Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: ****E lá ficou assim o projeto , os tubos ficam bem , gosto das cores .


    Mj, quando é para implicar, é para implicar. Obrigado pela opinião das cores, agradeça a quem me deu o orçamento do radiante que nada tem haver com o projecto, nem sequer o conheço, mas pela dica na sua mensagem deve ser mais um que não merece o valor que está a pedir pelo radiante.

    Quanto ao projecto, ele não ficou assim nem deixou de ficar, o projecto está aprovado, licença camarária levantada, a mudar alguma coisa tem que ser com muita cabeça, são coisas que andamos a discutir e que a acontecerem serão depois de muita ponderação. Se ficar assim, é porque assim decidimos, o que na sua opinião está mal, na nossa pode estar bem, lembre-se disso.

    Contudo, algumas alterações já foram decididas, os roupeiros é certo que vão mudar de local.

    E desculpe a resposta mais a bruto, mas agradeço as dicas no entanto não é necessário estar sempre a massacrar no mesmo.
  2.  # 42

    Colocado por: ****Eu não falei no preço do prh, primeiro não é a minha praia , se está correto para si está para mim .

    Os parvos somos nós que aqui andamos , a ajudar.
    Concordam com este comentário:aacc


    Como disse, agradeço imenso a opinião e a ajuda que deu, mas a partir daí andar sempre a dizer o mesmo é desnecessário.

    Quanto ao prh falou, mandou a dica desnecessária das cores.

    Mas pronto, não estou aqui para me chatear com ninguém e se alguém me quiser dar a opinião sobre a proposta do PRH agradecia.
  3.  # 43

    Ainda nem comecei a obra e já tenho um possível problema.

    Supostamente no meu terreno tenho que dar serventia dos 2 lados, ora esta semana fui lá com o Eng. e com o empreiteiro para tirar alinhamentos para o empreiteiro fazer o muro das caixas para pedir a baixada e deixámos uma estaca do alinhamento na ponta do caminho da serventia. Ontem fui lá capinar o terreno que já tinha algumas ervas e tinha a estaca arrancada. Passado um bocado aparece o vizinho a perguntar o que andava a fazer a capinar o caminho porque o caminho era dele, e tinha a estaca arrancada (se bem que ele diz que não foi ele mas sim a vizinha de trás que se serve da serventia)

    Ora quem me doou o terreno diz que não, o caminho é meu. Tem um marco depois do caminho, dando a entender que é meu, o vizinho diz que não, que foi ele que meteu lá o marco para saber que o terreno acabava ali e para o lado tinha ainda o caminho dele.

    Eu nas finanças tenho aquele bocado de terreno (são 2 terrenos juntos) com 1260m2, se medir no google maps com o caminho dá perto disso (1220), se tirar o caminho fico com 1100m2.

    Tenho a imagem em anexo da câmara municipal em que do lado norte do terreno se percebe qual é o bocado da serventia, a meio do terreno corta para dentro de repente, é onde acaba a serventia. O vizinho diz que não, o meu terreno devia ser sempre a direito segundo ele, batendo a extrema então na casa.

    Ora, como podem ver nessa imagem, esse é o meu problema. Como tinha que dar serventia, dei os 3mts do vizinho para poder abrir janelas em que era a serventia e coloquei logo a casa ali. A minha dúvida é se ele conseguir provar que o terreno é mesmo dele, sendo aquilo um caminho/serventia, posso manter a casa ali? Ou assim já não posso ter janelas para aquele lado?

    A pessoa que doou o terreno está doente agora, assim que recuperar vamos lá para eles esclarecerem isso, vou levar esta imagem da câmara e se ele continuar a teimar vou dizer para ele provar que é dele o caminho, tudo indica que é meu por isso ele é que vai ter que provar que é dele, mas queria esclarecer esta dúvida para ver o que esperar caso eu esteja enganado.

    Obrigado
      IMG_20190827_144557.jpg
  4.  # 44

    Bem, tenho andado a tentar resolver o problema que referi em cima, e surgiu-me ontem uma questão posta pelo vizinho.

    Alterar a localização da casa tipo 1 metro para o lado apenas, implica alteração de projecto e licenciamento do mesmo na câmara?

