Iniciar sessão ou registar-se
    • RLBM
    • 12 julho 2019 editado

     # 21

    sim...foi so um exemplo....provavelmente quem fizer a escavação irá fazer o levantamento de paredes...neste assunto ainda tenho muito que aprofundar...não tenho grande conhecimento.
  1.  # 22

    O método que sugere é aplicável a qualquer projeto de qualquer âmbito que necessite de diversas especializações para a sua conclusão.

    Quanto mais diretamente e indo a "fonte" de cada especialização contratar , mais barato fica , pois corta intermediários pelo meio.
    É perfeitamente normal que seja mais barato contratar uma empresa de alumínios diretamente, do que se isso for incluído na empreitada geral.
    Serão colocadas sempre, por mais mínimas que sejam, margens em cima do preço obtido, de forma a compensar o trabalho do empreiteiro.

    No entanto, penso que só é aplicável se tiver experiencia ou conhecimento , ou pelo menos seja alguém do meio.
    Penso que se for arquiteto, engenheiro civil , pedreiro, etc , pode e de certo usa esse método, pois tem conhecimentos ´técnicos daquilo que quer projetar e ver feito.
    Para o cidadão "comum" isso é muito arriscado e pode no fim , custar muito mais.
    Mas não impossível nem é Ciência Quântica.
  2.  # 23

    Colocado por: RLBMnão tenho grande conhecimento.

    Sabe que tem que ter um empreiteiro geral a assumir a obra perante a câmara.
    Sabe que a forma como isso é feito em 99,9% dos casos trata-se de uma ilegalidade grave.
    Sabe que fazer a obra por especialidades requer aprofundados conhecimentos por parte da fiscalização e coordenação de segurança de modo a não deixar o DO incorrer em inúmeras ilegalidades.
    Concordam com este comentário: Nelhas, Picareta, T.e.r.e.s.a, Pedro Azevedo78, ADROatelier
  3.  # 24

    o que mais me assusta em construir uma casa adjudicando por fases a pessoas diferentes é depois a garantia.

    se construir chave na mão, tenho um empreiteiro responsável pela garantia, se tiver um problema qualquer que seja é com ele que tenho que falar, mas se construir por fases, quem se responsabiliza? é cada um a fugir com rabinho à seringa.
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 25

    Colocado por: pauloagsantoso que mais me assusta em construir uma casa adjudicando por fases a pessoas diferentes é depois a garantia.

    se construir chave na mão, tenho um empreiteiro responsável pela garantia, se tiver um problema qualquer que seja é com ele que tenho que falar, mas se construir por fases, quem se responsabiliza? é cada um a fugir com rabinho à seringa.


    Não, se têm faturas e recibos de todos os trabalhos os mesmos são sujeitos a garantia por parte daas diferentes entidades.
    Se tiver 5 eletrodomésticos , de 5 sítios diferentes, eles têm garantia na mesma.
    Têm é de ir a 5 sítios diferentes.
    O problema para mim está nas situações que o zedasilva disse.
  5.  # 26

    Colocado por: pauloagsantoso que mais me assusta em construir uma casa adjudicando por fases a pessoas diferentes é depois a garantia.

    Não existe.

    Colocado por: NelhasTêm é de ir a 5 sítios diferentes.

    Um exemplo, infiltração na zona das janelas.
    Chama o serralheiro, alega que a infiltração não é das serrilharias mas sim das pedras.
    Chama o gajo das pedras, alega que o problema é a falta de isolamento das soleiras
    Chama o gajo dos isolamentos, a lega que ...
    Concordam com este comentário: JonyCosta, Pedro Azevedo78, CMartin
  6.  # 27

    Colocado por: zedasilvaUm exemplo, infiltração na zona das janelas.
    Chama o serralheiro, alega que a infiltração não é das serrilharias mas sim das pedras.
    Chama o gajo das pedras, alega que o problema é a falta de isolamento das soleiras
    Chama o gajo dos isolamentos, a lega que ...


    Zé, faço vénia ao mestre =)
    Acho que voçe já disse tudo ao user. =)
    Agora é só ele ter juízo.
    Concordam com este comentário: JonyCosta
    • RLBM
    • 12 julho 2019

     # 28

    Colocado por: zedasilva
    Sabe que tem que ter um empreiteiro geral a assumir a obra perante a câmara.
    Sabe que a forma como isso é feito em 99,9% dos casos trata-se de uma ilegalidade grave.
    Sabe que fazer a obra por especialidades requer aprofundados conhecimentos por parte da fiscalização e coordenação de segurança de modo a não deixar o DO incorrer em inúmeras ilegalidades.
    Concordam com este comentário:Nelhas


    é verdade que não tenho experiencia em Obra...mas tenho familiares que tem, alias o meu sogro teve uma empresa que fazia construção de parques de diversão para camaras e escolas etc. provavelemnte será ele que ira assumir isso até porque se reformou a 1 ano e tem muito tempo livre para andar sempre em cima da obra...(e felismente saude para isso tambem hehehe), tambem tenho alguns conhecimentos atravez de amigos que vendem material para obra e conseguem-me fazer preços de custo praticamente, e assim compro directamente ao fornecedor.
  7.  # 29

    Viva pessoal,

    Também estou em fase de pedir orçamentos aos empreiteiros.

