha? Já se falou sobre isto num outro tópico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  13.  # 260

Colocado por: ig8Agora imagina que para esse trabalho usas um software XPTO cuja licença é paga (mas que na verdade até podias usar outro que fosse free), acresces esse valor aos 45? Ou já os englobas?

Obviamente que, estou a vender a hora já com esses custos todos. Quando vai à oficina, os homens não lhe dizem que tem de pagar a parcela do tempo no elevador, ou da ferramenta xpto que tiveram de usar para mudar os travoes do volvo.. etc...

O trabalho com recursos de gabinete é um valor. os custos com deslocações é outro. só descrimino isto.
    Nem faz sentido mais nada.

Se o software é free ou não (se é a ultima versão, ou tem mais de 10 anos, absolutamente abatido do ponto de vista contabilistico), isso é uma questão de gestão do próprio. interessa que os meios utilizados permitam chegar a um fim, satisfatório e/ou adequado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, pguilherme

0.0454 seg. NEW