Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá foi à câmara municipal?!
    esses caminhos muitas vezes não há registo.

    Colocado por: HAL_9000o que me espanta é que se a serventia pertence ao terreno amarelo,
    não é assim que se vêm as coisas.. o caminho de serventia pertence ao DONO do terreno amarelo.. não serve nem pertence ao terreno.. e dá serventia aos outros lá trás.. isso tem ar de ser muito mais antigo .. de partilhas/vendas etc anteriores.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 82

    Colocado por: NelhasE todas as serventias existentes , das quais os terrenos passaram a ter todos acesso á via publica, não são todas extintas?
    não.
  3.  # 83

    Essa rua à frente não foi alargada?
    É que no antigamente alargava-se as estradas por n motivos, e é claro que o pessoal se esquecia de retificar a area total do terreno.
  4.  # 84

    Colocado por: antonylemosnão é assim que se vêm as coisas.. o caminho de serventia pertence ao DONO do terreno amarelo.. não serve nem pertence ao terreno.. e dá serventia aos outros lá trás.. isso tem ar de ser muito mais antigo .. de partilhas/vendas etc anteriores.
    Deve haver aqui alguma interpretação errada. Qual é a diferença entre afirmar que pertence ao terreno amarelo, ou ao dono dele? obviamente que o terreno é inanimado, não exerce propriedade sobre nada, a qual pertence ao dono do mesmo. A questão é se a área de terreno que constitui a serventia está em território pertencente ao DONO do terreno amarelo, ou ao DONO do terreno azul. A serventia terá sempre de existir para os terrenos de trás, portanto a melhor forma de esclarecer, é cada um dos donos dos terrenos Azul e amarelo apresentarem as certidões prediais e verem pelas áreas quem tem razão. tão simples como isto. se a área de nenhum bater certo, ou um cede, ou dividem o estrago ao meio.
  5.  # 85

    Colocado por: antonylemosesses caminhos muitas vezes não há registo.

    não é assim que se vêm as coisas.. o caminho de serventia pertence ao DONO do terreno amarelo.. não serve nem pertence ao terreno.. e dá serventia aos outros lá trás.. isso tem ar de ser muito mais antigo .. de partilhas/vendas etc anteriores.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Atenção, à aqui alguma confusão, o terreno amarelo não se serve da serventia, esse é o vizinho que alega que o terreno é dele, enquanto tudo o que tenho e o que me foi dito é que o terreno é meu.



    Colocado por: amartinsEssa rua à frente não foi alargada?
    É que no antigamente alargava-se as estradas por n motivos, e é claro que o pessoal se esquecia de retificar a area total do terreno.


    Agora que fala nisso, é extremamente provável para a construção dos passeios, até porque o muro dele está ligeiramente dentro do passeio. Agora nos restantes terrenos pode realmente ter "comido" terreno e ser daí os 200m2 que ele diz que lhe faltam no total dos 3 artigos.


    Edit: Mas para já o que vou fazer é esperar por Sábado, ele ficou de me mostrar a certidão para medirmos a área dele e ver se está errada (Porque atenção que ele nunca me disse que a área daquele artigo vizinho ao meu é que estava errada, ele diz que no total dos 3 artigos lhe falta terreno). Se a área dele bater mal sem o caminho, teremos que chegar a um acordo, se bater bem sem o caminho espero que ele finalmente aceite que o caminho é terreno meu.

    Se o caminho for terreno meu, vou aproveitar a ideia que o Pedro Cavadas deu, falar com os vizinhos a quem devo serventia, e tentar mudar a serventia para sul e passando depois a meio do terreno para voltar para o lado norte. Faço tipo uma divisão entre a parte casa/jardim para quintal. Se conseguir escuso de mudar a casa, e ando com o muro para o lado para fechar aquela parte que seria a serventia.

    Se não aceitarem, ou se houver algo que prove que o caminho não é meu, já falei com o arquitecto, ele diz que posso encostar a casa os 3metros para o lado visto que o terreno o permite, mas para já não se faz pedido de alteração. Assim depois perto do final da obra mete-se como alteração em obra e se eu em obra quiser alterar algo mais, depois mete-se tudo junto.

