Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: nunos7Então o Tiago é q dá serventia aos outros terrenos todos?
    Sempre pensei q o Tiago dava servidão ao 1º terreno o 2º dava servidão ao 3º...


    Pois, também não concordo com isso. Segundo ontem um outro vizinho disse, antigamente era assim como estava a dizer, mas parece que a do 1º terreno se apoderou do caminho fazendo o mesmo andar para o lado, os avós da minha mulher nunca devem ter dito nada e foi ficando assim e pronto. Como já é coisa de muitos anos não sei se vale a pena chatear-me com isso.

    No entanto, e tendo em conta que a câmara municipal lá foi agora meter os eucaliptos abaixo por causa da lei da proximidade das casas, ainda me vou informar melhor, se o caminho antigamente for mesmo em frente passando para os terrenos a seguir a serventia, aproveito que agora o terreno dela está limpo e fecho o meu pelo limite a partir dali e obrigo a serventia a voltar ao sitio original.
  2.  # 62

    bem, se o caminho de serventia existe não pode ser extinguido. independentemente de o primeiro terreno poder ou não dar acesso aos restantes.

    vc concordar ou não é indiferente, terá de viver com o caminho
    Concordam com este comentário: nunos7
  3.  # 63

    Pois se na altura deixaram o vizinho "empurrar" a serventia para o seu terreno, agora o mais seguro é ter q continuar por aí...
  4.  # 64

    Colocado por: nunos7Pois se na altura deixaram o vizinho "empurrar" a serventia para o seu terreno, agora o mais seguro é ter q continuar por aí...
    não sabemos se foi assim ou não. isso é pura suposição. o que não faltam em terrenos agrícolas são caminhos que não tem nexo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunos7
  5.  # 65

    e não é viável, ou não terá interesse em altera o caminho de servenita.. pode fazê-lo
    Assim por exemplo.
      InkedSem Título_LI.jpg
  6.  # 66

    o que eu acho ainda mais estranho , é esse assunto não ter sido abordado pelo SEU arqutiecto. em reunião consigo!? foram empurrando o assunto para quando a obra começar!!!?
  7.  # 67

    Ou seja segundo o seu vizinho, a serventia que está entre o seu terreno e o dele é ele que a dá, mas depois para trás é o Tiago que tem de dar serventia a todos os outros terrenos? não tem lógica nenhuma. Só dá serventia para os terrenos de trás, se toda a serventia for terreno seu.
    • Nelhas
    • 12 setembro 2019 editado

     # 68

    Pergunta :

    Porque razão têm o forista de dar serventia ao vizinho dos terrenos amarelos?
    Todos eles confrontam com a via publica.
    Todos tem acesso pela mesma.

    Ele tem de dar serventia aos outros 2, não ao vizinho.
  8.  # 69

    Não tem. Do que eu depreendo, o vizinho dos terrenos amarelos é que alega que a serventia é terreno seu, logo é ele que está a dar serventia para os de trás.
  9.  # 70

    Porque não foi equacionado esta implantação?
    Pelo menos não ficara com a fachada exactamente a Norte...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
      Anotação 2019-09-12 164634.jpg
  10.  # 71

    A verdade é que nem eu sei, para esses terrenos de trás só falo pelo que me disseram, porque desde que tenho o terreno nem as ervas calcadas de alguém lá passar se nota esse caminho. Nota-se até ao 1º terreno, daí para a frente não vejo nenhum rasto de alguém lá passar, dá a ideia que ninguém lá vai, e pelo abandono pelo menos do último terreno ninguém lá vai mesmo.

    Mas sim, para não criar mais chatisses é melhor deixar isso como dizem e pronto.
  11.  # 72

    O Forista que delimite no desenho onde vai nascer a casa....

    Acho que o Pedro já disse a solução ideal sendo assim...
  12.  # 73

    Colocado por: HAL_9000Ou seja segundo o seu vizinho, a serventia que está entre o seu terreno e o dele é ele que a dá, mas depois para trás é o Tiago que tem de dar serventia a todos os outros terrenos? não tem lógica nenhuma. Só dá serventia para os terrenos de trás, se toda a serventia for terreno seu.
    uma serventia pode perfeitamente passar por terrenos de uns e de outros..

    não percebo o espanto.

    Colocado por: NelhasPorque razão têm o forista de dar serventia ao vizinho dos terrenos amarelos?
    porque o caminho de serventia já existe muito antes do terreno ser dele.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 74

    Colocado por: antonylemosuma serventia pode perfeitamente passar por terrenos de uns e de outros..

    não percebo o espanto.