    Porquê da minha pergunta, ontem quando estava a falar com o vizinho a explicar o porque de o terreno ser meu da serventia, ele colocou a questão de eu deixar a casa à beira da serventia e se um dia um camião de lenha ali passasse e batesse na casa os estragos que provocava na mesma, e realmente nunca tinha pensado nesse pormenor.

    E assim também já fico a contar, caso entretanto ele arranje os papéis em que consiga provar que o terreno é dele, se tiver que afastar os 3mts para o vizinho, se também implica projecto de alteração.

    Aqui basicamente é mudar tudo para o lado, o terreno como podem ver na imagem em cima permite facilmente isso, todo o terreno está dentro do perímetro de construção.
  5.  # 45

    Não pode alterar a implantação da casa sem actualização do projecto de arquitectura... Não se meta em mais trabalhos. É com o arquitecto que instruiu o projecto na câmara que deve esclarecer essas coisas.
    Não invente ou seja pressionado dessa forma pelos vizinhos.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  6.  # 46

    Colocado por: Pedro BarradasNão pode alterar a implantação da casa sem actualização do projecto de arquitectura... Não se meta em mais trabalhos. É com o arquitecto que instruiu o projecto na câmara que deve esclarecer essas coisas.
    Não invente ou seja pressionado dessa forma pelos vizinhos.


    Não vou inventar nem nada do género, a minha ideia é tentar ligar para a câmara e perguntar e saber também custos, assim como ligar para o arquitecto e perguntar também.

    Apenas queria tirar a dúvida até conseguir ligar para lá.

    O vizinho a mim não me pressiona, é como lhe disse ontem. Nos papéis que tenho aqueles 3 metros de terreno da serventia são meus, sábado fiquei de lá ir e ele mostrar-me a caderneta predial para medirmos a área do terreno dele e comparar com a caderneta dele. A obra começa em Novembro, até lá ele tem que me provar que o terreno é dele, não é como ele ontem me estava a dizer para esperar por Dezembro que o filho vinha a Portugal e já víamos aquilo, eu não espero, ele é que tem que provar que o terreno não é meu como os meus papéis indicam.

    Ele deixou-me foi a pensar nisso, até tem razão, aquilo são serventias para 3 terrenos, passa lá um velho com um trator e manda-se contra a casa e não tem seguro e eu é que fico com os prejuízos na casa, se fosse fácil mudar a casa 1 metro para o lado (mantinha o muro onde está previsto), mudava.
  7.  # 47

    o que diz a sua certidão predial sobre as extremas desse lado? que faz extrema com caminho/serventia ou com o terreno do vizinho?

    fiz que a serventia serve 3 terrenos, mas esses terrenas não tem acesso por outro lado?
  8.  # 48

    Colocado por: tiagooliveira20Supostamente no meu terreno tenho que dar serventia dos 2 lados,


    Colocado por: tiagooliveira20dei os 3mts do vizinho para poder abrir janelas em que era a serventia e coloquei logo a casa ali.


    Colocado por: tiagooliveira20passa lá um velho com um trator e manda-se contra a casa e não tem seguro e eu é que fico com os prejuízos na casa,


    Tiago, com todo o respeito, em que raio de trapalhada é que se meteu ou que está a levar para a frente?

    Não sabe bem quais as extremas, não sabe bem de quem é a serventia, não ponderou afastamento a serventias , casa em cima de caminho com possíveis tratores ou camiões.



    Colocado por: tiagooliveira20se fosse fácil mudar a casa 1 metro para o lado


    Tiago, está a levar isto com uma leveza muito atípica.
    Tudo isto.
    Das duas uma:

    Ou têm muito dinheiro e não importa. Tranquilo.
    Ou a casa não vai chegar a bom porto.
  9.  # 49

    tiago e a planta de implantação , a 1/200 sobre o levantamento topográfico, meta aqui um afoto desse desenho.. tem de identificar os limites, a serventia de passagem e etc!?

    A foto que meteu atras, não serve de muito... não diza grande coisa, aliás marca o limite do lote pelo caminho.. caminho esse que voce diz ser seu, ou estou a entender mal?
  10.  # 50

    Colocado por: tiagooliveira20A obra começa em Novembro, até lá ele tem que me provar que o terreno é dele, não é como ele ontem me estava a dizer para esperar por Dezembro que o filho vinha a Portugal e já víamos aquilo, eu não espero, ele é que tem que provar que o terreno não é meu como os meus papéis indicam.