    Atenção que isto de construir por especialidades não é simples. Depois qual é o alvará que entra na câmara? andam sempre a trocar? é possível mas..

    E quem assina a obra no final?

    Um amigo meu já fez a estrutura, agora anda a pedir orçamentos para o resto e ninguém lhe quer ficar com a obra, ou então cobram uma loucura. Eu gostava de fazer a estrutura e depois o resto, 2 fases, e até gostava com a mesma pessoa, para evitar estas coisas.

    Chave na mão vai sair mais caro certamente. A minha estratégia, que ainda só ando a ter reuniões, será algumas coisas adjudicar directamente, falo de, caixilharia, climatização, portões, estores, cozinha e portas/roupeiros. Se o empreiteiro me garantir o mesmo material e valor similar, também não me chateio..

    Expor isto aos empreiteiros com quem falam, nem todos gostam..

    Para já é o meu "mindset"..
  8.  # 30

    Os meus amigos que vendiam as coisas a preço de custo morreram entretanto todos de fome... :-)
  9.  # 31

    Não pensem em gerir as especialidades uma a uma, falem com o empreiteiro que vai fazer a obra toda e perguntem se há problema em entregarem determinada especialidade separadamente, por exemplo canalizador/electricista, carpintarias, caixilhos, climatização.

    Há construtores que até agradecem, mas é melhor perguntar do que informar.
  10.  # 32

    Colocado por: Pereira82Chave na mão vai sair mais caro certamente


    não sei, olhe o seu amigo com a obra parada, não se contabiliza o custo de ter a obra parada? olhe alguem a pagar uma renda de 500€ de uma casa com a obra parada 6 meses, é um custo de 3.000€ que ninguem contabiliza.
  11.  # 33

    Colocado por: pauloagsantosalguem a pagar uma renda de 500€ de uma casa com a obra parada 6 meses, é um custo de 3.000€ que ninguem contabiliza.

    Alguém com a obra parada 6 meses e a pagar juros ao banco.
    Alguém com a obra parada 6 meses e a ouvir o picheleiro a dizer que tem que retificar o orçamento porque os materiais aumentaram.
    Alguém com a obra parada 6 meses e a pagar mais 6 meses de licença na câmara.
    Alguém com a obra parada 6 meses e a pagar fiscalização e coordenação de segurança
    Concordam com este comentário: zinna
  12.  # 34

    Colocado por: Skinkxentregarem determinada especialidade separadamente, por exemplo canalizador/electricista, carpintarias, caixilhos, climatização.

    Isto é perfeitamente controlável e pacifico
  13.  # 35

    Construir por adjudicação direta tem de ter um empreiteiro disposto a emprestar o alvará para o resto das empresas!
    Alem disso é preciso ter tempo para andar atras do serralheiro, carpinteiro, eletrecista, canalizador etc...
    Eu penso construir dessa forma mas ja sei que terei de me dedicar a tempo inteiro à casa durante a construção!
  14.  # 36

    Colocado por: zedasilvaAlguém com a obra parada 6 meses e a pagar fiscalização e coordenação de segurança


    esse vai assinar de cruz, por isso não vai receber mais por ter a obra parada.
    • zinna
    • 12 julho 2019 editado

     # 37

    Colocado por: DR1982Construir por adjudicação direta tem de ter um empreiteiro disposto a emprestar o alvará para o resto das empresas!
    Alem disso é preciso ter tempo para andar atras do serralheiro, carpinteiro, eletrecista, canalizador etc...
    Eu penso construir dessa forma mas ja sei que terei de me dedicar a tempo inteiro à casa durante a construção!


    É necessário.. 😅
    • RLBM
    • 12 julho 2019 editado

     # 38

    Colocado por: DR1982Construir por adjudicação direta tem de ter um empreiteiro disposto a emprestar o alvará para o resto das empresas!
    Alem disso é preciso ter tempo para andar atras do serralheiro, carpinteiro, eletrecista, canalizador etc...
    Eu penso construir dessa forma mas ja sei que terei de me dedicar a tempo inteiro à casa durante a construção!


    daí eu ter dito que à partida seria o meu sogro a assunir o controlo da abra, que se reformou a 1 ano e ja tem experiencia em obra pois teve uma empresa embora nao de construção civil mas efectuava algumas obras de outro genero.
  15.  # 39

    Colocado por: DR1982Construir por adjudicação direta tem de ter um empreiteiro disposto a emprestar o alvará para o resto das empresas!


    já houve aqui uma história de um DO muito indignado pq tinha combinado isso com o empreiteiro, e assim que este fez a parte dele foi retirar o alvara da camara e agora estava à rasca.
  16.  # 40

    Colocado por: zedasilva
    Isto é perfeitamente controlável e pacifico


    ... precisamente porque a coordenação da obra continua a cargo em empreiteiro. Mas convém perguntar e não se armar logo em rambito... porque não vão ensinar a missa ao vigário, de certeza.
    Concordam com este comentário: zedasilva
 
0.0235 seg. NEW