    Isso não me espanta, o que me espanta é que se a serventia pertence ao terreno amarelo, porque que depois contorna o terreno delimitado a roxo. Essa parte é que não faz sentido.
  14.  # 75

    Colocado por: HAL_9000terreno delimitado a roxo

    Porque o dono do roxo, segundo o Tiago, "empurrou" a serventia para o terreno dele (no tempo dos avós da mulher)...
    • Nelhas
    • 12 setembro 2019 editado

     # 76

    Colocado por: antonylemosporque o caminho de serventia já existe muito antes do terreno ser dele.


    E todas as serventias existentes , das quais os terrenos passaram a ter todos acesso á via publica, não são todas extintas?

    Pergunto eu.
  15.  # 77

    Colocado por: Pedro Barradase não é viável, ou não terá interesse em altera o caminho de servenita.. pode fazê-lo
    Assim por exemplo.
      InkedSem Título_LI.jpg


    Não tinha muito esse interesse, vai-me obrigar a fazer mais algumas vedações. Mas é uma solução, é realmente uma solução que vou ver, até porque desse lado também tenho que ceder serventia até um pouco antes (+- até meio do 1º terreno a norte que tem serventia).

    Problema disso, tem que haver concordância dos 3 donos para fazer essa alteração certo? E tenho que provar na mesma que o terreno é meu, para deixar os 3 metros para o vizinho.



    Colocado por: Pedro Barradaso que eu acho ainda mais estranho , é esse assunto não ter sido abordado pelo SEU arqutiecto. em reunião consigo!? foram empurrando o assunto para quando a obra começar!!!?


    Não, isso foi equacionado, tanto que o muro está previsto a deixar a serventia de fora, e ficavam os 3 metros de distância para o vizinho, para poder abrir janelas, o caminho de serventia. A questão é que nunca foi posto em causa aquele terreno não ser meu, quando falámos nisso ele perguntou se o terreno era meu, sempre me disseram que sim, eu confirmei. O levantamento topográfico feito pelos avós da minha mulher também confirmava isso, e então avançámos com isto.




    Colocado por: HAL_9000Ou seja segundo o seu vizinho, a serventia que está entre o seu terreno e o dele é ele que a dá, mas depois para trás é o Tiago que tem de dar serventia a todos os outros terrenos? não tem lógica nenhuma. Só dá serventia para os terrenos de trás, se toda a serventia for terreno seu.


    Sim, segundo ele sim.



    Colocado por: NelhasPergunta :

    Porque razão têm o forista de dar serventia ao vizinho dos terrenos amarelos?
    Todos eles confrontam com a via publica.
    Todos tem acesso pela mesma.

    Ele tem de dar serventia aos outros 2, não ao vizinho.


    Não tenho. Os amarelos foi para exemplificar a queixa do vizinho que diz que o terreno é dele. Segundo ele faltam 200m2 no total dos 3 terrenos a amarelo, que supostamente são o caminho.



    Colocado por: Pedro BarradasPorque não foi equacionado esta implantação?
    Pelo menos não ficara com a fachada exactamente a Norte...
    Concordam com este comentário:HAL_9000
      Anotação 2019-09-12 164634.jpg


    Manter a linhagem das casas anteriores, obrigação camarária.
  16.  # 78

    o alinhamento.. o alinhamento é com a via... poderia ter que recuar ou avançar face a via... vai-me desculpar.. mas no seu caso... a história está mal amanhada. do principio ao fim...
  17.  # 79

    Já foi à câmara municipal?!
  18.  # 80

    Colocado por: Pedro Barradaso alinhamento.. o alinhamento é com a via... poderia ter que recuar ou avançar face a via... vai-me desculpar.. mas no seu caso... a história está mal amanhada. do principio ao fim...


    Não, naquela rua o alinhamento está assim. E após reunião com a câmara foi a informação passada pelo arquitecto. Mandaram recuar a casa um pouco e colocar assim para manter alinhamento.

    Mas porque diz que a história está mal amanhada?

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá foi à câmara municipal?!


    Por causa da serventia? Não. Nem vejo o porquê de ir, pelo menos para já.

    Vejam, eu tenho os avós da minha mulher a garantir que o terreno é meu, tenho as áreas do meu artigo a bater certo, tenho aquela imagem que para vocês não dá para ver muito, para mim dá para ver que o que o vizinho alega do meu terreno ser direito do lado norte de alto a baixo, pelo menos pela imagem da câmara não é como ele diz e tenho o facto de ele dizer que o terreno ao lado é igual ao da casa dele, que bate certo se não incluir o caminho..

    Tenho tudo em como o terreno é meu, até o vizinho me mostrar algo que levante dúvidas não vejo o que mais posso ter para provar que o terreno é meu. Até agora eu mostrei-lhe documentos, ele apenas falou.
 
0.0338 seg. NEW