Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: ig8E não consideras que quanto menor for o detalhe do orçamento, mais difícil é classificar o "barato" ou o "caro"?

O que eu não acredito é na utilidade do meu cliente saber que eu uso gasóleo do Jumbo ou Galp Evologic, quando me desloco à obra.
  2.  # 262

Colocado por: riscosaté lhe posso fazer um mapa de quantidades por 5000 euros, aposto que consigo com esse mapa de quantidades e com os 5000 mil euros que me pagou melhores preços que o jota sem mapas de quantidades para os mesmos trabalhos, desde que não ajam trabalhos a mais

A minha questão não era bem por aí. Era estarmos a criticar que projectos de 5mil euros são o básico, versus de 10 ou 12 mim, mas depois alguém deu o seu testemunho dizendo que por mais 1000€ teve algo mais completo...se a diferença fosse de 1000 ou 2000€ acho que ninguém estava aqui a discutir há 14 páginas. Algo me está a escapar.
    • ig8
    • 8 maio 2020 editado

# 263

Colocado por: N Miguel Oliveira

O que eu não acredito é na utilidade do meu cliente saber que eu uso gasóleo do Jumbo ou Galp Evologic, quando me desloco à obra.

Mas olha que uma coisa é usar gasóleo do intermarché, e outra coisa é um aditivado da Galp ou da BP.
    Ao fim de alguns kms são uns bons euros de diferença, e que seguramente vão estar refletidos de alguma forma no orçamento final (ainda que esse tipo de detalhe não seja obviamente o mais importante para o DO)
  3.  # 264

3 questões:
    1) intervalo {x;y} de valores que pode custar um MQ para uma moradia de 220m2;
    2) quem faz o MQ? O arquiteto? Alguém da equipe dos projectos das especialidades?
    Palavra que ainda não percebi...
    3) MQ só para a estrutura. É possível?
  4.  # 265

Colocado por: JoelM

mais do que a area, importa conhecer a complexidade do projecto e das solucoes adoptadas.

idealmente todos os intervenientes de projecto. Arquitectura e especialdiades.

sim claro! é pedir apenas ao engenheiro de estruturas para o fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

Obrigado Joel. É isto que vou fazer. Pedir um MQ só para a estrutura, considerando que a estrutura é a que tem maior peso na escolha do empreiteiro. O resto, caixilharia, vidros, carpintaria, pavimentação, cerâmicos, acho que vou fazer por administração directa, vamos ver. Ou então peço que me dêem preço tipo “valor até x” e depois eu escolho a meu gosto e pago a diferença, até porque já ando a fazer o tpc nestas matérias...agora de cimento e vigas é que não percebo mesmo nada e aí o trabalho e apoio da fiscalização é que vai ser fundamental...
  5.  # 266

Colocado por: NPRPÉ isto que vou fazer. Pedir um MQ só para a estrutura

As medições do betão não interessam para nada, para um dono de obra, pode perfeitamente pedir um valor global para a estrutura.
  6.  # 267

Vou pedir um valor global para a estrutura, mas vou pedir 3 ou 4 orçamentos baseados no mesmo mapa de quantidades que contemplem apenas a estrutura. Ou seja, conto englobar tudo: estrutura, electricidade, pichelariA, pladur, cobertura, isolamento / capoto, arranjos exteriores, piscina (o buraco), betão).... respondendo todos ao mesmo mapa de quantidades. Isto não é possível?
    De resto deixo por administração directA: vidros e caixilharia, soalho, wcs e cerâmicos e PRH.
    Isto é possível ou estou a pensar mal?
  7.  # 268

A ideia é concentrar o “grosso” do trabalho e a coordenação do mesmo na equipe do construtor. O resto de mais fácil gestão e (eventual) poupança, trato eu directamente..
  8.  # 269

.. e carpintaria por administração directa também.
  9.  # 270

Colocado por: JoelM

isto nao é só a estrutura....

Sim correcto. Não fui exato no que escrevi.
  10.  # 271

Colocado por: NPRPIsto é possível ou estou a pensar mal?

Só tem é que explicar isso à equipa de projecto, no momento de fazerem o MQ.
    De resto, tudo é possível. O ideal é fazer MQ para tudo mas se não o fizer, pelo menos que façam para o tal "grosso".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  11.  # 272

Há uns meses atrás pedi um projecto de um mezanino a um colega e em desafio disse-lhe: pago-te 30€ à hora não quero orçamento. Ele fez o projecto em 6h e paguei-lhe o dobro no final porque o trabalho merecia.

Trabalhar à hora só mesmo em consultadoria e mesmo assim nao é fácil.

Tenho amigos meus a trabalhar em empresas de projeto com contadores de horas e não rendem metade do que deviam só porque se for fazer trabalho de campo e esquecerem de avisar descontam no fim do mês.

Se derem 10h por dia nao valorizam e fazem reset de horas diário, não ha banco de horas.

Ou seja pausas de café,wc etc..fica sempre a contar porque acabam por ser controlados ao limite.
  12.  # 273

Colocado por: RicardoPortoempresas de projeto com contadores de horas
    f....asse!
  13.  # 274

Colocado por: RicardoPortotrabalhar em empresas de projeto com contadores de horas

Maior parte das empresas de consultadoria com serviços de elevado valor acrescentado (sem grande concorrência) trabalham com bolsas de horas, nem sempre é pior para o cliente e para a empresa prestadora, diminui o risco... mas tem de haver uma relação de confiança.

Como trabalham os advogados? Programadores?

Trabalhei nesse sistema de contadores de horas, nada contra e até gostei, desde que isso não passe o limite da razoabilidade como parece ter acontecido nesse caso.
    • r.v
    • 9 maio 2020

# 275

Colocado por: NPRP
    Obrigado Joel. É isto que vou fazer. Pedir um MQ só para a estrutura, considerando que a estrutura é a que tem maior peso na escolha do empreiteiro. O resto, caixilharia, vidros, carpintaria, pavimentação, cerâmicos, acho que vou fazer por administração directa, vamos ver. Ou então peço que me dêem preço tipo “valor até x” e depois eu escolho a meu gosto e pago a diferença, até porque já ando a fazer o tpc nestas matérias...agora de cimento e vigas é que não percebo mesmo nada e aí o trabalho e apoio da fiscalização é que vai ser fundamental...

E vai trabalhar com o alvará de quem? ?
  14.  # 276

Colocado por: r.v
    E vai trabalhar com o alvará de quem? ?
    Do empreiteiro que faz a estrutura como é costume ser feito nestas situações!
    • r.v
    • 9 maio 2020

# 277

Colocado por: DR1982Do empreiteiro que faz a estrutura como é costume ser feito nestas situações!

Se ele autorizar...
  15.  # 278

Colocado por: r.vSe ele autorizar...

Um contrato bem feito resolve isso.
  16.  # 279

..então se isso ficar de antemão já definido no contrato já não haverá problema, desde que o empreiteiro permita que o alvará fique até ao final da obra...a ideia é só ver à parte carpintarias, cozinha, PRH e vãos... tudo o resto entregar ao empreiteiro que se quer a sorte e referências de ser o mais bem escolhido possivel..
  17.  # 280

Colocado por: RUIOLIUm contrato bem feito resolve isso.

Com um empreiteiro irresponsável, queria dizer você.
    As ilegalidades não se resolvem com bons contratos.

0.0499 seg. NEW