    Às vezes para evitar burocracia e atrasos, licenças, taxas, etc... empurra-se o problema com a barriga, com o único intuito de que o processo avance. Fazem-se as coisas mal de inicio e depois questiona-se o porquê de tanto atraso e esquisitice das Câmaras. No final, ignora o que lhe dizem e termina com uma casa ou ilegal, ou com graves problemas...

    O que o seu vizinho diz, pouco interessa. O que interessa é o que está escrito. Mas ficar na dúvida só o prejudica a si. Pare o que está a fazer se tem dúvidas. Pare! Vá à Câmara, ao Arquitecto e se necessário ao Advogado. Se o seu Arquitecto/Advogado não resolve, arranje outro. Agora a pressa em nada o ajuda...

    O meu conselho é que espere que o filho do vizinho chegue e leve as coisas a bem, a falar é a gente se entende. Ainda que você tenha razão, uma má relação com os vizinhos é meio caminho andado para passar a vida nas Câmaras e deitar dinheiro fora. No dia em que você quiser mudar ou fazer o que quer que seja, por pequeno que seja, vai ter sempre um fiscal ao lado de casa...
  11.  # 51

    Realmente a foto que colocou não permite tirar muitas conclusões, porque dá a impressão que o lote confina a nascente com um caminho, esse caminho é a tal serventia, ou tem de dar serventia encostada a esse caminho? não faz sentido.

    Leia bem o que diz o registo na conservatória do seu terreno, quem são os confinantes, qual é a área. Se a sua certidão refere que tem de dar serventia, então esse tal caminho é seu. Para o caminho ser do vizinho, a certidão do terreno dele tem de bater certo com a área que ele alega ter (se bem que antigamente as áreas eram medidas a passo), e deve referir a serventia. não faz sentido ambos os terrenos referirem a serventia. Opte também por falar com os outros vizinhos, geralmente as pessoas mais antigas sabem esse tipo de informações, ainda que o que realmente vigore é o que está registado na conservatória.

    Por outro lado o Tiago parece ter um lote grande, para evitar confusões e para prevenir futuros "acidentes" com camiões e tratores, estude com o seu técnico a mudança de implantação da casa. Para isso julgo que terá de submeter na câmara um protejo de alterações.Não mexendo nas áreas, paga apenas a taxa de submissão do documento e a taxa de apreciação, uns 100 euros.

    Edit: fui ver a sua planta e já percebi, a tal serventia é na fachada norte da casa. Estude a sua certidão da conservatória. De qualquer maneira se não quer atrasar muito a obra terá de mudar a implantação da casa, se esse terreno for mesmo do vizinho, não pode ter janelas de espaços habitáveis nessa fachada e corre o risco do vizinho lhe conseguir embargar a obra. Espero não estar a dizer nenhum disparate.
  12.  # 52

    O caminho existente poderá ter sido constituido por serventia de ambos os predios, cada um "cedeu" metade da faixa de rodagem... Muito frequente estas serventias não estarem descritas... pior quando não existe cadastro geométrico.
  13.  # 53

    Veja bem o que está descrito no registo predial, na certidão predial permanente. No registo do seu prédio e no registo do prédio vizinho.
    Converse com o técnico do projecto, é quem melhor o pode ajudar.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 54

    Colocado por: ADROatelierNo registo do seu prédio e no registo do prédio vizinho.


    Exacto!
    Porque você só vê o seu lado, o seu papel.
    E se o papel do seu vizinho lhe dá razão a ele? Pois...
    Antigamente era tudo de boca, não se tratava de acertar as coisas, as áreas, os limites...
    E quando era escrito, muitas vezes faltava rigor...
  15.  # 55

    Ora bem vamos lá tentar responder e explicar.

    A minha certidão permanente e caderneta predial nenhuma refere a serventia, e pelo que eu percebi também a do vizinho não refere, pelo que me disseram é daquelas serventias que foram dadas sem estarem registadas.
    No entanto os meus documentos nenhum confronta com serventia, mas sim com o nome do vizinho.

    Os avós da minha mulher, de quem o terreno foi desde sempre, dizem que este vizinho já à muito tempo alega isto, mas que é mentira que posso ir para tribunal à vontade que o terreno é meu. Claro que quero resolver isto a bem, ainda mais sendo um terreno que nunca "será de ninguém" não pode ser vedado, não pode ser feito lá nada, em último caso afasto a casa para não ter chatices em obra, muro do lado sul do caminho e acabou. Não é por causa daquela área que terá que estar sempre livre que vou parar a obra.