    Uma coisa irá ser certa, não devo deixar a casa encostada ao caminho como previsto inicialmente, vou afastar a casa por segurança.
  6.  # 86

    Confirme só com o banco se essa alteração em obra é viável. O meu banco a mim disse-se que se a casa for mudada de sítio, e essa alteração não tiver sido previamente aprovada pela câmara, o banco não liberta a tranche. O avaliador pode nem dar conta, mas tb pode dar.
    • Nelhas
    • 13 setembro 2019 editado

     # 87

    Colocado por: antonylemosnão.


    Não vejo como sinceramente.
    Não vejo forma de uma serventia subsistir se a terreno com não acesso por parte do seu proprietário, mais tarde o mesmo for gerado através de acesso publico ou de confrontação com a via publica.
    Não mais têm obrigação de prestar serventia ao mesmo.
    Exista a mesma aos anos que existir.
    A serventia é gerada para permitir acesso a algo que de outra forma não é possível.
    A partir do momento em que o mesmo passa a ter acesso por via publica, a obrigação de serventia em si mesmo extingue-se.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 88

    Colocado por: Nelhasmais tarde o mesmo for gerado através de acesso publico ou de confrontação com a via publica.
    que não é o caso no exemplo dado.. mas não.. por ter acesso alternativo não se perde o direito à serventia. ele pode prescindir desse direito e eventualmente perdê-lo mas não tem obrigação nenhuma em fazê-lo

    mas isso é fácil de resolver.. contratam-se advogados e leva-se o assunto ao Sr Dr Juiz.. mas ao que me parece, esse direito já foi mais do que adquirido por usucapião
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  8.  # 89

    Ora bem, problema resolvido com o vizinho!

    Ele pediu para lá ir ontem apenas, porque aproveitou, chamou um topógrafo, e foi à câmara fazer não sei bem o que. Qual era o problema? Ele perceber e explicar-se tudo mal.

    Ontem continuámos na discussão, ele mostra-me a escritura dos terrenos, que afinal era só uma escritura, com a área total dos 3 artigos, no outro dia eram 3 artigos ontem já só era 1. Vejo a área e tem 3500m2 na escritura. Mostra-me os papéis do topógrafo que ele tinha mandado fazer à 10 anos (foi um topógrafo e não uma pessoa da câmara como ele sempre disse), e tinham 3700m2 +- de terreno, sem ter o caminho incluído.

    Eu olho para aquilo e pergunto-lhe como é que ele diz que tem 200m2 a menos de terreno, quando afinal até tem é 200m2 a mais. Se ainda fossemos incluir o caminho ficava ele com 350m2 a mais e eu com menos 200 +-.

    Ele diz que não sabe não sei que, mas continua a teimar que tem razão, e pede-me os meus papéis que eu tinha no carro, dirijo-me ao carro para ir buscar, ele vem atrás de mim e chega ao pé do marco e diz, "vez, está até aqui uma marca do topógrafo (um risco no chão), onde acaba o meu terreno", e eu fico parvo a olhar para ele porque ali o caminho não está incluído, resumindo, toda a confusão e afinal ele agora diz que nunca disse que o caminho era dele.

    Das duas uma, ou ele anda todo baralhado, ou viu que não tinha razão e virou o bico ao prego e começou a fazer-se desentendido.

    Pelo que ele depois disse, diz que tinha percebido que eu ia fazer a casa no caminho e que ia tirar a serventia aos vizinhos de trás e que tinha medo que depois fossem para cima do terreno dele, quando eu sempre disse que ia fazer a casa a 3 metros do terreno dele, e o muro igual, até houve uma vez que lhe mostrei o desnível entre os 2 terrenos e lhe disse, vê-se tão bem a mudança de nível de um terreno para o outro, como é que o caminho é seu, etc...

    Resumindo, o caminho é meu, o mais certo vai ser seguir o conselho do Pedro Barradas, passo a serventia para o outro lado e depois atravessa a meio do meu terreno e vedo do lado sul pela extrema do terreno para então já não ter a casa encostada à serventia.


