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    • Arcade
    • 22 novembro 2019 editado

     # 601

  1.  # 602

    Eu tenho sentimentos muito contraditórios em relação a este lançamento...
    Não gosto do design, sem dúvida que não. Também pode ser a nossa inércia natural a causar isso. Com o tempo pode ser que se vá entranhando.

    Agora as características são brutais. Tem mais 30% de espaço de carga que a Rivian, leva 6 pessoas em conforto, é um veículo off road estruturalmente à prova de ferrugem, à prova de mossas, vidros inquebráveis só que não 😁, bastante mais barata que a Rivian e nada desproporcional em relação à F150
    Cá é pouco provável, mas cada vez mais acho que nos states vai marcar uma posição...
    • eu
    • 23 novembro 2019 editado

     # 603

    Colocado por: CobrisA parte principal no que a baterias diz respeito. Com esses mesmos módulos não tenho dúvida que qualquer outra marca faria igual performance em relação á Tesla.

    É óbvio que tudo aquilo que a Tesla fez podia ter sido feito por qualquer outro fabricante.

    A questão pertinente é: porque não o fizeram? Porque se deixaram ultrapassar por uma companhia nova que nunca tinha feito um carro?
    Concordam com este comentário: lmrpereira, mafgod
    • hangas
    • 25 novembro 2019 editado

     # 604

    Colocado por: euA questão pertinente é: porque não o fizeram? Porque se deixaram ultrapassar por uma companhia nova que nunca tinha feito um carro?


    Isto é um bocado o "Ovo de Colombo". As celulas que a tesla usa são um standard industrial, as 18650.


    Estas células são fabricadas por inúmeros fabricantes e são usadas em todo o tipo de ferramentas e pequenos domésticos sem fios.

    Agora, há inúmeras formas de combinar as células individuais com vários prós e contras. A principal variação e agrupar grupos de células em serie e paralelo de forma a balancear a voltagem e capacidade total do pack.



    Este arranjo varia conforme o modelo e performance desejada.
    E ainda hoje em dia continua a experimentar várias combinações, como detalhado neste artigo.

    http://speakerspeakermusic.com/tesla-car-battery-voltage/

    A questão não é tanto as baterias em si, visto que são um modelo standard de bateria, mas sim o que fazer com elas. E conjugar o design do pack com o design do motor e do controlador.

    Também no motor e restante cablagem há compromissos.
    Mais corrente implica uma secção maior nas bobines e cabos.
    Mais voltagem permite uma maior potencia com uma secção menor, mas tem também alguns limites no controlador.

    A Tesla optou por usar uma voltagem total maior, mantendo assim a potencia do motor no valor pretendido sem aumentar muito o peso.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 605

    Pois, eu que nada pesco de eléctricos, estava a estranhar essa história da Panasonic, visto que as unidades que compõem as baterias são todas idênticas.
  3.  # 606

    https://www.lexus.pt/discover-lexus/lexus-news/lexus-estreia-o-primeiro-100porcento-eletrico-o-ux300e/


    Um bocado tarde e com performances muito conservadoras ....
    Concordam com este comentário: eu
    • hangas
    • 25 novembro 2019 editado

     # 607

    Colocado por: JotaPPois, eu que nada pesco de eléctricos, estava a estranhar essa história da Panasonic, visto que as unidades que compõem as baterias são todas idênticas.


    Sim e não. As células são um standard industrial que rege alguns parametros. Mas como em tudo a qualidade de cada fabricante varia. E dentro do mesmo fabricante da diversos níveis de qualidade e fiabilidade.

    Mas também é verdade que a relação entre a Tesla e a Panasonic não é só uma de fornecedor em que a Tesla compra o que a Panasonic tem no armazem.

    A Panasonic investiu $5M na primeira Gigafactory e desde então ja aumentou o investimento para mais de $1.6B. Estão portanto a trabalhar em parceria e a evoluir o design das células de acordo com os requisitos.

    Por isso sim, são celulas normais mas ao mesmo tempo não estão acessíveis a qualquer cliente.
  4.  # 608

    Colocado por: hangasIsto é um bocado o "Ovo de Colombo". As celulas que a tesla usa são um standard industrial, as 18650.


    Isso é apenas o modelo.
    Basta ver a diferença entre marcas nas corriqueiras pilhas AA ou AAA.
    Concordam com este comentário: hangas, Mk Pt
    • hangas
    • 25 novembro 2019 editado

     # 609

    Colocado por: CobrisIsso é apenas o modelo.


    Correto, mas o formato define à partida algumas coisas.
    A voltagem por célula é sempre 3.7v mas o formato limita a capacidade, pois o volume é limitado.


    Outros fabricantes optaram por células tipo bolsa, onde podem enrolar mais ou menos filme de lítio e conseguir mais capacidade em menos volume, sacrificando a integridade física e o arrefecimento das células.

    A Nissan optou por esta via.
    https://qnovo.com/inside-the-battery-of-a-nissan-leaf/
  5.  # 610

    Colocado por: hangas

    Correto, mas o formato define à partida algumas coisas.
    A voltagem por célula é sempre 3.7v mas o formato limita a capacidade, pois o volume é limitado.