    Agora explicar o que o vizinho me explicou ontem:
    Segundo ele o caminho não está a nome de ninguém, mas é dele, referiu isto várias vezes. Ele diz que tem 5/5 de um terreno grande divido em 3 artigos, 1 artigo é o terreno ao lado do meu com 2/5, outro artigo o terreno ao lado desse que é a casa dele com 2/5 e outro com 1/5 do outro lado da casa dele.
    Ora sendo 2/5 tanto a casa como o terreno ao meu lado, eles são iguais em tamanho, perguntei-lhe isso ele confirmou. Já medi via google maps, e a área do terreno da casa (está todo murado) bate certinha com a área do terreno ao meu lado, sem incluir o caminho.
    Porque ele diz que o caminho é dele? Porque diz que chamou uma pessoa da câmara para medir os 3 artigos, e no final no total dos 3 artigos lhe faltavam 200mts, e que a senhora da câmara lhe disse que supostamente poderia ser o caminho. 1º acho estranho ser uma pessoa da câmara a vir fazer este tipo de medições, depois ela nunca lhe confirmou que o caminho era dele, referiu supostamente poderia ser. E aqui estava lá um outro vizinho que até fez questão de lhe frisar isso do supostamente, ao qual ele confirmou que foi assim que ela falou.

    Ora a minha área, tirada pelo topógrafo dá os 1260m2 que tenho na certidão e na caderneta, ontem medi +- e falhei por 50m2 a menos.

    Se lá for medir a área do terreno que está ao meu lado e der certo com a certidão/caderneta predial dele, acho que fica mais que visto de quem é o terreno.

    À e outro pormenor, o marco está lá, e está do lado norte do caminho, ou seja pelo marco o terreno também é meu.

    Colocado por: pauloagsantoso que diz a sua certidão predial sobre as extremas desse lado? que faz extrema com caminho/serventia ou com o terreno do vizinho?

    fiz que a serventia serve 3 terrenos, mas esses terrenas não tem acesso por outro lado?


    Não, todos os terrenos batem no meu. Há uma coisa que não concordo, no final do terreno deste que está a reclamar é onde está o 1º terreno dado serventia, não percebo a lógica da serventia desviar 3 metros para o lado e continuar sempre no meu terreno até dar a serventia aos outros 2 terrenos, em vez de continuar em frente e eu dava a serventia ao 1º terreno, depois esse terreno é que dava serventia ao 2º e o 2º ao 3º. Segundo percebi ontem, foi a do 1º terreno que à muitos anos desviou a serventia, não me vou agora chatear por isso.



    Colocado por: Nelhas





    Tiago, com todo o respeito, em que raio de trapalhada é que se meteu ou que está a levar para a frente?

    Não sabe bem quais as extremas, não sabe bem de quem é a serventia, não ponderou afastamento a serventias , casa em cima de caminho com possíveis tratores ou camiões.





    Tiago, está a levar isto com uma leveza muito atípica.
    Tudo isto.
    Das duas uma:

    Ou têm muito dinheiro e não importa. Tranquilo.
    Ou a casa não vai chegar a bom porto.


    Eu sei, nunca soube desta guerra do vizinho com a serventia, quem me deu o terreno foi mostrar as extremas, aliás, até já me deram o terreno com o serviço do toógrafo feito. Eu tenho bem claro onde são as extremas, para mim até o vizinho mostrar algo que possa deixar dúvidas, é bem claro de quem é o terreno.



    Colocado por: Pedro Barradastiago e a planta de implantação , a 1/200 sobre o levantamento topográfico, meta aqui um afoto desse desenho.. tem de identificar os limites, a serventia de passagem e etc!?

    A foto que meteu atras, não serve de muito... não diza grande coisa, aliás marca o limite do lote pelo caminho.. caminho esse que voce diz ser seu, ou estou a entender mal?


    Mais logo já meto quando chegar a casa.

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Às vezes para evitar burocracia e atrasos, licenças, taxas, etc... empurra-se o problema com a barriga, com o único intuito de que o processo avance. Fazem-se as coisas mal de inicio e depois questiona-se o porquê de tanto atraso e esquisitice das Câmaras. No final, ignora o que lhe dizem e termina com uma casa ou ilegal, ou com graves problemas...