    Uma pergunta aos mais entendidos, tem que haver concordância de quem se serve da serventia, ou estando a dar na mesma a serventia eles não têm nada haver com o que eu faço? Pergunto isto porque segundo este Sr. os dois terrenos de trás são pessoas porreiras e aceitam, mas que a vizinha do primeiro terreno (a que supostamente se apoderou do caminho quando ele seguia em frente), essa já é complicada e vai criar problemas de certeza (se calhar daí então o receio do homem)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  9.  # 90

    Você prefere que lhe atravessem o terreno todo de um lado ao outro do que apenas a lateral????
    Concordam com este comentário: AXN, marco1, nunos7, JotaP
  10.  # 91

    tiago

    ainda por cima está a mudar a serventia de norte para sul, um erro a meu ver.
  11.  # 92

    Deve ponderar... Para já não mude nada. Logo que tenha a casa finalizada. Vê o que mais lhe convém.
  12.  # 93

    se fosse eu mudava a implantação, puxava para sul cerca de 1.5 ou mesmo 2 m, não prejudica a sua planta e para todos os efeitos ficava com 4.5 ou 5 m de afastamento ao vizinho e delimitava a serventia a 3 m com rede ou arbusto
    é que o seu alçado norte tem uma janela de um quarto a dar para a serventia.
  13.  # 94

    Colocado por: tiagooliveira20Bem, vou abrir aqui o tópico para a construção da minha futura casa, R/ch, T3. Só vai começar a ser construída em Novembro, mas vou abrir já o tópico porque queria ver se me ajudam aqui com umas dúvidas.

    Vou deixar os próximos posts para plantas a adicionar, etc.


    Boas,

    Sem ser especifico, (até porque cada caso é um caso), mas sem contar com terreno, qual é mais ou menos o valor para construção de um T3 térreo como este seu?

    Isto claro, como referi, sem dar valores certos pois é impossível, mas mais ou menos avaliando um mínimo/máximo que lhe deve ficar só a construção.
  14.  # 95

    Colocado por: enf.magalhaesVocê prefere que lhe atravessem o terreno todo de um lado ao outro do que apenas a lateral????
    Concordam com este comentário:AXN,marco1


    Inicialmente não preferia, mas para não estar com alterações a projectos e tendo em conta que ficar com a casa realmente encostada a uma serventia foi uma péssima ideia, sim, é uma ideia. O terreno são dois artigos, o da frente e a parte de trás, fazia uma separação a meio que seria a casa/jardim, para trás que seria o quintal. Como a ideia é murar toda a casa, ninguém veria nada para a casa mesmo a passar por trás, e depois com o quintal também vedado com rede, poderia até ter lá animais soltos à vontade.


    Colocado por: marco1tiago

    ainda por cima está a mudar a serventia de norte para sul, um erro a meu ver.


    Não estou a mudar, a serventia já existe do lado sul também, eu tenho que dar serventia tanto a norte como a sul. São 6 metros de frente perdidos se mantiver as duas serventias..



    Colocado por: marco1se fosse eu mudava a implantação, puxava para sul cerca de 1.5 ou mesmo 2 m, não prejudica a sua planta e para todos os efeitos ficava com 4.5 ou 5 m de afastamento ao vizinho e delimitava a serventia a 3 m com rede ou arbusto
    é que o seu alçado norte tem uma janela de um quarto a dar para a serventia.


    Exacto mais uma razão para eliminar aquela serventia, na minha opinião claro, posso estar a ver mal.


    Colocado por: JPJDLV

    Boas,

    Sem ser especifico, (até porque cada caso é um caso), mas sem contar com terreno, qual é mais ou menos o valor para construção de um T3 térreo como este seu?

    Isto claro, como referi, sem dar valores certos pois é impossível, mas mais ou menos avaliando um mínimo/máximo que lhe deve ficar só a construção.


    Edit: Ia mandar-lhe MP mas não permite.

    Eu entreguei chave na mão a 125k +-. Não estou a contar, projectos licenças, etc, só empreiteiro. Com muros exteriores incluídos.