    Outros fabricantes optaram por células tipo bolsa, onde podem enrolar mais ou menos filme de lítio e conseguir mais capacidade em menos volume, sacrificando a integridade física e o arrefecimento das células.

    A Nissan optou por esta via.
    https://qnovo.com/inside-the-battery-of-a-nissan-leaf/


    Segundo sei, as celulas são produzidas pela Panasonic, mas a quimica das mesmas é patente da Tesla.
  6.  # 611

    Caros 18650 é o tamanho das baterias (18650 : 18mm x 65.0mm. 14500 : 14mm x 50.0 mm) nada diz sobre a sua química. Há naturalmente muitos fabricantes de 18650 mas cada um com a sua formulada química.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  7.  # 612

    Colocado por: jcfcidSegundo sei, as celulas são produzidas pela Panasonic, mas a quimica das mesmas é patente da Tesla.


    Também tinha essa ideia mas não consigo encontrar dados para confirmar....
  8.  # 613

    Colocado por: lmrpereiraCaros 18650 é o tamanho das baterias (18650 : 18mm x 65.0mm. 14500 : 14mm x 50.0 mm) nada diz sobre a sua química. Há naturalmente muitos fabricantes de 18650 mas cada um com a sua formulada química.




    Estes ultimos posts estão-me a despertar a minha veia de bricoleiro, estou cheio de vontade de ver uns videos no youtube e comprar umas duzias de pilhas destas no Lidl em promoção e mais umas cablagens e afins no ferro velho, e montar o meu carrinho electrico, Lol...

    Mas primeiro ainda não comprei o terreno onde possas ir passear o bólide, mas já ando de olho numa quintinha de de meia duzia de hectares ...Ali para os lados da Beira baixa/e alta, onde são baratos e há lítio com fartura.
  9.  # 614

    Colocado por: carlosj39



    Estes ultimos posts estão-me a despertar a minha veia de bricoleiro, estou cheio de vontade de ver uns videos no youtube e comprar umas duzias de pilhas destas no Lidl em promoção e mais umas cablagens e afins no ferro velho, e montar o meu carrinho electrico, Lol...

    Mas primeiro ainda não comprei o terreno onde possas ir passear o bólide, mas já ando de olho numa quintinha de de meia duzia de hectares ...Ali para os lados da Beira baixa/e alta, onde são baratos e há lítio com fartura.


    Se VE não são do teu interesse porque comentas ?
  10.  # 615

    Se lesses opiniões e comments meus anteriores e um pouco do histórico deste tópico escusavas de ser infeliz e ver ironia e desinteresse onde eles não existem...
    Concordam com este comentário: JotaP
    • mafgod
    • 26 novembro 2019 editado

     # 616

    Colocado por: carlosj39Estes ultimos posts estão-me a despertar a minha veia de bricoleiro, estou cheio de vontade de ver uns videos no youtube e comprar umas duzias de pilhas destas no Lidl em promoção e mais umas cablagens e afins no ferro velho, e montar o meu carrinho electrico, Lol...
    Para te abrir o apetite, começa a ver por aqui :-)

    Piadas à parte, há quem já tenho convertido ICEs em VEs com baterias de chumbo, portanto, nada impede construir umas baterias com as 18650...
    Se o pessoal usa combustíveis alternativos nos ICEs (como óleo de fritar novo ou reciclado), por que não, criar novas baterias para os VEs com estas pilhas :-)

    EDIT: aqui alguém no nosso Portugal que está a construir uma bateria para acumulação de energia para os painéis fotovoltaicos.
    Haja vontade e paciência :-)
    Concordam com este comentário: jcfcid, carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  11.  # 617

    A Tamai tinha um Ford Taunus da decada de 70 que transformou em VE á venda :) investiu 15000 euros e estava a venda por 5000....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmsh
  12.  # 618

    Colocado por: jcfcidSegundo sei, as celulas são produzidas pela Panasonic, mas a quimica das mesmas é patente da Tesla.


    Li há dias um artigo justamente sobre essa patente.
    Uma universidade fez um estudo para confirmar as afirmações de Musk relativamente à capacidade e ciclos e confirmou que serem verdadeiras. E inclusive confirmou ser bastante credível que eles estejam perto de consegui 1M de milhas.
    A geração actual em produção já garante 500000.

    https://www.extremetech.com/extreme/298907-new-study-details-teslas-million-mile-battery-tech
    (O artigo tem um link para o paper, para os interessados (é grátis)
  13.  # 619

    Chegaram a conseguir legalizar o bicho?

    As conversões começam a fazer sentido económico agora, nessa altura era mais carolice
  14.  # 620

    Colocado por: Bruno.AlvesChegaram a conseguir legalizar o bicho?

    As conversões começam a fazer sentido económico agora, nessa altura era mais carolice


    Infelizmente acho que não, dai estarem a vende-lo!

    Se tivesse 5mil€ parados e tempo para "batalhar" mais ainda, tinha ido buscar o bicho!!! Não sei se já venderam, mas interessados não faltavam!
 
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