    O que o seu vizinho diz, pouco interessa. O que interessa é o que está escrito. Mas ficar na dúvida só o prejudica a si. Pare o que está a fazer se tem dúvidas. Pare! Vá à Câmara, ao Arquitecto e se necessário ao Advogado. Se o seu Arquitecto/Advogado não resolve, arranje outro. Agora a pressa em nada o ajuda...

    O meu conselho é que espere que o filho do vizinho chegue e leve as coisas a bem, a falar é a gente se entende. Ainda que você tenha razão, uma má relação com os vizinhos é meio caminho andado para passar a vida nas Câmaras e deitar dinheiro fora. No dia em que você quiser mudar ou fazer o que quer que seja, por pequeno que seja, vai ter sempre um fiscal ao lado de casa...


    Esperar pelo filho do vizinho não vou esperar. Já tenho licença de construção, e após a minha obra o empreiteiro vai para um prédio grande o que depois só pode vir para a minha passado muito tempo, como disse se em Novembro tiver dúvida meto alteração ao projecto e afasto os 3 metros. Aliás, devo meter mesmo entretanto por causa de afastar a casa do caminho por causa dos tratores etc. Ouvi os meus pais com aquela teoria de encostar a casa à beira e ficava com terreno ao lado para no futuro se um filho lá quisesse construir, inicialmente a casa era no meio, mas deixei-me levar pela conversa e pronto.



    Colocado por: Pedro BarradasO caminho existente poderá ter sido constituido por serventia de ambos os predios, cada um "cedeu" metade da faixa de rodagem... Muito frequente estas serventias não estarem descritas... pior quando não existe cadastro geométrico.


    Se é, ele nunca referiu isso, sempre disse que é todo dele.



    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Exacto!
    Porque você só vê o seu lado, o seu papel.
    E se o papel do seu vizinho lhe dá razão a ele? Pois...
    Antigamente era tudo de boca, não se tratava de acertar as coisas, as áreas, os limites...
    E quando era escrito, muitas vezes faltava rigor...


    Daí ter combinado com ele de Sábado ele me mostrar os papéis dele, se suscitar dúvidas então temos que ver como ter a certeza disto.
  16.  # 56

    Tiago,
    Pode colocar uma imagem aerea desses prédios todos?
    Outra questão, a serventia existe para que fim? Dar acesso a um prédio encravado, que não tem acesso por mais lado nenhum?
  17.  # 57

    Se o terreno é seu, tem que acabar com a serventia. Dessa forma não tem lógica meter alteração da implantação.

    Se vai deixar serventia, então não há razão para dúvidas pois já está a ceder.
  18.  # 58

    Colocado por: ADROatelierTiago,
    Pode colocar uma imagem aerea desses prédios todos?
    Outra questão, a serventia existe para que fim? Dar acesso a um prédio encravado, que não tem acesso por mais lado nenhum?


    Aí está.

    Na imagem parece que nos 3 artigos do vizinho, o da casa não é do mesmo tamanho do artigo a sul, que são os dois com 2/5, mas fui confirmar e é, dão os 2 com 1107m2 no maps. O 3º artigo a norte não sei os limites, apenas pus para identificar tudo.

    Sim a serventia existe para dar acesso àqueles 3 prédios que não têm por onde ir. Na parte de trás do meu terreno e do último terreno com serventia, passa uma vala.



    Colocado por: JotaPSe o terreno é seu, tem que acabar com a serventia. Dessa forma não tem lógica meter alteração da implantação.

    Se vai deixar serventia, então não há razão para dúvidas pois já está a ceder.


    Não percebi o que quis dizer. A serventia tem que lá ficar, não importa se o terreno é meu ou do vizinho, ela tem que ali ficar. Daí o previsto ser murar o terreno após os 3 metros de serventia e esse caminho ficar fora do muro. A minha questão daquele terreno apenas se prende pelos 3 metros de afastamento ao terreno vizinho.
      Sem Título.png
  19.  # 59

    eu não estava nada a ver a coisa dessa forma.... agora já percebo o seu problema...
  20.  # 60

    Então o Tiago é q dá serventia aos outros terrenos todos?
    Sempre pensei q o Tiago dava servidão ao 1º terreno o 2º dava servidão ao 3º...
 
0.0318 seg. NEW