    Pode vir agora a subir um pouco porque estou a ponderar retirar o pré-aquecimento de radiadores que tinha inicialmente, e os painéis solares de AQS para piso radiante e AQS pela bomba de calor, mas ainda não é certo, ainda ando a ver preços e a ponderar se gasto já aí algum extra ou se mantenho a ideia inicial e deixo o dinheiro de lado para alguma derrapagem.. (que pelo preço que estou a dizer, muita gente me vai já dizer que vai haver) ;)

    Atenção, em relação ao preço sempre disse que acho a minha zona mais barata. Mesmo na questão de projectos, etc. E tive que procurar vários empreiteiros e negociar para chegar a este valor, inicialmente recebi orçamentos a 140k para cima, e não, não fui para nenhum empreiteiro que não me desse confiança, fui para um que trabalha inclusivamente com um familiar e também pedi referências a algum pessoal amigo que trabalha na área.

    Edit: Ah, e sem cozinha incluída.
  15.  # 96

    Colocado por: tiagooliveira20

    Inicialmente não preferia, mas para não estar com alterações a projectos e tendo em conta que ficar com a casa realmente encostada a uma serventia foi uma péssima ideia, sim, é uma ideia. O terreno são dois artigos, o da frente e a parte de trás, fazia uma separação a meio que seria a casa/jardim, para trás que seria o quintal. Como a ideia é murar toda a casa, ninguém veria nada para a casa mesmo a passar por trás, e depois com o quintal também vedado com rede, poderia até ter lá animais soltos à vontade.




    Não estou a mudar, a serventia já existe do lado sul também, eu tenho que dar serventia tanto a norte como a sul. São 6 metros de frente perdidos se mantiver as duas serventias..





    Exacto mais uma razão para eliminar aquela serventia, na minha opinião claro, posso estar a ver mal.




    Edit: Ia mandar-lhe MP mas não permite.

    Eu entreguei chave na mão a 125k +-. Não estou a contar, projectos licenças, etc, só empreiteiro. Com muros exteriores incluídos.

    Pode vir agora a subir um pouco porque estou a ponderar retirar o pré-aquecimento de radiadores que tinha inicialmente, e os painéis solares de AQS para piso radiante e AQS pela bomba de calor, mas ainda não é certo, ainda ando a ver preços e a ponderar se gasto já aí algum extra ou se mantenho a ideia inicial e deixo o dinheiro de lado para alguma derrapagem.. (que pelo preço que estou a dizer, muita gente me vai já dizer que vai haver) ;)

    Atenção, em relação ao preço sempre disse que acho a minha zona mais barata. Mesmo na questão de projectos, etc. E tive que procurar vários empreiteiros e negociar para chegar a este valor, inicialmente recebi orçamentos a 140k para cima, e não, não fui para nenhum empreiteiro que não me desse confiança, fui para um que trabalha inclusivamente com um familiar e também pedi referências a algum pessoal amigo que trabalha na área.

    Edit: Ah, e sem cozinha incluída.



    Muito agradecido. Eu também tentei por mensagem privada e vi que não dava.
    EM que zona é? Peço desculpa se já o disse, mas não li os posts todos.
  16.  # 97

    não me tinha apercebido disso das duas serventias, em que post o referiu?
  17.  # 98

    Colocado por: marco1não me tinha apercebido disso das duas serventias, em que post o referiu?

    No 86, logo em resposta ao que o Pedro Barradas sugeriu.



    Colocado por: JPJDLV


    Muito agradecido. Eu também tentei por mensagem privada e vi que não dava.
    EM que zona é? Peço desculpa se já o disse, mas não li os posts todos.


    Cantanhede.
  18.  # 99

    acho muito estranho duas serventias, afinal a de sul está a dar serventia aos mesmos terrenos ou a outros a sul ?
  19.  # 100

    Colocado por: tiagooliveira20Cantanhede.

    Boa sorte com isso vizinho :)

    Colocado por: tiagooliveira20Atenção, em relação ao preço sempre disse que acho a minha zona mais barata.

    Certo, o q tenho ouvido tb vai nesse sentido (mais baratos do q os preços discutidos aqui no fórum), à poucas semanas ouvi falar em preços de 650€ m2, mas depois temos q ter atenção ao q nos metem (neste caso ao q não metem) em obra...
 
0.0392 seg. NEW